Marcador de Combustível
Este post é sobre como regular a boia, ou sensor de nível de combustível. Mas vários outros defeitos podem ocorrer em um marcador de combustível. (veja aqui)
Sim, em alguns modelos não basta apenas trocar essa peça quando está defeituosa. Em alguns carros se faz necessário regular, ou “sincronizar” o sensor de nível com o marcador do painel. Seria como se o marcador tivesse uma memória que precisa ser refeita, pois um sensor novo vai enviar informações novas, mais precisas. Mesmo que seja uma troca apenas por prevenção, este procedimento também tem que ser feito. Os carros franceses (C3 e C4, por exemplo) são os que mais exigem esta aplicação de reconhecimento.
Como regular o marcador de combustível: duas dicas
- Com a bomba montada fora do tanque, e com chave desligada,você tira o fusível shunt da BSI que fica embaixo do painel.
- Depois de cerca de 5 minutos coloque ele de volta e espere 1 minuto para religar a chave de ignição.
- Em seguida coloque o sensor na posição de tanque cheio e ligue a ignição, volte a desligar aguarde uns 30 segundos .
- Coloque na posição de meio tanque e ligue a ignição. Espere um pouco e desligue, aguardando 30 segundos.
- Em seguida coloque na posição vazio e liga e aguarde.
Depois é só montar no tanque que estará inicializada.
Tudo isso com o sensor fora do carro e com chicote da bomba elétrica desconectado para evitar o funcionamento dela sem combustível, ou mesmo acontecer vazamentos inesperados.
Outro possível procedimento
1- Retire o conjunto da bomba e deixe a boia no nível mínimo (como se marcasse tanque vazio) e ligue a chave para acender o painel e aguarde um pouco. Observe se o marcador está indicando tanque vazio. Então, desligue a chave.
2- Repita o procedimento acima com a boia no meio da escala, ou marcando meio tanque (o marcador também deve marcar meio tanque).
3- Faça o mesmo desta feita com a boia na posição de tanque cheio. O marcador também deve marcar tanque cheio e desligue a chave.
Depois disso reinstale o conjunto e veja se volta a marcar.
Lembre-se de trabalhar sempre em segurança. O tanque deve estar com nível baixo, de preferência na reserva. Não se esqueça desligar os fios da bomba ou ela vai funcionar e jogar combustível para fora. Em caso de dúvida, não faça este serviço. Leve até um profissional.
boa tarde. tenho uma brasilia quando ligo a chave o marcador de combustivel marca cheio o que será?
o fio que alimenta o marcador de combustivel do seu seu carro e negativo se por acaso ele estiver encostado na lata do carro vai marcar tanque cheio. Tambem se o sensor de nivel que esta na boia dentro do taque estiver travado vai marcar tanque cheio.
Ola fernado o fuzivel citado no processo e o mesmo da bomba de de conbustivel?
A bomba tem o seu fusível. Esse é de proteção da BSi que é uma central de controle de alguns itens do painel e de conforto.
Olá, boa noite!
Estou com um problema no meu sensor, tenho um Civic 2003 LX Aut.
Reparei que é uma doença crônica desse modelo, já troquei o sensor do combustivel e nada adiantou, o que poderia ser, tem algum sensor no mercado que seria bom em trocar?
Olá Marcio. Se foram seguido os passos do post, e não deu certo, talvez seja o caso de testar o painel e partir para uma peça original de fábrica.
Olá Fernando, tudo bem? Tenho um celta 2008 e já troquei boia de combustível troquei o painel inteiro e o marcador continua não marcando corretamente, eu não tenho mais gasolina no carro e o marcador não baixa conforme o nível do combustível. Preciso de uma ajuda.
Olá jean. O celta é complicado, ou tem um marcador bem sensível, as vezes preguiçoso. tente a regulagem do post. Mas um dica é comparar o funcionamento da boia dentro do tanque com ela fora em um teste manual. Se fora do tanque fica normal, então pode ser fio quebrado na tomada (por dentro ou por fora) e até algo dentro do tanque impedindo que a boia flutue normalmente. Vale conferir. Tanque com o fundo amassado também causa isso.
olá Fernando tbm tenho um celta, foi trocado o sensor do nivel e o chicote que pega no flange, de inicio marcou bem mas depois fica só marcando na reserva, sabe dizer se o marcador do painel pode apresentar problemas tbm.
Olá Arlindo. Tente desligar a tomada do sensor e religar. Para testar o painel tem que simular o funcionamento com a bóia ou sensor na mão. Mas é um teste que deve ser feito com o tanque na reserva.
Fernando. Meu carro é um Fiat uno vivace 2011 e o marcador de combustível começou a subir o ponteiro enquanto eu dirigia numa BR. Foi subindo gradativamente.. Ele agora está marcando tanque cheio pela metade. Mas deveria ter só 1 ponto. Fiquei uma semana sem andar no carro e quando liguei ele hoje, já havia aumentado outro ponto. Poderia me orientar para que eu possa ter alguns noção ao chegar na oficina?
Olá Alex. Talvez desligando o fusível do painel e religando mude a situação. Alguns tentam fazer simplesmente desligando o negativo da bateria por dez minutos. Mas outros acessórios podem precisar de regulagem como o rádio e data/hora. Outra possibilidade é defeito no sensor de nível de combustível. Nesse caso tem que retirar ele e fazer um teste manual.
o marcador do meu carro funciona normal, mas quando eu coloco a noite no tanque pontei nem se mexe. Estou louco já.
