Body Computer da Fiat com defeito
Alguns dos defeitos em setas, principalmente da linha Fiat, são causados pelo Body Computer, ou computador de bordo.
Algumas vezes a seta pisca para um lado, e para outro não, e o problema parece ser uma incógnita. Mas com uma investigação mais detalhada se descobre o defeito nesta central responsável por repassar várias informações para o motorista.
Por isso, alguns destes circuitos, como luz de posição, luz de seta, etc, tem no caminho a interferência deste computador de bordo.
Ou seja: algumas vezes ele acusa “seta lado esquerdo não funciona, ou verificar tal lado”, mas tudo está normal, sendo o próprio Body Computer que cria o defeito, impedindo a seta e outros de funcionar.
Alguns eletricistas trocam esta central (caríssima), mas outros, com habilidade, conseguem consertá-la, diminuindo em muito o custo.
Principais características do Body Computer
- É muito sensível. Devemos usar peças originais como lâmpadas.
- Desligar a bateria do carro pode desprogramar o Body.
- Tem um fusível específico – não deve ser mudado
- Mão de obra especializada para reparar.
Por que estraga?
É uma peça eletrônica, e portanto muito sensível. Vários podem ser os motivos para termos um Body computer da Fiat com defeito.
Um deles seria desligar um pólo da bateria com o motor ligado. Quando isso é feito, o alternador “enlouquece”, porque não encontra a bateria no circuito, e gera uma sobrecarga de 20 Volts ou mais. Isso é o suficiente para queimar até uma lâmpada de farol, que é basicamente um dos componentes elétricos mais resistentes de um automóvel.
Outra possibilidade de estragar o Body Computer do seu carro é durante uma lavagem, quando água acumula em um dos soquetes de lâmpadas que são vigiadas pelo computador de bordo, provocando um curto na peça.
O grande problema é que alguns motoristas e até eletricistas substituem o fusível queimado por este curto por outro de maior potência. O resultado é óbvio: o fusível instalado resiste, mas o Body Computer queima.
Uma outra situação que pode danificar esta peça é a instalação elétrica de um carretinha ou reboque. Como o Body Computer acusa defeitos por falta de resistência no circuito, (quando uma lâmpada queima, por exemplo), esta mesma resistência tem um limite.
A ligação de uma carretinha é exatamente isso: aumento de lâmpadas no circuíto, aumento de watts no sistema, como acusa facilmente o Fiat Línea. Haverá uma saturação do sistema e o Body Computer pode anular algumas luzes para se proteger, ou simplesmente queimar, enlouquecendo o sistema de iluminação.
Vale a nossa dica de sempre: prevenção. E isto se consegue através de informação. A própria internet, que é um avanço tecnológico contemporâneo de um Body Computer, pode nos repassar estas informações e assim evitarmos danos ao nosso carro e economias. E muitos outros modelos também utilizam essa tecnologia. Abraços a todos.
Parabéns pelo excelente trabalho e explicações, eu também sou eletricista automotivo e conheço muitos profissionais que não repassam algum conhecimento e acabam se tornando verdadeiras bestas na área. Essa área é muito complexa e sem o companheirismo nos tornamos defasados e ultrapassados…
Olá Ewerton. Seja bem-vindo ao site. E fique a vontade para opinar e ajudar nossos leitores. Forte abraço.
Sobre tudo o que eu li…. Aconteceu comigo quando coloquei a carretinha no gran ciena ele queimou a caixa de fusível de torrar
Olá meu amigo vc sabe quem mexe com esse sistema minha Doblo está sem regulagem nesse sistema my dar funciona porém as setas pra cima pra baixo não funcionam , vc teria alguém para indicar em SP
OBRIGADO
Olá pessoal! Tenho uma Strada Adventure Tryon, que está apresentando o seguinte defeito: Quando aciono a seta para esquerda ou direita o relé bate rapidamente e não acende as lampadas da seta, mesmo quando aciono o pisca alerta. Notei também que o digital do painel fica piscando. Às vezes volta a funcionar do nada.
Será que alguém pode me ajudar? Tenho uma assistência técnica, sou técnico eletrônico e tenho conhecimento de aparelhos de teste (multímetros, osciloscópio, etc.)
Olá Alberto. Se o alerta for na coluna d direção, então existe a possibilidade de ser defeito no relé de seta. Mas a chance de ser o computer body existe.
conseguiu solucinar?
