Algumas baterias ainda usam do velho sistema: o de manutenção. As baterias modernas são chamadas de “Free”, ou de seladas, exatamente porque são livres de manutenção; e lacradas para que sequer ocorra a tentativa de colocar alguma substância em seu interior. No caso deste post, trataremos das baterias que ainda precisam de repor água para diluir o seu conteúdo químico e manter estável a solução interna.
Bateria secou. O que fazer?
As grandes fábricas quase não produzem mais baterias com manutenção. A exceção seria um ou outro modelo para caminhões e similares, como máquinas pesadas. Neste caso, o custo benefício será válido, visto que o sistema elétrico desses veículos são fracos, e a água da bateria demora mais a secar.
Mas sistemas elétricos dos carros de passeio modernos, e até de alguns caminhões que mais parecem um trailer, são gastadores de energia exigindo alternadores e baterias que mais parecem um usina e seus geradores potentes.
É por isso que a água de uma bateria com manutenção seca mais depressa nos dias de hoje. É como se cozinhássemos arroz com alguns maçaricos. O resultado poderia pegar a cozinheira distraída com o fim da água na panela e um tanto de arroz queimado.
É o que chamamos de sobrecarga, ou o sistema elétrico exigindo muito do alternador. Oras, a exigência de carga pelo uso grande energia causa a sobrecarga, embora alguns não aceitem isso. É a lógica elétrica dos fatos.
Basta perguntar a um taxista para confirmar este acontecimento: muita energia exigida faz o alternador liberar uma carga correspondente e satura a bateria. Algumas vezes esta sobrecarga também pode ser por defeito no regulador de voltagem do alternador.
O que fazer?
Primeiro passo: NUNCA DEIXE A BATERIA SECAR. Se você comprou uma bateria assim, lembre-se que a manutenção tem que acontecer, e ela pode variar de 15 dias a 3 três meses, dependendo do modelo do seu carro. Em um carro mais básico, sem ar-condicionado e outros acessórios, a manutenção não pode passar de 3 meses. Mas a verificação do nível de água deve ser feita de 15 em 15 dias para todos os modelos. Os imprevistos podem acontecer, como uma sobrecarga do alternador.
Mas se aconteceu, e bateria ainda não arriou, então retire a capa dos elementos e todas as seis tampinhas, ou rolhas, que fazem parte da bateria. Se você enxergar metal escuro, e não um espelho de água, eis aí o problema.
Complete com água desmineralizada até o espelho de água começar a cobrir a placa. Pare por aí, senão a bateria irá “cuspir” esse excesso que pode corroer a lataria do seu carro.
Se a bateria chegou a arriar, então uma carga lenta deve ocorrer e o profissional é quem deve repor a água dela durante este processo. Mas na maioria das vezes ela se transforma no “arroz queimado” da ilustração, devendo ser substituída. Pelos prazos de manutenção citados acima, o leitor pode perguntar: “E se acontecer este defeito durante o prazo de garantia?”.
A obrigação de providenciar a manutenção é do comprador da bateria. Mesmo assim, a fábrica faz algumas exigências que estão bem definidas no manual de garantia. Algumas fábricas são mais complacentes e pagam a garantia pensando na fidelidade do cliente.
Mas a grande maioria recusa a garantia jogando a culpa no cliente, alegando mau uso. O lojista segue a fábrica. Portanto, ao comprar uma bateria, sempre pergunte sobre as condições da garantia e que tipo de bateria você está comprando. Forte abraço a todos.
Perdi uma bateria selada de moto. Acho…
Ela ficou em um carregador de baixa corrente por muito tempo (esqueci de desligar).
Será que ainda posso tentar fazer alguma coisa antes de descarta la? Eu a abri e parece “seca”. Tem alguma dica?
