Por que aluz de freio doo Ônix queima muito?
Seu Onix queima muita lâmpada traseira? Já ouviu de outros que a lâmpada de freio do Ônix queima muito rápido? Não é um mito. Mas Também não é indecifrável ou algo exclusivo desse modelo da GM. O mesmo acontece com alguns carros da Mercedes e outras montadoras. O grande problema é que o uso das lâmpadas em geral, aumentou muito no Brasil, principalmente depois da lei que obriga o farol aceso nas estradas. Quando fazemos isso, muitas outras lâmpadas também acendem, como todas da luz de posição (faroletes), luz de placa, e até as do painel do carro.
Como a maioria dos motoristas costuma esquecer regras, ou ainda não está acostumada com elas, dificilmente alguém liga o farol nas estradas. Mas quando vem a primeira multa criamos o reflexo de já sair de casa ou do serviço com o farol ligado. O desgaste das lâmpadas vai ser bem maior. Seria um lobby? Pode ser. Mas o fato é que a crise também incentivou outro tipo de profissão: os motoristas de aluguel. É como se o número de Táxis aumentasse muito. E é justamente desse segmento que vem o maior número de reclamações sobre a durabilidade das lâmpadas.
Mas o que tem a luz de freio do Onix haver com as lâmpadas de posição? Afinal, a luz do freio acende somente pisando no pedal do freio, e não quando ligamos o farol. Pode isso Arnaldo? Pode. No caso do Onix e de outros modelos pode acontecer. Porém não é pelo uso da luz de freio e sim pelo uso dos faroletes.
Como funciona essa luz do Onix?
A luz de freio do Ônix é conjunta com a luz de posição traseira. Mas o carro não usa uma lâmpada de dois polos, ou dois filamentos, como acontece na maioria dos automóveis nacionais. Nesse primeiro caso temos duas fases: uma para a luz de freio (21 Watts) a outra para o farolete (5 Watts), por lanterna. No caso do Onix temos uma lâmpada de um polo de 21 Watts funcionando com duas fases. Quando você liga o farol, ou apenas a primeira fase da chave de farol, essa lâmpada do Onix de um pólo acende mais fraca, como se fosse de 5 Watts. É nesse momento que o circuito é mais exigido. Temos uma resistência causada pela eletrônica do carro (alguns modelos) que diminui a potência da lâmpada. Quando pisamos no freio essa potência é liberada e a luz brilha mais forte, com seus 21 watts de fábrica.
Então temos um conjunto de fatores que faz a luz do seu Onix ter uma durabilidade menor: dois circuitos em uma lâmpada e o excesso de uso dos faróis. Fica óbvio que é durante o uso dos faróis que essa lâmpada queima. O que acontece é que todos notam primeiro a falta da luz de freio, a mais vista por outros, e assim ela leva a culpa.
Pelo que tenho observado no Ônix é que a lâmpada de freio não queima o filamento, mas ocorre um derretimento do contato por alto aquecimento obrigando fazer a troca. Vejo Onix com necessidade de troca da lâmpada no prazo de 4 meses de uso.
A lampado do meu carro ONIX queima todo mes, ela ja sabe que vem o pagamento e queima no dia que sai, mas falando serio, é realmente um super aquecimento onde fica os polos se vc pegar a lampada todos os filamento estao no lugar. em tão GM o que vcs vao fazer para nos ajudar deem uma solução para o nosso caso?
Tenho um Onix joy. Derrete a cabeça da lampada. A minha lampada queima toda a semana. Troquei uma lampada hj. Não demorou 4 horas já acendeu no painel que a luz estava queimada. Um absurdo total. Gasto mais com lampadas do que com combustivel.
Olá Milceia. Experimente uma lâmpada da marca Philips e veja se dura mais. Infelizmente o Onix e outros da GM tem esse problema.
