Troca de bateria e o sistema elétrico dos carros franceses
É sabido entre profissionais automotivos que os carros franceses exigem uma técnica diferente para alguns procedimentos elétricos como a troca da bateria, por exemplo. Para executar da maneira correta, abra o capô e tranque o carro usando o super trancamento. Para isso, ou no caso de dúvidas sobre o trancamento, consulte o manual do carro. Antes de trocar a bateria, aguarde um período mínimo de vinte minutos, pois isso vai impedir a perda de parâmetros ou informações eletrônicas que o sistema possui. O risco de não seguir os procedimentos é o carro travar a eletrônica, o que vai exigir equipamento especial e um custo bem maior.
Os modelos franceses também tem um fusível que protege a caixa do BSI.
O módulo BSI/CSI nada mais é que uma caixa de serviços inteligentes, um computador que registra todas as informações do sistema eletrônico do carro. Seria um ponto de encontro e trânsito de informações, como por exemplo as do marcador de gasolina e suas medidas (veja aqui).
Ela é o cérebro do carro que recebe todas as informações através de pequenos sinais elétricos/eletrônicos dos vários sistemas, tais como: ar-condicionado, lâmpadas externas, informações para o painel, sinais dos atuadores, entre outros. Em seguida as transfere para os indicadores, como a temperatura do motor, luz de óleo, nível de combustível, etc, para ficarem visíveis para todos. Em alguns casos a informação acende uma luz indicadora, como a de injeção eletrônica ou mistura de combustível (emissão de poluentes), dependendo do modelo.
Um exemplo prático e muito comum: em uma batida, ou acidente, um sensor envia um sinal para acionar ou não o Airbag do carro. Muitas vezes a luz do Airbag acende por causa de uma freada brusca, mas que foi um sinal enviado pelo cinto de segurança (veja aqui). Do mesmo modo o ABS entra em ação devido ao sinal enviado ao sistema por um sensor depois de uma freada muito repentina. Ou seja: o sinal é enviado e o “cérebro” toma as decisões programadas pela fábrica.
Estar informado é sempre bom. Uma sugestão é comprar o carro sabendo da presença do manual do seu manual. E, o mais importante, ler, estudar o seu conteúdo. Pode parecer algo sem sentido, mas não duvide: você vai se impressionar com o quanto não sabe do seu carro. Afinal, é você quem dirige seu carro, vive com ele um dia a dia, e não um mecânico.
Boa tarde
Meu carro é um Fiat Strada trekking CE 1.8 2006, estava acendendo a luz de injeção e caia a rotação, troquei o tbi e continua com o mesmo problema, passando no scanner ele acusa o corpo de borboleta ainda, me diz o que pode ser.
Obg.
Olá Denis. Mande verificar o estado da tomada ou plug do corpo de borboleta. Ele pode bambear e causar o que você relata,acusando defeito no corpo. Veja a matéria abaixo:
https://www.maosaoauto.com.br/2016/05/siena-perde-aceleracao/