Porque válvula de motor empena
A tal da correia dentada é sempre culpada por situações como ” empenar as válvulas de comando”.
Mas tudo é uma questão de se manter informado sobre as manutenções periódicas de um carro e , o mais importante, fazê-las. Não se avalia uma correia dentada pela aparência, por mais que alguém insista nisso.
O pouco uso do carro ajuda, mas também pode ressecar os dentes da correia, soltando-os do lugar e o mesmo estrago pode ocorrer. E para isso, basta se soltar apenas um dente da correia.
Eu já vi isso acontecer até por descuido de um mecânico, que esqueceu de apertar a porca da polia do comando de válvulas de um Fiat (polia superior).
O estrago foi o mesmo que uma correia partida teria feito. E o serviço executado era exatamente de prevenção, para que algo assim não ocorresse por falta de manutenção.
No caso tudo ficou por conta do mecânico, que nunca mais ele esqueceu de apertar uma porca ou parafuso.
Mas porque uma simples correia pode causar um estrago tão grande? Sim, o conserto pode implicar em retífica de motor incluindo a troca de todas as válvulas do motor. Os mais simples tem 8 outros 16. E porque isso não acontece com determinados carros ou motores?
É tudo uma questão de sincronismo, e a correia é responsável pelo sincronismo ocorrer no tempo certo, em qual posição uma válvula vai abrir e um pistão subir ou descer. Isso é conhecido como o “ponto sincronizado do carro”, ou o modo como tudo gira em harmonia dentro do motor.
Existem motores que não usam correia dentada, mas corrente, ou polia sincronizadora (engrenagens), que são mais encontradas em carros antigos como o Corcel, Gol CHT e o Opala, como caso das polias. Eram bons tempos, onde dificilmente as correntes quebravam ou as polias se desgastavam.
E dos motores que usam correia dentada temos dois tipos.
1 – Motor de segurança
É um motor onde as peças internas jamais se encontram, independente do ponto. O mesmo acontece se algo ocorrer com a correia dentada: essas peças não vão se chocar incluindo as válvulas. Nesse tipo de motor de segurança as válvulas não empenam.
2 – Motor com interferência
Nesse tipo de motor as peças internas são sincronizadas para interferir uma na outra, trabalhando de uma maneira que se a correia dentada quebrar, as peças se chocam. Nesse caso quase sempre as válvulas ficam empenadas.
Alguma dúvida? Entre no papo e faça uma pergunta nos cometários.
Opalas não tem polias para comando de válvulas, tem Engrenagens. Originalmente eles vinham cm engrenagens de “fibra”, que costumavam durar quase exatos SEIS ANOS, (um mês á mais ou á menos). Quem respeitasse esse tempo para a substituição não era pego de surpresa e mesmo que o fosse, não era um prejuízo enorme por ser um motor “de segurança”.
Para quem nem mesmo esse intervalo quisesse ter, bastava por uma engrenagem metálica, costumeiramente de alumínio, praticamente permanente. Para quem quisesse algo ainda mais brutal, existia a opção de usar engrenagem de bronze, com regulagem de ponto, fazendo do motor de opala o imortal semi divino arrefecido por água.
Olá Leandro. Grato por sua participação. De fato são engrenagens e do material que você citou. Mas é que aqui em Minas, também eram conhecidas por polias internas ou polias de ponto. Mas o seu comentário está corretíssimo. Forte abraço.
O Palio Fire 2005 1.0 é um motor de segurança? Digo isso pois quando fui trocar o mecânico insistiu que empenava. Mas segundo o manual das correias Goodyear o mesmo não empena. Não acredito que o manual de uma marca como essa esteja errado.
Olá Amaral. O Palio antigo não era com motor de segurança e empenava as válvulas, principalmente os de 16 válvulas. Talvez seja esse o pensamento do mecânico.
Zafira 2.0 8v ano 2001 tem esse motor de segurança?
Olá luis. Infelizmente isso não é informado pela fábrica. Mas é quase que certo que o seu motor usa de correia dentada. A linha antiga da Chevrolet usava pistões com a cabeça rebaixada em forma de cunha, o que evitava a interferência. As peças não se chocavam no caso de correia dentada arrebentar. Uma boa opção para saber disso é consulta uma oficina de retífica de motores. Todos os dias eles tem acesso ao interior de um motor.
Na dúvida, tratem seus motores como se eles NÃO fossem de “segurança”.
Melhor “pecar” pelo zelo do que pelo relapso!
a valvula empena sem que a correia dentada quebre ?
Olá Flavio. Basta um dente, ou mais, dela soltar e perder o sincronismo para empenar.
tenho um gol 2003-2004 com o motor power 1.0 8v. a correia dentada estava folgada batendo na caixinha das polias entao eu retirei-la da polia de cima e ai a polia deu uma girada por si propria entao coloquei a correia no lugar quando liguei o carro ele nao pegou ,e o motor so ficou girando como se estivesse fora de tempo.neste mesmo momento vi quando a correia dentada quebrou e desliguei o carro no mesmo momento.levei-o para a oficina onde foi colocada a correia dentada nova juntamente com um novo rolamento,mais ai o carro se mostrou como se estivesse fora de tempo.o mecanico disse que certamente havia empenado as valvula.isto procede,também gostaria de saber o que mais pode ter afetado e quanto mais ou menos eu vou gastar pois nao confio neste mecanico.antonio.
