Luz do ABS acesa no painel

Alguns veículos vêm equipados de fábrica com uma peça introduzida no sistema de freios. No Brasil é conhecida como ABS, que são as iniciais para o termo alemão  “Antiblockier-Bremssytrem” que é um mecanismo que evita o travamento das rodas quando o freio é acionado bruscamente. De fato, foi um avanço em termos de segurança automotiva.

 Como é um equipamento que interfere na segurança, este texto é para explicar, e o que fazer, quando a luz amarela do ABS acende “do nada” no painel do seu carro. Uma pane no sistema ABS vai diminuir a eficiência do freio e o tempo de desviar de algo. Portanto, se esta luz acender, o carro deve ser levado até uma oficina de preferência especializada em ABS. A  Luz do ABS acesa é porque surgiu um defeito, e o sistema tem que ser inspecionado.

 

Somente através do um de um Scanner que o especialista vai descobrir o defeito, ou que causou este defeito. Então, o “talvez seja isto” é especulação e o o sistema de freios do seu carro não é uma simples lâmpada onde se permite errar um diagnóstico. Uma maneira de evitar danos  é procurar um profissional experiente em ABS quando for fazer algum serviço relacionado aos freios, como trocar as pastilhas, por exemplo. Neste caso não é um serviço simples e pode danificar seriamente o ABS do seu carro. Equipamentos especiais serão necessários para trocar estas pastilhas.

Luz do ABS acesa: avarias possíveis

  • Fusíveis
  • Curto no sistema elétrico
  • Roda fônica (mas somente quando acontece um acidente ou ela é atingida em um impacto)
  • Comando ou central do ABS
  • Sensores de rotação (do ABS)
  • Baixo nível do fluído de freios (vazamentos ou desgaste das pastilhas)
abs

Trocar as pastilhas dos freios sem o devido cuidado pode estragar seriamente o ABS do seu carro

 Muitas vezes, sensores do ABS são trocados, mas a luz continua acendendo. Isto significa que outros componentes podem estar afetando o desempenho deste sensores. Mas em alguns casos a luz do ABS pode acender por um motivo mais simples que não implica em troca de peças. O ajuste do freio de mão, por exemplo, pode fazer esta luz acender. Mas até esta condição e regulagem, deve ser verificada por um mecânico. Quando a luz de óleo do nosso carro acende, não procuramos um mecânico? O mesmo se dá com a luz do ABS. Abraços a todos.

O freio ABS do seu carro é muito mais do que uma luz amarela com as siglas dele que aparecem no seu painel. De fato o sistema ABS é um conjunto de  freios bem diferentes do que os “normais”. Tivemos uma inovação. No Brasil foi repentina, como tudo que é inventado e testado no exterior. É evidente que sua manutenção, mesmo que a simples troca de pastilhas, é bem diferente de outros. O freio ABS e sua manutenção exigem cuidados especiais.

Quando o ABS é acionado?

Esse tipo de freio permite que o carro pare rapidamente e em segurança em estradas escorregadias, por exemplo, ajudando o motorista a dominar a direção. O ABS maximiza a frenagem. Através de sensores nas rodas o sistema consegue identificar se uma delas está travando na hora da frenagem e interfere através de válvulas anulando esta “travada” na roda em questão. Resumindo: ele permite que o motorista consiga frear e dirigir ao mesmo tempo.

O que acontece se desligar o ABS?

Simples. A qualidade da freada vai piorar. Pode acontecer do motorista perder o controle do carro e até travar as rodas pelo freio. Então não se deve desligar o ABS do nosso carro. O pior é já peguei em minha oficina em Belo Horizonte, veículos que simplesmente desligaram o ABS. 

Como deve ser a manutenção da luz do ABS acesa?

São manutenções específicas para o sistema ABS.

Toda vez que ligamos a chave do carro, um computador automaticamente faz um teste nos sistemas eletrônicos do carro. Esse teste inclui o ABS. Se durante o teste ele descobrir algum defeito, a luz de ABS ficará acesa no painel. Nesse momento o ABS não funcionará, mas apenas os freios normais.

Os defeitos apurados pelo comutador podem ser: bomba ou válvula hidráulica que não respondeu ao sinal enviado. Então, um computador externo ou scanner deve ser usado para descobrir ou comparar os defeitos antes de reparar.

Luz do ABS acesa

Troca das pastilhas de freio

Quase todas as pastilhas de freio em carros modernos tem um sensor que avisa o momento da troca. No caso de freio ABS isso é essencial pois a pastilha não pode ficar no “osso”, quase raspando partes no disco. Trocar as pastilhas como é feito em um carro sem ABS pode danificar seriamente o sistema. A luz de ABS no painel acende imediatamente após um serviço desses, também deixando o ABS inoperante.

Luz do ABS acesa

A manutenção em freio ABS exige ferramentas diferenciadas

Isso acontece por uso de ferramentas e mão de obra inadequadas. No caso do ABS um scanner deve liberar as pinças de maneira eletrônica e não com o uso de uma chave de fenda, como se faz em um freio comum. Sérios danos nas partes hidráulicas, incluindo a central do ABS, podem ocorrer. Além da troca, uma limpeza minuciosa deve ser feita e a remontagem é detalhada para não danificar mangueiras e flexíveis por onde passam o óleo de freio.

A dica é: ficar atento a manutenção recomendada; não rodar com a luz do ABS acesa, e sempre procurar mão de obra e oficina especializada em ABS, mesmo que seja para uma manutenção básica.

Como usar o ABS do seu carro

Tudo é comandado por uma central eletrônica que recebe sinais de sensores instalados na roda, determinando qual é a melhor pressão que os cilindros de freio devem receber da central hidráulica que também compõe o sistema de ABS.

 Muitas vezes a luz do ABS acende exatamente por causa destes sensores que talvez tenham que ser substituídos. Mas isso também envolve a qualidade das peças que colocamos no nosso carro durante uma manutenção, por exemplo. Por isso os pneus, pastilhas e outros componentes do freio devem ser os recomendados pelo fabricante.

ABS e sua manutenção

A manutenção de ABS deve ser feito por especialistas no sistema. Caso contrário pode simplesmente anular o ABS do seu carro. Uma simples troca de pastilha pode comprometer o ABS acendendo a luz no painel, e apagar a luz com Scanner não vai resolver. Ela logo acende novamente. Ferramentas especiais são necessárias para o reparo.

Como usar corretamente o ABS do seu carro

Repare abaixo do reservatório de óleo de freio (cor branca) os canos e o sistema hidráulico do ABS mais comum

Dica para usar corretamente o ABS do seu carro

  • Quando a freada é de emergência, ou uma parada súbita, o motorista vai sentir uma leve pulsação no pedal dos freios. Esse é um sinal que o ABS entrou em ação.
  • Mas não solte o pedal e continue apertando para que a frenagem continue a acontecer e o carro usufrua das vantagens já citadas do ABS.

Esta ação vai possibilitar desviar de objetos ou obstáculos com mais facilidade, pois as rodas não travam. Mas tenha em mente que esse sistema não significa segurança absoluta em uma freada, mesmo que tenha a sensação de habilidade ao volante. Por isso, sempre respeite a legislação, principalmente a parte de manter a distância regulamentada do veículo que vai a frente. Dirigir com atenção ainda é o melhor meio de prevenção de acidentes.

Como usar corretamente o ABS do seu carro

 

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