Falar de carro antigo é um prazer igual a consertar um. Quase toda tecnologia antiga é mais simples, e no caso dos carros é algo que pode ficar bem divertido. Consertar o próprio carro é chamado de Hobbie e praticado por muitos. Mas tem que ser prazeroso, o que quase sempre vem do sucesso do conserto. É óbvio que nos carros mais modernos isso é mais difícil.
Se você tem um Fusca, e a buzina dele não funciona, vamos ensinar nesse post como descobrir o defeito e até como consertar. A localização dela pode ser várias, dependendo dos donos que o Fusca teve. Mas originalmente temos dois lugares básicos: debaixo do para-lamas dianteiro e junto ao estepe.
Nos dois casos o sistema elétrico de acionamento é parecido, variando pelo modelo da buzina. Se for a famosa e original “Bibi”, ela possui dois terminais, um negativo e o outro positivo. O positivo é direto, sem precisar ligar a chave. Mas em alguns casos pode estar pós-chave, para ajudar o conserto no caso da buzina disparar.
O circuito é simples: um positivo vai para um dos terminais e o outro é alimentado por um negativo que vem do volante. Portanto essa buzina é acionada por um negativo, como a maioria dos carros modernos. Um conselho: deixe o negativo da bateria bambo. No caso de alguma eventualidade basta desligar.
Possíveis defeitos
- Fusível queimado. Esse é o primeiro teste. Procure por um fusível queimado (filamento interrompido) na caixa de fusíveis debaixo do painel do carro. Se for preciso trocar, coloque um igual (veja aqui) e não insista se ele queimar de novo.
- Curtos. É por causa de um curto que o fusível insiste em queimar. No caso da buzina quase sempre é por causa do fio positivo. Ele pode estar esmagado, ou com pequenos cortes que encostam na parte metálica do carro. Os fios do Fusca são bem grossos e por isso precisam usar os fusíveis correto. Siga esse fio da buzina até a caixa de fusíveis.
- Fio desligado. O fio da buzina pode ter pontes com terminais de encaixe, principalmente o negativo. É assim porque ele faz parte do comando de seta e precisa ser desligado para a troca. Normalmente ele é marrom e o encaixe tem um capa bege e fica mais perto da caixa de fusíveis, dentro do porta-malas. Verifique se está bem preso.
- Buzina disparando. Nesse caso o defeito é no negativo dela. Ou o acionador do volante (imagem a cima) está aterrado direto, ou o fio negativo também está encostando em partes metálicas. Nesse caso não temos um curto (negativo com negativo), mas um funcionamento direto do circuito e por isso ela dispara.
Em alguns casos, a coluna do volante perde seu isolante de fábrica. Por isso a buzina também pode disparar. Antigamente se trocava esse isolante que é uma borracha mais grossa que se desgasta com o tempo. Uma outra solução para esse caso é instalar uma buzina de um terminal usando um relé auxiliar, mas dependendo do ano do Fusca, o comando de seta também vai ter que ser trocado (veja aqui).