Olá Martin.Ela sendo selada não é bom por nada dentro. Ela pode até explodir, principalmente se vc colocar aditivos que são vendidos por aí. Melhor comprar outra. Mas existem no mercado carregadores que não secam a bateria. A medida que ela carrega ele vai diminuindo a carga até parar, quando ela estiver carregada. São conhecidos como carregadores inteligentes de até 5 amperes. Obrigado por participar.
Olá. Me chamo Jailson eu utilizo um carregador de notebook de 19volt e de 1,5Ah para carregar minha bateria de moto gostaria de saber se pode usar e tou colocando agua desmineralizada para completar mais segurar carga seficiente será que devo deixar quanto tempo para uma carga boa
Olá Jailson. A voltagem é alta e pode danificar a bateria com o tempo. O correto seria 14 Volts.
gostaria de saber porque o meu vidro do carona sobe e desce ao ser acionado pelo alarme (chave de ignição), quando acionado com a chave no local ligado ele fica fechado. gostaria de saber porque.
Olá Edvaldo. Se ele não abaixa apertando a tecla, então pode ser defeito nela mesmo. Mas se vc está se referindo a um sistema automático, tipo ligou a chave o vidro abaixa, trata-se de um acessório que alguns carros possuem ou não. Somente com uma inspeção pessoal para saber do que se trata.
Minha bateria secou a água é descarregou gostaria de sabe se ainda à alguma possibilidade de repor a água é recarrega novamente?
Olá Renato. Vale a tentativa.Algumas se recuperam,pois depende muitoda fabricação.
Quando a bateria queima 1 elemento ela tem jeito?
Olá marcoos. A bateria precisa de todos os elementos para funcionar. No seu caso ela não vai segurar carga e a solução é uma bateria nova. Obrigado pela participação.
Oi Fernando, em um bateria livre de manutenção que não tem luz indicadora de nível de carga, Como eu faço para saber se a bateria esta armazenando carga suficiente para não correr risco de ficar sem carga para dar partida?
(ouvi falar de de verificar alguma coisa se a bateria tem 12,65v Só isso é suficiente?)
Desde já agradeço!
Olá Marcelo.O indicador é muito falho. Então sua situação é a mesma de qualquer bateria. Um teste com equipamento apropriado seria a melhor opção.A voltagem medida é sempre uma boa referencia. Mas no caso de baterias o certo é medir a queda de corrente. Com um multímetro na bateria, se ele cair para 8 o menos, volts, n momento da partida, é sinal de bateria fraca.
Minha bateria arriou, inspecionei e ela estava seca,completei com água porém ela não funcionou. O que posso fazer?
Olá Malon. Primeiro ela tem que ir para uma carga lenta e por 10 horas (a chamada carga 24 horas). Se ela não pegar carga, então é caso de troca. Obrigado por participar.
Ola amigo tenho uma bateria da marca kondor com manutenção minha carga arriou constatei q a agua secou posso colocar agua e usa lá ou tenho q comprar outra?
Olá Marcelo. Vale a pena tentar carregar a sua. A marca é boa. Mas para colocar água nela tem que ser água desmineralizada, que é barata e encontra em alguns postos de gasolina. Não é solução e sim água.Ela deve ser colocada nos orifícios até cobrir as placas. Apareceu a lâmina de água e pronto. Senão a bateria vai jogar o excesso para fora. Depois disso ela tem que receber uma carga lenta. Você vai gastar por volta de 30 reais para saber se ela vai ficar boa.
Boa noite
Comprei uma bateria de moto a 3 meses e agora fui ver e está completamente seca .
O que devo fazer?
Olá Nelson. Poder ser sobrecarga da moto na bateria. Tem que medir a carga com a moto ligada e acelerada.
Estou comprando um Bateria Flexpower,o Logística disse que é baixa Manutenção. Ela irá começar a baixar água após um ano.Já ouvi que a Marca e Boa.
Mais será que vai demorar tanto para baixar a água? ???
