Luz do ABS acesa no painel
Alguns veículos vêm equipados de fábrica com uma peça introduzida no sistema de freios. No Brasil é conhecida como ABS, que são as iniciais para o termo alemão “Antiblockier-Bremssytrem” que é um mecanismo que evita o travamento das rodas quando o freio é acionado bruscamente. De fato, foi um avanço em termos de segurança automotiva.
Como é um equipamento que interfere na segurança, este texto é para explicar, e o que fazer, quando a luz amarela do ABS acende “do nada” no painel do seu carro. Uma pane no sistema ABS vai diminuir a eficiência do freio e o tempo de desviar de algo. Portanto, se esta luz acender, o carro deve ser levado até uma oficina de preferência especializada em ABS. A Luz do ABS acesa é porque surgiu um defeito, e o sistema tem que ser inspecionado.
Somente através do um de um Scanner que o especialista vai descobrir o defeito, ou que causou este defeito. Então, o “talvez seja isto” é especulação e o o sistema de freios do seu carro não é uma simples lâmpada onde se permite errar um diagnóstico. Uma maneira de evitar danos é procurar um profissional experiente em ABS quando for fazer algum serviço relacionado aos freios, como trocar as pastilhas, por exemplo. Neste caso não é um serviço simples e pode danificar seriamente o ABS do seu carro. Equipamentos especiais serão necessários para trocar estas pastilhas.
Luz do ABS acesa: avarias possíveis
- Fusíveis
- Curto no sistema elétrico
- Roda fônica (mas somente quando acontece um acidente ou ela é atingida em um impacto)
- Comando ou central do ABS
- Sensores de rotação (do ABS)
- Baixo nível do fluído de freios (vazamentos ou desgaste das pastilhas)
Muitas vezes, sensores do ABS são trocados, mas a luz continua acendendo. Isto significa que outros componentes podem estar afetando o desempenho deste sensores. Mas em alguns casos a luz do ABS pode acender por um motivo mais simples que não implica em troca de peças. O ajuste do freio de mão, por exemplo, pode fazer esta luz acender. Mas até esta condição e regulagem, deve ser verificada por um mecânico. Quando a luz de óleo do nosso carro acende, não procuramos um mecânico? O mesmo se dá com a luz do ABS. Abraços a todos.
O freio ABS do seu carro é muito mais do que uma luz amarela com as siglas dele que aparecem no seu painel. De fato o sistema ABS é um conjunto de freios bem diferentes do que os “normais”. Tivemos uma inovação. No Brasil foi repentina, como tudo que é inventado e testado no exterior. É evidente que sua manutenção, mesmo que a simples troca de pastilhas, é bem diferente de outros. O freio ABS e sua manutenção exigem cuidados especiais.
Quando o ABS é acionado?
Esse tipo de freio permite que o carro pare rapidamente e em segurança em estradas escorregadias, por exemplo, ajudando o motorista a dominar a direção. O ABS maximiza a frenagem. Através de sensores nas rodas o sistema consegue identificar se uma delas está travando na hora da frenagem e interfere através de válvulas anulando esta “travada” na roda em questão. Resumindo: ele permite que o motorista consiga frear e dirigir ao mesmo tempo.
O que acontece se desligar o ABS?
Simples. A qualidade da freada vai piorar. Pode acontecer do motorista perder o controle do carro e até travar as rodas pelo freio. Então não se deve desligar o ABS do nosso carro. O pior é já peguei em minha oficina em Belo Horizonte, veículos que simplesmente desligaram o ABS.
Como deve ser a manutenção da luz do ABS acesa?
São manutenções específicas para o sistema ABS.
Toda vez que ligamos a chave do carro, um computador automaticamente faz um teste nos sistemas eletrônicos do carro. Esse teste inclui o ABS. Se durante o teste ele descobrir algum defeito, a luz de ABS ficará acesa no painel. Nesse momento o ABS não funcionará, mas apenas os freios normais.
Os defeitos apurados pelo comutador podem ser: bomba ou válvula hidráulica que não respondeu ao sinal enviado. Então, um computador externo ou scanner deve ser usado para descobrir ou comparar os defeitos antes de reparar.
Troca das pastilhas de freio
Quase todas as pastilhas de freio em carros modernos tem um sensor que avisa o momento da troca. No caso de freio ABS isso é essencial pois a pastilha não pode ficar no “osso”, quase raspando partes no disco. Trocar as pastilhas como é feito em um carro sem ABS pode danificar seriamente o sistema. A luz de ABS no painel acende imediatamente após um serviço desses, também deixando o ABS inoperante.
