Defeito no sensor de estacionamento

Este sensor não é a câmera de ré, embora possa trabalhar com ela durante uma manobra. Isto depende do acessório instalado no seu carro. Falo Mais da câmera de ré na segunda parte do post. Mas é um conjunto sujeito a defeitos e os mais comuns podem ser mais fáceis de consertar do que imaginamos. Sua principal função é avisar, através de um apito acionado por sensores de proximidade, a distância que nosso carro está de um obstáculo atrás e fora da nossa visão.

Obviamente que o sensor de estacionamento é acionado em manobras de ré, ou quando vamos estacionar um carro (a famosa baliza) e por isso é chamado de sensor de estacionamento. Mesmo porque, sensor (interruptor) de ré, já é um nome aplicado a cebola de ré.

A instalação deste acessório é a parte mais difícil. Mas seu circuito elétrico é simples, aproveitando componentes elétricos de fábrica e próximos do local de instalação. O único cabo elétrico de maior comprimento é o que aciona as luzes de um módulo que fica no painel do carro e orienta o motorista no momento da manobra.

 

 

 sensor de estacionamento

Diagrama do sensor de estacionamento (imagem www.tuningparts.com.br)

LEIA TAMBÉM:

SEGURO DE CARRO CONTRA ENCHENTES

Como visto na foto acima, normalmente este acessório é vendido com uma broca própria para a instalação dos sensores no para-choque do carro.  E isto é exatamente o que dificulta a instalação do sensor por quem não tem experiência.

Já o ponto de energia vem da luz de ré. Por que? Porque o sensor de estacionamento deve funcionar para esta manobra, o que acontece quando engatamos a ré. Todo o circuito traseiro funciona com a mesma energia que acende a luz de ré.

Então, fica tudo mais óbvio: se o sensor de estacionamento não funcionar, a luz de ré não acender, ou é fusível de ré com defeito, ou é a cebola de ré estragada.

Defeito no sensor de estacionamento

O teste da cebola de ré é muito simples. Primeiro encontre o local dela de acordo com o modelo do seu carro (procure no site pelos links tipo: sensor de ré do Palio, etc). Em seguida desligue a tomada do sensor de ré e ligue os fios dela (tomada) um no outro. Ligue a chave do carro apenas para acender o painel e observe se a luz de ré acendeu e o sensor de estacionamento voltou ao normal (não é preciso engatar a ré durante este teste). Se acontecer isso, basta trocar a cebola de ré. 

Fora este defeito, uma outra opção seria módulo (caixa no meio da imagem acima) de proximidade e seus sensores com defeito. Isto é mais comum em acidentes, como pequenas batidas na traseira do carro, pois tudo fica instalado no porta-malas. Muito raramente o painel e seu apito podem estragar também. Mas neste caso é uma questão de qualidade do produto, como acontece com qualquer outro acessório, até uma lâmpada. Abraços a todos e até a próxima matéria do Mãos ao Auto.

Câmera de ré ou estacionamento

O avanço da tecnologia, principalmente aquele que “miniaturiza”o que já existe, como uma câmera ou telas, vem se tornando uma grande aliado para facilitar o dirigir um carro, principalmente nas manobras.  Quem não se lembra das provas de baliza para tirar a carta de motorista? Eu escrevo “provas” no plural porque muitos a repetiram pela dificuldade que ela apresenta. Pois então, invetaram uma câmera que facilita, e muito, uma manobra como essa.

 

Interessante como podemos nos distrair com muitas coisas ao dirigir, e o quanto ficamos atentos ao fazer uma manobra. Nos dois casos erros acontecem. É assim porque somos sempre limitados ou por nossa visão ou por nossa mente. Muitas são as tentativas de aprimoramento tecnológico visando facilitar o dia a dia do motorista e ao mesmo tempo aumentar a segurança de todos.

Como funciona a câmera de ré ou estacionamento?

O sistema de câmera de ré não é complicado. Pode sair de fábrica ou ser instalado em lojas de acessórios ou até mesmo pelo dono do carro. As grandes dificuldades em fazer manobras de ré são as limitações de visão que encontramos. Isso varia de carro para carro, dependendo do design da fábrica, mas a verdade é que sempre encontramos pontos cegos, lugares não vistos por retrovisores, e até mesmo quando nos viramos para fazer a manobra.

 

A novidade pode ser um obstáculo, pois passamos a olhar para uma tela ao fazermos uma manobra. Mas acostumar é mais rápido do que se imagina e logo as vantagens de usar uma câmera de ré ficam evidente. Ainda mais se no conjunto vier sensores de estacionamento que alertam o motorista da maior proximidade de um obstáculo através de sons bem eficientes.

 

As vantagens são um alívio. Quem nunca sofreu um tipo de bullying por ter dificuldades em manobrar um carro? Além do mais, existe a possibilidade de pequenos acidentes que o uso da câmera de ré ajuda a diminuir. Pois então até prejuízos financeiros podemos evitar!

 

Existem bons produtos no mercado, para aqueles que ainda não tem uma câmera de ré instalada em seu carro. É um produto que recomendamos. Não é muito comentado que um dia nossos automóveis serão quase autômatos? Pois é assim que se constrói grandes conjuntos tecnológicos: ajuntando, com o tempo, um ao outro, passo a passo.