Pane Súbita do Carro
Então seu carro Flex foi abastecido e simplesmente não pegou mais, como se estivesse totalmente sem combustível? É comum, mas não é normal acontecer. Comum porque a qualidade de nossos combustíveis é motivo para chamar nosso automóveis de Multiflex. A central sofre com tantas possibilidades de mistura que enganaria até tecnologia alienígena. Mesmo assim não é normal, porque, afinal, não são motores Flex? Pois então deveriam ter uma assimilação confortável para o motorista, algo como uma velocidade maior para acertar a mistura correta.
Maneira correta de abastecer
Talvez o Flex não seja assim tão Flex. Ou pelo menos tão óbvio, como de fato é anunciado pelas fábricas. Sim, existe uma maneira correta de abastecer o seu carro sem que ocorra a tal pane súbita. Se você pensa em trocar de combustível, ou modificar a mistura normalmente feita por você (20% de álcool+80% de gasolina, por exemplo), espere o tanque chegar na reserva para fazer esta troca.
Depois ande com o carro por cerca de 11 quilômetros para que a central “descubra” a nova mistura necessária para o novo combustível colocado no tanque. A falta deste procedimento pode levar o carro a tal pane súbita, muitas vezes com o automóvel ainda dentro do posto de gasolina.
Mas e se este procedimento dos 11 quilômetros não aconteceu por um motivo qualquer, o que se pode fazer? Existe uma técnica relativamente fácil que sequer vai sujar as mãos do motorista. Mas ela deve ser aplicada se o carro parar de funcionar, obviamente. Siga os passos descritos abaixo:
- Ligue a chave do carro
- Pise fundo no acelerador e no pedal do freio ao mesmo tempo
- Mantenha assim por alguns minutos.
Em seguida dê partida no carro. Insista se ele não pegar de cara. Pode demorar alguns segundos, mas com certeza o motor vai voltar a funcionar. Outro procedimento para esta situação, mas que que vai sujar um pouco suas mãos, você encontra neste link. Abraços e sucesso com seu carro.
Pane seca
Uma pane seca em carro pode fazer ele parar subitamente. É algo que acontece com mais frequência do que imaginamos. Esse tipo de efeito pode acontecer com o carro parado na garagem, estacionado logo depois de uso, ou até rodando. Nesse último caso temos um perigo para o trânsito em geral. Um carro parar subitamente é algo quase sempre inesperado por todos. Equivale a uma freada ou parar em local não permitido. Isso pode no mínimo causar engarrafamentos e até engavetamentos se for em via de trânsito rápido.
Pane Seca – Como acontece?
“Pane seca em carro é uma súbita falta de combustível no motor”
Uma pane seca é diferente de um defeito mecânico, quase sempre é elétrico. Nos carros mais antigos, a bomba pode ser mecânica, mas a pane seca também pode acontecer. Significa falta de combustível: o motor simplesmente para por falta de gasolina. Mas isso pode acontecer por vários motivos. Veja a lista abaixo.
- Falta de combustível no tanque. Isso pode acontecer por confiar demais na reserva do carro, por um furo no tanque, vazamento no filtro ou nos canos. Evite rodar com o carro na reserva. Isso também pode queimar a bomba de combustível.
- Fusível queimado. Nesse caso é o fusível da bomba de combustível. Mas ele pode queimar por defeito na fiação e relé. Outros acessório ligados nesse fusível também podem queimá-lo.
- Bomba elétrica de combustível queimada. Esse é um defeito bem comum. Ela pode queimar por tempo de uso ou por filtro de combustível ruim. Sempre que trocamos uma bomba de combustível o filtro também deve ser trocado.
- Defeito em antifurto e similares (alarmes). São acessórios instalados fora da fábrica e que cortam o combustível em caso de roubo do carro. O defeito é o módulo passar a cortar a bomba sem ser acionado. É bem comum e fácil de reparar.
Faça manutenções periódicas no seu carro. Elas podem evitar dor de cabeça por causa de uma pane súbita. Isso vale para uma pane seca, pneus em mau estado, velas e cabos do motor, entre outros. Além disso, manutenções assim podem evitar prejuízos maiores e até melhorar a segurança ao dirigir.