Isso acontece por uso de ferramentas e mão de obra inadequadas. No caso do ABS um scanner deve liberar as pinças de maneira eletrônica e não com o uso de uma chave de fenda, como se faz em um freio comum. Sérios danos nas partes hidráulicas, incluindo a central do ABS, podem ocorrer. Além da troca, uma limpeza minuciosa deve ser feita e a remontagem é detalhada para não danificar mangueiras e flexíveis por onde passam o óleo de freio.
A dica é: ficar atento a manutenção recomendada; não rodar com a luz do ABS acesa, e sempre procurar mão de obra e oficina especializada em ABS, mesmo que seja para uma manutenção básica.
Como usar o ABS do seu carro
Tudo é comandado por uma central eletrônica que recebe sinais de sensores instalados na roda, determinando qual é a melhor pressão que os cilindros de freio devem receber da central hidráulica que também compõe o sistema de ABS.
Muitas vezes a luz do ABS acende exatamente por causa destes sensores que talvez tenham que ser substituídos. Mas isso também envolve a qualidade das peças que colocamos no nosso carro durante uma manutenção, por exemplo. Por isso os pneus, pastilhas e outros componentes do freio devem ser os recomendados pelo fabricante.
ABS e sua manutenção
A manutenção de ABS deve ser feito por especialistas no sistema. Caso contrário pode simplesmente anular o ABS do seu carro. Uma simples troca de pastilha pode comprometer o ABS acendendo a luz no painel, e apagar a luz com Scanner não vai resolver. Ela logo acende novamente. Ferramentas especiais são necessárias para o reparo.
Dica para usar corretamente o ABS do seu carro
- Quando a freada é de emergência, ou uma parada súbita, o motorista vai sentir uma leve pulsação no pedal dos freios. Esse é um sinal que o ABS entrou em ação.
- Mas não solte o pedal e continue apertando para que a frenagem continue a acontecer e o carro usufrua das vantagens já citadas do ABS.
Esta ação vai possibilitar desviar de objetos ou obstáculos com mais facilidade, pois as rodas não travam. Mas tenha em mente que esse sistema não significa segurança absoluta em uma freada, mesmo que tenha a sensação de habilidade ao volante. Por isso, sempre respeite a legislação, principalmente a parte de manter a distância regulamentada do veículo que vai a frente. Dirigir com atenção ainda é o melhor meio de prevenção de acidentes.
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É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. ABS também tem componentes elétricos como visto acima. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
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Boa tarde! Minha pergunta nao tem a ver com a postagem… Tenho um fusca 71 e devido o alternador não dar carga na bateria ela descarregou… Comprei um carregar portátil de carregamento lento… Gostaria de saber se tem algum problema em retirar a bateria para deixar recarregando durante a noite, pois a garagem nao fica próximo a minha casa.
Desde ja agradeço.
Olá Sandra. Não, Não tem perigo algum. Antigamente isso era feito com fuscas e outros. Apenas fique atenta a como retirar ela do carro. Comece sempre soltando o negativo e depois o positivo. Na hora de instalar, vc liga primeiro o positivo e termina no negativo. Quanto a a carga compre um bom carregador de 10A Obrigado por participar.
Abs de meu Volvo acendeu e o carro não passa de 80. Scanner indica problema sensor de velocidade roda dianteira direita. A troca do sensor normaliza tudo?
Olá João. Teoricamente sim, pois este sensor é uma das peças que podem exigir substituição no ABS. Mas deve ser feita por oficina especializada em ABS devido a regulagem que deve ser feita. Lembrando que depois do serviço a memória do ABS deve ser limpa pelo Scanner.Exija a garantia do serviço com a trocada peça. Abraços.
Troquei 4 pastilhas e retirei ranhuras no disco de freio Volvo xc 60 com 90K km. Ocorreu que após 50 km de uso o ABS acendeu . Veriiquei que existe pequeno um só barulho tipo “toc” em alguma roda que não continua depois que começo a andar lentamente no engarrafamento e também um leve barulho tipo arranhado, que também não continua quando freio devagar com um lado do carro em um desnível. Não identifiquei perdas de potencia do veículo.
Poderia orientar possíveis prováveis causas para inspeção antes de eu voltar para a oficina que trocou as pastillhas ?
Fernando
Levei numa oficina conceituada, trocaram o sensor, adquirido na Volvo da Barra é até agora tudo normal. Só não andei muito com o carro ainda mas deram a devida garantia.
Obrigado pela atenção e força.
Abs
João Direnna
Ao passar o scanner no meu Fit 2008 informou falha no motor da bomba. O que seria esta falha no ABS? Que bomba seria essa? Tem ideia de valores para este reparo?
