Sim, ar-condicionado pode causar sono. E o pior: estamos nos referindo ao ar condicionado pelo seu carro. Existe o risco de causar sono ao ligarmos partes do sistema que aciona o ar-condicionado. E não será um sono imediato, mas da maneira mais perigosa quando se dirige: devagar. Aos poucos o sono vai derrubando o motorista e um grave acidente pode acontecer.
Porque o ar-condicionado me deixa com sono?
O problema é a produção de dióxido de carbono que pode acontecer em qualquer ambiente fechado. E é esse o ambiente dentro de um carro, cheio de pessoas, vidros fechados, e a recirculação do ar-condicionado ligada.
Tanto o ar-condicionado produz uma pequena quantidade de CO2, como as pessoas dentro deste carro liberam CO2 ao respirar, sendo esta a parcela maior de dióxido de carbono liberado dentro de um ambiente assim. Tudo circulando dentro do carro. Esta condição pode causar cansaço, sono excessivo e acidentes.
O mais incrível desta situação é que o manual do seu carro pode avisar sobre este perigo. Alguns chegam a afirmar que a recirculação do ar pode causar sono. Outros apenas alertam que usar o ar-condicionado por períodos longos e com muitas pessoas no carro, pode causar mal a saúde.
Ar-condicionado pode causar sono, o que fazer?
Ar-condicionado de carro também exige manutenção, como a higienização dos seus dutos e a troca periódica do seu filtro de cabine. Esta seria uma primeira medida a ser tomada.
Mas o principal é criar o hábito de desligar o ar por alguns minutos e abrir as janelas do carro para arejar o interior. Isto principalmente em viagens longas.
Dirigir em trânsito intenso, medo pela falta de segurança, também são momentos que usamos o ar-condicionado por mais tempo. Então, lembremos que usar ou apertar o botão do carrinho (foto abaixo), pode causar sono nos ocupantes de um carro.
O que mais o ar-condicionado do carro pode causar?
O ar-condicionado do seu carro pode criar mofo através de poeira orgânica. E o mofo é fonte de alimentação de bactéria e até de ácaros., podendo causar alergias. Por a importância de sempre limpar os dutos e trocar o filtro de ar da cabine.
Partida no carro com ar-condicionado ligado
Pode isso Arnaldo? Pode. Mas somente quando o ar-condicionado for original de fábrica, instalado na fábrica. Por que? Simples: nos originais de fábrica existe um “chefe”, sim um gerenciamento eletrônico que atua no funcionamento do compressor. Já os carros com ar adaptados não possuem esse conforto eletrônico. Tudo tem a ver com a potência do motor do seu carro. Falamos das cilindradas desses.
Mas não é algo referente a grande potência e sim a cilindrada mais baixa. É exatamente nesse caso – potência menor – que existe uma interferência maior do ar no motor, ou do compressor dele no motor. Alguns modelos, mais modernos, possuem este dispositivo eletrônico de fábrica que desligam automaticamente o ar para melhorar o desempenho do motor, no caso do momento da partida.
É um conforto acrescentado aos veículos mais modernos, de fábrica, porque também é comum deixarmos o ar-condicionado ligado quando desligamos o carro. Para que isso não interfira em carros sem esse equipamento, é necessário desligar o ar antes de sairmos do carro. E os carros mais antigos possuíam motores mais fortes, com bem mais cilindradas.
Além disso, um veículo do passado vinha equipado com motor de partida bem mais robusto e resistente do que os de hoje. A fiação também suportava mais calorias. É evidente que o conjunto de modernização trouxe mais benefícios do que problemas.
Mas alguns detalhes foram ajustados para compensar outros do passado, como no caso da eletrônica embarcada. E é exatamente ela que interfere no ar-condicionado no momento da partida. Isso faz parte da evolução tecnológica.
Mas isso não significa que simplesmente devemos “esquecer” o carro e deixá-lo funcionar sozinho. Ele ainda não é um robô avançado, com capacidade própria. Embora seja esse o objetivo das montadoras e seus engenheiros, um acompanhamento de todo o funcionamento do carro pelo motorista é essencial.
O grande avanço tecnológico é avisar com mais precisão sobre o estado geral do carro. Alguns até se desligam quando há um perigo elétrico eminente. Esse processo é repetido no caso de partida no carro com o ar-condicionado ligado.
Algumas desvantagens do uso do ar-condicionado ainda permanecem, como o aumento do consumo de combustível. Mas também já foi bem pior exatamente pela potência bem maior dos carros mais antigos (o ar-condicionado é uma invenção bem antiga, quase dos primórdios da indústria automotiva).
Outra curiosidade, onde a atenção do condutor é essencial, e a possibilidade de ficar com sono ao volante, quando usamos o ar-condicionado.
Bom dia. Meu filho comprou um Citroen C 4 Picasso ano 2008. Tudo funcionava bem, mas, depois de algum tempo, a lanterna da placa traseira do lado direito já queimou três vezes e foi trocada. A lampada do freio queimou uma vez e foi trocada. Agora as alampadas das lanternas traseiras da tampa do bagageiro, não acendem de maneira nenhuma.
NUNCA FIZ NENHUM CURSO RELACIONADO AO AUTOMOBILISMO, no entanto sou vidrado e curioso no assunto.
Gostaria de receber sua orientação.
Olá João. O primeiro passo é verificar a marca das lampadas trocadas. Não coloque as Chinesas Ou “fabricadas em RPC”, são fracas e queimam muito rápido. Escolha marcas como Philips e Osram, principalmente para luz de freio. Quanto as lâmpadas do bagageiro, tem que ver o estado delas e depois procurar por algum fusível queimado e fios interrompidos perto dela ou no chicote onde esse fios entram.