Piso no freio e acende o painel

A luz que mais queima em um carro é a luz de freio, ou a luz que é acionada quando pisamos no pedal do freio do carro. Como  quase tomo motorista sempre quer, ou gosta, de tentar consertar por conta própria, muitas vezes o que era fácil dá uma complicada. O que de repente ficou óbvio no conserto, criou um problema diferente no carro. Não se espante com isto, porque também pode acontecer com profissionais qualificados, mesmo que seja por simples distração.

É o caso quando a luz de freio queima, conseguimos ter acesso a ela (muitas vezes a parte mais difícil do conserto) e quando vamos experimentar, voilà: de fato a luz de freio volta acender. Mas algum tempo depois percebemos que a luz de iluminação do painel começa a acender e a apagar do nada, como se fosse outro defeito surgindo. Talvez nós nem estamos mais lembrando que trocamos a luz de freio queimada. Mas não se preocupe se apenas o painel acende de maneira errada. Pior seria se o fusível começasse a queimar, pois neste caso significaria curto. A dica – no caso de fusível queimado – é procurar um eletricista e jamais substituir o fusível sem reparar o defeito.

painel acende com o freio

Você pisa no freio e o painel clareia. O que é isso?

O que causa isso?

Muitos procuram uma oficina afirmando: “piso no freio e o painel acende. Embora a luz de freio possa apresentar vários outros defeitos, neste caso o problema pode estar exatamente nisso: na troca da lâmpada. Existem dois tipos de lâmpadas de freio: a de dois pólos – quando acende a lanterna e a luz de freio na mesma lâmpada – ou a de um pólo, que acende somente a luz de freio. As duas tem potência de 21 Watts.

O problema acontece quando o carro usa lâmpada de dois polos no freio e trocamos por uma de um polo. Neste caso o problema é obvio. Como o soquete também tem dois polos, a lâmpada de um pólo “fecha” a correte no soquete, alimentando tanto o circuíto de luz de freio, como o da lanterna (luz de posição).

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Repare na foto a acima como a lâmpada de um pólo pode “fechar” os polos da outra lâmpada transformando dois circuítos em um, ou até provocar um curto, dependendo da forma como foi instalada.

Mas o que tem o painel com isto? Simples: o circuito do painel e da lanterna são o mesmo, incluindo a luz de placa que também pode acender com o freio quando usamos a lampada errada. Se isso acontece com seu carro, mesmo que outro tenha feito o serviço, vale a pena conferir se a lâmpada de freio é a correta para o seu veículo. Vale lembrar que carros mais modernos possuem lâmpadas modernas. Nesse caso o defeito pode ser mais grave, queimando sistemas integrados como o computador de bordo. Esta é mais uma dica do Mãos. Abraços a todos.