Sensor de embreagem do Agile e similares

Vários são os motivos para a luz de injeção do seu carro acender. A cada dia novos componentes eletrônicos são acrescentados e precisam de um sistema de aviso de pane. Um deles é conhecido como sensor de posição de embreagem e foi muito confundido por eletricistas com o interruptor de luz de freio. Isso acontecia porque o sensor de embreagem é instalado ao lado do sensor de luz de freio, mas no pedal da embreagem. Quando olhamos o lugar em um carro assim, vemos dois interruptores bem parecidos, com cores diferentes, mas cada um sendo acionado por seu pedal.

Para que serve o sensor de embreagem?

O sensor de luz de freio serve para acender as luzes de freio quando pisamos no pedal do freio. Algo bem simples, mas muito importante para dirigir com segurança. Mas e o sensor de embreagem? No caso dos carros da Volks eles servem para enviar um sinal que a embreagem foi pisada, ou acionada e assim a  rotação diminui para facilitar a troca de marchas. Este também é o caso do sensor de embreagem do Agile da GM do Brasil.

Sensor de embreagem do Agile e similares

Mas muitas vezes a luz da injeção acende e um exame através de Scanner revela defeito no sensor de embreagem. O primeiro e óbvio passo é trocar a peça. Mas o que tem acontecido muito é o retorno do problema. Ou seja: pouco tempo depois a luz da injeção acende de novo e o Scanner acusa novamente defeito no sensor de embreagem.

Uma dica para motoristas que passam por isto é pedir para o mecânico verificar se o pedal de embreagem está no mesmo nível do de freio. Caso ele esteja mais baixo, o sensor entra em ação e como não há o retorno total do pedal, a central interpreta como sendo defeito no sensor e a luz de injeção acende.

Sensor de embreagem do Agile e similares

Verifique se o pedal de embreagem e o do freio estão no mesmo nível. (foto ilustrativa)

Por isso, algumas vezes, quando o motorista tem o costume de dirigir apoiando o pé no pedal da embreagem, esta luz também acende. Mas nesse caso ela apaga quando o pedal volta a sua posição. A regulagem é simples, bastando um poupo de boa vontade do profissional. Como este carro tem embreagem hidráulica, não haverá cabo a ser regulado, e sim o próprio pedal. Este sistema também é utilizado por alguns modelos da Ford.