Siena perde aceleração
Sempre que a luz de injeção acende algo aconteceu com algum componente ou autuador dela. Muitos já sentiram no bolso isto acontecer e logo em seguida voltar o mesmo problema. Como são poucos componentes baratos em uma injeção, procurar por outra solução é o caminho óbvio. Dificilmente um defeito se repete em uma peça nova e em tão pouco tempo. Muitas vezes o problema volta horas depois. No caso específico deste post, iremos dar uma dica para proprietários do Siena anos 2005 em diante, ou até 2009, e também em modelos equipados com o motor Fire.
Imagine a seguinte situação: você está dirigindo seu Siena na estrada e quando ele chega em certa velocidade mais alta a luz da injeção acende e o carro perde aceleração. Em seguida vem o sintoma que carateriza a dica desta matéria: você desliga o carro e quando liga novamente tudo parece normal até o defeito se repetir da forma explicada acima. Toda vez que a luz de injeção acende devemos levar até uma oficina capacitada que vai escanear o carro para descobrir o motivo.
Como dito acima, poucas são as peças com preços baratos em um sistema de injeção. E se o veredicto da oficina for defeito no corpo de borboleta o custo pode chegar a 500 reais, dependendo do lugar, mais a mão de obra que vai incluir o uso do computador e adaptação eletrônica da peça.
Como horas depois o defeito pode se repetir e o diagnóstico ser o mesmo, a dica é: não troque a peça antes de revisar outra mais simples e que tem sido a causa deste tipo de problema. Peça ao mecânico (de confiança) que verifique o plug do, ou tomada, do corpo de borboleta. O que temos percebido é que os pinos desta tomada ficam bambos, ou se deslocam com o tempo. E quando o motor treme devido a velocidade maior e troca de marchas, os pinos se movimentam e causam um mau contato no corpo de borboleta. Resultado: o carro acende a luz da injeção e perde a velocidade. Ao desligar o motor e religar, a tomada volta a dar contato e o carro parece estar normal. O conserto é óbvio e simples. Basta trocar a tomada ou plug. Diante disto tudo, não vale a pena seguir a dica? Abraços a todos.
Muito importante suas dicas. Um abraço e tudo de bom.
Tenho um Siena HLX 1.8 2006 e a luz da injeção acende e ele perde a aceleração, ligo e desligo na mesma hora e ele volta a aceleração. Mas se eu continuar usando logo depois ele perde a aceleração e só volta depois que eu ficar parado um pouco desligado, alguém já consertou algo parecido ?
Tenho um Siena HLX 1.8 2005 e aconteceu isso hoje com à minha esposa.
Amigo, no meu siena 1.8 2008 foi trocado o corpo de borboleta, a Central e o chicote e o defeito continua, inclusive com aceleração desregulada. Pode me dar uma dica? Obrigado
Olá João. A tomada do corpo também foi trocada? O catalizador também deve ser examinado em loja de escapamento. Mas troque peças somente com a garantia do fim do problema.Caso contrário, o mecânico tem que voltar comas peças antigas e reexaminar o carro.
Boa noite, meu Siena 2005 já peguei com GNV e a luz injeção só liga no álcool o que pode ser ? E está sem força no álcool já gnv está com força.
Olá Sameque. Pode ser que a central da injeção travou na regulagem para o álcool. É comum quando somente um combustível é usado por muito tempo. A falta de força pode ser consequência dessa regulagem que fica diferenciada. Tem que escanear a injeção para confirmar e realizar o reparo.
Olá amigo, tenho um siena 2004 1.0 gnv, quando ligo ele a luz da injeção acende e ele fica sem força e o freio duro, depois desligo e ligo novamente sem deixar o motor morrer ele volta ao normal e a luz apaga o que pode ser? Já troquei um monte de peça e o defeito continua.
Olá José. Sugiro que mande verificar o abs, se ele tem um. São sintomas bem evidentes de defeito nos sensores de roda do abs. Caso não tenha tem que analisar com Scanner e seguir o defeito sem sair trocando peças. Normalmente um oficina de qualidade tem peças para testes e a troca só acontece quando o defeito desparece nos testes. Não aceite troca de peças sem garantia. É um direito seu.
Boa tarde Fernando eu tenho um astra 2.0 sedan o problema e que estou em alta velocidade com ele quando derrepente a luz da injeção acende dele vai perdendo aceleração ate para depois de desligar e ligar volta ao normal mais depois começa tudo de novo ,oque pode ser já troquei o atuador a única coisa que melhorou foi a luz que ficava acesa direto agora quando aderente acontece isso.
Olá Carlis. Mande vericar a tomada do corpo de borboleta. Existe uma possibilidade de ter pinos bambos nela e quando a velocidade é maior acontece um mau contato que apaga o carro.
ola tenho um siena 2004 1,8 8v com gnv de fabrica esta acendendo a luiz da injeção e corta o acelerador e a aceleração do carro fica + ou -1000 a 1200 giro, ja testei o modulo ja trcoquei sensor de temperatura ja fiz varias coisas mais o problema continua alguem pode me ajuda por favor
Olá Diego. Verifique a tomada do corpo de borboleta. ela pode dar mau contato por pinagem bamba.
