Então, depois de trocar até a central, o bico injetor da sua Ranger a Diesel continua a falhar? Talvez o defeito tenha até mudado de lugar, com a falha acontecendo em outro bico injetor. Infelizmente alguns reparadores insistem em primeiro trocar peças em vez de procurar por defeitos na instalação elétrica. O problema é o custo, e o costume de não retornar com peças trocadas equivocadamente. Muitas vezes pode ser um fio, um aterramento, ou mesmo uma tomada aparentemente boa, mas com fios interrompidos.
Como descobrir uma falha
Como precisa de um teste de bico, ou um pulsador de bico, o serviço tem que ser feito em oficina ou por alguém que saiba usar o teste. É assim por que é preciso medir o pulso para descobrir o mau contato. Quase sempre um sinal de bico recuperado leva alguns segundos – ou minuto – para fazer a falha sumir. Não seria como testar uma vela ruim, por exemplo. É obvio que isso atrapalha o diagnóstico.
O truque é ligar o teste de bico em um dos fios da tomada do bico com defeito. Cada bico tem sua tomada e fios com código de cores. Se o teste não captar o pulso, então mexa no chicote desse bico e repare se volta a pulsar. Repita o teste no outro fio. Como é um possível mau contato, o fio pode estar partido ou quase quebrando. A entrada dos fios na tomada do bico – e a própria tomada – também devem ser testadas procurando um possível mau contato. O reparo é a simples troca dos fios e tomadas com defeito. Mas observe se o chicote completo é um conjunto que possibilita a troca. Ele pode ter tomadas antes de chegar na central. Nesse caso o recomendado é trocar o chicote inteiro, se compensar financeiramente.
O motor falha como se uma vela ou cabo de vela estivesse ruim. Por isso ele perde potência. De fato pode ser defeito na central que pode comandar os pulsos dos bicos. Mas podemos fazer testes mais simples como o citado acima para evitar gastos maiores. Um reparo de chicote com peças pode chegar a 100 reais, variando de estado para estado. Com certeza uma central, e a troca dela, pode custar muito mais caro.