Meu linea o limpador de parabisa eu e não consigo desligar aí depois de alguns segundos para mas para fora do lugar
Olá Alfredo. Pode ser defeito no temporizador, principalmente se o defeito só acontecer com a chave do carro ligada. Se você desligar a chave e o limpador parar na hora tem que verificar esse temporizador. Ele pode ficar no motor do limpador.
tenho um punto e ta com problema na trava eletrica original fiz um dianostico e fui informado que é problema na bc sabem me indicar alguem que conserta placa?
Tenho um Fiat Stilo 2010 Dualogic, e estou tendo problema com a Trava Elétrica do Porta Malas, a mesma não abre através do botão de destrava. Está configurado no Comp. de Bordo a opção para abrir todas as portas, e o fusível está ok, também testei a trava e está funcionando. Quando retiro o plug da caixa de fusível e recoloco-a, a destrava do porta malas é acionada (significa que a trava e a corrente está ok até então). Será que pode ser problema em algo na placa deste computador de bordo?
Olá Marcio. Sim pode ser falta de sinal do computador. Alguns eletricistas desligam o negativo da bateria por 10 minutos para resetar o computador. Não é garantido, mas pode funcionar. Mas tem que ler no manual o que mais pode ser atingido por desligar a bateria, como o rádio e o code do carro. A chave não pode ficar no contato durante esse processo.
o marcador de combustivel da minha strada 2005 parou de funcionar…porem o sinal da boia chega ate a cx de fusivel, sera que tem a ver com o computador de bordo???
Olá rosanio. Para saber se esse é o sinal enviado pela boia tem que fazer um teste com ela na mão. Nós costumamos repetir os movimentos dela manualmente e observando o marcador. Ele deve acompanha,r sinalizando a marcação. A corrente que você relata pode ser a positiva que é constante com a chave ligada. A que vem da boia é negativa e não passa por fusíveis.
boa noite!!
tenho um palio 2006 elx 1.4 8v e estou com problema nele, o problema segundo o eletricista é BC.
esta acontecendo a seguinte questao: ele parou de funcionar os vidros eletricos, os limpadores de parabrisa e vidro traseiro e o esguicho de agua.
segundo o eletricista, uma das linhas da placa BC que abrange os itens que nao estao a funcionar nao esta sendo alimentado e esse é o motivo.
para resolver momentaneamente o problema ele jampeou os fusiveis para alimentar a linha que na estava sendo energizadas.
entao voltou a funcionar normalmente, mais com alguns “reverterios” ( a trava eletrica do carro parou de funcionar e o alarme quando acionado, acendia o farol e o painel do veiculo ao contrario do que acontecia quando estava normal quando acendia as setas).
ai ele me deu a opcao de trocar a BC que custa mais de R$1000 ou fazer uma reparacao na placa por R$500.
mais sinceramente acho que é problema de alarme que esta dando problemas…….. mais ele disse que nao!!
fiquei com receio de levar em um profissional de instalacao de alarmes, instalar e nao ser e ter que pagar pelos dosi servicos!!
com sua experiencia no ramo, o que vc acha que pode ser? as vezes vc ja teve algum caso parecido!!
obrigado
luiz
[email protected]
zap: 992094550
Olá luiz. De fato é sintoma de trilha queimada no Bc. Mas basta expor a situação exigindo que tudo fique normal no conserto, inclusive o alarme.
justamente o que mostrou no diagnostico dele…… mais ele disse que não tem como arrumar e que comprar em ferro velho tb naocompensa e que eu deveria comprar outra BC, pois era a unica forma de voltar ao normal!!
entao fiquei com a “gambiarra” momentaneamente onde foi feito o jump e funcionamento meio maluco!
vc sabe se consigo fazer a este reparo? porque vi que essa peça custa mais de R$1000.00 fora a mao de obra!!
obrigado!
Olá luiz. Alguns eletricistas já conseguem reparar esta central. Mas tem que procurar um por indicação ou na net. Apenas exija a garantia do reparo. A gambiarra, com certeza, dura menos que o reparo.Também tome cuidado ao trocar as lâmpadas do seu carro. Use somente originais e da mesma potência.
ola olha so no meu caso parou de funcionar os vidros as travas e o limpador de para brisa dianteiro e traseiro e ate o lavador de para brisa , segundo um eletricista e o body computer q e muito caro o q vcs acham?