Olá! Tenho um clio 2006, 1.6, 16 v, modelo egeus. Está c problemas no marcador. Tanque cheio marca certinho, à medida que baixa o combustível, antes mesmo de consumir a metade, o ponteiro oscila com abaixo do meio caindo pra reserva, deduzo que acima de 1/4 quase meio tanque já passa a marcar reserva direto, daí continuo abastecimento aos poucis e ando sempre com a reserva acesa sabendo que ainda tenho combustível suficiente, mas fico apreensiva se tiver fazendo uma viagem, sempre parando pra abastecer sem necessidade.
Já testei o painel, já testei sensor e já troquei a bóia q de fato estava encharcada, porém o marcador continua funcionando como antes que a bóia estava encharcada.
O carro está excelente, dou manutenção em tudo e passou a ser um desafio ver o marcador funcionando corretamente e eu rodar tranquila. Fiz o serviço com um profissional na minha cidade que não sabe me falar exatamente o q é e insinua defeito no painel. Ressalto q o teste de painel aprendi num tutorial e ensinei p ele, mesmo assim ele acha q pode ser painel e q o teste não elimina essa possibilidade. Acho é blefe do profissional pq não desmonta o painel pra ver, embora eu não me interesse q desmonte.
O q me sugere?
Olá Gina. Essa bóia precisa de uma regulagem em comum com o marcador quando é trocada. O link abaixo pode ajudar. Também peça que observem se o tanque está amassado.
https://www.maosaoauto.com.br/2016/07/como-regular-o-marcador-de-combustivel/
Boa noite. Tenhoum focus 2011 e quando encho o tanque o ponteiro fica um pouco acima de 3/4 e nao chega ate em cima. O mesmo desce muito rapido. Fiz a troca da boia mas o problema persiste. O que pode estar acontecendo.?
Obrigado
Olá Harlei. Peça que façam a regulagem descrita no post. No seu caso é necessário fazer, caso fizeram, tem que fazer os testes novamente no sensor.
Bom dia gostaria de saber pra que serve as marquinha do sensor de gasolina na embalagem. Troquei o meu sensor e estar marcando como estivesse cheio de gasolina?
Olá marcos. Pode ser que seja as marcas do procedimento de regulagem. Verifique com o instalador se ele seguiu estes procedimentos.
Olá tenho um polo 2003 e o marcador de gasolina só marca cheio já troquei o sensor e nada continua do mesmo jeito!!!ja comprei até um painel pra instalar mais aqui na cidade os eletricista querem cobra três vezes o valor do painel!!o que fazer ???faco o teste fora do tanque e ele enche e esvazia mais quando coloco dentro do tanque aí já era para de esvaziar fik sempre um quarto a baixo de tanque cheio.o que fazer!!!
Olá Alisson. Obrigado por participar no nosso site. Veja bem: se o ponteiro funciona com a boia fora do tanque, subindo e descendo acompanhando o movimento dela com as mãos, então não é problema no painel. Creio que seja ou na tomada dela, que muda de posição quando a boia é instalada (mau contato) ou algo dentro do tanque está mantendo a boia fixa como se o tanque estivesse cheio. Pode ser um fio, ou uma mangueira e até o tanque amassado. Vale a pena averiguar isso.
grato vou averiguar essa situacao
Tenho um gol g5 ai ele acaba a gasolina antes de entra na reserva oq pode ser
Olá Lucas. Pode ser ser defeito no sensor que maraca combustível. Tem que tirar ele e fazer alguns testes com a mão. Na maioria das vezes é defeito neste sensor.
Bom dia
Tenho um celta 2010 após retirar o painel para troca das lâmpadas, a partir disso o marcador de combustível não marca mais corretamente, será necessário retirar a bomba do tanque e recalibrar o painel na posição vazio?
Obrigado
Olá Tiago. Pode ser que seja sim. Fazer a regulagem é um dos caminhos para descobrir o defeito.
Boa noite Fernando,
Tenho um celta 2007, fiz a troca da boia do que, pois a mesma não estava funcionando.
Hoje fiquei na rua sem combustível, pois o marcado estava marcando incorretamente. Nao estava nem na reserva ainda.
Recordo que ontem o ponteiro marcava mais próximo da reserva do que hoje. Estava em terreno plano. As vezes isso influencia, dependendo do acostamento, subidas ou decidas.
Preciso fazer a regulagem que voce descreve no post ?
Estranho o mecânico desconhecer esse procedimento.
Obrigado.
Olá Fabio. Sempre fazem,os esta regulagem até por prevenção, nem todos os carros precisam dela. Mas os sintomas são bem claros, com o ponteiro completamente desregulado. O marcador do Celta tem esta particularidade de ser lento (principalmente se for digital). Seria interessante tirar a boia e fazer testes com a mão e observar se a resposta é imediata.
Muito obrigado Fernando.
Acabei esquecendo, bom ano novo para voce e para todos que aqui escrevem.
Fernando;
Tenho um Passat Alemão 95, troquei todo o conjunto da bomba e o marcador parou de funcionar. Funcionava perfeitamente anteriormente.
Devo seguir os passos deste post ou voltar somente com o marcador antigo (original)?
Olá Sandro. Vale a tentativa, mas inclua a desmontagem total e montagem antes de tentar a regulagem.
Bom dia meu caro! Tenho um pálio 98 (G1) e percebi que quando fisicamente está na reserva o painel ainda marca 1/4. Já fiquei sem combustível por isso. Esse procedimento ira funcionar para meu carro também?
Desde já obrigado!
