Relé de seta do Meriva. Onde fica?
Acompanhando pelo Goolge Analytics o tipo de pesquisa que nossos leitores fazem, descobrimos uma dúvida insistente dos proprietários do Meriva, ou talvez até de reparadores procurando mais informação. A pergunta sempre era: “Onde fica o relé de seta do Meriva?”
Pois pesquisamos o manual de reparação desta linha da Chevrolet e conseguimos localizar o relé de seta não só do Meriva, mas também do chamado Corsão. Mas esta pesquisa foi apenas para confirmar com mais exatidão o que um leitor do Mãos ao Auto publicou no post sobre defeitos de seta. Eis o que disse o leitor Jorge Dias:
“Bom dia Fernando, dias atras vim aqui pedir sua ajuda referente a um problema na seta de meu Corsa modelo novo, te comentei que fui a um eletricista de autos e ele pediu que eu trocasse a chave de seta. Foi quando entrei no ML (possível loja) e comprei uma usada original funcionando;bom instalei a e o defeito persistiu. Aí vc leu e me respondeu que seria muito azar pegar uma outra chave com o mesmo defeito e que eu deveria procurar o defeito no chicote e outros componentes ou um eletricista de confiança, mas graças a Deus o defeito piorou a seta parou de falhar e deixou de piscar de vez, mesmo quando eu acionava o pisca alerta, mas notei que quando dava seta para um lado o som do rele batendo tinha o som diferente para o outro lado. Foi quando peguei o manual do carro e vi que o Corsa trabalha com dois reles de seta, achei onde eles ficavam e fiz o teste trocando-os de lugar e ai vi o defeito mudar de lado. Foi só eu comprar essa peça que custa no máximo 20 reais e os problemas acabaram, avisa a galera que o relé de seta do Corsa modelo novo (Corsão) não fica na caixa elétrica grande de baixo do capo do lado direito onde a tampa é fácil ser retirada, ela fica antes dessa caixa, em uma menor toda fechada com parafusos e da muito trabalho para abrir…”
As dúvidas de outros leitores nos relembrou este comentário de Jorge dias, e assim ligamos um problema ao outro e encontramos a solução.
Relé de seta do Corsa novo, o “Corsão”
Acompanhando pelo Goolge Analytics o tipo de pesquisa que nossos leitores fazem, descobrimos uma dúvida insistente dos proprietários do Corsa novo, (o Corsão), ou talvez até de reparadores procurando mais informação. A pergunta quase sempre era: “Onde fica o relé de seta do Corsão?” Por isso pesquisamos o manual de reparação desta linha da Chevrolet e conseguimos localizar o relé de seta não só do Corsão, mas também do modelo Meriva.
Resumindo o comentário do leitor do Mãos ao Auto:
No caso do Corsão ou Meriva, são dois relés de seta, um para cada lado. Eles ficam em uma caixa de fusíveis no compartimento do motor . Algo bem diferente de outros modelos, como os do Corsinha. Isso significa o seguinte: que nesse caso, do Corsão, um lado da seta pode parar e o outro continuar a piscar. Um relé pode estragar e o outro não.
Acesso ao relé de seta do Corsão e do Meriva
E de fato o acesso é mais difícil. Afinal, assim são os automóveis modernos: os projetistas precisam encontrar lugares para todos os equipamentos e seus circuitos e sistemas. E alguns desses lugares ficam bem escondidos por uma simples questão de falta de espaço prático, o que não foi uma exceção no caso do Meriva e do Corsão.
Reparem na foto abaixo a tal caixa de fusíveis citada na explicação acima. Ela é chamada, no manual do reparador da GM, de “central elétrica principal”, e a própria fábrica esclarece que ela fica no compartimento do motor e muitos parafusos terão de ser soltos. Os relés em questão, ou de seta, são os de número K66L e K66R.
Veja abaixo as fotos da localização. Repare a famosa ” churrasqueira” que esconde esta caixa do desenho acima.