Oi entao posso colocar uma central e um bc de outro ano que nao seja o mesmo ano do meu palio pq o meu bc esta com problema
Olá Adriano. Tem que conferir a pinagem e as funções do bc. Um eletricista tem que verificar isso ou a loja, se for especializada em centrais, vai saber qual substituir.
Boa dia estou com um problema no velocímetro do meu idea adventure 2012 já foi trocado o sensor de velocidade já foi tbm trocado os sensores do abs já foi olhada se tinha algum problema com algum componente do painel mais nada tudo em perfeitas condições,gostaria de saber se pode ser algo diferente obrigado
Estou com o mesmo problema em um fiat bravo 2012, tem alguma indicação de algum eletricista que faça esse reparo na BC?
Zap 31983252550
Oi Fernando,
tenho um Doblo Adventure 1.8, e as setas ( as 4) e pisca alerta pararam de funcionar de repente. Me foi cobrado 1000,00 R$ + mao dobra para trocar a central eletrica que gerencia esse mecanismo. Sabe se tem alguma ação que possa ser feitas antes de trocar a s peças. para ver se tem concerto. Poderia indicar alguns profisional em Sao PAulo?
Grato
Alessandro
Olá Alessandro. Sou de BH, minas. Mas faça uma pesquisa sobre a possibilidade de reparar esta central. Alguns eletricista conseguem. Outra possibilidade é passar um circuito externo da seta, pulando o body computer.
Bom dia amigo estou com um problema na BC, os limpadores de para brisa, e vidro traseiro e esguichos pararam e funcionar, o eletricista já verificou o sistema e identificou q o problema é na BC. Porém ele nao esta conseguindo encontrar onde fica o esquema eletrico da BC
O carro é um fiat bravo 2012
A BC é numero 303440550104.
Eu sou de BH, vc faz esse reparo?
Ele disse q tem q achar outra BC xom este mesmo numero, porem na net nao acha.
A fiat vende isso? Nao sei o que fazer
Rafael
Zap 31983252550
Olá Rafael. Eu sugiro você procurar uma oficina que repara central de injeção. Muito provavelmente eles vão dar solução. Outra opção é um técnico em eletrônica. Provavelmente queimou trilha ou perdeu o positivo dela.
Oi amigo tenho palio adventure 2006 1.8 meu computador de bordo no funciona os botões de seleção e nem o botão trip. Oque pode ser?
O computador tem fusível dele mesmo?
Olá João. Sim, todo circuito elétrico é protegido por fusível. Mas é sempre o positivo de um que é anulado pelo fusível queimado. Isso significa que toda informação do seu Trip apagaria. vale conferir o fusível ou fazer um teste em todos eles. Outra possibilidade é de a bateria ter sido desligada em algum momento e travou o Body. Isso também pode acontecer.
bom dia, eu substitui a bateria do meu siena e depois dai por diante não consigo acessar o body computer nem mesmo acertar a hora. o que devo fazer para desbloquear? se caso ele foi bloqueado.
Olá Arnaldo. desligue o negativo da bateria por 30 minutos e religue. Veja se normaliza.
Pessoal bom dia, tenho um fiat siena 2007 1.0 celebraition que está com problemas na chave de farol, quando vou ligar o farol alto o mesmo acende mas eu preciso ficar segurando a chave na posição, se eu soltar, ela volta p posição de farol baixo, alguém pode me passar algumas dicas desse problema, desde já agradeço, abraços.
Olá moisés. Tudo indica que a chave de farol quebrou por dentro. Um eletricista confirma isso na hora. As opções são: troca da chave inteira ou mandar reformar. Aqui em BH Minas conseguimos achar oficinas de reparo de comando.
Olá Fernando, Parabéns pelo canal, vc é um dos poucos que fala com propriedade sobre o assunto! Aparentemente estou com o problema na BC a seta para do lado direito não funciona e as lâmpadas estão ok. Vc teria algum contato aqui na cidade de São Paulo que faz esse serviço??? Já li em alguns sites na possibilidade de desmontar a cx de fusíveis e levar a BC num eletrotécnico para trocar o Relé, vc recomenda isso???
Obrigado
Boa tarde Fernando. Tenho um Idea adventure 2011. O farol baixo parou de funcionar, primeiro de um lado e agora os 2 lados. Nao é lampadas. Pode ser do BC?
Olá Luis. Se for o primeiro estagio da chave de farol (luz de posição) que muitos chama de farol baixo, sim pode ser, embora raro. Mas se for o farol baixo (segundo estágio da chave) então ele não passa pelo BC.
