Porque válvula de motor empena

A tal da correia dentada é sempre culpada por situações como ” empenar as válvulas de comando”.

Mas tudo é uma questão de se manter informado sobre as manutenções periódicas de um carro e , o mais importante, fazê-las. Não se avalia uma correia dentada pela aparência, por mais que alguém insista nisso.

O pouco uso do carro ajuda, mas também pode ressecar os dentes da correia, soltando-os do lugar e o mesmo estrago pode ocorrer. E para isso, basta se soltar apenas um dente da correia.

Eu já vi isso acontecer até por descuido de um mecânico, que esqueceu de apertar a porca da polia do comando de válvulas de um Fiat (polia superior).

O estrago foi o mesmo que uma correia partida teria feito. E o serviço executado era exatamente de prevenção, para que algo assim não ocorresse por falta de manutenção.

No caso tudo ficou por conta do mecânico, que nunca mais ele esqueceu de apertar uma porca ou parafuso.

Mas porque uma simples correia pode causar um estrago tão grande? Sim, o conserto pode implicar em retífica de motor incluindo a troca de todas as válvulas do motor. Os mais simples tem 8 outros 16. E porque isso não acontece com determinados carros ou motores?

Engrenagem Sincronizadora do motor do Opala
Foto: Ribeirão Opala Clube

É tudo uma questão de sincronismo, e a correia é responsável pelo sincronismo ocorrer no tempo certo, em qual posição uma válvula vai abrir e um pistão subir ou descer. Isso é conhecido como o “ponto sincronizado do carro”, ou o modo como tudo gira em harmonia dentro do motor.

Existem motores que não usam correia dentada, mas corrente, ou polia sincronizadora (engrenagens), que são  mais encontradas em carros antigos como o Corcel, Gol CHT e o Opala, como caso das polias. Eram bons tempos, onde dificilmente as correntes quebravam ou as polias se desgastavam.

Porque válvula de motor empena

 

E dos motores que usam correia dentada temos dois tipos.

 1 – Motor de segurança

É um motor onde as peças internas jamais  se encontram, independente do ponto. O mesmo acontece se algo ocorrer com a correia dentada: essas peças não vão se chocar incluindo as válvulas. Nesse tipo de motor de segurança as válvulas não empenam.

 

2 – Motor com interferência

Nesse tipo de motor as peças internas são sincronizadas para interferir uma na outra, trabalhando de uma maneira que se a correia dentada quebrar, as peças se chocam. Nesse caso  quase sempre as válvulas ficam empenadas.

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