Claudinei Monteiro
Olá Claudinei. Esse procedimento é mais aplicado quando se troca a boia, ou quando ela vai ser acionada pela primeira vez. Pode ser que aconteça, em outro caso, se alguém desligar a bateria ou a tomada da boia por muito tempo. Mas isso é raro. Tem que fazer um teste no sensor do seu carro que segue quase os mesmo procedimentos da regulagem. Ou seja: com o sensor na mão o técnico mexe no sensor e acompanha o que acontece no painel. Mas tem ser feito com segurança e experiência devido a proximidade de combustível. Normalmente se faz com o tanque na reserva.
ola Fernando, tenho um ford ka 2008 e ele ficou parado uns 40 dias por ter queimado a junta do cabeçote, estava sem dinheiro pra arrumar, daí depois de 40 dias arrumei o dinheiro e mandei arrumar, daí desmonta muita coisa, inclusive a bateria, e agora ele fica marcando de meio tanque pra cima, parece desregulado, o que fazer?
Olá vilmar. Primeiro tem que testar o sensor de nível de combustível. É um teste que se faz com a boia (sensor) na mão. Pode ser defeito nele, na fiação ou algo dentro do tanque segurando ele. A regulagem do post também pode ser feita.
Tenho um corsa 1.0 97, e quando comprei nao funcionava o marcador, colocava 30 litros e marcava la na reserva e o ponteiro sobe bem lentamente. Agora torquei a boia e continua a mesma coisa ponteiro lento na reserva. Fiz o teste com uma ponte entre os fio e o ponteiro sobe rapido. Percebi que as vezes com a ponte o marcador nao funciona ai eusl desligo a chave e ligo novamente ele funciona ate tanque cheio, isso na ponte, se eu repito o teste mais seguido o marcador tranca novamente, nem se move, teste feito com uma ponte entre fios do marcador. Não sei mais o que fazer? Tem algume regulagem para corsa ou trocar o relogio?
Olá Bernardo. Tente o teste da boia na mão ligada no carro. Ou seja: com a chave ligada e a boia na mão, mexa nela e acompanhe o que acontece com o painel. Ele deve responder aos comandos da boia. Se você colocar ela em 1/4 ele deve marcar isso, e assim por diante. Mas faça isso com segurança, tanque vazio, e longe da gasolina.Se ele marcar normal, verifique o estado da tomada e se algo dentro do tanque pode estar impedindo o movimento da boia.
Tenho fluence 2011, e ta assim, durmo com 1/2 tanque e acordei com quase 1/4… Troquei a boia esses dias, mas acho q não foi feita a regulagem. Continua fazendo a mesma coisa.
Olá francisco. Tenta a regulagem sim e também verificar se algo dentro do tanque está segurando a boia e o sinal para o painel.
Olá, bom dia!
Tenho uma Honda Fit 2009, quando coloco combustível, enchendo o tanque ou não a luz de reserva fica sempre piscando e o ponteiro desce todo. gostaria de saber se tem haver com a bomba de combustível que esteja colada ou é algo na elétrica?
Logo depois que o combustível baixa mais da metade essa luz oscila.
Desde já te agradeço pela atenção!
Olá Netho. Pode ser sensor de nível de combustível com defeito ou com a boia encharcada ade combustível. É bem comum de acontecer. Na troca tem que fazer a regulagem descrita no post. Também se deve verificar a tomada e se algo dentro do tanque impede os movimentos da boia.
Bom dia Sr Fernando , estou com um Palio que o ponteiro desce para baixo do vazio …ele ultrapassa a escala do vazio caso o sensor de nivel esteja ruim isso ocorre mesmo ?? Tenho duvida se pode ser problema no painel ??
Grato pela atenção
Oá Marcio. Grato por entrar no site. Tem que fazer um teste com o sensor na mão. O painel deve responder corretamente, não ultrapassando as escalas. Outro teste é desligar a tomada do sensor e reparar o que acontece no painel.
boa noite. tenho um siena fire 2007 1.0. o meu carro deu problema no sensor de combustível. Fui comprar o sensor e algumas lojas me disseram que tenho que comprar um igual aquele que estava, rodeia em varias lojas, mas não encontrei um igual. Na loja seguinte o vendedor me vendeu um diferente daquele dizendo que era a mesma coisa só mudava a marca. sabe me dizer se tem alguma diferença, digo a respeito de resistência em ohms na placa que fica dentro do sensor?
olá gelison. Se ela for indicada para o seu carro, então tem que funcionar normalmente. Igual somente original e na autorizada (vale conferir e comparar o preço). Mas aqui em Bh existem várias marcas de boias, algumas até famosas, que substituem a original.
tenho um fiurino, parou de marcar combustivel. Pergunta. Dá pra ver corrente no plug do tanque? Não é perigoso circular energia dentro do tanque?
Olá Eli. No caso do sensor é uma corrente negativa. A positiva vai para o painel, no marcador. Mas é perigoso sim, visto que o positivo da bomba está nesta tomada. Qualquer serviço ou teste nesse local deve ser feito com o tanque na reserva e depois de uma espera ao retirar a boia por causa de vapores.
Tenho um 206 1.4 ano 2008.
O ponteiro de combustivel marca quase meio tanque, mas na verdade , o tanque esta com um maximo de 10 litros,
ja retirei a boia , e ele continua marcando meio tanque, ja desliguei os fios , liguei a chave , desliguei a chave e ele volta a marcar meio tanque. ja testei um outro paniel no carro e ele marca a mesma coisa .
O que faço para corrigir este problema .
Olá Diderot. Tem que fazer o teste de painel com a bia na mão. Ou seja o painel tem que obedecer os comandos da boia acionada pela mão do eletricista.Se ele marcar normal, então algo está atrapalhando a boia de funcionar. Pode ser tomada com fio torrado, ou pinos tortos, e também algo dentro do tanque atrapalhando o movimento da boia ( ela fica submersa e não flutua). Mas se o defeito repete com a boia na mão, então tem que verificar a fiação até o painel.