Mais fotos do local onde ficam os dois relés de seta e outros do Corsão e do Meriva também.
Na foto abaixo vemos os relés em sua posições bem embaixo da churrasqueira. O acesso é um pouco difícil, mas segue uma lógica que vai ficando óbvia a medida que você fizer o serviço
E de fato o acesso é mais difícil Afinal, assim são os automóveis modernos: os projetistas precisam encontrar lugares para todos os equipamentos e seus circuitos e sistemas. E alguns desses lugares ficam bem escondidos, o que não foi uma exceção no caso do Meriva e do Corsão.
Reparem na foto abaixo a tal caixa de fusíveis citada no relato acima. Ela é chamada, no manual do reparador da GM, de “central elétrica principal”, e a própria fábrica esclarece que ela fica no compartimento do motor.
Ao clicar na imagem você verá claramente os dois relés indicados como sendo K66L e K66R. O primeiro é o relé que pisca a luz de seta da esquerda e o segundo a luz da direita. Isso significa que seu Meriva pode ficar sem seta ou alerta em apenas um dos lados. Dar defeito nos dois lados também é possível, mas teria que queimar os dois relés. Aliás, o conselho é trocar os dois, mesmo que o defeito seja em apenas um.
Por fim, esta caixa fica abaixo do painel defletor de água (compartimento do motor), junto ao motor de limpador de para-brisas. É obvio que o lugar pode variar de ano para ano, (nossa pesquisa foi com modelos 2003 2 2009) mas o local é quase sempre esse, com as diferenças de dificuldades vindas de novos acessórios instalados. Isso pode significar que quanto mais antigo seu Meriva, mais fácil o acesso a esta caixa e ao conjunto de relés.
Fiquei satisfeito sobre relé seta meriva agora queria saber sobre relé seta voiage novo por favor agradeço
Tenho um meriva 2008 que esta sem pisca alerta e sem piscar ar setas já troquei os reles verifiquei os fuziveis as lampadas e nada .o que mais verificar?
Ola Mauro. Mexa na tecla do alerta com a seta acionada e observe se vai haver alguma mudança
Nada de diferente no externo só no painel como antes já estou quase desistindo e largando assim mesmo uns três técnicos já avaliar ao e nada na NET não tem nada também a respeito .isso e ate agora um mistério
Tem que medir a corrente a partir da caixa de relés que fica no motor, onde ficam os dois relés de setas. O que ocorre em um teste elétrico é procurar ausência de corrente, o que deve começar na base dos dois relés (os dois da foto) até chegar ao comando. Pode ser até uma corrente que não chega para alimentar esta caixa.. Pode ser defeito no comando também. Infelizmente é um trabalho de procura e paciência.
Obrigado pela dica vou tentar e volto a postar o resultado
tenta inverter a lampada ao coloca la no alojamento. ocorre na lampadas dos farois pode ser q aconteça na seta
Mauro estou com o mesmo problema e não consigo resolver mesma situação. Um auto elétrico me disse que é problema na módulo BCM que fica na caixa de relé.
Mauro vc conseguiu resolver seu problema?
Olá, tenho um Meriva Max 09/10.
Estou com esse problema na seta esquerda, porém não estou achando a tal caixa de relés pra fazer a troca.
Se alguém puder me dar uma dica eu agradeço.
Forte abraço!
Rafael vc terá que remover os limpadores de para-brisa, remover a grade que é conhecida como churrasqueira, vc verá duas caixas de fusível remova duas porcas que segura um suporte que sustenta elas. E então vc verá uma caixa preta com três parafusos torque remova os parafusos e aí vc terá acesso aos tão procurados relés! Ok? Tem vários vídeos no YouTube.
eu ligo o farol, mas quando eu desligo a chave do carro, o farol não apaga.
A Cláudio. Existem algumas possibilidades. Experimente desligar em local bem claro e repare se apaga.