Pise na embreagem ao dar partida no seu carro
Porque? Não seria uma imprudência pisar na embreagem nesse momento? Ou é algo totalmente sem sentido, mais uma lenda brasileira? Com certeza é um conselho ouvido por muitos, mesmo para motoristas mais antigos. Mas reparem que é um conselho para o momento da partida, ou quando ligamos e acionamos o arranque do carro. Aí que está todo o segredo da sugestão desse post: aliviar o momento da partida, ou diminuir a carga que o motor de partida vai sofrer.
Pense na seguinte situação: uma chave é virada, o painel acende, e viramos mais um pouco a chave. O motor passa a funcionar. Nada de anormal. Pode isso Arnaldo? O cara está querendo me ensinar a dar partida no meu carro! Mas já imaginaram o tanto de peso, atrito, que um motor de partida tem que encarar? E quase sempre ele funciona bem, mesmo sendo bem pequeno. Seria como uma formiga que consegue carregar algo várias vezes mais pesado do que ela. Mas existe um limite. Todo acessório do seu carro tem uma vida útil muitas vezes calculada pela montadora.
Embora vigorosos, os arranques modernos são mais frágeis que os de tempos atrás. Muitos são do tamanho do induzido dos antigos! É evidente o motivo da menor durabilidade. Por isso esse post vem lembrar o conselho também antigo: pise na embreagem ao dar partida no seu carro. Ao fazer isso, todo o sistema de embreagem e caixa de marcha é “desligado” do resto do motor. O alívio acontece pois o arranque gira a cremalheira que por sua vez está conectada a caixa de marchas pelo conjunto de peças da embreagem, como o disco, a chapa e o colar. E tudo isso acontece com o motor girando.
O motor fica mais leve e a durabilidade do seu motor de partida vai aumentar, além de ajudar o carro a pegar mais rápido. Alguns manuais de automóveis explicam esse mesmo processo como um procedimento de conservação do seu veículo. Evidentemente que essa é uma dica para carros manuais, pois os automáticos não usam embreagem, possuindo um sistema diferente. Mas dirigir com o pé na embreagem, como se fosse um descanso, não é saudável para o carro. A resposta está nesse link! Forte abraço a todos.
Ótimo Artigo!!! não sabia disso…vou começar a pisar na embreagem para ligar o carro. Fernando mas pode tirar uma dúvida.
Precisamos colocar o pé na embreagem com o carro acionado na 1° Marcha ou no Ponto Morto?
Hoje em dia, muitos carros só ligam acionando o pé na embreagem, exemplo o novo ka, hb20, isso seria por conta desse desgaste que é gerado ao não acionar.
Abraços.
Olá Vinícius. Grato por sua participação. A embreagem pisada alivia todo o conjunto, pois a caixa é desligada do sistema. No caso de ponto morto nada está sendo forçado, como no caso da partia. Alguns modelos possuem um sensor de embreagem no seu pedal. Ele serve para ajudar a alterar a rotação do motor no momento da passagem de marcha e melhorar consumo e dirigibilidade.
Amigo, essa dica serve para um Gol GTi 93 (quadradinho) também? Obrigado!
Olá Rodrigo. Sim, com certeza! Vale para qualquer carro com câmbio manual.
Boa tarde! Tenho uma S10 Lt 4×4 2015, flex, às vezes qdo dou a partida ao virar a chave percebo um barulho e ela não pega! Desligo e ligo novamente ela pega na hora! Isso acontece De vez em qdo! Já levei na concessionária e não encontraram nada, mas às vezes acontece! O que pode ser?
Olá marcia. Repare se quando acontece o defeito se o motor gira ou fica mudo. Se apenas fizer um barulho alto e que vem de dentro do capo do motor ,(um TEC), então pode ser automático de partida. Mas o eletricista tem que pegar o defeito acontecendo para ter certeza.