Algumas dicas para dirigir fora de estrada
O que seria dirigir fora de estrada? É evidente que muitos leitores chegaram até esse post já sabendo do que se trata. Mas a grande maioria das pessoa não fazem a menor ideia do que é dirigir fora de estrada. Como é uma situação que pode ocorrer de maneira inesperada, nada melhor do que estar informado sobre uma forma de conduzir um veículo nessas condições. Dirigir fora de estrada é definido por uma obra de referência como: dirigir veículo fora do sistema de rodovias, onde não existe demarcação de tráfego na superfície e também não há placas de trânsito.
Essas superfícies podem ser bem escorregadias, totalmente irregulares, com subidas e descidas acentuadas. Ou seja: dirigir fora de estrada significa dirigir sobre as condições naturais do solo, ou como muitos dizem: “dirigir na terra”. Dirigir fora de estrada exige certas habilidades que não se aprende no dia a dia e muito menos em autoescolas.
Mas se for algo programado, como uma aventura entre amigos, alguns itens devem ser verificados antes de dirigir fora de estrada. Isso pode tornar o passeio mais agradável seguro para todos. Observe os tópicos abaixo:
- Faça todas as manutenções preventivas e providencie os devidos reparos.
- Tenha certeza que existe combustível suficiente para enfrentar o terreno e o tempo do passeio.
- Verifique a calibragem de todos os pneus, inclusive do estepe.
- Tenha certeza de quem é a propriedade que vai rodar. Descubra o dono e peça autorização. se for área já prepara para isso, consulte as regras e obedeça.
Tanto no caso de ser algo programado como ser uma surpresa de viagem, a situação vai ser um desafio e exige certa habilidade. Como dito acima, isso pode levar algum tempo e treinamento. Mas fica algumas dicas para o momento que acontecer:
- Fique sempre atento a sinais diferentes como desnível de terreno para evitar ou usar de prudência
- Preste atenção no seu carro, principalmente em sons diferentes vindos do motor suspensão e pneus.
- Sempre tenha controle do veículo e a melhor maneira de fazer isso é controlar a velocidade.
Algumas situações merecem atenção especial. Tenha em mente que em velocidades mais altas os objetos se aproximam mais rápidos, assim como o terreno e seu estado ficam mais difíceis de serem percebidos. Obviamente o tempo de reação também diminui e é preciso uma distância maior para o veículo para em caso de freadas. Manobras repentinas devem ser evitadas, pois podem provocar a perda de direção.
O uso de cinto de segurança é obrigatório, aliás como manda a lei de trânsito em todas as situações. Pura questão de bom senso. É sempre bom alguma preparação, dirigir também é se informar. Situações de emergência podem surgir o que lembra uma palavra: calma no volante. Não devemos tomar decisões precipitadas. Sempre vai existir um recurso próximo ou outra opção d escolha. No caso de algo programado, faça com pessoas treinadas. Muitos organizam grupos de passeios que podem ser uma excelente diversão.