O que é um fusível de carro?
Um fusível do seu carro tem uma função de extrema importância: proteção. Todo circuito elétrico de um veículo tem que estar protegido por um fusível no “meio do caminho” ou estará sujeito a um possível curto com sérias consequências. Mesmos os acessórios instalados em lojas devem ter seu fusíveis ligados em linha com o positivo que utilizaram.
Aliás, um fusível sempre protege a corrente positiva de um circuito. Quando falamos em circuitos nos referimos a acessórios elétricos como faróis, rádio, seta, alarme etc. Basta lermos o manual do carro para conhecermos todos os acessórios que ele tem. Todos eles estão submetidos as condições ditas acima.
Fusível esquentando
Mas e quando percebemos que um dos fusíveis está esquentando muito? O que pode estar errado? Primeiro é preciso entender que os fusíveis não devem esquentar a ponto de incomodar o motorista. Alguns podem até ficar mornos, como o da ventoinha do radiador (principalmente dos carros mais antigos) ou dos faróis, quando usamos muito esse acessório.
Mas, o que foi fabricado para absorver calor através de pequenas bobinas, são os relés corretamente chamados de auxiliares. Eles esquentam para que o resto do circuito trabalhe sem excessos de calorias.
Se um fusível do seu carro estiver esquentando muito, provavelmente ele, ou o circuito envolvido, está sobrecarregado. Isso ocorre quando algum acessório extra é adicionado a determinado fusível, como uma lâmpada xenon ou as chamadas super brancas. Também a instalação inadequada de um farol de milha pode esquentar o fusível utilizado e até sua própria fiação.
Mas ele também pode estar ganhando calorias por um provável início de curto em algum acessório. Exemplos: ventoinha de radiador muito usada (atrito interno iniciando um curto); setas com lâmpadas inadequadas. E o mesmo vale para luz de posição com potência maior do que o original. Podemos também acrescentar como causa algum fio mascado ou que raspou em polias e ainda não entrou em curto, mas está muito próximo disso.
O que fazer?
O primeiro passo é conferir se o fusível é o correto consultando o manual do carro. Se ele for baixo (mais fraco) e protege um sistema de carga alta, a tendência é ele esquentar até se romper. Substituir um fusível que queima esporadicamente por um mais forte também vai faze-lo esquentar. Outra situação é revisar algum acessório instalado recentemente no carro, como os citados acima.
É preciso ter em mente que um fusível não queima ou esquenta demais sem algum motivo (alguns esquentam tanto que o motorista sente o cheiro de plástico queimado). Então, se um deles queimar e o defeito se repetir com um novo, o correto é retirar o fusível e levar o carro para ser examinado por um eletricista experiente. Jamais se aventure com o desconhecido, principalmente se for eletricidade, seja ela qual for.
ola estou com um problema no carro fiat strada 2006. O farol baixo naõ acende, ja trocamos o fusivel, mais ele volta a queimar. ja trocamos as lampadas e o fusivel continua a queinar. Agora esta gerando outro problema, nas setas, ela funciona para o lado esquerdo mais não funciona para o lado direito.o que pode ser??? ja trocamos tb o rele e nada
Olá magda. Tem que testar o comando. Ele pode estar em curto. Outra possibilidade seria fiação em curto. Mas se queima o fusível dos dois faróis, então o conserto deve começar pelo comando que liga ele. Normalmente é o mesmo da seta, o que já uma coincidência de defeitos.
Fernando, tudo bem? Lá vou eu te encher de novo…. hahaha. Meu Corcel 80 estava com um cheiro de queimado, depois de uns 15 minutos rodando. Ontem, o cheiro voltou e reparei que vem do farol esquerdo. Como eu estava perto de casa, continuei o caminho com ele desligado (mesmo sendo à noite….). Pretendo leva-lo ao auto elétrico (quando o $$ permitir….), mas queria saber de ti, 3 coisas:
1) Retirando o fusível dos faróis, os mesmos não vão funcionar, correto?
2) Mesmo sem o fusível, ainda vai energia para o farol?
3) Uma bateria que “morreu” muitas vezes e foi “ressuscitada” outras vezes, pode dar problema no sistema a ponto de chegar ao meu problema?
Grande abraço!
Olá Guilherme. Se o fusível estiver de fato protegendo o farol, então desligar ele ou retirar vai interromper a corrente dele da caixa de fusível para frente (dela até o farol) e ele não vai acender. Quanto a bateria ela pode apenas afetar o alternador ou a partida. Mas o alternador carregando muito, com excesso pode queimar a lampada e a tomada dela.
Olha o que pode ser o fio que é encaixado no farol pode está com folga então quando vc liga ele fica aquecendo mesmo meu estava assim também eu apertei o plugue com alicate de bico e limpei os polos vê isso
Boa tarde?!
O meu carro é um corsa wind 96 de duas portas, eu quando dirijo o meu carro escuto um barulho de como se estivesse um curto circuito e quando vejo o fuzivel da ventoinha esta derretido eu sempre troco o fuzivel com a amperagem certa e ela volta a derreter e tem momento q a ventoinha fica disparado q para desligar eu tenho q tirar o fuzivel mesmo com o carro desligado.
Olá rodrigo.Verifique o interruptor da ventoinha. Ele pode estar ligando a ventoinha direto.