Olá zé antonio. Infelizmente é comum empenar válvulas de comando quando uma correia dentada arrebenta ou simplesmente perde alguns dentes dela. O motor pode funcionar falhando, batendo válvula (parece um tic tic bem alto vindo do comando), ou ele não pega mais. O recomendável é pedir uma segunda e terceira opinião de outras oficinas e ver se coincidem. O preço pode variar de acordo com o número de válvulas que empenou e a necessidade de retífica no motor. Aqui em BH o último que eu acompanhei chegou perto dos dois mil reais. Mas como eu disse, isso é muito relativo e você deve fazer mais de um orçamento e procurar saber da garantia do serviço com notas.
Aqui no Rio fica por essa faixa de preço também pra um carro “moderno”. Eu tive uma pampa 96 1.6 AP que foi o último ano dos motores VW “de segurança”, de 97 em diante é só prejuízo.
Costuma-se trocar todas as válvulas de um mesmo cabeçote, não importando se não empenou todas, justamente para não dar diferença na retifica,
Procure saber se os pistões ainda estão em condição de uso, pois eles (de alumínio fundido) é que atropelam as válvulas (de aço carbono, por isso elas dão bons ponteiros de pedreiro) e as bielas (de ferro fundido) que empurram os pistões contra as válvulas. As vezes o bloco do motor racha ou rompe também. Eu sei, é um monte de desgraças e podem acontecer todas juntas. Se for só trocar válvulas e retificar cabeçote considere-se sortudo, pois podia ser muito pior (e caro).
Por essas e outras é que meu entusiasmo por motores “á combustão” só diminuí e meu projeto dos sonhos é um carro antigo convertido para motor elétrico (os novos nem escovas tem). Já tenho o carro e já tenho os planos de conversão, só me falta o dinheiro pra tocar á transformação.
Eu troquei a correia dentada do meu gol G4 2007 e percebi q tá batendo valvula. Será q pode ser a troca da correia dentada?
Olá Laura. Seria mais provável se a correia antiga arrebentou. Mas se foi uma troca por manutenção, então pode ser outro defeito. Peça uma segunda opinião de mecânica de confiança.
Olá Fernando, bom dia. Eu comprei um Daewoo lanos 98, ele usa peças do Corsa 1.6, segundo o rapaz que me vendeu eu teria somente que trocar a correia dentada ( obs: ele veio sem a correia instalada, ela está no porta mala faltando alguns dentes). Disse que o motor foi feito a seis meses e que o mecânico não sabia colocar correia dentada, porém que o motor estava zerado, levei em um mecânico que nem colocou a correia, somente abriu a tampa do motor e viu um espaço que segundo ele não poderia ter, disse que as válvulas estão amassadas , agora estou no meio desse empasse, o mecânico diz que já veio assim, o rapaz que vendeu disse que o mecânico colocou a correia errada, não sei o que fazer. Minha dúvida. Seria prudente eu levar em outro mecânico de confiança do meu avô? Isso eu tenho como verificar pessoalmente se foi ligado o carro com a correia errada ou não? Obrigado
Olá Rodrigo. Escolha levar em outro mecânico. É uma situação difícil, pois um montou o motor e outro pôs a correia. Válvulas empenam por falta de sincronização interna do motor. E a correia dentada é a responsável por isso. Se for instalada errada ou arrebentar, temos um problema como o que você relata. Tem que ter certeza que o motor foi retificado.
Minha correia arrebentou quando trocou está fazendo esse barulho de tic tac mas está andando normal tem problema andar com o carro?
Ola Alexandre. A principio não. Mas a vida útil do motor, das válvulas, fica reduzida. Mas pode rodar muito ainda dependendo do motor.
boa tarde, Fernando, gostaria de saber se o motor do c3 2009/2010 é motor de segurança? pois a correia dentada partiu e segundo o mecanico empenou sa válvulas, poderia dizer se é de segurança ou não? obrigado edmilson.
Nesse ano pode empenar válvula sim. Manutenção periódica com troca da correia dentada e tensor evita esse tipo de dor de cabeça. Mande trocar as outras correias também (uma ou mais se tiver) do alternador etc.
Bom dia fernando o meu carro é um corsa classic flex pawer life 1.0 vhc quebrou a correia dentada comigo, o mecânico fez a troca e disse que não enpenou as válvulas, mas o carro ficou com barulho diferente ruim para pegar na partida, consumindo combustível meio fraco na arrancada e na re e principalmente em lugares declive, só que o motor não está fazendo barulho anormal, levei o carro em outro mecânico ele disse que em penou as válvulas.
Olá Hudson. É possível que tenha empenado sim . Volte no mecânico que fez o serviço e explique pra ele o que está acontecendo. Uma terceira opinião de outra oficina também vai te ajudar.
Boa tarde. Tenho um Honda City 2015 automático. Tive problemas de empeno de válvulas. Troquei todas e novamente uma empenou. Não tive explicação do que pode ter ocorrido.
Olá Sérgio. Válvulas empenam por falta de sincronização do ponto do carro. Se for 16 válvulas é um carro que requer mais experiência para trocar as válvulas e depois por no ponto. Também pode ser algum problema na peça ou na instalação dela.A melhor opção é uma retífica fazer este serviço, e não diretamente o mecânico.