Setas do Uno. Como trocar o comando?
Este post é para Uno Fire e similares sem Airbag.
Quando alguma função do comando de setas estraga, a melhor solução é trocar a peça inteira. Ou seja: se o farol não acende mais ou a chave “agarra”, custando para desligar, o benefício de trocar o comando inteiro vale o custo da peça. O mesmo motivo serve para defeitos na chave de limpadores e pisca alerta. Apenas o reparo da buzina compensa ser trocado individualmente, mesmo assim em alguns casos. Algumas oficinas até conseguem reparar determinados defeitos. Mas é bom lembrar que a causa continua na peça, e que, obviamente, será um benefício temporário. Pagar um pouco mais e ter todas as peças renovadas em um comando novo é vantajoso.
O primeiro passo para realizar o serviço é sacar o volante do seu Uno. (Veja como fazer neste link) Feito isso, a capa de proteção também deve ser retirada. Ela é presa por baixo por 3 parafusos de chave Philips, conforme mostra a foto abaixo.
Note que capa de cima também está presa ao comando por dois parafusos (um está bem acima do fio vermelho) que devem ser retirados. Feito esse serviço, resta retirar de vez o comando da coluna de direção. Ele está fixado em seu lugar por uma braçadeira com parafuso tipo Allen número 6, conforme mostra a foto abaixo.
A foto mostra o comando já na bancada, visto por trás. A braçadeira está no centro com o parafuso a direita. No carro ela fica escondida. Basta se abaixar para vê-la e tudo começa a ficar óbvio para quem está realizando a troca. Adquira uma chave tipo Allen número 6, antes de começar o serviço. Ainda na foto acima, vemos os encaixes das tomadas que alimentam de energia todas as funções do comando. Elas estão nas laterais e em cima, no total de quatro tomadas. Não é difícil soltá-las e depois ligar na chave nova, pois os encaixes são simples e cada tomada tem o seu lugar, não encaixando em outro. Não tem como ligar errado.
Observe a foto acima. A peça azul (também pode ser preta) é o relé de seta original e deve ser retirado da peça antiga e transferida para o comado novo, pois ele é vendido sem este relé de seta. E também observamos novamente o parafuso tipo Allen, mas por outro ângulo. Feito o dito acima, basta seguir os passos inversamente para montar o comando novo na coluna. Os comandos da Fiat são muito parecidos. Talvez exista uma ou outra diferença, como a ausência ou não do alerta no conjunto; alguns também tem a tecla do alerta quadrada e outros mais arredondada. Mas tudo segue uma lógica de desmontagem e montagem fácil de perceber. Lembre-se de trabalhar sempre em segurança, e, na dúvida, leve até um profissional. (este post não serve para veículos com Airbag)
Minha esposa estava em viagem com o uno vivace 2012, e a seta para ambos os lados parou de funcionar, pedi para que ela fosse ate um eletricista para resolver o problema. Ao final da avaliação do mecânico o mesmo informou que teria que substituir a chave de seta completa, nao senti segurança no diagnóstico e pedi que ela seguisse viagem. Antes de sair o mecânico disse que para ela não ir sem seta iria deixar o funcionamento das setas pelo botao de alerta, más quando fui analisar o que ele teria feito não visualizei emendas ou soldas nem troca de peças, porém o botão de alerta está com um calço na posição de pressionado, onde as setas funcionam. Gostaria de informações sobre o esquema elétrico para testar a alimentação e os comandos de saída da chave de setas deste carro. Desde jà meus agradecimentos. Excelentes postagens neste site estão de parabéns.
Olá Wilson. O eletricista está certo. Os carros da Fiat tem este problema crônico : a tecla do alerta quebra por dentro e anula a seta. O calço é a única solução de emergência.Embora alguns consigam trocar apenas a tecla, é algo bem temporário, pois o que quebra a tecla continua no comando. Este é único, e quando algo nele estraga (farol,alerta,limpadores) a solução final é trocar o comando todo. Somente na última semana eu troquei três, com resultado cem por cento.