VEJA AQUI MAIS SOBRE MANUTENÇÃO EM CARROS
Pane súbita no seu Fiat
Uma pane súbita no seu Fiat pode acontecer e enganar a muitos. Isso por que uma pane assim pode ter vários motivos como bomba queimada, combustível ruim, entre outros. Mas nesse post explicaremos uma pane onde uma luz acende no painel e o seu Fiat simplesmente apaga não funcionando mais. Em caso de emergência existe uma solução ao seu alcance, bastando seguir instruções bem lógicas.
É um defeito que pode ocorrer no Fiat 500 ou Punto, mas também em outros que possuem o sistema “Fire Prevention System”, o FPS ou Sistema de prevenção contra incêndio. Esse sistema pode ser ativado até por uma pequena colisão ou freada brusca. Basicamente, essa pane súbita no seu Fiat, é um corte de combustível que mantém o sistema vazio, com o combustível somente dentro do tanque. É assim, pois é no motor que temos fagulhas que podem causar incêndios.
Sinais de pane no Fiat
- Procure pelo módulo do FPS. Isso vai economizar tempo e despesas. A princípio acende uma sigla de FPS no painel e as setas ficam piscando como se o pisca alerta estivesse acionado. Isso confirma o defeito.
- Também acende uma luz de uma bomba com um risco no meio e outra amarela com um triângulo. A luz do Airbag também pode acender dependendo do modelo ( Palio novo ).
- As travas das portas abrem e – se o carro estiver em movimento – acontece uma desaceleração forte (tipo uma freada) e pode ocorrer um ruído forte nas rodas. Uma pancda na roda pode acionar o FPS.
O que fazer?
Depende do modelo e do tipo de sistema usado para interromper o combustível do carro. Veja abaixo alguns exemplos:
- Modelos com interruptor simples, sem interferência eletrônica; basta apertar ou acionar o botão do módulo. Nos modelos da Fiat, quase sempre esse módulo é de cor preta e fica a esquerda do motorista perto do pedal de embreagem. Também pode ficar na coluna esquerda, lado passageiro, bem no fundo.
- Alguns modelos não tem esse interruptor, como o Uno Mille e o Novo Palio. Nesse caso basta desligar a chave e religar novamente.
- Nos modelos com FPS eletrônico podemos desativar através de algumas manobras no comando de seta. Coloque a chave do carro na posição conhecida como MAR – acione a seta para a direita e em seguida para a esquerda. Repita a operação e desligue a ignição do carro.
No caso de dúvidas ou de não dar certo as dicas acima, não insista. Procure uma oficina de confiança e especilizada. Jamais dê um tranco no carro. Use reboque ou um profissional deve ir no local onde a pane aconteceu.
Boa tarde, tenho um celta 2008 flex e a cerca de 1 mês estou tendo problema com sua partida que na maioria das vezes aparece quando chove. Acontece da seguinte forma a luz da injeção eletrônica fica piscando ele dá a partida mas o motor não funciona, como se estivesse sem bateria. Ja levei ao mecânico ao eletricista e ninguém descobre o que pode ser, quando a central é resetada a maioria das vezes o motor funciona, porém tempos depois volta a acender a luz e não pegar novamente, ja troquei vela, cabo de vela, bomba de combustível, fluido do freio, a mangueira do radiador, bateria e outras peças, além de verificar problema no cod da chave e na central , tiraram o som e acreditam que ser da fiação elétrica também, estou recorrendo a vocês pois não aguento mais tanta suposição e o problema sem solução. O engraçado é que ele sempre mostrou excelente desempenho na chuva mesmo nas mais fortes e agora com essa oscilação na partida. Pode me ajudar?
Olá juscilady. Se o motor gira na partida e não pega como se fosse falta de gasolina, então passa ser apenas um trabalho de procura. Em algum lugar a corrente não está chegando quando chove. Mande verificar a tomada da central procurando por fios torrados. Tem que medir corrente no momento do defeito sempre nas tomadas da bomba e saída da chave. Se a luz da injeção acende, então o motivo principal fica registrado na memória da central.