Usar o farol baixo estraga a bateria?
Com o advento desta nova lei de obrigatoriedade de uso de farol baixo nas estradas, muitos tem nos perguntado sobre o que pode ser prejudicado com quem fica com o farol ligado por muito tempo. Evidentemente que tudo que se usa muito dura menos, principalmente em se tratando de peças de veículos. Usar o farol baixo estraga a bateria? A lâmpada vai durar menos, a tomada dela também, além de outras peças que fazem o farol funcionar. Basta lembrarmos que andamos menos com o carro a noite, o que, de certa maneira, seria uma economia nestes itens citados acima. Alguns motoristas estão até instalando acessórios que já ligam o farol segundos depois da partida. Tudo um para não tomar uma multa…
Mas o que tem mais preocupado nosso leitores é o quanto a bateria do carro é afetada pelo uso constante do farol. Mesmo o caso de motos, que já são obrigadas a rodar de farol ligado, não serve de comparação. Pois de fato a bateria de uma moto é afetada por isso. Mas a diferença de tamanho, ou de potência, influência neste caso. Não é a toa que a bateria de uma moto tem garantia de apenas 6 meses, contra 1 ano a 2 anos para carros.
Relação do uso de farol com a bateria
Seria mais um acessório elétrico do carro com uso constante. Já temos o ar-condicionado, por exemplo, que exige muito do sistema de carga do veículo. Mas no caso dos faróis, a exigência vai apenas ajudar a diminuir a vida útil da bateria; algo a médio ou longo prazo (nos referimos a uma bateria original ou top de linha). Ela passa a receber mais carga simultânea, o que faz a solução dela diminuir, e sua densidade ficar sempre variando. Os Táxis são um exemplo de uso excessivo de parte elétrica de um veículo. Elas chegam a trabalhar muito quente. Por isso a garantia de uma bateria para Táxi pode ser até menor do que uma de moto: 3 meses. Mas não se pode comparar o uso de um Táxi com o de um carro familiar.
Não acreditamos que seja motivo para preocupação, pois o sistema de carga foi planejado para suportar todo o circuíto elétrico de uma carro. Isto inclui também a durabilidade de uma bateria. Mas com certeza o bolso vai doer mais com relação as todas as lâmpadas envolvidas. Sim, outras também ficam acesas com o farol, como os quatros faroletes, a luz de placa, e a iluminação do painel. Todas estas lâmpadas terão sua vida útil diminuída, preços mais altos, e multas recalculadas.
Na Cidade o uso dos faraós baixo de dia também é obrigatório
Olá Carlos. A lei obriga acender apenas em rodovias.Pelo menos aqui em Minas. Mas como tem muita avenida em grandes centros que se transformam repentinamente em rodovias, então seria prudente usar o farol ligado nas cidades. Abraços e grato por participar.
essa lei foi criada justamente para consumir os componentes do carro e girar lucro com a fabricação. não tem sentido usar farol com o sol a pino. num país de ladrões se espera o que?