Vazamento de óleo

Então o seu possante de repente virou um “poçante”, criando poças de óleo no piso da sua garagem. É de fato algo preocupante, como se seu carro estivesse sangrando, correndo alguns riscos de estragar.  Mas, primeiro é preciso ter em mente que somente um mecânico experiente vai ser capaz de acabar com os vazamentos de óleo do seu carro, mesmo que seja um pequeno. Antigamente os vazamentos de óleo do motor eram esperados como algo normal, bastando completar o óleo (por exemplo) de um Fusquinha ou de um Opala. O que acontecia naqueles tempos era o alto custo de um serviço mecânico, além da prática do famoso “Hobby”, onde o dono se divertia tentando consertar o seu próprio carro. Quase sempre não funcionava, embora fosse bom para a mente da pessoa.

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Hoje em dia é bem temeroso fazer isso em casa, se não for impossível, devido a carenagem que envolve os motores modernos. O primeiro passo é mandar lavar o motor para que o mecânico possa descobrir com mais facilidade onde está o vazamento. Mas eles são mais comuns em: junta de tampa de válvula, que é a primeira tampa do motor; cebolinha de óleo, neste caso vaza pelo tempo de uso e porque quase sempre ela funciona por pressão vinda do motor; junta de cárter, que acontece quando ela é muito velha ou é trocada e precisa de reaperto; filtro de óleo, que pode furar ou estar frouxo também por troca recente; suspiro de óleo, pode entupir com o tempo ou ressecar a borracha.

Onde pode dar vazamento de óleo?

Também pode vazar óleo do motor pelos retentores que são peças que vedam as pontas de eixos do motor, como o eixo do virabrequim e o eixo do comando de válvula. Neste caso, será um serviço que envolve a retirada de correias, polias e peças que ficam na frente, o que vai levar mais tempo e ter uma mão de obra mais cara. Nos carros mais modernos existem muitas outras juntas que ressecam e podem vazar óleo por elas. Por isso é importante lavar o motor, como dito acima, para se retirar as borras de óleo que se espalham confundindo o mecânico. Outros vazamentos que não são do motor: vazamento do óleo da direção hidráulica e vazamento na caixa de marcha.

Vazamento de óleo

Como verificar o nível de óleo

O óleo do motor do seu carro é um componente de máxima importância. As partes internas do motor sofrem intenso atrito em seus movimentos. Como são todas de materiais duros, se faz necessário uma lubrificação constante para que o motor não “funda” ou literalmente exploda por dentro, atingindo com força o seu bolso e suas economias. É uma tarefa que qualquer motorista pode realizar. Também, se você mesmo verificar o nível de óleo do seu carro, vai se livrar dos postos que sempre dizem que está faltando um litro pra completar o nível.

  1. Foto: prismaautopecas

    Foto: prismaautopecas

    Como verificar o nível de óleo.

O serviço deve ser feito com o motor completamente frio, de preferência pela manhã antes de ligá-lo. É nesse momento que o óleo estará totalmente no Carter depois do carro passar uma noite inteira de repouso. Também é por isso que muitos frentistas se enganam com o nível do óleo, pois no posto de gasolina o carro ja se movimentou e o motor lubrificou as partes de cima, diminuindo o nível que fica no Carter onde a ponta da vareta de óleo faz sua medida.

Cada carro tem uma vareta diferente. Mas se o óleo “sujar”quase na parte mais alta das marcas evidentes, então o nível está normal. Caso fique bem abaixo da marca máxima, se aproximando do meio, então você deve completar o óleo, com o carro ainda na garagem, e verificar o nível dias mais tarde. Se persistir a diminuição do óleo, e seu carro roda o normal, ( não viaja muitos quilômetros com frequência), então você deve procurar um mecânico de confiança para uma exame mais profundo.

Uma dica: manchas de óleo, ainda úmidas, no chão da garagem  é um sinal claro de vazamento recente de óleo. Conte isso a seu mecânico. No mais, mantenha a troca de óleo do motor do seu carro em dia.