Esse tipo de farol é chamado de neblina exatamente para seu veículo ficar mais visível durante uma neblina. Também conhecida por nevoeiro, temos aí um fenômeno atmosférico em ocasiões de baixas temperaturas. Aeroportos costumam suspender voos por conta de neblina densa, que causa baixa visibilidade. O mesmo ocorre em rodovias, estradas e até e ruas de grandes centros. O risco de acidentes é evidente. Além de dirigir com prudência, com os faróis ligados, e manutenção elétrica em dia o farol de neblina também pode ser de grande ajuda.
Por ser um acessório de pouco uso, muitas vezes ele fica esquecido, sem manutenção. Na hora que precisamos dele pode não funcionar totalmente ou parcialmente. É um item que deve sempre estar na nossa lista de revisões e manutenções . Pode ser um acessório de fábrica ou instalado em lojas especializadas. É bom ter em mente que o farol de neblina tem acender com o farolete, ou luz de posição. Também, o não funcionamento dele pode gerar multas e pontos na carta. Veja abaixo os defeitos mais comuns de um farol de neblina.
Farol de neblina e os defeitos mais comuns
- Fusível queimado. Normalmente é apenas um para as duas lâmpadas ou para o relé. O manual do carro informa qual é esse fusível que pode variar de modelo para modelo. No caso de ser um farol de neblina instalado fora da fábrica, quase sempre o instalador coloca um fusível em linha, perto do relé do circuito. Mas se o fusível estiver queimado e queimar novamente, existe um curto que deve ser consertado. Jamais aumente a potência do fusível. Repita o recomendado pelo fabricante (mesma cor).
- Relé queimado. Também costuma ser apenas um. É conhecido como relé auxiliar e serve exatamente para absorver caloria e ajudar o sistema a suportar as lâmpadas acesas. Normalmente queima por vida útil ou má qualidade. Em farol de fábrica ele fica na caixa de fusíveis e o manual deve ser consultado. No caso de instalação fora de fábrica tem que procurar. O correto é o relé ficar perto da caixa de fusíveis.
- Lâmpadas simplesmente queimadas. É possível queimar as duas de uma vez ou primeiro queima uma – o motorista não percebe – e em um tempo depois a outra. Uma lâmpada desse tipo tem um tempo de vida útil medido por horas de uso. Mas ela também pode queimar por má qualidade, pancadas, e infiltração de água. Quando ela queima e o vidro dela fica branco quase sempre é por contato com água ou umidade.
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- Tecla de painel. Ela aciona o farol de neblina e pode quebrar por uso ou queimar por dentro.
- Defeito na luz de posição (faroletes). Quase sempre o farol de neblina é instalado com uma corrente vinda da luz de posição. Se ela for interrompida o farol pode não acender. Isso acontece quando, por exemplo, a chave de farol está com defeito no primeiro estágio. É uma situação mais rara de acontecer.
- Fiação. O chicote do farol de neblina pode interromper a corrente. Isso acontece quando ele é esmagado em alguma parte do seu percurso ou por simplesmente ser cortado por algo ou alguém.
Olá Fernando, ótima a iniciativa deste site, parabéns. Estou com um problema no farol de neblina do Grand Siena 1.4 2015 que acabei de comprar. O farol de neblina não acende, o botão liga/desliga não indica o funcionamento, o painel de instrumentos não indica erros ou funcionamento. O primeiro dono informou que comprou o carro 0km na Fiat Roma aqui no Rio de Janeiro já com o farol de neblina instalado, mas nunca usou. Verifiquei os fusíveis na caixa interna. Tem outra caixa de fusíveis e reles no compartimento do motor, mas o Manual do Usuário e Manutenção não identifica os reles (como pode isto?), somente os fusíveis. Já procurei na Internet o Manual de Serviço e não acho de jeito nenhum. Para testar a lâmpada preciso desmontar um para-barro trabalhoso abaixo do para-choque dianteiro, então deveria testar o rele primeiro. Tentei ouvir o clique de acionamento do rele para identificá-lo, mas não consegui. Você tem alguma dica de onde encontrar o Manual de Serviço ou Diagrama Elétrico para identificar e testar o rele?
Olá Alexander. Grato por sua participação. É possível que esse farol tenha sido instalado na autorizada e não na fábrica. Isso significa que pode existir um relé em linha com o botão e um fusível também. Tem que tirar o máximo possível de forro em baixo do painel ou do volante, e procurar por um relé auxiliar que costuma ser preto com 4 ou 5 pinos. Ele também pode estar perto do botão.
Bom dia Fernando! Tenho um Ka 2006,foi instalado farol de milha á 5 anos e hoje não acende o esquerdo e não é lâmpada o que pode ser?
