Como trocar o relé de farol do seu Fusca
Embora seja uma tecnologia de “entre guerras” (primeira e segunda guerras mundiais) o sistema elétrico do Fusca é prático, principalmente na hora de consertar ou trocar uma de suas peças. Pode parecer que não, mas basta comparar com a dificuldade de um carro moderno, ou até mesmo com um dos anos 80/90, que não são mais modernos. Embora eu ache que seja um resultado do esforço alemão de guerra – o que é triste de fato – foi uma boa herança deixada para futuros donos desse carro também maravilhoso.
Sistema elétrico do Fusca
Suas partes principais ficam atrás do painel, dentro do capô, ou porta-malas dianteiro. Do lado de dentro, na cabine, ficam os controles de luzes e também o acesso a caixa de fusíveis para uma troca, quando houver necessidade. Dentro do compartimento do capô dianteiro, encontramos dois ou três relés, dependendo do ano ou de alguma adaptação feita. Temos o relé de seta, o relé de farol, e ocasionalmente um relé de buzina. Mas o que nos interessa nesse post é o relé de farol do Fusca e como trocá-lo.
Observando o esquema acima, percebemos que a ligação é simples, com poucos fios e funções bem evidentes. Para trocar o relé, a melhor maneira é :
- Desligue o negativo da bateria
- Vire o relé velho para que fique visível os números dele
- Não retire todos fios, mas troque um por um conferindo a posição e cor (confie mais nos números e letras)
- Depois de uma checada final, recoloque o relé em sua posição original
- Teste o relé ligando a chave de farol no último estágio. Em seguida puxe levemente o comando de seta e observe se o farol vai mudar de fase. O relé deverá fazer um barulho nesse momento.
O relé de farol do Fusca é um dos mais robustos que já foram fabricados para um carro de linha. Sua função básica é “segurar” a caloria produzida pelas lâmpadas e preservando a fiação e outros componentes do farol. Ele também tem a função de comutar o farol, ou seja: de mudar do farol baixo para o alto das duas lâmpadas e vice-versa.