Olá Leonardo. grato por participar. Pelo o que eu entendi, esta bomba é a do ABS, aquela que fica cheia de canos saindo e é bem visível no compartimento do motor. Ela pode estragar por vida útil ou por troca de pastilha sem o equipamento apropriado. Até mesmo pastilha muito gasta pode estragar esta bomba.
O preço varia entre 300 e 800 reais, dependendo do local. Mas a sujestão é trocar a peça comprada pela oficina, exigir a nota dela e a garantia do serviço. Assim toda a garantia fica concentrada em apenas um lugar. E negociar sempre.
Tenho um Q3 2017 e acenderam todas as luzes amarelas de freio, mais a de pressão dos pneus, o que pode ser???
Olá Danilo. A pressão dos pneus tem que ser medidas e tem que usar as referências do manual. Quanto as luzes dos freios,ser for ABS tem que escanear para testar. Pode ter danificado algo.
Troquei apenas um dos rolamentos da roda dianteira da Strada. Este rolamento é com ABS Magnético.Logo a pós a troca o veiculo foi ligado em suspensão e a luz do ABS não apagou. A luz teria que apagar mesmo com o carro suspenso?
Olá Luiz. Se a luza continua acesa, então tem que passar um aparelho apara apagar e observar se não acende mais. Quanto ao carro suspenso e uma relação com a luz acesa eu desconheço. Muitas vezes somente por retirar o sensor a luz do abs acende.
Estou com um Fox 2014,eu ando a 110 por hora ele acende a luz do ABS e o ponteiro de velocidade deixa de marcar,assim como a kilometragem não marca,já levei na concessionária,disseram que era o rádio,e zeram tirei o rádio e o problema voltou novamente.O que eu faço?
Olá Anselmo. Peça que verifiquem os sensores de ABS que vão nas rodas do carro.
Boa tarde . Estou com ABS do spacefox acesa o que pode ser, ja troquei pastilhas seguindo todas as orientações, Retirei os sensores e medir com multimetro e achei diferenças entre eles que são da mesma marca, pode ser essa diferença.
Olá Rogerio. Sim, pode ser essa diferença a causa. mas um computador tipo Scanner vai revelar o defeito ou mesmo apagar a memória.
Comprei uma Ecosport ano 2013/1014 e ligueis som dela pra ouvir música e de repente apareceu ABS indisponível noque seria isso ?
Existe alguma relação entre o abs e o combustível do carro?
Olá Soraya. Diretamente não. O ABS é relacionado exclusivamente ao freio do carro. A luz pode acender se uma pastilha de foi trocada de maneira errada, sem a a ferramente adequada, ou por algum problema no sistema de ABS. Mas pode ser problema de painel, o que seria um defeito elétrico.
Tenho SpaceFox 2012 depois que ultrapassa os 100 km por HS acende a luz do ABS do freio de mão o ponteiro cai pra zero e os kms que estavam permanecem posso rodar ex 100 que não vai mudar a quilometragem na hora que ele acendeu a luz se desligar o carro volta marcar normal
Olá Marcos. Mande fazer uma revisão no ABS principalmente nos sensores das rodas e componentes eletrônicos dele.
oi boa tarde , tenho um Peugeot 208 troquei os 2 rolamentos traseiro , depois da troca a luz do abs acendeu, passei o carrk no scanner e acusou falha do sensor lado direito , ai o mecânico fez um teste trocou os cubos de lado e a falha foi pro lado esquerdo, o que pode ser ?
Olá Valter Pode ser sensor com defeito. Também depende de como o mecânico soltou as pastilhas ou lonas (se soltou elas). Em sistema ABS tem que usar equipamento apropriado se tiver que mexer nos freios. Se o sensor não mudou de lugar, então o problema está na montagem. Talvez repetindo o procedimento apenas (desmontar e montar) na roda que acendeou corrija o problema.
bom dia . estou com um cross fox 1.6 aqui na oficina com a luz do abs acesa e o scaner indica que é o sensor da roda traseira esquerda ja trocamos o sensor verificamos a pista do rolamento esta boa a parte que o sensor faz a leitura trocamos de novo por outro sensor original vw e a luz não apaga. o que pode ser isso?
Olá werverson. Verifique alguma tomada dele antes de chegar na central.Se seu Scanner consegue medir as conexões vai acusar voltagem baixa em um deles. Pode não ser sensor ruim e sim acessórios dele. Roda fônica por exemplo. Procure saber se ele trocou as pastilhas recentemente e como foi feita a troca. Outra dica: verifique se perto do positivo da bateria existem 3 fusíveis tipo lamina e coloridos. Examine todos (são de encaixe). Alguns modelos da volks tem um fusível do abs ali e ele pode estar queimado.
