Pneu furou – E agora?

Alguns dizem que trocar um pneu é fácil, que qualquer um pode fazer. Mas não é bem assim. Trocar um pneu pode ser bem complicado, principalmente quando ele está furado. Fora isso quase ninguém se preocupa com os pneus e qualquer outro serviço nele está totalmente fora do alcance do motorista.

Quando dizemos que trocar um pneu não é fácil, é porque envolve soltar vários parafusos e/ou porcas, além de ter que levantar o carro. O uso de ferramentas assim requer pratica, força e muito cuidado.

Existem outras possibilidades. Entre elas um veda furo, sim um tipo de “borracheiro instantâneo”. Evidentemente que nos referimos a furos e não a rasgo ou defeitos maiores. Nesse caso o pneu tem que ser substituído por  um novo.

Pneu furou. E agora?

Como funciona?

O produto é compacto, fácil de carregar e muito fácil de usar. Funciona no estilo “granada”, ou seja: conectamos  sua mangueira no bico do pneu furado e apertamos o acionador do spray, que não volta, ficando na posição  até acabar o produto.

Isso possibilita esperar o serviço terminar a certa distância do carro. O resultado é incrível, com o pneu se levantando como mágica. É nesse momento que a fórmula do fabricante do spray cobre todo o interior do produto, vedando o furo.

Vantagens

Como dito: fácil de usar por qualquer um que ler as intrusões da embalagem. É uma solução prática para sair de um lugar ermo, onde não existe nenhuma outra opção. E isso costuma acontecer em situações como essa. O preço também é bom, algumas chegam a custar no máximo 40 reais.

Desvantagens

Se mal aplicado, sem seguir as instruções do fabricante, pode danificar o pneu internamente. Mas é algo raro. Pneus com sensores de calibragem podem se danificar.  Também pode corroer as rodas por dentro. Por isso não é uma solução definitiva para o furo. O carro deve ir imediatamente a uma borracharia para reparar adequadamente.