Sensor de ré do Ford Ka
O Ford Ka possui motor transversal, ou seja, ele fica atravessado de uma roda a outra. Isso significa que a caixa de marcha também acompanha esta posição, ficando mais do lado da roda do motorista. Por que explicamos isso? Porque o sensor de ré, ou a cebola de ré, deste modelo da Ford, fica exatamente na caixa, quase de frente para o radiador.
É uma peça relativamente fácil de trocar ou mesmo de testar antes de trocar. Basta desligar a tomada dela e cruzar os dois fios que entram na tomada. Faça isso com a chave do carro ligada apenas para acender o painel (não precisa ligar o motor e nem engatar a ré). Feito isso, verifique se a luz de ré acendeu. Se a resposta for sim, então a cebola de ré está queimada e deve ser trocada.
Mas se não acender, o fusível deve ser testado assim como a lâmpada (s) de ré. Porém, o defeito mais comum é no sensor ou cebola. Veja na foto abaixo a exata posição da cebola de ré do Ford Ka com sua tomada desligada.
Como trocar o sensor de ré
Normalmente usamos uma chave boca/estria de 22 milímetros (em alguns outros modelos pode variar o tamanho desta chave). Ela deve ser encaixada na parte metálica em forma de porca atrás da parte preta dela, como está evidente na foto acima.
Faça a troca com a peça nova em mãos e com o carro completamente frio, para que a cebola desenrosque com mais facilidade. JAMAIS DIRIJA O CARRO SEM A PEÇA (CEBOLA) DEVIDAMENTE NO SEU LUGAR. Caso contrário, pode haver vazamento de óleo de caixa, comprometendo sua lubrificação.
O aperto da peça nova deve ser proporcional a peça que estava instalada antes, mas sem exageros que possam danificar algo. Também não se esqueça da arruela que vem junto com a peça comprada, Na falta desta, a antiga pode ser usada.
Lanterna traseira do Ford Ka
Aprenda neste post como trocar a lanterna traseira do Ford Ka antigo, modelo 98/99. É relativamente fácil. Você mesmo pode trocar essa lanterna. Siga o passo a passo abaixo.
Ferramentas
–Uma chave de boca ou canhão de 10 milímetros
–Uma chave de fenda média ou espátula de plástico
Como trocar essa lanterna
Abra o porta-malas e observe a lanterna que você quer trocar pela parte de trás da lanterna traseira do seu Ford Ka. É bem acessível.
Repare nos 3 parafusos de fixação desta lanterna, um em cima, outro em baixo a direita e o terceiro no meio, lado esquerdo da lanterna. Para retirar a lanterna externa, solte estes parafusos com uma chave de boca ou estria de 10 milímetros.
Em seguida aperte a tecla branca no meio da tampa preta. Puxe com cuidado e use as duas mãos. É nela que estão fixadas as lâmpadas da lanterna traseira do Ford Ka.
Para instalar a lanterna nova, faça o serviço ao contrário, seguindo a lógica da montadora. Coloque a placa de lâmpadas somente depois de apertar os três parafusos. Não precisa apertar exageradamente, apenas para que a lanterna fique firme no lugar.
Em seguida coloque a placa ( tampa preta ) tomando o cuidado para que as lâmpadas entrem em seus orifícios na lanterna sem forçar. Existe uma posição em que ela entra com facilidade. Caso contrário, pode quebrar algumas lâmpadas, principalmente a que fica mais embaixo.
Faça esse serviço com todos os equipamentos do carro desligados, principalmente as setas, iluminação ou faroletes e luz de ré. Também desligue a chave do carro.
A recomendação é sempre trocar os dois lados para que não dê diferença de tonalidade de cores entre elas. Afinal, uma vai ser nova e a outra mais antiga e modificada pelo tempo de uso. No caso de dúvidas, faça uma pergunta nos comentários. Teremos prazer em ajudar.
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Me ajudou muito a explicação aqui. Achei onde era esse sensor de ré e resolvi o problema. Não era no sensor em si, mas no plus dele, onde um dos fios havia partido. Solde e encapsulei com cola silicone para evitar nova corrosão e reduzir a vibração. Está ok agora.
qual era o problema do seu sendor de re,,o meu aparece no painel checar sensor de ré e ninguem sabe o que tem q ser feito,,poderia me ajudar
Sensor de ré pode ser o interruptor de luz de ré. O teste é simples, dependendo do modelo do seu carro.