Peugeot Citroen e Renault
Um defeito comum entre os franceses: o motor falha e nada consegue resolver o problema. Trocam as velas e seus cabos, substituírem a bobina por até duas vezes, quando a marca é posta em suspeita. E, num ato já de “franco atirador”, fazem limpeza dos bicos injetores.
Em um serviço de injeção eletrônica, quando a luz acende, usa-se um Scanner para descobrir o motivo que fica registrado na memória da central. Mas isto é apenas o início do conserto, e não uma ordem para troca imediata da peça acusada. Pode até dar certo, mas é quase um tiro no escuro.
Muitas dessas trocas são um desperdício de dinheiro que pode ser evitado quando o reparador começa uma investigação calma e mais simples no carro. É o que tem acontecido com a linha francesa, como a Peugeot, Citroen e Renault, citados no título do post.
Dicas para Peugeot e outros
Veículos com sistema de injeção precisam de atenção especial até na hora de trocar a bateria. Muitos componentes eletrônicos se desprogramam, como o imobilizador do carro. Em algumas situações o carro para de funcionar, ou começa a falhar. É sempre importante consultar o manual do fabricante. Ele informa o que pode ocorrer no caso da desconexão da bateria do carro.
Uma situação bem comum tem acontecido em carros onde é aplicado os terminais estilo “alavanca”, ou sem parafusos, bastando puxar e o terminal se solta do carro. Nem sempre a bateria de reposição é totalmente idêntica a de fábrica. Algumas vezes ela vem com pólos mais finos que a original, o que ocasiona a falha citada acima.
Principalmente quando o pólo negativo fica bambo, interrompendo mesmo que levemente o aterramento geral do carro e seu sistema eletrônico. Se o seu carro tem este tipo de terminal de alavanca, e ele estiver falhando e ninguém consegue descobrir, vale a pena verificar se o negativo está bem fixo no seu lugar. Ele não pode girar no pólo da bateria com um pequeno esforço.
Para consertar, basta apertar a parte de baixo do terminal com um alicate ou pedir que um profissional faça isto. Este é um defeito mais comum nos modelos citados. Mas qualquer carro que fique com os terminais da bateria bambos pode apresentar luz de injeção acesa e falhas no funcionamento do motor. No caso de troca de bateria, peça ao instalador que verifique o aperto final destes terminais.
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Bom dia!
Tenho um berlingo 2001 1.8.
Este carro já passou por muitos mecânicos que cometeram mais erros do que acertos. A CAPS da Porto Seguro , foi a que mais acertou, mas me levou o valor de um popularzinho somando todas as vezes que entrava na oficina.
Hoje, depois de quase um ano o carro voltou a ter os mesmos problemas, tais como, vazar água pela tampa do radiador, o que o levou para a ” famosa” junta do cabecote, anteriormente. Te pergunto: o carro é tão ruim assim?