Lâmpadas de farol (parte 2)

Em outro post explicamos para o leitor do Mãos ao Auto o quanto é importante usar lâmpadas automotivas de boa marca. No setor automotivo toda peça original é superior a outra igual, mas paralela. Sabemos disso por conhecer o controle de qualidade que existe dentro de uma grande fábrica de automóveis. No caso das lâmpadas, até as originais passam por um rigoroso controle de qualidade e algumas podem ser recusadas por qualquer anomalia, não importa o tamanho. O interessante neste caso é que as lâmpadas recusadas são encaminhadas para leilões, vendidas a baixo custo, e revendidas por vendedores “ambulantes” de peças em oficinas, por exemplo. Qualidade duvidosa? Sim, mas apenas duvidosa, pois temos reparado que a vida útil de uma lâmpada de marca vinda de um leilão é igual a uma da mesma marca comprada em lojas ou em autorizadas de automóveis. Repetimos que são lâmpadas de marca top recusadas por pequenos detalhes.

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A grande diferença vai ser o preço final  para o consumidor. Uma lâmpada H7 pode ser vendida em uma autorizada por até 100 reais, enquanto a mesma, na sua caixa original de fábrica (Philips, Osram GE)  é vendida em lojas de peças, no balcão,  a 20 reais; e em oficinas por até 35 reais, instaladas. Também existe o padrão seguido por uma montadora de instalar o produto mais simples produzido por uma fábrica de lâmpadas. Simples porque é produzida uma variedade de estilos de lâmpadas.

lampada de farol

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Seriam H7 , H4, e H1, com mais estilo, vidros mais limpos e azulados, com nomes pirotécnicos e muita promessa de melhoria de iluminação. Elas são, obviamente, mais caras e normalmente são vendidas em kits  com um par de lâmpadas para o farol e muitas vezes outro para a luz de posição dianteira.

As promessas são de até 100% a mais de luminosidade com a potência regulamentada por lei. Ou seja: a mesma potência de uma lâmpada “comum” e da mesma fábrica, as chamadas amarelas. É bom saber que estas lâmpadas “estilosas” são apenas azuladas no vidro, mas acendem quase igual as comuns. Muitas vezes vemos a decepção na cara do cliente quando instalamos um kit destes, principalmente pelo efeito visual. Quanto ao benefício de melhoria de luminosidade citada nas propagandas, nunca ouvimos uma reclamação ou elogios. Aliás a única reclamação deste produto é que elas queimam também, e tem a mesma vida útil de uma chamada amarela de linha, mas a diferença de preço é gritante.

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Percebemos também que o resultado final de uma boa luminosidade depende de todo o sistema ótico do carro. Boas lentes, bom ângulo, permitem uma boa luz e um bom alcance sem incomodar outros.

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