Olá Marcelo. Depende do carro. Se for um sem muitos acessórios, como não ter ar-condicionado, então pode ser que demore a baixar. Mas todas elas tem que verificar o nível de água conforme está escrito na garantia. Leia ela e veja se é um ano ou três meses, que seria o tempo máximo para fazer manutenção em uma bateria igual a sua.
Boa noite eu tenho uma bateria de 60 ,amp e a água baixou um pouco e ela perdeu um pouco da carga ela está com 12.20 v não dá a partida porque logo cai pra 8 v ,eu posso completar ,e ela voltará a carrega normalmente ? Uns treis anos atrás eu completei com solução de bateria que me recomendar o e a bateria arriou de vez , o nome da bateria e powerbreck ,socorro !.
Olá Moisés. Se você está vendo as placas e não um espelho de água, então pode completar até o espelho de água aparecer. Isso significa que não pode encher até a boca. Mas uma carga lenta em carregador seria uma boa ideia para saber se ela vai ficar boa. É um serviço barato que qualquer auto elétrica faz.
minha bateria do carro polo antigo
não e selada tava seca eu coloquei solução ta serto
Olá souza. O correto é colocar água desmineralizada até cobrir as placas. A solução fica presa nas placas e se mistura a água.
Posso colocar agua mineral na bateria?
Olá Admilson. Grato por perguntar. Não, não é recomendável água mineral. A água “oficial”tem exatamente o nome contrário que ser água desmineralizada e é encontrada em postos de gasolina. Água mineral pode causar curto nas placas por ter minerais a mais do que outra.
Parabéns pelo excelente site. Tenho um Fuscão 1.500, cujo único acessório é o farol de milha e já tem alternador. Um vendedor de baterias disse que para esse carro, a bateria com baixa manutenção é melhor que a selada, e 45A é suficiente. Confere?
Olá Edilson. Na minha opinião tanto faz, em termos de durabilidade. As diferenças seriam: vigiar a bateria de manutenção, pois mesmo ela sendo de baixa manutenção, ela deve se feita. Mas o preço é melhor. No caso das seladas é instalar e esquecer manutenção. Mas o preço é mais alto. Tudo é uma questão de conforto e preço. Abraços e obrigado pelas palavras. Fique a vontade par perguntar mais.
A minha bateria ainda esta com água mais nao o bastante pro meu carro virar, se trata de uma de 90 e meu veiculo uma camionete, quando ml de agua em cada buraco. Obrigado
Olá Elida. A água deve ser reposta somente quando não vemos o espelho de água. A quantidade é somente para cobrir as placas. Cobriu, parou de colocar água.
Bom dia,
Vendo baterias e me ofereceram a marca KONDOR, Ja trabalho com Heliar, Moura, zetta e América.
pergunta? entre kondor e america para segunda linha, qual devo vender? ou qual marca você me sugere para segunda linha. sendo que a primeira linha não abro mão da Heliar.
Olá jorge. Eu gosto muito da Kondor, tanto da com manutenção como a selada. Aqui em BH é uma bateria que dificilmente apresenta retorno. Apenas não sei se o preço seria vantagem. Pode ser que a diferença seja pouca entre ela e as de primeira linha. Mas é uma bateria de muita qualidade.
Oi Fernando realmente a Kondor me surpreendeu, a cada 10 mouras que vendo volta 01, enquanto que a Kondor o índice esta em zero, nenhuma volta. esta no mesmo índice da Heliar.
Obrigado.
A bateria da minha moto é de gel (marca OUTDO) e tem as tampas superiores.
Posso repor a agua e tentar carregar?
Olá mauro. É uma tentativa que quase sempre não funciona, pois a densidade fica muito variada. O importante para ela aceitar carga é ela medir pelo menos 12Volts descarregada. Muito abaixo disso ela não pega carga, principalmente se for antiga.
