Um motor, seja de automóvel ou outro qualquer, esquenta. Isso faz parte do processo de funcionamento dele e do projeto de fábrica. Mas quando devemos nos preocupar com essa temperatura?
Um motor de carro foi projetado para ter uma temperatura ideal de trabalho. Isso significa ter um limite dessa temperatura. Mas, como ela se aproxima da temperatura de ebulição da água, seu motor sempre vai estar quente a ponto de provocar queimaduras.
O que importa é a temperatura interna do motor ficar sempre abaixo do ponto de ebulição da água. Ou seja: a água que circula no motor não pode ferver. E o responsável por isso é o sistema de arrefecimento ou resfriamento dessa água.
Como funciona esse sistema de resfriamento?
É muito antigo. Basta ver imagens de carros antigos e a peça que mais se destaca é o radiador. É por ele que a água passa para ser resfriada. Ou seja: ela entra quente e volta para motor bem mais fria, mantendo a temperatura interna dele dentro de condições satisfatórias de trabalho. Sem isso, esse tipo de motor não existiria, seria um fracasso.
Como dito acima, a água circula dentro do radiador e uma hélice que fica entre o radiador e o motor resfria a água usando a força do motor através de polias e uma correia. O problema era quando o carro ficava muito parado com o motor ligado em marcha lenta. Eles costumavam ferver. Mas como não existia trânsito pesado naqueles tempos, isso era algo raro e aceitável. Era assim nos modelos mais antigos, como o da foto acima. Isso durou até a época dos Opalas, quando foi introduzida a ventoinha elétrica que independe de uma correia ligada ao motor. Com o tempo esse sistema de resfriamento foi se modernizando. Hoje ele é comandado pela central eletrônica do carro.
Quando devo me preocupar
Um motor não pode ferver, embora trabalhe bem quente. Existem acessórios que ajudam o motorista a controlar essa temperatura. Isso acontece com a luz de temperatura (imagem acima) , que acende quando o carro começa a ferver, ou um medidor com ponteiro, o que facilita muito mais. Tudo isso fica no painel do carro e serve de alerta ao motorista. A tal luz é vermelha, sinal claro de PARE o carro. Se o ponteiro for além do normal na escala, também é um alerta de preocupação (o motorista tem saber qual que é esse normal acompanhando com frequência esse ponteiro). Uma dica é verificar sempre o nível de água do reservatório de água do radiador. Aditivos podem ser usados.
Boa tarde,
Fernando
Uma duvida caso o marcador de temperatura atinga a marca vermelha é possivel andar um pouco ou é recomendado parar imediatamente. Ha algum dano de imediato ao atingir a marca vermelha do painel?
obrigado.
Olá Eduardo. Sim, O carro pode ferver a qualquer momento ou já está fervendo. O correto é parar e esperar o ponteiro abaixar para andar mais um pouco. Se o ponteiro estiver marcando corretamente, então ele não deve chegar no vermelho. Essa é a marcação de ebulição da água. O dano principal é queimar a junta de cabeçote do motor.
Excelente comentário FERNANDO, muito boa sua explicação
Excelente observação. Obrigada.
boa noite meu carro um corcel 2 fica ligado as vezes por um curto espaco de tempo , e noto ao tocar o motor que ele esta bem quente . e se eu pressionar meu dedo numa das laterais vai ter uma queimadura . mas a luz não acende e o ponteiro marca temperatura normal
Olá olá Michael. Sim, podemos ter queimaduras ao tocar o motor mesmo que pareça tudo normal. Observe se a água está fervendo ou não e também observe se o radiador também está quente. Se ele estiver bem mais frio que o motor é sinal que a água não está circulando. Mas tem que deixar o motor ligado por mais tempo para saber se está tudo normal. Eu aconselho a fazer isso em uma mecânica.