Olá Valtair. Nesse caso só pode ser mais contato no farol que não acende. Tem que retirar ele e verificar a fiação dentro.
Olá
Tenho um focus 1.6 versão GLX 2004, e gostaria de colocar o farol de neblina, porem não sei se tem que colocar outro chicote ou a ligação pode ser no mesmo do farol de neblina traseiro dai usaria o mesmo botão? Poderia me ajudar!
Olá Vanderlei. O correto é fazer outro circuito, com outra tecla de acionamento e relé auxiliar. Mas existe a possibilidade de interligar os dois. Somente não podemos usar o mesmo circuito da neblina traseira porque vai saturar e pode queimar peças.
Olá boa noite Fernando…tenho um Fiat Palio Adventure 2015 eh o seguinte as luzes do milha nem do farol de neblina acende e nem indica no painel que acende tbm não…fui no eletricista ele falo que era minha central bc até arrumei outro para fazer o teste e não acendeu tbm nao
Olá Adriano. Tem que repetir todos os testes. Interruptor dos faróis (entrada e saída de corrente), chegada de corrente na caixa de fusíveis e nas lâmpadas. Aterramneto dos faróis. Relé ou relés.
Ola, Tenho um Gol Rallye g5 2011os farois de neblina apagam quando acendo a luz alta como posso resolver? creio que isso e feito por um relé que corta a corrente quando a luz alta é acionada.
Ola bom dia veja bem tenho um honda accord 2007 e os milhas dele estavam funcionando normalmente resolvi substituir as lâmpadas algemas por super led aqueles que tem o reator junto veja só instalei funcionou normal derrepente parou do nada retire o entao os leds achei que eles tinham vindo com defeito recoloquei as alogenas e não acendeu mais o curioso nisso tudo é que não tem fusível queimado e chega alimentação na tomada do milha outro detalhe o botão também está tudo ok mais nao acende a lampada será que o dele queimou?
Olá. JETAO. Verifique se chega negativo também. Nesse caso você tem que medir nos dois fios da tomada, desligada, da lâmpada. Mas faça com uma lâmpada de teste forte. Multímetro engana. Se não chegar corrente pode ser que tenha um relé e um fusível em linha (separado). Tem que procurar seguindo os fios do botão.
Tenho uma S10 2011 “Pitibul” e ao acionar o botão para ligar a luz de neblina acende no painel a luz indicadora da luz alta, mas acende essa luz fraca, quando aciono a luz alta ai o brilho dessa luz indicadora fica normal “forte” e quando desligo a luz alta e volta a funcionar a luz de neblina essa luz do painel continua acessa mas mais fraca.
Ola Henrique. Quase sempre o circuito do farol de neblina dianteiro passa pelo farol alto. Pode ser uma indicação de uso ou fiação colada perto das lâmpadas.
Olá .. tenho um grand Siena troquei já as lâmpadas nas apenas acende um farol de milha .
Já medi com multímetro e está chegando 11,53 V , mas qnd coloco a lâmpada não acende ..
Olá Iago. Pode ser falta de negativo na lâmpada. Muitas vezes chega o positivo mais o negativo não. Para testar eu usaria uma lâmpada de teste na tomada do farol. Tem um post no site que ensina a fazer uma lâmpada assim.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/03/chave-de-teste-para-fusiveis/
Bom dia, tenho um ecosport 2005, meu farol de neblina as lampadas são novas quando conectei funcionou depois de um dia uma parou depois de mais um tempo a outra parou… testei o fusível que fica debaico do volante, o fusível que fica junto a bateria e o relé que fica proximo ao radiador responsável pelo farol de neblina de acordo com o manual. Fiz a medição chega energia na tomada mais não liga a lâmpada e testei as lâmpadas estão boas.
Verifique o aterramento da lâmpada dentro farol, principalmente se for lâmpada H1.
ola fernando, tudo bem? tenho um uno way 2013 e o farol de neblina dele funciona apenas no lado esquerdo. Ate entao os dois lados funcionavam perfeitamente mas do nada o lado direito parou. Pensei que fosse a lampada que tinha queimado mas quando fui ver, constatei que a lampada nao estava queimada. Conferi fusivel e estava ok. o que sera que esta acontecendo?
Olá Gilson. O problema deve estar no farol ou na fiação dele. Quase sempre é um fusível para as duas lâmpadas. Para ter certeza se a lâmpada está queimada não basta um teste visual. Ela pode dar defeito por dentro. Tem que testar na bancada ou trocando as lâmpadas de lado. Também verifique a tomada do farol.
coloquei da marca suns no meu gol g8, derreteu, mandei trocar, derrete de novo a parte cinza refletora…estou querendo comprar os originais mas usar o chicote do paralelo, será que é possível?