Fernando obrigado por responder. De fato não encontro só o botão em minha cidade recife e área metropolitana. Temporariamente retirei as molas, e voltamos a utilizar o carro com o acionamento do botão de alerta manualmente, mas vou providenciar a chave completa, é um absurdo que a FIAT não se interesse em resolver o problema. Suas informações foram de grande ajuda para resolver o problema do meu carro, um forte abraço. Que você continue postando informações que tanto contribuem para o conhecimento sobre mecânica.
Olá Wilson. Eu também já retirei estas molas e funciona bem. Mas fique a vontade para perguntar. Abraços.
De repente as setas do meu Uno pararam de funcionar, não piscam no painel. Se eu der seta para direita ou esq tenho que acionar o pisca alerta e desliga-lo para que a seta funcione. De vez em quando ela funciona normal e quando esta parando de funcionar ela comeca a fazer um barulho como se estivesse arranhando e para de funcionar, ai tenho que fazer essa jogada com o pisca alerta. Porem tudo continua normal, farol, buzina, limpadores, etc. Será que mesmo assim tenho q fazer troca da chave de seta completa ?
Olá André. Faça o teste do alerta. Ligue a chave do carro, dê seta para um lado, e mexa levemente na tecla do alerta. Se a seta piscar ou ameaçar piscar, a tecla está com defeito. Se quando você aciona o alerta e ele pisca normalmente, sem fazer o tal barulho, então não é defeito em relé de seta. Se o alerta for na coluna de direção, atrás do volante, então, ou você mandar troca o comando inteiro, ou pede para retirarem as molas da tecla.
Olá Fernando.
Tenho um vivace 2012. Troquei as lampadas do pisca, ré e freio por lampadas de led. Acionei o alerta pra ver todas piscando e tudo funcionou normal. Saí com o carro normalmente e tudo bem.
No dia seguinte fui mostrar a minha esposa como ficou, liguei o alerta e tudo estava normal. Desliguei o alerta mas as setas direita/esquerda pararam de funcionar e o alerta piscava sem parar. Mesmo apertando a tecla do alerta pra baixo, as setas nao funcionam. TEntei e descobri que em determinado ponto, a seta pisca somente uma vez e pára. Isso acontece tanto no pisca da direita como da esquerda. Minha duvida é:
Esse defeito na tecla do alerta, pode fazer o pisca direita/esquerda parar de funcionar mesmo apertando a tecla para baixo? Preciso trocar essa tecla por uma nova ou apenas tirando as molas vai ficar bom?
obs: essa tecla nao vende em auto peças, mas encontrei no mercado livre!
Olá Gleyson. Grato por participar. O teste é simples.Basta mexer na tecla com a seta ligada. Se ela piscar, então o defeito é na tecla. E sim, pode-se retirar molas do alerta. O que vai acontecer é que em vez de “aperta e desaperta” ela vai fica “empurra e puxa”.Isto se a tecla do alerta for atrás do volante. Você também pode comprar o alerta (uma peça branca com a tecla em cima) e pedir para trocar.
Olaa Fernando gostaria se saber se a chave de seta tem influência no arbegue do uno vivace
Pois aa setas nao param de piscar e falaram q se nao souber mexer pode acionar o air beg
Olá Gerson. Deve ser porque para trocar o comando de seta tem que tirar o volante e pode acionar o Airbag. Neste caso um eletricista tem que fazer a troca. Mas verifique se a tecla do alerta está influenciando as setas. Mexa nela e repare se as setas param.
Estou com problema na seta do Uno 2000 Esmart.
Aciono a seta para esqueda todas asenden juntos….de luz da seta no painel ñ acende….
