Rolamentos de alternador – Quando trocá-los?
Para quem gosta de acompanhar a manutenção do seu carro, especificamente a do alternador, saber quando trocar os rolamentos pode ajudar a evitar problemas futuros. Embora um alternador moderno tenha basicamente a mesma função do primeiro que foi fabricado, os materiais que são usados para fabricar foram mudando com o tempo. Isso pode significar mais ou menos resistência em algumas peças do alternador.
No caso dos rolamentos, pouca coisa mudou, desde o tamanho até sua durabilidade. São peças elaboradas (as originais) para girar em alta velocidade, suportando altas temperaturas e atritos. Por isso essa peça tem que estar bem estável no seu lugar dentro do alternador.
Notem na ilustração acima a posição dos rolamentos dentro de um tipo de alternador mais moderno. O primeiro – ou dianteiro – está logo atrás da polia. O traseiro está antes do coletor, que é a peça cor de cobre. Esta é uma imagem cortada. Mas os dois rolamentos estão devidamente presos no que chamamos de mancal. Eles entram nesse local precisando de certa pressão. Jamais devem entrar fácil ou sair apenas batendo levemente no seu local. Seria um defeito: mancal com folga.
A posição deles dentro do alternador pode ser várias de acordo com o modelo. Mas é uma variação que pouco influência na durabilidade da peça. Alguns alternadores podem ter dois rolamentos, ou um rolamento mais um rolete, que ficaria preso na carcaça traseira, como pode ser visto na imagem abaixo.
Quando um rolamento deve ser trocado?
- Quando houver evidente barulho vindo de dentro do alternador. Com o motor ligado o alternador tem que funcionar em “silêncio”. Mas o barulho de um é bem evidente e incomoda.
- Tempo de uso. Quando foi a última vez que foi trocado o rolamento do seu alternador? Na dúvida mande trocar na primeira manutenção ou defeito que ocorrer no alternador. Não tem sentido trocar somente as escovas e deixar o de trocar os rolamentos porque eles aparentemente não fazem barulho.
- Na troca da correia do alternador. Principalmente se ela estourou. Isso pode ser sinal de rolamento gasto e que pode travar dentro do alternador.
- Quando o alternador é muito rodado, ou antigo com poucas manutenções, os mancais (lugar onde ficam os rolamentos) têm que ser avaliados. Um teste simples é feito pelo técnico com um rolamento novo instalado para saber se existe folga nos mancais. Caso seja confirmado, as tampas tem que ser trocadas ou o barulho vai continuar, danificando rapidamente os rolamentos novos.
- Por último, use sempre peças originais, ou de marca boa. Rolamentos sem marca são um perigo, duram pouco, e o serviço vai ser repetido em breve. A diferença de preço, hoje em dia, é mínima.
Olá Fernando, Gostaria De Uma Dica Sua,Eu Tentei Instalar Um Alternador Do templa 90Ah Em Uma F1000 Mas não tem a saída para o conta giro,então um eletricista instalou um fio nos diodos e eu coloquei ,mas o conta giro ficou funcionando mal trepidando ,
Sera Que tem Geito De adaptar Pra Funcionar Normal.
Queria Trocar Por Ele Ser De 90Ah ,e O Da F1000 Ser De 45Ah
Olá Tarciso. Tem que revisar esse fio. Ele é soldado na mesa de diodos e pode estar bambo ou encostando nas partes metálicas do alternador. A solução é esse mesmo.
Minha troquei os rolamentos do alternador de uma strada 2014 várias vezes porque está estragando assim
Pode ser rolamento sem marca. Use Skf ou outra marca top. Também mande verificar se os mancais (onde ficam os rolamentos) estão folgados. Se tiver folga eles estragam fácil.
Boa noite!
Troquei recentemente todos os rolamentos e correia do alternador. Havia estourado um e estava fazendo um barulho feio. Depois vi que a marca da bateria que usava era de qualidade suspeitável. A bateria pode ter ocasionado o problema nos rolamentos ou nada a ver.
Olá Cezar. Não. A qualidade da bateria interfere na durabilidade dela ou na carga do alternador. Rolamentos e correias estragam por uso ou montagem errada.