Boa noite Fernando,
Tenho um audi Q3 e aconteceu hoje exatamente esse problema da luz do ABS acender e não apagar mais juntamente com a do controle de estabilidade, travamento da direção eletromagnética e uma outra de freio estacionamento, Li no manual que quando isso acontece é para parar o carro imediatamente e dirigir-se a uma concessionária.
Só que mInha dúvida é se é seguro dirigir o carro até uma concessionária ou se é melhor rebocá-lo para evitar riscos de acidentes, já que minha casa fica uns 20 km da concessionária e onde moro ainda tem uma ladeira em descida bem íngreme de uns 150 m². O que você acha melhor?
Grato,
Alexandre
Olá Alexandre. Já vi esse mesmo defeito em uma Land Rover. Esse sequencia de acessórios com problemas é maneira de impedir a locomoção do veículo. Ou seja: vai precisar de reboque ou atendimento no local. No caso da Rover era problema no sensor da direção elétrica. A Discovery chega a “rebaixar” a suspensão e travar as portas com um aviso sonoro antes de acontecer.
https://www.maosaoauto.com.br/2017/07/pane-subita-na-land-rover/
Olá boa tarde , eu tenho um Ford Ecosport 2014 e ele está com a luz do ABS acesas e a do tavão de mão e a outra luz q aparece um carro com as duas rodas , e quando eu começo a dirigir ele vem escrito uma mensagem q diz sistema de comunicação avariado, e parou de contar a quilometragem e já não tranca as portas automaticamente, e nem apita quando não tiro o travão de mão, e eu sinto q as rodas de frente travam e as de traz está sem equilíbrio descai das subidas, a confeccionaria diz q está com o módulo avariado, será isso possível ? Por favor respondam.
Olá Catherine. Essa luz pode acender quando algum reparo foi feito nas pastilhas de freio de maneira inadequada. Confirme isso ou mande revisar os freios em oficina especializada em ABS.
olá, no meu Ford KA 2018, esta com 5mil mk esta acesso a luz do abs,controle de estabilidade, e acesso em rampa, já foi visto o sensor nao é, rolamento tambem nao, e modulo esta tudo normal, o que vc acha que seja????
Olá Juliano. Tem que passar o Scanners de ABS nele. Com certeza vai aparecer o motivo da luz acender. Uma simples troca de pastilha sem o equipamento adequado pode fazer essa luz acender. Costuma danificar alguma válvula.
Olá tenho um new fiesta mexicano ano 2012 ele deu problema na direção eletrica onde foi concertado e agora em seguida no freio abs onde o scanner acusou a Bonba queimada se eu ficar rodando no carro com esse problema no abs pode danificar a direção eletrica novamente?
Ola julio. Tem que arrumar por causa do freio. Quando essa luz acende significa que o ABS não está funcionando.
boa noite!
possuo polo 2011/12, há uns 6 meses apareceu luz abs e freio de mao, fica apitando continuamente, ja levei eletricista, ele checou parte toda eletrica, chicotes e fusiveis e tudo ok, levei 3 oficinas, eles checaram senores das rodas tudo ok, todas passaram scanner, acusou modulo abs estava indisponivel ou seja sem comunicação. Levei 2 lojas que mexem com abs, tentaram fazer troca do modulo central mas disseram que arquivos estavam corrompidos impedindo de fazer susbtituição do modulo. Eu não sei mais o que fazer, estou desesperado e perdido, se alguem puder me ajudar ficaria muito grato
tenho uma saveiro cross 2015 , a luz do abs e do esc estao acesas constantes , e o pedal de freio endurece todos os dias de manha cedo logo que ligo o carro . mais logo em seguida depois de rodar uns 100 mts normaliza , o que pode está acontecendo … jah que troquei as pastilhas de freio tem uns 6 meses
Olá Welton. Tem que revisar o sistema de freio e ABS do carro. A luz acesa significa que ele não está funcionando, mas o pedal endurecer é algo que tem ser vistoriado. Pode ser o hidráulico do freio com defeito. Lembrando que para trocar essas pastilhas é necessário experiência e ferramentas diferentes. Então procure uma oficina especializada em ABS
tenho uma montana 2013 a luz do freio manual no painel não apaga ja trocou o interruptor na alavanca do freio fluido esta completo qual seria a causa trocado pastilha e disco
Olá Darci. Tem que desligar o fio do interruptor e reparar se a luz permanece acesa. Nesse caso seria fiação.
Bom dia, gostaria de tirar uma duvida
Mei polo 2012, fica acesa a luz do abs, e piscando a luz do freio de mao junto de 3 bips, e o abs não esta funcionando