Ola Fernando, tenho uma bateria moura 12v 12ah, esta escrito nela blindada livre de manutenção,
mais vi um pequeno escorrido na parte de cima dela e abri o corpartimento onde fica seis ourificios onde e colocada a solução para a ativação da bateria.
vi que a agua baixou, consigo ver todas as placas.
pode ser defeito mesmo da bateria?
eu fiz o teste no carregamento dela esta na lenta 13.6 e a 5.000rpm bate nos 14.3 e não passa disso, visto que é uma media boa para o carregamento e a bateria esta com 3 meses na minha moto.
já foi trocada por outra e já perdeu a garantia.
me ajude obrigado
Anderson, infelizmente a Moura não deu sorte com essas baterias de moto, elas são importadas e não são boas, sou revenda de baterias e tive muito problema com a bateria moura motos, recomendo você trocar por uma Heliar,
Não é algo ruim, mas estou surpreso que a bateria do meu nissan tiida 2010 original (comprei 0Km) ainda funciona sem problema. Ja deixei a luz do teto ligada uma vez e descarregou, usei uma partida auxiliar e levei ao eletricista, ele afirmou que a bateria estava boa, segurando carga, mas era muito fraca para o tipo de carro com tudo elétrico. Isso foi com 4 anos e agora vão pra 6 anos. Não é normal, e?
Olá paulo. Pode acontece sim. A bateria é produto bem “artesanal” ainda, com soldas e montagem feitas, em algumas fábricas, por pessoas. Isso pode implicar em diferença de qualidade. O bom uso do carro e a parte elétrica bem elaborada, contribuem muito também. Mas fique atento a vida útil no fim. Ao primeiro sinal de fraqueza na partida, troque a bateria.
Foi trocar água da minha bateria selada e a água saiu preta .Pensei em até colocar solução e carrega-la.Estou com medo de está em curto .O que devo fazer Descarto ou tento recupera-la
Olá Larissa. Não é recomendável, pois a densidade da solução não vai ficar equilibrada e pode até explodir a bateria. Melhor comprar uma nova.
Ola, meu carro ontem a noite não ligava,mas tinha bateria pq todas as luzes estava acendendo e de manhã tinha ligado normal, hj nem sinal de bateria e até o painel não ligou, será que está perdendo a carga de alguma firma? Não ficou nada ligado .
Olá Luis. De qualquer maneira tem que fazer um teste na bateria e nos terminais dela. Pode ser terminal bambo, descarga da bateria por algo que ficou ligado, ou simplesmente bateria com defeito. O correto é aplicar uma carga lenta nela e depois fazer o teste. O alternador também deve ser medido depois da carga na bateria.
Minha bateria furou na parte lateral e vazou bastante água, aparentemente proveniente de um dos orifícios. Porem ainda funciona, tem algum risco usar até parar de funcionar?
Olá Diogo. Se vazou muito ela não vai durar muito. Tem que trocar ela.
Eu tenho uma dúvida sobre o uso correto da bateria. Quando saio com o carro, se eu for num lugar e prever que não vou gastar mais do que 5 minutos lá, eu deixo o carro ligado para evitar ficar ligando/desligando o carro e assim forçando a bateria.
Até quando estou viajando, nas paradas para o banheiro, deixo o veículo ligado. Eu gostaria de saber se o fato de deixar o carro funcionando em vez de fazer várias paradas é melhor para a bateria do carro.
Olá Rogério. Se for uma bateria de marca, sem manutenção, não há necessidade de deixar ligado assim. Basta ligar ou usar o carro todos os dias ou durante a semana.Ele foi dimensionado eletricamente par ser eficiente dessa maneira. Deixar ele ligado pode travar as portas com a chave dentro e até facilitar roubo do carro.
Tenho uma bateria náutica moura que diz “não requer água” (ela não é selada) abri as tampas e vi que esta completamente seca inclusive está com as placas pelo que me parece um pouco tortas não funciona há alguns meses, se eu por água desmineralizada tem chance de ela voltar a funcionar?
