Regulador de voltagem do alternador

Talvez você já tenha ouvido o nome dessa peça depois de um orçamento de uma oficina. Muitas vezes um nome assim ressoa na mente de um dono de carro como a famosa “repimboca da`parafuseta” que é na verdade a tradução de “vou ser enganado”.

Mas, de fato, é a peça que mais estraga dentro de um alternador. O mau funcionamento desta peça pode deixar o motorista sem bateria, o que significa a necessidade de um socorro no local ou de um reboque.

Outras peças de um alternador

Além do regulador,  dentro de um alternador tem as seguintes peças: ponte retificadora, rotor (seria o induzido),  estator, e  rolamentos. As escovas fazem parte do regulador de voltagem. Todas estas peças podem comprometer o funcionamento do seu alternador. Mas basta apenas uma delas estragar e o sistema de carga vai parar.

Por isso, o alternador é um dos componentes do seu carro que deve passar por manutenção. Basicamente seria medir sua corrente na bateria com o motor ligado, e verificar se ele esta com algum barulho anormal (rolamentos). Em alguns casos o defeito é externo, e é algo simples, que um eletricista experiente e honesto consegue avaliar e consertar.

Os sintomas de regulador de voltagem ruim podem ser:

  • Luz de bateria não acende em hipótese nenhuma. Neste caso o alternador pode enganar na medida. Mas o resultado é sempre de bateria descarregada.
  • Luz da bateria acesa direto. Pode ser por defeito interno do regulador ou por escova baixa. Mesmo assim deve-se trocar o regulador.
  • Excesso de carga. Isto só pode ser confirmado com um teste de carga na bateria através do multímetro e com o motor ligado. Qualquer medida acima de 15 Volts, estando a bateria em boas condições, é considerado excesso de carga. O regulador de voltagem é o grande responsável por este defeito e deve ser trocado.

alternador-defeitos

Comparação interessante

Eu gosto muito de comparar o sistema de carga de um carro com a ligação de água de um casa. A bateria seria a caixa de água. O alternador seria a bomba ou a pressão da água da rua. A carga seria a própria água que entra na caixa. E, por fim, a boia seria o regulador de voltagem. Juntando tudo fica óbvio o funcionamento de cada peça dentro alternador. Não precisa complicar muito a imaginação!

No caso do regulador de voltagem e a boia da caixa, a função e os defeitos tem semelhanças. Assim como a boia comanda a entrada de água de acordo com o que tem na caixa, o regulador controla a entrada de energia (volts e corrente)  na bateria de acordo com o que foi gasto por ela.

Imagine: se damos descarga no banheiro, imediatamente a boia abaixa e entra água na caixa até o nível normalizar. Também no caso de  uma carro é assim. Se ligamos o farol o alternador envia a energia gasta no momento, com o regulador “regulando” a quantidade de energia necessária.

Mas, e quais seriam os defeitos? Se uma boia não abre, a caixa não enche, e há de faltar água na nossa casa. Se um regulador de voltagem não carrega (a luz da bateria acende), então obviamente vai faltar carga na bateria e ela vai “esvaziar” em horas, e arriar.

Oras, se uma boia não fecha vai transbordar a caixa de água, vazando por todo lado. Do mesmo modo se um regulador estraga aberto o alternador dispara na carga saturando a bateria. O resultado vai ser de dano na bateria, lâmpadas queimadas, e módulos também (se não houver o reparo imediato). É o que chamamos de sobrecarga vinda do alternador para a bateria.

Outra dica sobre regulador de voltagem de alternador

Como dito antes, trocar apenas as escovas não é recomendável. Pense no seguinte: as escovas são novas, mas o regulador é antigo. Seria como trocar o flutuador da boia e manter a engrenagem velha, que pode estar enferrujada, como dito na comparação. Com pouco tempo ela pode travar ou não fechará mais. Quase sempre, depois de trocar as escovas, o regulador abre o bico e o serviço tem que ser refeito. Não seria prático, visto que o regulador de voltagem é a peça mais barata de um alternador.

Regulador de voltagem moderno. (peça interna de um alternador)

Regulador de voltagem moderno e suas escovas. (peça interna de um alternador)

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.