Esta peça também conhecida como interruptor de luz de ré, ou ainda mais no popular: cebolinha de ré. Aliás, todos os sensores de um carro são apelidados de cebolinhas ou cebolões. Mas sua evidente forma de aliáceas não diminui a importância para o bom funcionamento de alguns componentes elétricos do seu automóvel. E neste post iremos ajudar você a encontrar o sensor de luz de ré da Santana. Basicamente ele serve para acender a luz de ré quando engatamos essa marcha através do câmbio. Dois fios passam por esta cebolinha energizando a lampada de ré e iluminando o caminho para trás. Trata-se de um equipamento de segurança sendo item obrigatório de fábrica, e deve ser mantido em pleno funcionamento pelo motorista ou estará sujeito a multa e perda de pontos na carteira. A princípio todas elas ficam instaladas na caixa de marcha logo atrás, ou ao lado, do motor. Dois fios vão até a cebolinha de ré – e é unindo os dois que se faz o teste da cebola.
Sensor de ré da Santana
No caso específico da Santana, o interruptor de ré (foto acima) está na caixa, mas atrás do motor, e não na frente e a direita como acontece na maioria dos carros nacionais. É assim porque o motor da Santana é longitudinal (a maioria é transversal) e obviamente a caixa de marcha fica atrás do motor bem embaixo do carro. No caso específico da cebolinha, coloque-se à frente do carro e você perceberá que o local do sensor de ré da Santana estará a sua esquerda, atrás do motor, embaixo da cabine do carro. É possível vê-la de cima. Mas para retirá-la o acesso é por baixo, a esquerda do carro, atrás da roda dianteira do mesmo lado. Normalmente usamos uma chave de boca/estria número 22 (milímetros) para soltar e retirar o sensor de luz de ré. lembre-se de trocar a peça com a nova em mãos. Jamais funcione o motor sem a cebolinha de ré, pois haverá vazamento de óleo da caixa de marchas. O aperto final será proporcional ao encontrado quando a cebolinha de ré estragada foi retirada. Trabalhe em segurança, fazendo o serviço em local bem iluminado e com a chave do carro desligada.