Bom dia
Tenho um uno Mille fire 2005 que o ponteiro de combustível não marca nada, ele fica subindo e descendo o tempo todo que o carro está ligado, as vezes ele estabiliza mas volta a ficar subindo e descendo o que pode ser??
Olá Felipe. tem qu retira a boia do tanque e fazer um teste manual nela acompanhando a reação do marcador no painel. Também tem que fazer uma vistoria visual na boia. Ela pode estar cheia de combustível e assim fica subindo e descendo dento do tanque. Ela perde a flutuabilidade total.
Bom dia e se tipo de regulagem serve no peugeot 106 se não como fazer
Olá Leondres. Tem que tentar a regulagem do post. Caso contrário, se não funcionar, então tem que testar o sensor e observar se algo dentro do tanque está obstruindo o funcionamento correto dele, como tanque amassado. A tomada e a fiação tem que ser revisada, pois ela dobra quando a boia é instalada.
Boa tarde Fernando! Você sabe se o Peugeot 106 2001 tem esse fusivel shunt? Se souber, onde fica?
Olá Rogério. Ele é bem diferente dos outros e é evidente na caixa de Fusíveis da cabine. Mas não creio que esse modelo tem um. Vou pesquisar e te retorno. No 2002 não tem.
ola tudo bem
meu problema é que sempre quando ligo o carro marcador de combustível sempre marca 35 e 40 litros e nao sai dai
mesmo ele tando na reserve coloquei uma boia nova oque pode ser ?
Olá Anderson. Tem que acompanhar um teste com a boia na mão. Se faz os movimentos na haste acompanhando o painel. Se ele marcar de acordo com os movimentos, então o defeito pode estar na hora que de colocar a boia dentro do tanque. Algo pode estar obstruindo o caminho dela. Mas se o defeito repetir no teste, então tem que examinar a fiação e o painel. Mas é um teste que deve ser feito por um profissional e com o tanque na reserva.
Olá ,tudo certo?
Tenho um Fiesta 2012, troquei a bomba de combustível logo apos isso ele parou de marcar o nível da gasolina então fiz a troca do sensor e da boia ,mas mesmo assim não esta marcando ,apenas marca quando tiro e coloca a bomba no lugar ,assim que ando com a gasolina que contem no tanque e tenho que fazer o abastecimento novamente o ponteiro e o computador de bordo continuam apontando como se não estivesse gasolina no tanque, mas quando tiro a boia e testo fora do tanque ela funciona…O que pode ser,lembrando que comprei uma boia nova..
Olá Lucas. verifique o estado da tomada da boia e bomba. Mexa nela e repare se volta a marcar no painel.
boa tarde troquei o sensor de nivel do meu ford fiesta 2006, fiz o procedimento descrito acima de deixar tamque cheio tanque vazio, mesmo depois de tudo fica marcando 3/4 e não sai disso, oque faço???
Olá Washington. Se com a boia na mão o marcador responde as medidas da boia, então pode ser algo dentro do tanque impedindo o funcionamento dela. Verifique também a tomada externa e a fiação dela.
Boa tarde, tenho uma spacefox 2007 e o marcador de combustível as vezes marca correto, as vezes não marca e também as vezes marca errado. Eu noto que ele fica com cheiro de gasolina dentro do carro. O que pode ser?
bom dia tem um palio 2008 , o marcador de gasolina parou no meio e não desce mais conforme vou usando o combustível do carro. oque seria ?lele estava no primeiro ponteiro abasteci e ele foi para o meio e não desceu mais.
Olá elton. Pode ser defeito no sensor (boia) que vai dentro do tanque. Para descartar problema no painel, tem que desligar a tomada e verificar se o ponteiro cai. Se ele cair se faz o teste na boia com ela na mão e movimentando a haste. O ponteiro deve acompanhar o teste. Também pode ser algo dentro do tanque impedindo a boia de funcionar.
Olá, fiz o motor do meu ka 2008, e no processo ficou sem a bateria por 1 dia e desregulou o marcador de combustível (antes do processo estava normal) fiz os testes acima e ñ adiantou, tem hora que ele marca meio tanque, outra hora marca 80% cheio, outra hora 30%, e a boia eu troquei a pouco tempo, o que fazer?
Olá Vilmar. Você desligou algum fusível ou a bateria antes do procedimento?
Boa tarde! Tenho um fiesta 97 e ocorre que qdo ligo o ar interno os ponteiros do combustível e da temperatura começam a subir e vão até o máximo e aí qdo desligo o ar eles voltam na posição normal. Já recorri a várias autoeletrica e nada. Se alguém puder me dar uma dica desde já agradeço!
tenho um gol g5 e o marcado naomarca certoou seja ele desce muito rapido e as vezes retorna a posicao anterior ou seja fica oscilando e nao e preciso segundo um tecnico disse que o mesmo tem que ser comprado pelo chassi do carro caso contrario naomarca correto
bom dia , tenho um palio 2008 troquei o tanque de combustível e o antigo era 48 e o novo veio com 65 tem que fazer alguma regulagem na boia ou vai marcar normal?
Olá Leonardo. Vai ter uma variação, principalmente se o tanque for muito diferente na altura. O correto é comprar a boia para o seu tanque. Consulte a autorizado por telefone sobre o número dessa boia e compre no paralelo.
Meu carro qd coloco gasolina no meio tanque. ..qd paro ele em uma subida o ponteiro do marcador de gasolina desce pra reserva e fica apitando como se estivesse na reservá. …O será. ..
Por favor nos ajude ???
Olá Neiva. Tem que retirar o sensor de nível de combustível (a boia) que vai dentro do tanque e fazer alguns testes nele muito parecidos com a regulagem do post. Pode ser defeito nele ou algo dentro do tanque atrapalhando o funcionamento da boia.