Amigo eu estou com um punto 2011 não tem corrente nós fusiveis dos faróis, acende lanterna mais não acende farol baixo, farol alto funciona normalmente, troquei chave de seta e não resolveu, sabe me dizer pq não tem corrente em nenhuma ponta dos fusiveis? Desde já grato pela atenção…
Olá Ricardo. Pode ser relé de farol. A fiat costuma ser equipada com uma chave de farol que aciona um relé por corrente negativa. Procure por um relé de farol baixo. Outra possibilidade é falta de positivo que vem da chave do carro, se o seu farol funcionar somente com a chave ligada.
tenho um stilo 2003 parou de dar seta total funciona so as setas quando aciono o alarme acredito ser rele da placa do body computer só que não encontro a peça e nem que concerte o body computer alguma dica?
Olá denílson. Existe a possibilidade de fazer o circuito da seta a parte, pulando o BC. Seria uma adaptação de último caso. Eu sugiro que procure um técnico em eletrônica que possa avaliar o BC, recuperar trilhas e ressoldar pontos. Nesse caso o eletricista vai ter que tirar o Body do carro e depois recolocar. Para fazer o circuito da seta tem que ter experiência também.
Olá tenho um uno way 2012 , os faroletes , luzes de freio e luzes de seta não funcionam embora o pisca alerta funcione normalmente, será que pode ser o Bc , se for qual a localização desta peça no uno way 2012?
Olá Belchior. Antes de condenar o BC alguns testes devem ser feitos nas saídas e entradas de corrente dos acessórios que não funcionam. O BC normalmente fica atrás do painel, mais embaixo.
Ola boa tarde, estou com minha Fiat idea 2013 1.4 e acidentalmente encostei a chave de fenda num rele desencapado no cofre do motor onde fechou curto, e dai em diante o carro ficou o code aceso o tempo todo, e nao acende a luz de anomalia e nem de oleo, e nem da partida. Pois bem desconfiando do modulo levei ate a uma oficina onde o rapaz disse que precisava reaprar o modulo que estava com um drive queimado, e quando fui pegar ele me disse que podia ter queimado a rede cam tambem, coloquei o modulo reparado no carrro e ele continou a mesma coisa, tem algum fio ou fusivel ou rele que protegem a cam nesses casos e se tem algum paleativo que eu possa fazer pra voltar a funcionar o carro. Obrigado.
Olá Alan. Esse é o primeiro teste: procurar por fusível queimado. Tem que testar um por um, inclusive no compartimento do motor. Em seguida descobrir qual é a função do relé que deu curto. Assim fica mais fácil de resolver. O dano vai depender do tempo que durou o curto.
Tenho uma Doblo Adventure 2007/2008 que estava com a seta do lado direito ruim e o alerta tbm piscava rápido no painel e no lado de fora bem lentamente…Levei no mecânico hj ele colocou lâmpadas originisis.. fez um teste e disse que o problema era na BC .. Conseguimos uma BC de uma Doblo 2012 colocamos mas na hora de codificar o carro não reconheceu! Voltamos a estaca zero! Depois disso a seta que estava ruim inverteu de lado e agora parou de acender de vez! Será que o problema é mesmo na BC? Me ajude estou deseperada sem poder vistoriar o carro!
Olá keti. Usar uma BC usada pode resultar em problemas como esses. Mande verificar o aterramento geral do carro. Antes de condenar um BC devemos testar o comando de seta, tecla do alerta (se ela for na coluna do volante).Se o relé de seta também for na coluna, vale trocar ele e repara se conserta.
ola, Boa tarde Fernando, estou com problema em um Grand Siena, passei o raster TEXA e acusou erro Body computer , codigo erro 9001. e notei tbm q a luz do airbag nao se apaga e acusa erro somente no painel ,de Avaria de airbag. pode me ajudar?
Olá Artur. Tente usar um computador em vez de scanner. O Airbag pode ser até as tomadas do cinto de segurança que passam em baixo dos bancos. Eles acionam sensores em caso de freada muito brusca e a luz acende. Outra possibilidade é essa tomada bamba, o que acontece muito quando passam aspirador de pó em baixo dos bancos. No caso do Body, pode ser necessário reparo nele. Muitas vezes até uma lâmpada de posição mais forte pode danificar o Body.
