Farol aceso nas estrada é lei
Com o “advento” da obrigação do uso de faróis (baixo) ligados durante o dia em qualquer estrada brasileira, aconteceu o óbvio e já esperado pelos donos de oficinas: a queima rápida de lâmpadas. Mesmos as famosas lâmpadas de produção nacional ou europeia, tiveram sua vida útil reduzida, quando temos o farol aceso por mais tempo.
Mas é fato que a lei deve ser cumprida e o valor da multa e pontos perdidos na carteira valem um pequeno investimento. Também devemos saber que já era uma ideia antiga. A falta de aviso não é desculpa. É nessa situação que devemos pensar em instalar um acessório auxiliar.
Nota fiscal
Tendo em mente que a qualidade das lâmpadas dificilmente vai melhorar, devemos escolher as melhores marcas e exigir uma garantia mínima de 3 meses do vendedor. Também devemos evitar comprar pela internet, optando pelas lojas de peças. Ali podemos exigir notas fiscais que é o termo mais poderoso para proteção de uma garantia de produtos.
Qual é o farol baixo?
Muitos se confundem nessa hora: Qual é o farol baixo do carro? Não é o mais fraco nem o mais forte. Também não serve acender o farol de milha que ficam no para-choque. O farol aceso que faz parte da lei é o que acende no segundo estágio da chave. Não é aquele que acende uma luz azul no painel. Essa é indicadora do farol alto aceso.
Além de queimar lâmpadas de farol, esta “nova” exigência do governo também pode afetar outros componentes, como a bateria do carro e seu alternador. Mas, outras lâmpadas também podem queimar. Podem ser os faroletes (luz de posição), iluminação do painel, ou luz de placa. Todas elas acendem pelo interruptor de farol. Isso acontece porque é o farol baixo – ou o segundo estágio da chave – que tem que acender.
Farol aceso na partida 0409
O relé abaixo (0409 DNI) é uma das opções que encontramos no mercado para facilitar a vida do motorista. Ele é de grande ajuda quem usa estradas e rodovias muitas vezes ao dia. Seu funcionamento é interessante. Toda vez que a partida é acionada os faróis se acendem 15 segundos depois que o carro pega.
Ou seja: o farol ligado na partida 0409 fica temporizado, o que vai ajudar a aumentar a vida útil da lâmpada de farol. Além disso, ele aciona apenas os faróis exigidos pela lei. Isso acaba poupando todas as outras lâmpadas que acendem com a chave de farol e que foram citadas a cima.
O mesmo acontece ao desligar o carro. A lâmpada desliga 15 segundos depois e passa a ser um conforto iluminando o local durante este tempo. Mas ao ligar as lanternas, o relé é inibido por uma corrente vinda da chave de farol (veja o desenho abaixo) e desliga o automático dos faróis.
Temos abaixo o esquema de ligação deste relé. Na verdade são dois, mas um – 0409 – é de 12 volts e o outro – 0413 – é para sistemas de 24 volts, no caso, alguns caminhões e ônibus. É um relé que ocupa pouco espaço, robusto e de fácil instalação. Mas no caso de falta de experiência, recomendo usar os serviços de um eletricista. Também existem outras marcas no mercado como o relé da BOSCH
Instalação
Olá Fernando.
Interessantíssimo artigo. Como proprietário de um Fiat Stilo há 04 anos, cheio de luzes de cortesia, avisos sonoros, teto solar e cambio dualogic e um som não original, fico receoso de instalar esse relé indicado. Pego rodovia todos os dias e com a nova lei, as lampadas originais standard duram metade do tempo, como você sabidamente pontuou. As night extreme da vida, duram 04 meses.
Acho a esquemática e a própria parte física da caixa de fusíveis do meu carro bastante intimidadora para um leigo. Prefiro deixar com um profissional, apesar de que nem toda cidade tem um Fernando disponível e muitas vezes somente de conversar com um auto-elétrico, o desânimo bate. Mas sem equipamentos certos não há muita opção. Creio que meu carro possua um módulo de conforto, não tenho certeza, e conflitos com a ECU serão inevitáveis. Para piorar, o método apropriado para troca de lâmpadas é retirar todo o parachoque. Já perdi o motor elétrico de um farol por infiltração de água por causa de trocas de lampada em oficina para aproveitar o carro no elevador durante revisões.
Olá Carlos. Grato por sua participação e palavras. A instalação do relé vai em ponte com a chave e somente no caso do farol acender sozinho (por claridade) que seria necessário um esquema a parte. Existe a possibilidade de alterar a corrente principal do farol usando uma pós chave com o relé citado. Um eletricista habilidoso saberia “driblar” qualquer eletrônica no meio do caminho. Quanto a troca de lâmpadas do farol do Stilo existe uma possibilidade de troca delas pelo para-barro sem retirar o para-choque.Se não houver uma janela ali própria para isso, basta afastar o para-barro e o acesso a lâmpada acontece.