Olá Fernando, tudo bem? Tenho um new beetle 08, a marcação de combustível dele, fica incoerente (marcando menos), quando estou em uma subida muito inclinada. Já comprei o sensor de nível, estou esperando chegar, tem alguma recomendação que devo falar ao mecânico? Será que é o sensor mesmo? A regulagem se aplica ao meu carro? Devo ir de tanque vazio? Desculpa tantas perguntas, obrigado!
Olá Bruno. A regulagem deve ser feito em todos os veículos mais modernos. Ela serve até como teste do marcador. Ir de tanque vazio ou menos da metade ajuda na retirada da boia evitando vazamentos.
Olá Fernando tudo bem , tenho um Fiat brava 2000 que toda vez que vira a chave ele fica mostrando que tem X de combustível , se eu desligar e ligar de novo mostra que tem y , sempre acontece quando ta abaixo de meio tanque , a bomba foi trocada recente , o que poderia ser
Olá Thommas. Pode ser que precise regular o sensor de combustível com o painel. Quando trocamos ele a regulagem quase sempre é necessária. Como mexeu na bomba pode ter afetado o sensor. Outra possibilidade é algo dentro tanque estar atrapalhando o funcionamento da boia.
Olá Fernando, tenho um Celta 2001 e troquei a bomba de combustível(que estava com vazamento na tampa) por outra completa semi nova, a anterior estava marcando 3 barras(digital) e quando coloquei a outra o marcador foi para 6 barras (o marcador máximo do celta é 7), o que eu fiz, fui guiando normalmente e não acusou falta de combustível quando chegou até a última barra que ficou piscando mas sem o carro acusar qualquer anormalidade, mas, para não ter problema abasteci, coloquei 17 lts e o marcador foi para 6 barras, posso ficar despreocupado com isso?
Boa Noite! Amigo tenho Omega australiano 98/99 v6 3.8, tenho ele á dois anos, já peguei ele marcando tanque cheio, esse mês comprei um sensor novo, e estar marcando sua resitênçia, coloquei ele mas continuou marcando tanque cheio. Amigo já não sei que fazer. levei o carro alguns dias atrás o cara colocou um aparelho por baixo do carro, creio eu que seja na bomba onde vai os fios, ele falou olha ai no painel que vai marcar tanque cheio logo após tanque fazio e por fim meio tanque. cara eu fiquei absmado com o aparelho, ele falou que o problema não era no painel mais sim no sensor de gasolina, então comprei o sensor mais continua o mesmo jeito. poderia me dar LUZ. Esse sensor voce sabe me fala qual é a resitênçia correta.?
boa tarde, tenho um Fiesta 2003 e o painel não marca corretamente, troquei a boi mais não fiz esse teste, vou realizar o teste mais se não resolver o que pode ser?
Olá samuel. Quando se faz esta regulagem o painel deve acompanhar. Se depois com tudo no lugar, não resolver, então tem que examinar a fiação da tomada e dentro do tanque.
Boa noite amigo!
tenho uma parati bola 98 1.6 ap
e nao tava marcando corretamente tava com a boia travada ai comprei uma nova troquei fiz a regulagem do post…mas nada acontece ta ta marcando errado ainda acabo a ggasolina cmg nao tava nem na reserva ja olhei fiacao parece esta tudo e testei painel tmb ta ok… fiz o teste da boia fora funciona normalmente mas so colocar no tanque q dai nao funciona direito. Sera que pode se a posicao dentro do tanque?
Olá Willian. No seu caso a regulagem do post não é necessária. Verifique se a tomada está ok, se ela altera a medida ao ser manuseada. Também verifique se o tanque está amassado ou se algo dentro dele impede a boia de subir, ficando presa na reserva. O flutuador também tem que ser novo.
boa noite tenho um Siena 2003 troquei a boia de combustível mais agora não marca reversa mais o eu te o fazer sincronismo da boia como o c3 e c4 ou não
boa noite eu tenho um Siena 2003 tinha dado defeito na boia e troquei por uma nova , mais agora com 15 dia ela não marca reversa o que devo fazer . sincronizar nos três ponto baixo . médio. alto
Olá Ednaldo. No caso do Siena basta fazer o teste coma boia na mão. Se marcar corretamente, então é algo que acontece quando o sensos entra no tanque, como um fio que dobra, tanque amassado na parte de baixo, ou algo dentro do tanque impedindo a boia de abaixar toda. Pode ser defeito na boia nova também.
Boa noite, fiz a troca da boia do meu uno ex 2000 pois o mesmo marca a hora que quer e volta e meia da uns loco nele, mas fiz o teste da boia nova hj fora com a mao e nao mexe nada no painel, o ponteiro fica caido ate o final sem marcar reserva nada, fica morto, nos dois fios que saem da boia Preto e azul no meu caso tem lado ou tanto faz? Negativo e positivo no caso, e o que poderia ser fiaçao ou painel?
Boa noite Fernando. Estou com um problema com o marcador de combustível – Hilux 2014 – foi verificado a boia e constatado que o defeito está no marcador do painel, que quando chega na metade parece que trava, ou fica marcando mais combustível do que tem no tanque. Sabe de algum procedimento ou algo que possa me ajudar.
Conseguiu resolver seu problema? estou com o mesmo…..
Obrigado
Tenho um Peugeot 206 e fiz o procedimento do post e com a bomba fora, o marcador marca normalmente, cheio, meio tanque e vazio, porém após a instalação somente marca tanque cheio. O que pode ser?