Verifique se não precisa trocar o soquete/circuito. Troquei o meu, as lâmpadas estão durando 4 meses e sou Uber, uso muito o carro. Ontem o outro circuito/soquete queimou e eu não percebi, só troquei a lâmpada. Ela funcionou por algumas horas, aí derreteu, troquei o soquete/circuito e não aconteceu mais
o que ocorre é um superaquecimento do contato da lampada onde tem a solda, sabe o que fiz?refiz o contato da solda com uma liga mais dura e nao deu mais problema e reparei tambem que o contato plastico que envolve a lampada estava encostando no corpo da lampada causando assim um aquecimento maior ainda, dei uma esmirilhada ali no plastico e resolveu o problema,
Que tipo de liga de solda mais dura seria essa. Tenho o mesmo problema, refiz o contato com estanho mas continua a derreter em pouco tempo.
boa noite, apesar dessa lâmpada parecer uma 1141 normal nao é.
existe um modelo especifico de 1141 2 funções posição e freio somente esse modelo suporta a carga de energia que o modulo manda. poucos tem o conhecimento dessa lâmpada.
Olá Renato. Isso pode explicar a pouca duração das lâmpadas no caso das reposições. Obrigado por participar.
Olá. Vc tem uma numeração da mesma?
Pois realmente não sabia e não encontro pra comprar essa lâmpada que seja específica
Mesmo problema aqui, já troquei umas 10 vezes essas lâmpadas! ainda não resolvido?
Olá Rafael. Existe a possibilidade da lâmpada de fábrica ou autorizada ser diferente. Ela tem numeração específica diferente das lâmpadas semelhantes de lojas e oficinas. Mas ainda é uma suposição.
Boa tarde tenho um LT 2016 e o meu problema agora é um pouco mais grave, pois agora não está chegando alimentação no circuito para a sinaleira e stop, alguém pode me ajudar, detalhe já verifiquei os fusíveis e estão em perfeito estado de funcionamento
Olá Luiz. Primeiro verifique o negativo da tomada. Repare se ele está torrado ou em bom estado.
Boa tarde. Otima explicacao. Tenho um onix LT 2014 e alem dessas queimas de lampadas, o carro esta apresentando anomalias no painel. De uma hora pra outra o painel se apaga, como se nao tivesse corrente, porem os farois continuam acesos. Com a sua experiencia voce teria uma dica para uma solucao?
Agradeço.
Acabei trocando quase todas lapadas por led do Onix
Faróis led milha é dentro e frios é ré por led por estética é econômia em bateria é estética do carro
Na verdade um funcionário da loja de manutenção me explicou que também há uma FOLGA no conector dos Onix.
Quando o carro trepida ele fica fechando curto e, por isso, ele não queima o filamento e sim a parte de conector.
O que o rapaz fez foi utilizar uma solda eletrônica para aumentar a parte do contato e deixar mais justa a lâmpada.
Parou de queimar sempre! Agora estou tendo que trocar após um ano e meio só.
O meu caso é o mesmo narrado acima/abaixo. Queima do filamento por superaquecimento, sempre a mesma lanterna. Tenho que trocar de 3 em 3 meses.
Ocorre mesmo o derretimento do soquete da lâmpada, e existe recall!
A minha apresentou defeito um ano depois da compra do carro +-20.000Km!
Fui até a concessionária verificaram o numero do chassi e efetuaram a troca dos 2 soquetes traseiros e das duas lâmpadas!
Isso já faz 4 anos e o carro está com 115.000Km, nunca mais coloquei a mão nas lanternas traseiras!
Aliás acho a ideia deles interessante!
1 – Usa uma lâmpada mais barata!
2 – Usa menos cabo!
3 – A lâmpada de 2 polos sempre queima apenas um, mas temos que trocar os 2 polos.
4 – Aquece menos pois quando freamos, acende apenas uma lâmpada ao invés de acender 2 lâmpadas pois a de 2 polos na verdade são 2 lâmpadas em uma)
5 – Tem uma coisa que acho mais interessante ainda, pensando somente na lanterna, temos uma lâmpada que trabalha com a metade ou com 2/3 da corrente de projeto, isso faz com que a durabilidade da lâmpada no mínimo dobre!