Lâmpada interna tipo torpedo
O que seria um torpedo? São várias as definições. É uma palavra com vários significados e que cada vez mais é usada. Até a modernidade chama de torpedo uma mensagem enviada pelo nosso celular. Seria assim porque tem haver com a velocidade de um torpedo? Uma definição diz: “É um engenho, desenvolvido a partir do início do XIX, próprio para afundar navios de madeira e que consistia num recipiente, carregado de material explosivo, preso por uma linha a um arpão que era arremessado por uma espingarda contra o alvo…”. Já outro dicionário define assim a mesma palavra: “Gênero de peixes cartilaginosos, cuja cauda produz comoção elétrica em quem a toca. Máquina de guerra…”. Os torpedos de guerra eram parecidos com alguns tipos específicos de peixes, e daí vem este nome. Mas na guerra era uma arma disparada por submarinos e tinha a característica de ser rápida e silenciosa, sempre surpreendendo o inimigo. Tudo imaginado de maneira simples e barata, exatamente o que pede um esforço de guerras demoradas.
E é exatamente esta forma a maior característica da lâmpada conhecida como “Lâmpada torpedo”, que equipa muitos modelos de veículos do Brasil. A vantagem que percebemos desta lâmpada durante anos de experiência em oficina, é sua boa durabilidade em relação a outras. Sua luminosidade também é boa e seu formato possibilitou uma área maior de luz, ou lanternas de teto bem maiores.
Com o surgimento de leds confiáveis, a lâmpada tipo torpedo caiu como uma luva, ficando com o formato e a luminosidade parecida com uma lâmpada fluorecente em miniatura. E podemos sempre aumentar o número de leds, como o torpedo da foto abaixo que possuem 24 leds. Nos dois casos, a potência é variável, indo de 5 a 10 Watts – no caso de torpedo comum – e do led varia de 1, 3, 5 e 10 Watts.
A troca também é bem fácil, se levarmos em conta a posição da lanterna no teto. Uma lâmpada comum seria mais difícil de retirar, e poderia até quebrar seu vidro tornando o trabalho mais difícil. A torpedo também ajuda em uma situação muito comum: o manuseio do local. Por ter um forro de teto de cor clara fica fácil de manchar o local se precisar de muito manuseio, que é o caso quando por ali está uma lâmpada esmagada, por exemplo. Já com a lâmpada torpedo a manutenção é mais simples, bastando usar dois dedos ou um alicate de bico.
Tenho um classic 12/13, tive problema com o a parte elétrica do porta malas, estava deixando a luz do alarme acesa como se estivesse alguma porta aberta, o alarme armava com três apitos mas passava um tempo depois disparava e a lâmpada do porta malas ficava acesa, descarregando a bateria. Pois bem, troquei o interruptor pensando que era o defeito, não adiantou, troquei o ALARME, o problema sumiu só que voltou só no alarme isso depois de uns oito meses + ou – de trocado, agora a lâmpada do porta malas queimou após eu ficar apertando o interruptor várias vezes para ver se a luz do alarme apagava, pois quando em vez conforme mexia conseguia fecha o porta-malas e a lampada do alarme ficar apagada, assim o alarme arma normal com um apito e desarma com dois, e dificilmente disparava, raramente mas disparava.