Ola Fabio. Pode ser algum fio que apresenta defeito quando a bóia é instalada. Verifique a tomada e seus fios. Também tenha certeza se a bóia está livre dentro fo tanque ou algo mantém ela na posição de tanque cheio.
Estou com um problema com o marcador de combustível – Hilux 2014 – foi verificado a boia e constatado que o defeito está no marcador do painel, que quando chega na metade parece que trava, ou fica marcando mais combustível do que tem no tanque. Sabe de algum procedimento ou algo que possa me ajudar.
Olá Agnaldo. Se testaram a boia na mão e se o ponteiro continua marcando mesmo com a boia de tanque desligada, então o defeito está entre a tomada do sensor ate o painel, com a possibilidade de ser defeito no marcador.
Olá Agnaldo eu tenho exatamente mesmo problema que você ! Você já resolveu ?? Se sim me ajude por favor
Boa noite Fernando! tenho um gol ap 1.6 96. Sempre fiz uma média dele de 7 km por litro sempre controlando pelo painel o nivel. Esses dias o sensor pifou e na hora de fazer a troca verifiquei que eu estava quase de tanque cheio hehehe… Depois de trocado o sensor, já funcionado o marcador… deixo a gasolina chegar na reserva e entao coloco 12 Litros e vejo que o marcador chega a quase meio tanque, mas ando 80 km e ele ja ta quase na reserva de novo..la vou eu e coloco mais 12 litros e la vai ele marcar quase meio tanque de novo…. 12 litros e andar somente 80 km não ta normal, e creio que tem mais gasolina ali pq é só colocar 12 litros que ele marca meio tanque e acho meio impossivel andar somente 80 km com 12 litros. Pode ser problema na boia já que o sensor é novo? Pergunto pq gosto desse carro, é antiguinho e básico mas é bom de motor e a mecanica ta toda certinha e as vezes penso em me desfazer dele só por causa da economia na gasolina. Se puder responder fico agradecido. abs
Olá Giuliano. Obrigado por participar no site. Um teste de painel e sensor pode ser feito com a bóia na mão imitando o funcionamento dela dentro to tanque. O marcador do painel tem que responder igual. Meio tanque na bóia (na mão) meio tanque no painel e assim por diante. Mas é um teste que tem que ser feito com cuidado e tanque na reserva. Lembre-se que haverá energia por ali. Também pode ser fundo de tanque amassado e assim interfere na marcação.
Obrigado pelo esclarecimento Fernado
Alias, na boia nao seria né pq ela ja vem junto com o sensor.. poderia ser qual outro o problema?
Ola Boa tarde amigo eu tenho um honda fit 2008 o ponteiro de cumbustivel ficava ocilando . porem troquei o sensor de combustivel quando eu ligo o carro ele marca normal passa uns 5 MINUTOS ele cai como se tivesse o tanque vazio o que pode ser ?
Boa tarde fernando tenho um honda fit 2008 o marcado de combustivel ficava ocilando , troquei o sensor de combustivel agora quando eu ligo o carro ele marca normal passa 5 minutos ele cai novamente o que pode ser meu amigo ?
Olá daniel. Pode ser a regulagem do post que faltou. Se você fez ela. verifique a fiação da tomada que entra na boia e na bomba. Pode ser um fio bambo ou até quebrado, principalmente nos contatos e dobras do chicote.
Olá boa noite!
Tenho um Gol G4, marcador não saia de meio tanque, e já enguicei por causa disso, com a boia na mão ele funciona mais quando coloco a bomba no tanque ele trava e não marca mais! Já veio pra mim assim este carro! Como faço os procedimentos?
Olá Paulo. Primeiro faça os procedimentos do post. Depois verifique a fiação da tomada da boia que pode estar interrompendo quando é instalada. Algo dentro do tanque também pode estar segurando a boia e assim ela não marca. Mas faça isso com o tanque na reserva e com muito cuidado.
Boa noite o sensor k mostra o nivel de combustivel no meu carro nao esta a sircular tentei tirar a boia liguei directo ela sobe e tirei alevantei fora do tanke subiu mas kuando conecto ja nao da sinal pesso ajuda por favorcar
Olá Carlos. Verifique a tomada que encaixa na boia e seus fios. Podem estar com mau contato no momento que muda de posição.
Boa noite Fernando, o sensor de combustível da minha Nissan Livina 2010 parou de funcionar, então comprei outro pela internet e substitui pelo danificado, porém quando o tanque está cheio o ponteiro marca na metade e quando o tanque está na metade ele marca como se estivesse vazio. Tentei seguir os procedimentos do post, porém não funcionou no caso do segundo. Ja no primeiro não consegui encontrar o fusível shant da BSI que vc falou. Tentei desligar a bateria por meia hora e depois fazer o procedimento, mas não deu certo. Vc teria alguma ideia do que posso fazer?
OLá Marcio. Primeiro temos que saber se o teste com a boia na mão correspondeu no painel. Ou seja: se o marcador de combustível acompanhou corretamente os movimentos da boia ou sensor na mão. Se acompanhou, então tem que marcar dentro do tanque. O fusível BSI é mais da linha francesa. Mas ele é bem destacado em relação aos outros.Se marcar corretamente, então pode ser algo dentro do tanque atrapalhando a boia oi fios da tomada que ficam com mau contato quando no lugar.
Bom dia Fernando, tenho um gol GV 2010, o marcador de combustível oscila demais, quando estou na subida chega a cair na reserva, quando fico no plano novamente o ponteiro volta para o lugar que ele estava, geralmente pro primeiro ponto dps da reserva.
Já troquei o sensor e permanece assim, o que pode ser?
Olá paulo. Tente a regulagem do post. Repare se o defeito se repete com a boia na mão fazendo os movimentos de tanque baixo, no meio, e cheio.
