Pane em Peugeot 206 Modo Eco
A grande maioria dos carros não apresenta problemas quando desligamos ou trocamos a bateria. Basta ligar a chave, deixando o painel aceso por alguns minutos, e tudo se normaliza. Se o rádio pedir um código devemos usar de prudência procurando por ele no manual, ou trocando a bateria energizando os terminais com outra. Mas muitas vezes uma bateria defeituosa surpreende o dono que acaba tendo que fazer o serviço por sua conta, sem nada saber dos problemas acima. Ele tem as ferramentas e a situação de emergência o faz agir para ir embora com seu carro. É preciso lembrar que, se você tem um seguro que cobre uma emergência assim, use-o. Não se arrisque pelo o que você já pagou.
Alguns modelos exigem uma atenção maior. Muitas vezes a troca de bateria faz o carro ter uma morte súbita e simplesmente não “pega” mais. São sintomas claros que não aconteciam antes da troca da bateria. Muitos afirmam que basta a bateria ficar fraca para isso acontecer. Mas isso não é uma verdade. A central da injeção se mantém ativa mesmo com a bateria fraca. O que interfere de fato, nesse caso, é desconectar totalmente a bateria do carro. E para isso acontecer basta desligar um dos pólos da bateria por alguns segundos.
Pane em Peugeot 206
Um dos modelos em questão nesse post é o Peugeot 206. Este carro francês costuma assustar os instaladores de bateria mais desacostumados com detalhes do projeto eletrônico instalado nele. O modo ECO, que aparece no painel, significa também “modo de economia elétrica”, que pode acontecer quando escutamos o rádio fica ligado por muito tempo como o motor desligado, ou mesmo um farol esquecido ligado a noite. Isso também pode acionar o modo ECO e paralisar o carro. Mas algo simples pode ser feito por você mesmo. Quando aparecer a frase no painel “Modo Eco” siga os procedimentos abaixo.
- Solte o cabo POSITIVO da bateria. Mas tome cuidado para não encostar a chave que vai usar no pólo positivo em partes metálicas do carro. Pode ocorrer um curto. Então haja com muita atenção neste caso, tanto para desligar como para religar.
- Aguarde por um minuto ou dois e religue o positivo da bateria (com os cuidados acima).
- Ligue a chave do carro, apenas para acender o painel, e espere assim por cerca de 60 segundos.
- Desligue a chave e aguarde alguns segundos.
- Repita o item 3 por mais 2 vezes.
- Por fim, ligue o motor e veja se tudo se normalizou.
Se não funcionar o processo, desligue o plug da bobina e velas (de cor cinza em cima/meio do motor) e repita os procedimentos acima.
Esta seria uma situação de emergência. Mas é bom saber que oficinas especializadas fazem este procedimento com um equipamento eletrônico conhecido como “chupa cabras”. Ele é ligado ao sistema de injeção do seu carro e normaliza o travamento automático da injeção que acontece quando desligamos a bateria deste modelo. Por incrível que pareça, isso é algo que acontece para proteger o carro de um possível roubo. Então, se a dica acima não funcionar, não insista, e procure uma ajuda especializada.
Bom dia. O mecanico desligou o modo eco do meu peugeot 206 definitivo. O carro pode apresentar algum problema no motor. ou alguma outra coisa. Parece que começou a sair um poco de fumaça do escapamento, é normal. Obrigado.
Olá celso. Modo eco significa estado de economia de energia elétrica. Quando a bateria fica fraca aparece esse modo eco e algumas vezes desconecta o sistema elétrico da central e o carro não pega. Normalmente um chaveiro retira a senha do modo eco e a anula. O que pode acontecer, caso tenha sido anulada a senha, é o escâner não conseguir analisar mais a central, mesmo assim acontece apenas em alguns modelo. A fumaça pode ser outro problema , como mistura ruim ou combustível também ruim.
Boa tarde! O proprietário anterior do meu Peugeot 307 trocou a bateria e agora o computador de bordo só fica piscando e não aceita nenhum comando, mesmo com o rádio original. Sabe o que pode resolver isso?
boa tarde! fiz a besteira de tira a chave de seta para olhar pq a buzina nao funciona ao colocar a chave no local apresentou duas mensagem anti roubo eletronico e depois ele entra no modo economico ativado teria uma dica.
Olá Alex reveja a ligação do comendo de seta. Talvez se desligar o negativo da bateria por 10 segundos e seguir os passos do post tudo pode normalizar. Mas antes tem que ler no manual o que pode ser afetado por desligar abateria, além do modo ECO.
O modo eco corta a corrente enviada da bobina pra velas?
E a bomba de gasolina também não aciona?
Olá Oscar. Sim, pode ocorrer isso visto que o motivo é bateria fraca ou alternador com defeito.O primeiro passo é fazer uma chupeta e depois testar o alternador. se tudo estiver ok, então bateria tem ser carregada e testada.
a luz de injeção do meu Peugeot 206 1.0 16v ta acesa tem arranque e não pega de jeito e os meu instrumentos como farol e limpador estão travados oque pode ser??? me da uma ajuda por favor ?
Olá Tiago. Primeiro tem que testar a bateria. Em seguida rastrear a injeção do carro. Se a luz dela acendeu o motivo fica registrado na memória da central e teremos uma indicação que pode levar ao conserto.
Olá meu Peugeot 206 1.0 16 v entrou no modo eco levei para o conserto porém o reparador de módulo disse que o processador do módulo não grava na memória os programas
Coloquei no carro o módulo e nem aparece a luz de injeção o que pode ser?
Olá, estou lendo vários posts sobre o modo eco , que de vez em quando aparecia no painel ao ligar, um Peugeot 207, porém sem causar nada no funcionamento, troquei o carro por outro peugeot, e derepente, acendeu Modo Eco, enquanto eu estava dirigindo numa estrada de alta velocidade, e ele desligou geral, o freio não funcionava, fui parando devagar até conseguir encostar com segurança! Não tem nada sobre este acontecimento pisradi! Comente por favor! Obrigada .
Olá Nadia. Pode ser cabo da bateria bambo, cabos principais também bambos, bateria recentemente trocada sem outra auxiliar no momento da troca, bateria simplesmente fraca ou problema eletrônico. O alternador, que mantém a carga da bateria, também pode estar com defeito ou não aguenta muito acessório ligado, como o ar condicionado por exemplo. Por isso recomendo que o carro seje escaneando em oficina de injeção. Pode até normalizar sozinho. Mas com certeza vai acontecer de novo.