Boa noite amigo
Tenho um palio 1.0 fire 02/03 e esta acontecendo o seguinte problema ele liga e anda em faixa de 1 km e acende a luz da injeção e o motor ficar sem potência eu tenho que pisar na embreagem e pisar fundo no acelerador aí o motor volta por alguns minutos e se repetem novamente o problema do carro …
Obs . Já levei em três “mecânicos” já passei scanner ja gastei 670,00 reais e nada…
Me ajuda aí amigo
Olá Isaac. Verifique a tomada do corpo de borboleta e da bomba de combustível. Procure por algum mau contato.
Boa noite meu amigo,eu comprei um siena 2011/2012 ele esta com 83 mil KM, e quando eu ligo o carro ele esta sem forças e como se foce apagar e só depois de um tempo ele para de tremer e começa a desenvolver,e que eu devo fazer ele e 1.0
Olá sebastião. Primeiro verifique se o reservatório flex tem gasolina. Também evite o combustível de álcool.
Olá boa noite tenho um celta 2004 há luz da infeção já trocou vário itens da infeção mais continua acender
Olá Jorge. Tem que saber o que fez essa luz acender. Muitas vezes é combustível ruim que faz uma peça trabalhar errado e a luz acender.
Boa noite tenho Siena a gás de fábrica, ele acima de 60km ele acende a luz da injeção e perde força mas isso só acontece no gás. Na gasolina ele fica normal.vc pode me ajudar?
Tenho Siena a gás de fábrica quanto ele chega a 60km acende a luz da injeção e perde a força,mas na gasolina ele tá normal
Olá Dario. No seu caso tem que passar o computador de injeção para descobrir o motivo. É provável que seja algum atuador do sistema de gás. Mas pode ser até alguma mangueira ou tomada solta, principalmente se algum serviço foi realizado recentemente no motor.
boa noite, tenho um siena El 1.0 ano 2010, fui sair com ele e do nada perdeu a aceleração, ai desliguei e liguei ficou normal, em menos de 100 metros de distancia perdeu novamente a aceleração, percebi que toda vez q eu ligo e desligo ele volta ao normal, mas só basta passar uns segundos que perde novamente, o que pode ser??
Muito bom seu post, tenho um siena 2001, quando resolvi dar uma esticada (raramente passo dos 100km/h) a luz da injeção acendeu e o carro perdeu a força, desliguei, quando liguei novamente tudo normal, creio que seja o problema especificado na matéria. Além da tomada do corpo de borboleta existe outro ponto que posso verificar? Abraço, valeu por compartilhar
Ola Alan. Grato por sua participação. Se scanear o carro vai acusar o motivo. Se der corpo de borboleta, então tem que verificar a tomada. Dificilmente o corpo estraga. Vale o mesmo para qualquer outro motivo que acusar no scanner.
Olá Fernando, apenas apertei a tomada do corpo de borboleta com as mãos, levei no mecânico mas não acusou erro algum. Esse problema não ocorreu mais, creio que era a tomada, pois parecia estar levemente solta, quase não dava para perceber. Grande abraço.
Que bom Alan que ajudou!:)
Olá Fernando! Tenho o mesmo problema de o carro perder a força e quando desliga e liga o problema some. Porém comigo não é em alta velocidade. Somente acontece o problema quando pego um trânsito e já estou a uns 15 minutos naquele anda e para. Esses dias quase bateram em mim, pois estava atravessando um cruzamento quando o carro perdeu a força. Vou verificar a tomada do corpo de borboleta, mas vc têm alguma outra suspeita? Obrigado pela atenção
Tenho o mesmo problema. Conseguiu resolver ?
Olá,eu tive esse mesmo problema com o meu carro um Siena 2006 1.8 8v,a luz da injeção acendida e o motor não desligava porém perdia aceleração , verifiquei corpo de borboleta (tbi),plug do tbi e não achava o problema ,mas o problema começou depois que levei o carro para fazer a revisão geral e troca de óleo ,aí que estava o problema colocaram muito óleo no motor e o excesso de óleo estava saindo pela mangueira ant -chama que fica encima do cabeçote e estava indo para os pistões , após a queima do combustível a sonda lambda reconhecida falha de combustível e desligava o tbi ,foi uma luta mais consegui descobri o problema , retirei o óleo até o nível indicado pelo fabricante e resolveu meu problema , fica a dica!
Obrigado Wedson!
Bom dia, Tenho um Doblo 1.3 16v, 2003, acontece que o mesmo está perdendo a aceleração quando preciso de mais força no veiculo, já testei todos os componentes TBI,bicos e sensores, tudo normal, o mecanico disse que falta testar apenas a central, pode me esclarer o que pode ser
Olá Ronaldo. Mande verificar a tomada do TBI. Pode estar com mau contato e acontece isso. A bomba de combustível também pode estar ruim, principalmente se o defeito também acontece com o carro parado e acelerando em ponto morto.