Quando tiro a lampâda dianteira no lado esquedo todos circuitos do pisca ñ funciona…desliquei a chave de seta e fiz a ligação direta no conector…..mesmo problema, troque as lâmpadas por led ea placa do circuito traseiro… troquei a chave do pisca alerta… testei o rele normal…
E agora como poso resolver isso tem como me ajudar
Olá Jamerson. Experimente a seta com lampadas comuns. Em seguida teste o alerta mexendo na tecla com a seta ligada. Alarme também costuma interferir na seta.
tive um problema eletrico no meu uno mille 2013. E meu farol, setas e limpador não estão mais funcionando. Tenho que trocar a chave de seta completa ou existe algum fusivel ou outra peça que eu poça trocar?
Olá Leonardo. Vale testar os fusíveis.Mas dificilmente existe um fusível somente para o comando e sim para cada acessório que ele acende. O correto é fazer um teste no comando e no comutador de ignição. Reles também tem que ser testados.
Olá Ivanenko. Parabéns pelo seu site Mãos ao Auto! As suas dicas automotivas são muito interessantes!
Por favor, me ajude!
Meu Fiat Uno (Mille Way Economy 2010/2011) apresentou problemas nas setas (Funcionavam a hora “que queriam”). Normalizou e agora deixou de funcionar de vez! Quando tento dar a partida no carro, as luzes do painel ficam piscando e dá um estralo dentro do volante (parte elétrica). O carro não pega, faróis e pisca alerta não acendem, a trava elétrica das portas não funciona e os vidros, quando funcionam, vão bem devagar e param. Já desconectei a bateria e conectei novamente, já troquei fusíveis e nada. O carro não liga! O que pode ser? Bateria? Relés? Comando das setas em curto/aterramento? Como corrigir isso? Necessitamos do carro para as tarefas familiares do dia a dia (Escola que está voltando, tratamento de saúde, etc.). Por favor, nos oriente, ok?
Obrigado.
Olá Tony. Grato por sua participação. O primeiro passo é fazer um teste na bateria. Tente fazer uma chupeta com outra bateria e repare se quase tudo normaliza. Apenas tome cuidado com a posição do cabo de chupeta. É + com + e – com -.. O problema da seta pode ser a tecla do alerta com defeito. Basta mexer nela quando a seta ficar assim e reparar se volta a piscar.
ola fernando onde fica o rele de ceta do uno mille ex ano 1999
Olá zemaria. Quase sempre é na coluna do volante, atrás das capas dele, parte de baixo. Mas alguns modelos saíram com ele na caixa de fusíveis. Ele é de 3 pinos com os números 49, 48a e 31.
Ola Fernando tenho um uno 2006 e o pino da buzina dele quebrou queria saber se teria como substituir esse que e dentro da chave de seta ou terei que troca la desde ja agradeço …
Bom dia,
Quando chegava em casa, depois de um caminho de 6 km, dei seta para esquerda e parei para entrar. Nisto comecei ouvir uns ruídos que depois que parei e liguei novamente o carro soube que era do painel. Luzes no painel e faróis acendiam normalmente. Na manhã seguinte liguei o carro e não tinha barulho algum. Quando acionei a seta o barulho começou novamente e notei que a luz indicativa da seta, no painel não acendia. Desci do carro acionando as setas direita/esquerda e não funcionavam. Olhei a caixa de fuzil, mas não soube qual era e não quis mexer. Me informaram que teria que levar a um eletricista de autos que poderia ser alguma lâmpada queimada. Li que posso fazer algum teste com o pisca alerta. Como e o que posso fazer no momento até levá-lo ao eletricista. Uno Mille Way Economy Flex 2012.
Obrigada,
Cleusa
Olá cleuza. No link abaixo ensinamos o teste da tecla de alerta que pode causar o que você cita. Mas também pode ser defeito no relé de seta que costuma ficar na coluna do volante. Ele também pode causar esse barulho e acender a luz de seta no painel. Um teste simples é ligar a chave do carro, ligar a seta pra um lado qualquer e, assim que der o barulho, bater com força moderada na capa inferior que reveste a parte de trás do volante. Se voltar a piscar é defeito no relé.
https://www.maosaoauto.com.br/2017/04/defeito-simultaneo-em-setas-e-alerta/