Tenho uma baterria heliar ela seco sera que posso troca todo fluido dela a solução pra ver se ela volta a segurar carga
Olá Elias. Muito difícil de voltar ao normal, além de trabalhoso e perigoso. Uma solução assim pode ficar com a densidade variada e corre risco até de explosão. Eu não aconselho.
ola Fernando minha bateria secou a água , perguntei á uma amigo meu o que deveria fazer? e ele me aconselhou a por Água mineral .. será que isso funciona mesmo?
Olá romeu. No máximo água de torneira. Mineral não, pois ela dá curto nas placas exatamente por ser mineral. A bateria vai durar menos. O ideal é comprar uma garrafa de água desmineralizada que alguns postos de gasolina vendem.
Boa tarde. Os aparelhos que testam baterias, eles são capazes de indicar que a bateria esta boa e que esta apenas descarregada?
Olá wilian, Normalmente primeiro aplicamos uma carga lenta na bateria e depois o teste. Uma bateria simplesmente descarregada pode estar boa. Por isso a necessidade de carga lenta. É dessa maneira que as fábricas lidam com baterias que estão na garantia e parecem estar com defeito.
A bateria do meu veículo é a Motorlight MPF60, a marcação de cor ficou Preta, gostaria de abrir a tampa para verificar a altura da solução, mas não consegui abrir, tem algum método para fazer isso?
Ola Mário. Esse tipo de bateria não foi feita para repor solução. Na prática é até perigoso. Mas o melhor a fazer é aplicar uma carga lenta e ver se a cor muda.
Minha bateria, moto, leva agua. De quanto em quanto tempo devo verificar e q tipo de liquido posso usar e onde compro? Ela ficou parada quase um mes. Viajei a trabalho, mas quando voltei, pegou de 1a.
Olá Paulo. A reposição é de água desmineralizada quando fica abaixo do nível. Quase sempre esse nível está marcado na bateria se ela for branca. Caso contrário tem que abrir e cobrir as placas sem exageros. De 3 em 3 meses ela deve ser examinada.
tenho uma bateria selada de moto cg 150, queria saber se colocar agua desmineralizada resolve a quesão de perder carga?
Olá Wesley. O resultado vai ser baixo. Baterias seladas tem um tempo de vida útil rígido. Melhor comprar outra.
Boa noite a minha bateria secou oque fazer
Bom dia, é recomendado na reposição da água destilada colocar solução de bateria, ou só solução de bateria, se os 2 qual seria a melhor equalização?
Ola Marco. No caso da bateria secar basta completar com agua desmineralizada até começar a cobrir as placas. A solução fica presa nas placas e se mistura na água. Isso no caso de manutenção. Se for caso de sobrecarga é quase certo que ela estragou.
Olá Fernando. Um colega de trabalho levou certa vez uma revista, onde afirmavam terem feito um teste nas águas desmineralizadas que alguns postos de gasolina vendem, e lembro que quase todas não passaram, inclusive algumas eram simplesmente água de torneira (segundo a reportagem). Devido à isso, fui aconselhado a colocar água de chuva na bateria, que seria a mesma coisa da desmineralizada, e melhor do que a água de torneira. O que vc acha disso? Obrigado.
Olá Silvio. De fato não podemos confiar nesse tipo de produto vendido em postos. Mas água de chuva com certeza vai estar contaminada pela poluição ou por cair em telhados de materiais que também contaminam. Uma sugestão é distribuidora de baterias.
Olá,Fernando,tudo bem ?
Tenho uma bateria Stanley 600 amp.(sem água) do tipo auxiliar para veículos que começou a queimar e exalar um cheiro forte caracteristico de bateria(acredito)…É que liguei um alimentador de voltagem inespecífica e ultrapassou os 12 volts normais.
Isso tem remédio ? Tem cura ? Com a sua experiencia explique-me,por gentileza ….
Agradecimentos !
Olá Jairo. Se ela não funciona mais mesmo depois de uma carga lenta, então houve sobrecarga e nesse caso é troca. O teste é o mesmo de outra bateria: carga e teste de descarga.