Não se acanhe caso não saiba como abrir o porta-malas do seu carro. É uma dúvida muito mais comum do que alguns pensam. E muitas vezes o carro foi comprado usado, mas sem o manual de instruções, embora ele seja até moderno. E é exatamente o primeiro passo que devemos dar ao comprar um veículo: literalmente estudar o manual de instruções, evitando situações que para outros se tornam fáceis. Pois é como andar de bicicleta: não se esquece mais!

O objetivo do Mãos ao Auto é ajudar a todos em qualquer tipo de dúvida, de modo simples, alcançável através de um Smartphone, por exemplo. E não saber, mesmo que seja abrir uma porta, ou um capô do motor, pode complicar uma situação e até afetar a nossa segurança.  O modo de abrir, em alguns modelos nacionais, se usado de maneira inadequada, pode provocar acidentes, como prender partes do corpo ou dirigir com a porta mal fechada facilitando até o roubo do veículo ou de objetos no seu interior.  Também podem existir alguns macetes que somente consultando o manual do carro conseguimos descobrir. Nesse post vamos explicar quais são as opções para abrir o porta-malas do Novo Uno.

                             Imagem A  (Fonte: manual do Novo Uno)

Como abrir o porta-malas do Novo Uno

O porta-malas do Novo Uno vem de fábrica com dois amortecedores laterais a gás (algumas versões), o que facilita levantar a porta. Sua abertura é sempre para cima, exigindo pouca força. Mas para fechá-la é necessário uma força um pouco maior no início, usando o puxador da figura A (imagem A) e tomar cuidado com os dedos. Basta soltá-la quando estiver perto da fechadura. Para abrir a tampa do porta-malas por fora, devemos   destrancar a fechadura usando a chave de ignição do carro. Essa fechadura fica abaixo do logotipo da Fiat e é bem evidente (imagem A/seta). Mas existe a possibilidade do seu modelo Uno ter saído de fábrica com mais uma opção de abertura da tampa do porta-malas. Uma alavanca foi instalada do lado esquerdo do banco do motorista (Figura A da imagem B).

                       Imagem B                                            Fonte: manual do Novo Uno

Seu funcionamento é basicamente igual a alavanca que abre o capô do motor: basta puxar para cima e a tampa é destravada. Lembrando que esta alavanca jamais deve ser acionada com o carro em movimento por motivos óbvios de segurança. No caso de emergência, como a necessidade de abrir a porta sem os recursos acima, existe um mecanismo de emergência que fica na fechadura da tampa, do lado de dentro dela. Por ali existe uma lingueta que permite abrir a porta (Figura A da imagem C). Mas o acesso exige o destravamento do encosto do banco traseiro e em seguida o recline ele (dobramento) e o manual do carro tem que ser consultado para os procedimentos.

Figura C                                                                       Fonte: Manual do Uno

 

Uma ideia interessante é fazer uma cópia da chave apenas para abrir portas, sem o CODE eletrônico instalado. Em caso de emergência por falta da chave principal, que, por exemplo, foi “trancada” dentro do carro, essa chave reserva é uma mão na roda, embora ela não vá anular o alarme. Seria de fato apenas para um caso de emergência.