OLA BOA TARDE EU TENHO UMA DOBLO E O LIMPADOR DE PARABRISA SO FUNCIONA UM ESTAGIO JA VI OS FUSIVEIS E NAO ENCONTRO NENHUM RELE PARA VERIFICAR SE É ESSE O PROBLEMA VC PODERIA ME AJUDAR
Olá Carolina. O relé temporizador costuma ficar no motor do limpador. Para saber tem que retirar ele e medir corrente de entrada. Se a corrente chegar na tomada do motor ao acionar o limpador, então é defeito interno dele.
Palio adventure 1.8 2013,luz acessa no velocímetro,no computer apresenta que luzes de posição estão com defeitos,foi feito todos os teste nas lâmpadas,todas originais e na voltagem certa.porem o eletricista condenou o BC, será mesmo isso .se.puder pode me responder pelo e-mail ok
Olá Edmilson. Antes de condenar o BC verifique se a potência das lâmpadas traseiras são de 5 watts. De 10 pode causar erro e não acender.
tenho uma palio 2004 elx o computador de bordo fica piscando o que pode ser? funciona normal mais pisca.
Olá José. Se for o odômetro que pisca, então pode ser a troca do radio original.
o que eu poderia fazer pra solucionar?
Se for por causa do rádio, um instalador de som consegue alterar a fiação na tomada dele e para de piscar.
ELE TA SEM O RADIO ORIGINAL E COM UM REPRODUTOR DE MULTI MIDIA AQUELES BARATINHOS. SERA QUE SE EU TIRAR ESSE REPRODUTOR DE MULTI MIDIA RESOLVE?
Pode ser. Mas só testando pra saber com certeza.
Olá. No meu caso o BC queimou, (literalmente) e o código dele é 51771326, achei vários códigos semelhantes com variação grande de preço, sendo este obvio é o mais caro! Existe compatibilidade? Uma lista de códigos para características de cada veículo?
Tenho um FIAT 500 e atualmente ele começou a apresentar problemas no farol baixo, ocorre que quando eu desligo o carro o farol deveria se apagar mas permanece aceso, algumas vezes ele apaga com o carro ligado e liga com o carro desligado, completamente doido (os comandos dados pela chave de seta de ligar e desligar os farois não respondem)… Troquei a bateria pois estava fraca, pensando que este poderia ser o problema, resolveu por 4 dias e agora voltou novamente, será que é o bodycomputer ou o carro tem algum relé temporizador ?
Olá Ricardo. O primeiro passo é mandar medir o alternador do carro e a bateria novamente. Ela não pode cair muito no teste e seria bom ser original. Mas apenas faça testes e mande reparar se o defeito for evidente.
Olá, boa tarde, tenho um punto 11/12 e está com o seguinte problema: ao acender as lanternas o mesmo acende e logo em seguida apaga um dos lados (direito) passando a não funcionar este lado, mas a luz de freio, seta funcionam, e no painel acende a luz de anomalia elétrica, esse problema será do BC e como resolver???
Sou técnico em eletrônica e tenho conhecimento com equipamentos para um possível diagnostico.
Olá Ildejairo. É muito provável que trocaram a lâmpada da lanterna traseira e colocaram uma de 10 watts. Daí acontece o que você relata. O correto é um de 5 watts. Verifique as duas lanternas ou a que trocou recentemente.
Bom dia, Fernando, desmontei a lanterna do lado que está com o defeito, o que vc disse é realmente o que aconteceu, trocaram a lâmpada por uma de 10w, vou comprar uma de 5w como vc disse, obrigado pela dica.
Recentemente comprei um Grand Siena 2013 1.4 e ele está com o hodômetro piscando, o carro está sem o som original ( sem nada no lugar ), mas estou querendo colocar um Multimidia Android no carro, será que esse hodômetro piscando ( somente quando o carro está funcionando ) é porque está sem som ? Obrigado !
Olá Edson. Primeiro precisamos saber se o body foi trocado recentemente. Essa luz muitas vezes precisa ser sincronizada com o sistema eletrônico do carro. Se houver comando de rádio no volante a retirada do som original também pode ter causado isso. Se usa um sacanner para sincronizar.
Olá pessoal tenho um siena elx ano 2005 ele começou a apresentar um defeito na hora de dar partida hora liga outra hora não liga me falaram que o problema é na bc quando viro chave de iguinicao dá um barulho na bc de fora ele tem duas bc
BOA TARDE, ME CHANO MICHEL TENHO UM FIAT PALIO 2010 E TEM HORAS QUE LIGA E HORAS QUE NAO ACENTE A LUZ CODE DA CHAVE , LEVEI NO CHAVEIRO E ELE TESTOU O CHIP DA CHAVE E ESTA OK, LEVEI NO ELETRICISTA MAS NAO CONSEGUIU RESOLVER ,CV PODE ME AJUDAE COM ALGUMA SUGESTAO?
