Buzina do Corsa
A buzina do Corsa é um dos acessórios que mais apresenta defeitos. Seja pela qualidade da peça ou pela posição dela no carro. O Corsa visita muito oficinas por problemas na buzina. Mas também é um dos modelos mais fáceis de consertar.
A GM é conhecida entre os reparadores como uma fábrica que não complica muito a construção dos seus modelos. A parte elétrica deles também é simples, principalmente nos modelos mais antigos.
Quase sempre o defeito implica em troca, o que facilita o serviço. Nos modelos mais antigos do Corsa a buzina fica localizada no lado de dentro do paralamas, lado do motorista, presa por um suporte que sai com facilidade. Existe uma lógica facil de entender.
Pode ter um ou dois fios, dependendo se já foi trocada anteriormente. Seu barulho é o tradicional “fon-fon” e originalmente temos apenas uma buzina, ou uma corneta. O relé não é um obrigação, principalmente se a buzina for de dois fios.
Principais defeitos na buzina do Corsa
- Fusível queimado. Quase sempre ele queima por excesso de uso. Mas também pode ser por um curto no circuito da buzina ou em outro que é protegido pelo mesmo fusível. O manual do Corsa informa quais são esses outros acessórios (veja aqui). Tenha atenção com esse defeito.
- Se o fusível queimar de novo, não insista. O curto tem que ser encontrado e consertado. Jamais instale um fusível de cor diferente (ou amperagem diferente). Isso pode causar mais problemas e custos.
- Acionador de buzina. É o local onde apertamos para a buzina tocar. Pode ser simplesmente um fio solto ou peça interna quebrada. Normalmente apresenta defeito por uso e tempo. Se retirado com cuidado (quando é no volante), fica fácil de entender e procurar por algum defeito. Mas se o carro tem Airbag NÃO MEXA. Somente um profissional capacitado pode fazer o reparo.
- Buzina com defeito. Ela pode queimar como uma lâmpada, por exemplo. Uma maneira de descobrir é medindo a corrente na tomada substituindo a buzina por uma lâmpada de teste. Se a lâmpada piscar ao tocar a buzina, temos um defeito. Nesse caso a troca da buzina tem que ser feita.
- Não tem buzina. Sim, é comum no Corsa a buzina sumir, cair no asfalto. É um dos defeitos crônicos do Corsa. O suporte dela é frágil e quebra facilmente.
- Relé de buzina com defeito. Neste caso pode ser relé original ou instaldo por eletricista, o que eu mesmo já fiz. Vai depender do modelo da buzina principalmente se for um caso de troca dela.
Este post é para o Corsa mais antigo. Mas já vi modelos mais novos com a buzina no mesmo lugar, o que seria a diferença básica entre os modelos. Se seu Corsa for do mais novo vale conferir as dicas deste post.