Olá Wagner. Sim, é possível. O chiote basta ser bem feito, com relé auxiliar e fusível. A lâmpada deve ser Top – tipo Philips – e de 55 watts, no máximo.
Oii
Tenho um C3 2005, e ele simplesmente ligou o farol de neblina e a meia luz do lado direito dianteira e traseira, levei no eletricista ele verificou a fiação do painel e nao tem nenhum chicote e nenhum fusível com problema. Foi passado scaner e ele nao acusa nenhuma falha do sistema de iluminação, nem modulo nem BSI
Ja fui em 3 diferentes e ninguém descobre!
Olá Karina. Pode ser relé ou chicote colado. De qualquer maneira, um eletricista consegue desviar esse defeito fazendo a corrente do neblina e outras passar por outro lugar.
Boa tarde, qd acendo o farol do carro.. Um dos milhar lado direito acende Tb sem o acionamento do milha… Ao acender os milhar os 2s funcionam normalmente..
Dependendo do carro pode ser fio colado no lado que acende o milha errado.
Oi boa tarde, tenho um prisma LTZ 1.4 2013/2014. Meu farol de neblina tava funcionando normalmente, qua do foi colocado, mais depois de uns mês parou de funcionar do nada, e não indica nada no painel e na caixa de fuziveis não tem nenhum queimado. Oque pode estar acontecendo?
Desde já agradeço.
Olá Eliziane. Como ele foi instalado fora de fábrica, põe ter um circuito a parte com fios, rele e um fusível separado. Tem que testar a partir da chave que liga ele. Também não podemos descartar que as duas lâmpadas queimaram.
olá tudo bom ?
tenho uma saveiro G4 2008 ! aperto o botão para ligar o milha e ele fala que está ligado mas na verdade não está, ele acende só as vezes por que será ?
Olá Carlos. Pode ser botão com defeito (mexa nele quando ligar) ou defeito no relé dele. Nesse caso tem que localizar e testar ou dar uma batidinhas nele quando o farol não acender.
Olá Fernando, coloquei um kit de milha em um city, o botão está ligando e o relé faz o click, porém não envia energia para frente. Coloquei os fusíveis no lugar que o manual indica e os restante do praticamente plug encaixado. Sabe o que pode ser? Percebi que o relé não envia energia. Ele pode dar o click mas estar queimado? Obrigado
Olá Michel. Sim, pode. Tem que medir se sai corrente no 87 quando ele arma.
Eu ligo ele com conector próprio na caixa de fusível, coloquei um fusível de 7.5 A na parte interna e na caixa de fusível do motor 20A onde vejo essa saída 87?
Essa saída é do relé. É de onde sai a corrente que alimenta o farol. Outra opção é ligar o relé por fora, com fusível em linha.
Olá Fernando, troquei o Relé mas mesmo assim não funciona, creio que deve ser algum fusível na caixa de fusíveis de dentro do carro ou algum bloqueio. Tem ideia do que pode ser? Tem como mandar fotos aqui?
Procure a lista de fusíveis do seu carro aqui no site. Temos de muitos. Se não achar me avise de novo.
Boa noite.
O meu farol de milha do celta nao acende mais, as duas porem quando aciono o botão de acender ouve se um clique próximo ao porta fusiveis, o que pode ser?
Olá Ivan. Pode ser: fusível queimado, relé queimado ( é de onde vem o barulho ) no caso ele aciona mas não energiza as lâmpadas. Por cima fiação das lâmpadas ou as duas queimadas.
Vou testar pq realmente não está energizada a saída.
Consegui, o adaptador que liga na caixa de fusíveis estava com a fiação errada. Agora está 100%
Que bom que resolveu!
Oi, tenho um fiesta sedan 1.0 2008.
A luz do farol de milha indicando que esta apagado fica acesa o tempo todo na cor laranja e quando esta ligado fica verde.
é normal ficar com a cor laranja mesmo estando apagado? ou deveria pagar tudo?
Olá Ane. Se ela apaga com a chave do carro, então é comum. O mesmo acontece com iluminações de outros interruptores.
Olá Fernando tenho um agile ltz 2014 e quando aciono o botão do farol de milha a luz do painel só da uma piscada e não aciona o farol de milha e nem o farol auxiliar traseiro também não acende O QUE PODE SER
Olá José. Pode ser fusível ou o relé que acionado por está chave. Outras possibilidades são: botão com defeito, lâmpadas fora do padrão de fábrica.
Bom dia, nos faróis de neblina é permitido usar lâmpadas halogenas na cor amarela (falo amarela mesmo), respeitando a potencia especificada do fabricante.