Olá Michel. Já vi isso acontecer no ford. Quase sempre é uma placa que vai onde a chave do carro é enfiada. essa placa pode dar mau contato e o carro não pega,se for o CODE. Mas pode ser falta de corrente na bomba de combustível. Nesse caso tem que verificar a fiação da caixa de fusíveis até a bomba e relés.
Olá amigo, tenho um Fiat Stilo 2008/2009 dualogic e o antigo dono converteu o câmbio para manual. tudo funciona perfeitamente, exceto o cruise control (piloto automático). Saberia me informar se eu substituir a BC do meu dualogic por uma do stilo do mesmo ano, porém manual, copiasse os dados da minha bc para essa, o Cruise poderia voltar a funcionar?
Olá! Parabéns pelo artigo. Se possível gostaria de seu comentário sobre o seguinte. Ao instalar um rádio no Fiat Mobi não perceberam que o fio da bateria e o fio pós chave eram com cores invertidas. Assim, ao conectar o rádio o painel do carro acendeu mesmo sem a chave e logo em seguida apagou. Agora o fio pós chave não tem mais energia. Será que teria algum fusível específico para o rádio na saída do body computer ou a placa pode ter sido danificada?
Olá Wander. Tem que testar todos os fusíveis pós chave do carro. Mas é teste com lâmpada e não apenas visual ou com multímetro. Isso pode enganar no diagnóstico. O fusível é exatamente para evitar danos, mas pode sim ter atingido a placa.
Olá, tenho um fiat Stilo 2008, estou com um problema na elétrica que ninguém encontra o defeito, ao acionar a chave de seta para acender o farolete, painel e farol baixo não funciona nada, embora as setas estejam funcionando normais e também o farol alto. Além disso não esta funcionado limpador do para-brisa e vidro traseiro, nem o esguicho de agua, nem luz de placa, poderia ser a BC do carro? Preciso de uma luz.
Olá Thalles. É comum nesse carro dar mau contato no chicote das centrais. Esse chicote tem uma tomada na central da injeção que manda sinais para a central interna que é responsável pelo painel e outros. Fica no motor, lado direito, perto da tbi. Mexa nesse chicote e observe se o sinal volta ou ameaça voltar.
Fernando, estou com um problema que vem se ar5rastando há algum tempo em meu doblô adventure e torq 1.8. Ele acusa avaria no motor às vezes, fica alguns dias sem acusar e volta o mesmo aviso, com a luz da injeção acesa. Quando misso ocorre o carro perde potência, eu desligo o carro e ligo novamente, a potência do motor volta, porém com a luz da injeção acesa e acusando a avaria no motor… já foi trocada o sensor de fase, feita descarbonização e não resolve…será que é esse BC???
Olá Luiz. Verifique a tomada do corpo de borboleta. Ela costuma bambear os pinos e acontece isso que você narra. É uma possibilidade. Também tem que medir a pressão da bomba de combustível, de preferência quando der o defeito. o BC é basicamente um controle de iluminação do veículo.
Meu nome é José Teófilo tenho um Fiat Punto 2008 1.8 tirei a bateria coloquei novamente e ele apagou as funções do computador de bordo fica só amarela com normal mas número e letras não aparece como como faço para resolver esse problema
ola amigo,estou com uma bc magneti Marelli que pela manhã , não funciona, a luz do imobilizador fica acesa, porém depois de várias tentativas ela apaga e o carro da partida ,achei que fosse algum capacitor da placa porém tirei medi e estão normais,teria alguma dica?
Olá Diego. Primeiro tem que rastrear para saber o motivo. Pode ser até a tomada dela com mau contato.
Olá tenho uma palio weekend adventure 2011, e ao retirar os botões do ( mode) pra faser uma limpeza creio que deu algun curto na conexão , pois os vidros não funcionan , as portas não travam( fican trancando e destrancando de minuto em minuto ) o ar condicionado eo radio também pararam . Será que pode ter queimado o BC ??
Agradeceria muito se respondesse
Olá Taís. Tem rever os botões do mode para verificar se algo está fora do lugar. Não acredito em curto, pois teria outros sintomas. Também tem que verificar os fusíveis, um por um, com teste apropriado.