Olá tenho um Ford Ka 2004 o velocímetro e indicador de combustível nao jestá mostrando nada pode me ajudar
Ola Alexandre. Pode ser defeito separado. Para comprovar tem que fazer testes no cabo ou sensor de velocidade e também no sensor de bóia que fica no tanque.
BOA NOITE, TENHO UM FIESTA 97/98,E DO NADA PAROU DE MARCAR O COMBUSTIVEL, PISCA ALERTA, BATERIA E OLEO QDO LIGO A IGNIÇÃO, O QUE PODES SER?
JA VERIFIQUEI FUSIVEIS E RELÉ.
OBRIGADO
Olá Washington. Outra possibilidade valem de fusível é a tomada atrás do painel e o contato de ignição. Mas o fusível tem ser testado. Somente uma inspeção visual pode enganar a gente.
bom dia Fernando!Meu caro tenho um focus 2004 torquei o sensor de nivele com so a chave ligada o ponteiro marca certo mas qd fuciono o carro e ponterio estando em 3/4 cai pra 1/2 ou qd ta cheio cai pra 3/4 isso com o carro ligado mas qd desligo o mesmo q demoro um pouco e ligo so a chave ele volta a marcar certo mim ajuda ai????
Olá Amarílio. Tente a regulagem do posto depois de desligar o negativo da bateria por 10 minutos. Mas observe se seu radio exige code. Também mantenha a chave do carro desligada durante os 10 minutos.
Olá.
Quando completo o tanque
O marcador fica marcando 1/2tanque.
A medida que rodo ele vai baixando o nível.
Isto depois que um mecânico mexeu no carro para tirar um problema do alarme.
A boia era nova.
Ola Luis. Dificilmente o problema tem relação com o alarme. Tem que retirar a bóia e fazer um teste com ela na mão e observando se marca corretamente no painel. Quase sempre é defeito nela, mesmo sendo nova. Também pode ser fiação ou algo dentro do tanque impedindo o funcionamento dela. É um serviço de oficina e com o tanque perto da reserva.
Oi Fernando.
Segui tuas instruções e consegui resolver o problema.
Realmente tinha uma peça impedindo o movimento total da bóia.
A mangueira da bomba elétrica estava mal colocada.
Eu mesmo fiz a reinstalação e deu tudo certo.
Obrigado.
Olá Luis. Que bom que resolveu 🙂
Tenho um fiesta 2005.troquei o sensor de nível ele continua com o mesmo defeito , será que tem que escanear o módulo
Olá Al Tamir. Isso pode significar que o feito não é no sensor. Pode ser algo dentro do tanque impedindo o funcionamento da boia, tanque amassado e por fim defeito no painel. O teste consiste em movimentar a boia fora do tanque observando se o painel marca corretamente. Mas tem que ser feito com segurança e tanque vazio.
Boa tarde amigo meu carro é um siena 98 e abaixo do marcador de combustivel tem uma luzinha laranja quando voce liga o carro a luz não apaga é o que poderia me ajudar
Ola José. Pode ser defeito no sensor de combustível que não apaga essa luz. Tem que retirar ele e fazer um teste com ele na mão.
Ola, troquei o sensor de nivel do siena 2013 EL 1.0, mas não esta legal. depois que entra n reserva o carro faz uns 150 km ainda. dai vu abastecer e vai somente uns 40 a 42 litro. o que pode ser?
Oi boa tarde tenho um ciena 2010 flex o marcador de combustível so tá marcando reserva já troquei a bóia e testei ela fora do tanque e funciona normal quando boto ela no lugar não funciona dá uma ajudinha ai
Olá Roni. Pode ser fio da tomada quebrado ou algo dentro do tanque, como uma mangueira da bomba, impedindo a bóia de subir com a gasolina.
Boa tarde Fernando, tenho uma TR4 2009… usava sistema com 2bombas, 2boias e Módulo Eletrônico (que queimou e custa muito caro na Concessionária)!!! Troquei pra um de sucata TR42011 com 1bomba 2boias e sem Módulo que tá funcionando muito bem!!!
Problema: o visor no painel não está funcionando, mecânico diz que precisa de um conversor/módulo pra que o painel digital reconhece o sinal analógico que as boias/sensores mandam!!! Faz sentido isso?
Teria alguma informação sobre que conversor devo utilizar? Obrigado e Parabéns pelo artigo e respostas muito objetivas
Boa tarde Fernando. Obrigado pelas dicas.
No meu caso o marcador responde aos comandos da bomba montada fora do tanque, porem quanto está dentro do tanque em funcionamento não abaixa para menos de 1/4 de combustível e então não sei se o carro está ou não na reserva.
Meu carro é um GM Classic 2014 e na caixa de fusivel não tem o tal de shunt que você ensina aqui, o que posso fazer então?
Olá Marcos. Pode ser uma mangueira dentro do tanque “segurando” a bóia. Vale verificar. Mas tem que ser com tanque na reserva.
Olá boa tarde Fernando tenho uma celta 2012 há troquei o sensor de combustível 2 vez e guando o carro ta andamento o ponteiro hora sobe um pouquinho hora baixa um pouco fica guando tou na descida Eli almenta guando tou na reta eli baixa fica trocando de posição eu fico perdido sem saber guanto tenho de combustível no carro
Olá Paulo. Se for marcador digital a bóia tem ser original. Mesmo assim esse marcador é muito sensível e apresenta variações com movimentos bruscos e demora um tempo para marcar o correto. Procure uma autorizada e converse com o mecânico antes de levar. Muitos aceitam conversar até por telefone.
