Luz de teto. Defeitos mais comuns.

Então a luz interna do seu carro parou de acender assim: do nada, de uma hora para outra. E pior: talvez sejam duas ou três luzes, no mesmo lugar, que se apagaram. É uma situação que tem que ser resolvida, pois outros equipamentos do carro também podem parar em conjunto com a luz teto.

E normalmente sentimos a falta da luz interna a noite, quando mais precisamos, naquela hora de preencher um cheque ou digitar a senha do cartão em um posto de gasolina. E quase sempre este defeito também deixa o porta-malas na escuridão, assim como o porta-luvas.

Como chama a luz do teto do carro?

Alguns carros tem mais do que apenas uma lâmpada e um interruptor para iluminar seu interior. Talvez tenha até um circuito eletrônico mais complexo, com vários tipos de iluminação, como aqueles que apagam sozinhos segundos depois do motorista sair do carro. Ele é conhecida como luz interna, luz de cabine, luz de apoio, entre outros.

Em breve iremos postar problemas e soluções para muitos modelos do mercado. Mas basicamente iremos falar, neste post, sobre possíveis defeitos nos modelos mais simples, onde o próprio motorista pode tentar reparar.

Na grande maioria das vezes o defeito tem sido uma lâmpada queimada. Para resolver este problema basta retirar a lanterna de luz de teto tomando os devidos cuidados, que variam de modelo para modelo de carro. Um dos principais cuidados é trabalhar com as mãos limpas, pois qualquer sujeira vai manchar o teto do seu carro.

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O tipo de lâmpada pode ser torpedo – se parecendo realmente com um – ou pingo ou pingão – que é a mesma usada na luz de posição ou faroletes. Se não estiver evidentemente queimada (escurecida), então observe o filamento da lâmpada se está interrompido ou chamuscado.

Mesmo se for o segundo caso, e ela não estiver queimada, o certo é trocá-la para não ter que repetir o serviço em pouco tempo. Fusíveis queimados também são causas da luz de teto não acender. Ele pode queimar por algum curto na lanterna do carro.

Este hábito também queima com facilidade o fusível da luz de teto

Este hábito também queima com facilidade o fusível da luz de teto

Mas ultimamente este fusível tem queimado muito pelo uso do GPS ou carregador de celulares. Por que? Porque o fusível que protege o acendedor de cigarros costuma ser o mesmo da luz de teto. Isto acontece em quase todos os modelos mais simples do mercado.

Devemos sempre tomar cuidado ao ligarmos a tomada do GPS e outros, ou então ligá-la (e desligá-la)  sempre com a chave do carro desligada, porque normalmente, o acendedor de cigarros recebe energia apenas com a chave ligada.

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Outros possíveis defeitos em luz de teto podem ser fiação interrompida ou o “pino” da porta com mau contato (também conhecido como interruptor de luz de teto). Esta segunda opção pode ser reparada trocando a peça ou apenas limpando com um limpa contatos.

Como funciona o interruptor da luz interna

Todos os carros, antigos e modernos, possuem um sistema que acende ou apaga a luz de teto. Uma das maneiras é pela porta do carro, abrindo ou fechando ela. Basicamente o interruptor de luz de teto funciona acionando a luz ao abrir ligeiramente a porta ou apagando essa mesma luz ao fechar a porta.
Obviamente é um item de conforto para o motorista e todos os outros que entram ou saem de um carro.

Até o Fusca tinha esse acessório e sua lâmpada é usada até hoje. Quase sempre são de 5 watts de potência, mas pode ser um conjunto delas. Dependendo do modelo (tamanho) do carro podemos ter iluminação dianteira e traseira dentro da cabine.


O interruptor de luz do teto fica na coluna da porta – ou na da frente ou na coluna do meio. Em ambos os casos ele é acionado pela abertura da porta. Normalmente ele interrompe ou liga o negativo da luz do teto. O mesmo acontece nas portas traseiras ou no porta-malas, onde um interruptor fica instalado dentro dele. Outros locais que se usa um interruptor de luz semelhante ao da luz de teto e no porta-luvas e no capô do motor.


Mas essa luz de teto pode ser acionada sem precisão de abrir a porta. Todas elas têm um interruptor interno, que pode ficar no próprio suporte da lâmpada ou no painel do carro através de um botão separado. Esse mesmo interruptor de porta é usado para acionar o alarme no caso de arrombamento do carro, seja nas portas ou no capô do motor. A porta traseira também é protegida pelo interruptor.
Principais defeitos em todo o circuito

  • Lâmpada queimada. Nesse caso tem que retirar para testar. Muitas vezes um exame visual confirma o defeito. O filamento fica obviamente partido ou o vidro dela escurece.
  • Interruptor com defeito. O principal sintoma é abrir a porta e a luz não acender. Ao mexer no interruptor ela pisca ou acende. Como ele é fácil de retirar do seu local, uma limpeza nele com lixa resolve o problema. Isso por acontecer em qualquer porta do carro.
  • Fusível simplesmente queimado. Esse fusível queima quase sempre por causa do acendedor de cigarros (tomada 12V) quando usamos carregador de celular ou GPS. A corrente dos dois quase sempre é a mesma. Se o fusível novo também queimar, então temos um curto e ele deve ser consertado.

O que fazer quando a luz de dentro do carro não quer apagar?

Eu já muitas situações assim. Isto pode acontecer com qualquer acessório que usa um interruptor para acioanr ou desligar, como no caso da luz de freio, luz de ré e outros. Neste caso, no caso de emergência, o mais seguro é procurar o fusível da luz de teto e retirar ele. Simplesmente tentar tirar a lâmpada vai queimar seus dedos. Já passei por isso. Para resolver de vez, tem que levar em um elericista. Pode ser desde o interruptor de porta até o circuito eletrônico que alguns sistemas de iluminação interna possuem.