Ola Fernando…eu tenho um Pointer GLI 1.8 1996 e esta ocorrendo a seguinte situação,o fusível responsável pela luz do painel,farol esquerdo e lanterna traseira esquerda esta queimando com muita frequencia,quando comprei o carro ele queimava no prazo de 10 dias,depois começou a queimar diariamente,e agora cada vez que viro o interruptor para acender o meia luz mesmo com o carro desligado ele queima na hora,qual seria o procedimento para verificar a causa desse defeito?
Olá Thiago. Primeiro tem que verificar as pontas ou os soquetes das lâmpada externas e também da luz de placa se ela não acender. Procure por fios descapados que possam estar encostando em partes metálicas. Também pode ser algum fio esmagado em alguma parte do chicote do farolete. Em seguida verifique o próprio soquete de cada lâmpada. Esse é o procedimento antes de partir para algum curto no painel.
Da uma olhada se não tem algum fio encostando na lata do veículo assim que vc liga a chave ele da curto e queima
Fernando tenho um Passat pointer 87 já troquei a relê que troca de baixa pra alta a mesma esquenta muito e se desligada ficando apenas as luzes do circuito sinaleiras acesos que poderá ser da sentir um cheiro de queimado.
Olá João. Sabe me dizer qual é a potência das lâmpadas dos faróis? Tem que 60/55.
Fusível em curto não esquenta se rompe quando esquenta uma das causas pode ser uma sobre carga no sistema elétrico do carro !i
Tenho um gol G4. Ele tá eskentando muito o fusível do ventilador de dentro do carro. Sempre queima o fusível. Aí janpiei o fusível. Liguei direto mas aí agora deu um cheiro de queimado. Fui ver derreteu o fusível. Começou derreter o encaixe do fusível no painel. Keria enteder pq tá eskentando tanto assim. Não era pra um ventilador puxar tanta carga a ponto de derreter um plástico.
Olá rafael. Se ele esquenta somente quando liga o ventilador, então pode ser curto nele. O motor do ventilador esquenta. Também pode ser na tomada do ventilador. A linha Volks costuma derreter essa tomada.
O rele pode queimar o fusivel
Ola bom dia! O fusível do farol de milha do meu celta 2012 está derretendo e começando a derreter a fiação perto dele quando eu ligo o farol de milha .Você pode me dizer o que pode ser???
Obrigado pela atenção
Olá Gil. É muito provável que não tenha um relé auxiliar no circuito. Ele serve exatamente para absorver as calorias das lâmpadas. Mas se tem um pode ser ligação erada
Olá bom dia meu uno primeiro derreteu 2 fusível. Depois apagou farol é lanternas .Não chega energia nos fusível referente ao farol e lanterna.
Olá Edson. Primeiro verifique a potencia das lâmpadas de farol. Se for 100 por 90 watts, então está explicado o problema. Observe se seu carro tem relé de farol duplo como o do link abaixo.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/08/rele-de-farol-duplo-o-que-e-isso/
Bom dia amigo. Tenho um renout clio 2001, o fusível do ar condicionado está esquentando e queimando a ponto de derreter o suporte . Já coloquei um mais forte e tbm derreteu tudo. O que pode ser?
Olá Edson. Pode ser sobrecarga no Eletro magneto do compressor, motor do ventilador em curto e até alternador com sobrecarga. Mas não aumente a potência do fusível. Tem que consertar.
Eu tenho um gol g2 98 ele ta esquetano o rele principal ate o carro desligado
Olá, meu gol bolinha 99, ao ligar os faróis de milha esquenta até derreter o fusível.
Seria o tipo de lâmpada aplicada?
Olá Luís. Pode ser. Mas é muito provável que a instalação dele não tenha um relé auxiliar ou tem e a ligação do fusível está depois dele. O relé indicado é auxiliar de 70 amperes.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/06/o-que-e-um-rele-auxiliar/
ola bom bom dia. tenho um polo hatch 2006. as lampadas da placa esquentam muito ha um ponto de derreter os soquetes, as lampadas torpedos nao aguentam e sempre estouram. tenho que ficar trocando as lampadas uma vez por semana. O QUE POSSO ESTA FAZENDO PARA RESOLVER ESTA SITUACAO?
Olá Denilton. Primeiro mude a potência dela. Existe torpedo de 10 e 5 watts. Se for de 10 experimente a de 5.
Boa tarde,eu tenho polo sedan,2005, eu troquei o compressor do ar condicionado,faz 5 meses,i ele chega a dereter, o porta fusível até estoura o fusível eu nem posso aumentar a potência toda do ar só até a metade o que pode ser?isso usando o fusível de 10an,desde já agradeço
Meu nome é Euripedes Cesar quando ligo o ar condicionado do meu carro o fuzil esquenta muito o que pode ser meu carro é um Palio farie 1.0 2009 modelo 2010
Olá Eurípedes. Existem vários atuadores no ar-condicionado que podem esquentar esse fusível. Mas o primeiro a ser testado é o compressor.
Mesmo com ar desligado ele esquenta só com a ventilação normal ligada me falaram que pode ser o capacitor da ventilação o você acha
Sim,pode ser isso ou o motor do ventilador pesado. Também vale verificar a tomada do ventilador,ver está torrada.