Bom dia. Tenho um Palio 97 1.5. o ponteiro de combustível fica doido subindo e descendo quando ligo o carro. Troquei a bóia de combustível, mas continua esse problema. O que fazer?
Boa noite, tenho um siena 2001, meu marcador de combustível, fica descendo ao ponto de reserva e subindo ao ponto correto toda hora, as às vezes que logo o carro ele fica marcando que o combustível está na reserva, e depois de oscilar várias vezes ele chegar ao ponto correto, mas mesmo continua oscilando.
Olá Thiago. Tem que testar a bóia que vai dentro di tanque. Pode ser defeito no sensor ou bóia encharcada de combustível.
boa noite ,tenho um Honda fit 2004 aut o combustivel esta acabando e ainda marca 1/4 .
já troquei a boia e continua do mesmo jeito .
Ola Boa tarde,
tenho um Fiat Mobi, estou colocando combustível nele e do nada apaga o marcador tipo que esta vazio o tanque, o que pode ser
Olá Janiana. Pode ser tomada da bóia bamba, defeito na bóia ou no painel, que seria mais raro
Boa tarde Fernando, tenho um New Fiesta 2011 quando vou colocar combustível nele, não chega encher o tanque pois está na reserva e consigo somente colocar 40 50,00 dependendo da quantidade que tem de combustível. Ele trava, não deixa mais colocar combustível e se insistir até vaza. O que pode ser?
Olá Letícia. Tem que conferir o sensor de nível de combustível. Ele pode estar marcando errado. Nesse caso tem que retirar ele do tanque, testar manualmente e conferir por alto quanto tem de fato de combustível.
Passei o aparelho.no.meu Honda fit 2010 e apareceu o código P0463 que significa Quando o módulo de controle do trem de força (PCM) recebe um sinal de entrada do medidor de combustível (ou sensor de nível de combustível) maior do que o nível real de combustível no tanque de gás, ele armazenará um código P0463 e a luz do mecanismo de seleção em. Troco a peça por uma original ou faço esse teste?
Se acusou defeito no sinal do sensor pode ser defeito nele ou algo empurrando ele dentro do tanque. Um teste manual e lento com a haste pode ajudar. Mas o tanque tem que estar na reserva, bomba desligada e feito com muito cuidado para não vazar combustível.
Boa noite Fernando, eu tenho um gol bolinha at mi 97 1.0 8v, troquei a bomba de combustivel e a bóia, acontece que quando quando chega no meio o ponteiro já foi 20 litros e 30 litros quando chega na reserva, o correto do tanque de 51 litros não é quando consome 30 littros chegar no meio tanque o ponteiro. Ou seja quando chega na reserva ainda tem 21 litros para consumir. como faço para resolver.
Olá Joab. Se a bóia for nova, inclusive o flutuador tem que testar o marcador. Mas pode ser algo dentro do tanque segurando a bóia.
tenh um prisma 2015 e usava somente etanol,a troquei por gasolina e fui viajar mas o marcador digital estava no zero e luz de gasolina ascendendo pedindo pra abastecer,sendoq estava com tnque cheio,no outro dia o carro demorou pra ligar entao chamei um mecnico e ele passou tipo de um raster pra avisa o carro que o combustivel agora seria a gasolina,ai o carro voltou a funciona normal na hora de ligar ,porem o marcador digital continua nao marcando nada de combustivel e as vezes o carro falha um pouco, se puder me ajudar agradeço
Olá Bruno. Quanto a falhar ainda pode ser pela mudança de combustível e deve melhorar. Já o marcador, tem que tirar o sensor de gasolina do tanque ( bóia ) e fazer testes na mão comparando com o painel.
blz fernando ,agradeço sua atençao
Boa tarde Bruno!
Tenho uma montana 2014! O sensor foi trocado a 1 ano atras na concessionária e nunca marcou corretamente!
Agora piorou, com o tanque cheio, fica pedindo para abastecer e o ponteiro sempre fica na reserva!
bom dia, tenho um celta 2007 / 2008, troquei o sensor que o fabricante pede e não da certo, fica marcando so na reserva, alguem sabe me ajudar, pois foi posto sensor da ds, outras marcas e nada, sempre marca reserva, foda do tanque ele marca normal, tanque na reserva e taque cheio, to quase desistindo.
Olá Wilson. Se ele funciona fora do tanque então te algo errado ao instalar. Pode ser os fios que dobram e para de marcar, tomada, ou até algo dentro do tanque impedindo a boia de subir, como uma mangueira da bomba.
Amigo tenho corsa frente montana 1.8, rapaz trocou sensor do combustivel pórem ele disse que eu quase nao tinha combustivel, ai ele trocou fui no posto coloquei 6 litros, e nada, ai ele disse que o correto seria colocar meio tanque, procede?
Olá Marciel. É possível. Já vi isso no Celta. Alguns sensores precisam de mais volume para começar a marcar. Outra possibilidade é testar o sensor na mão observando o painel. Mas acredito que ele tenha feito isso.
Olá Fernando ! Tenho um Cruze Hatch 1.8 Flex 2014 ! Troquei a boia de combustivel do tanque e completo o tanque para ficar 100% cheio e o ponteiro marcador de combustivel insiste em só marcar 3/4 do combustivel, mesmo com o tanque topado. O que tenho que fazer para resolver este problema ? será o ponteiro do painel com defeito ou a boia com defeito ? O mecanico disse para mim que a válvula solenoide canister está com defeito, será que pode ser isso ou não tem ligação ?
Olá Edson. O canister tem outra função. Ele trabalha com a mistura de combustível. No seu caso pode ser o sensor de combustível mal posicionado dentro do tanque, principalmente se o defeito é diferente de antes da troca. Sugiro primeiramente reinstalar o sensor.