Tenho um Siena 2002 1.0 16 v , motor fica oscilando na ( baixa ) e a luz de Injeção acende , após rodar 2 k aproximadamente , fica tudo normal , mas quando estou reduzindo o veiculo para fazer curvas ( esquina ) motor apaga e luz de injeção acende novamente , tem que rodar mais 2 km e isso se repete . Att .
Olá Julio. Uma dica é verificar o plug ou tomada do corpo de borboleta. Se a luz da injeção acende fica registrado o motivo na memória. Tem que scanear. O primeiro passo é verificar o chicote da peça que o scanner acusar. Trocar por trocar pode não resolver. Também fique atento ao combustível.
Bom dia. Tenho um siena el 2014/2015. Esta acontecendo comigo o mesmo. Tenho notado que sempre que acontece isso o carro perde rotação em segunda marcha e apaga completamente. Ai ligo ele de novo e ando uns 4 kl ai a luz da ingessão acende e ele perde força. Tenho que parar, desligar. Aguardar uns trinta segundos. Ai ligo e ele volta normal. Passa dias, semanas até o problema se repetir novamente. Ja troquei velas, cabos, bobina e recentemente o sensor da borboleta. O carro parecia ter ficado bom, ficou quase um mes sem dar problemas . Mas ontem ao sair do meu emprego ao trocar da terceira marcha para a segunda a rotação caiu e o carro delsligou. Liguei novamente e andei alguns kilometros até a luz acender e ele perder força novamente. Ai parar e ligar novamente e o carro volta andar normal por dias. Notei que sempre que a rotação cai repentinamente o carro desliga é que da o problema. Será o sensor de rotação?
Olá Anthero. Primeiro verifique a tomada do corpo de borboleta. Ela costuma bambear os pinos e assim dá mau contato. Vale conferir isso.
Obrigado pela resposta Fernando. Eu troquei o sensor que é uma tomadinha com vários fios(não é a mesma coisa?). Bem voltei ao mêcanico que trocou o sensor e me garantiu que tinha dado no escaner sensor da borboleta. Falei que o problema tinha voltado passado um mês da troca. Ai ele examinou o carro novamente e propos trocar o sensor da rotação e do catalizador. Não fiz o serviço porque ja tenho gastado muito só com este problema (800 reais). Mas tenho notado que a rotação cai muito as vezes e quase apaga o motor, sempre na troca de marcha da 3 para segunda ou da segunda para a primeira. Ai tenho que pisar no acelerador e ele volta ao normal. Estou pensando em mandar trocar o sensor da rotação. Será este o problema? Mais uma vez obrigado
Pode ser. Mas peça uma segunda opinião. Procure uma oficina que trabalhe com computador de injeção em vez de scanner. Ele é muito mais completo.
Olá tenho um Siena 2014 te fraco dando uns Picos de fraqueza principalmente em marcha baixa e quando eu ligo fede a catalizador
Olá Relayne. Pode ser combustível, principalmente se for álcool.
tenho um siena 1.0 8v 2007 ele quando dou a partida ele sai com pouca força e logo segundos depois ele despara ,quando mudo de macha a mesma coisa acontece ja troque vela e cabo ,sensor map e novo ja me falara que pode ser bico. me ajude
Se estiver usando álcool, mude. Pode ser isso.
ola fernando ,tenho um siena el 2010 fire e acontece que o carro perde aceleraçao da br a 90 ou 100 km/h,isso pode ser perigoso ,ja fui em 3 mecanicos e nao resolveram .troquei bobina ,vela ,cabos e nada a injeçao ficou 1 mes sem acender depois que troquei bobina e vela e cabo ,mas estava acontecendo na br sem acender a lu z de injeçao novamente ,os rastreadores de mecanicos nao acusam o defeito engraçado.agora a hipotese e tentar corpo de borboleta,chicote,central ou modulo de injeçao o que vc me aconselha ja gastei 1500 no carro.
Mande verificar a tomada do corpo de borboleta. Os pinos delas podem afrouxar e acontece o que você relata. Também vale medir a pressão da bomba com o carro acelerado e em ponto morto.
Boa tarde! Tenho um palio 2001 estava normalmente na estrada quando derrepente a luz da injeção acendeu, e o carro não teve mais aceleração porem continuou ligado. Ao desligá-lo e ligá-lo novamente a luz da injeção apagou e não tive mais problemas. Estou a 4 dias andando com ele sem ter dado o defeito relatado anteriormente. Não cheguei a levar no mecânico. Nesse caso qual é o conselho?
Olá Charles. Como a luz da injeção acendeu, o motivo fica registrado na memória da central. Seria bom mandar scanear o carro para descobrir. Pode acontecer de novo.
Tenho um siena 13/14 1.0 e está com esse mesmo problema.ja troquei o corpo da borboleta completa e paro por mais o menos 1 mês e volto passei o scanner é não consto nada nenhuma anomalia e paro novamente por guaze o mesmo período é agora volto dnovo sera que este será o problema
Bom dia, sabe me dizer o nome correto deste plug ou tomada que vai no corpo de borboleta?