Fusíveis do Citroen Picasso

Este carro francês ainda encanta muitos pelo Brasil. Talvez seja por ele ser a realidade do conceito de um carro família, algo que sempre caiu no gosto dos brasileiros. Basta lembrarmos do sucesso da antiga Rural e da não menos antiga Veraneio, cujo nome explica sua utilidade familiar.

Como todos os carros ficam antigos, seus manuais tendem a desaparecer do mercado. Alguns são raridade. Por aqui tivemos em mãos um manual do Gordini, de capa dura e muitas páginas, um verdadeiro livro de excelente acabamento. Também, os carros franceses pecam por insistir em “esconder” do motoristas equipamentos que deveriam estar claramente expostos.

Temos o exemplo do local da bateria do Picasso. Talvez seja uma mania europeia, pois o Fusca e o Merdedes Classe A – alemães – também possuem seus esconderijos. Mas o manual fica sempre no porta luvas. Aliás deve ficar sempre lá. Muitos o guardam em casa, mas sua utilidade é quase sempre com o carro na rua. Muitas vezes precisamos dele até para trocar um pneu.

Fusível foi feito para proteger

O mesmo se dá quando algum fusível queima e quando olhamos no porta luvas nos lembramos que o guardamos em um armário qualquer dentro de casa. Também percebemos que o manual do Citroen Picasso é um dos mais completos do mercado, passando muitas informações importantes para o motorista.

Mas o Mãos ao Auto conseguiu a cópia de um e vamos disponibilizar os Fusíveis do Citroen Picasso e seus números, além da localização da caixa de fusíveis, para nossos leitores. Mas lembre-se que um fusível não queima sem um motivo. Se você trocar um e ele queimar novamente, não insista e leve o carro até um eletricista de confiança. Veja os Fusíveis do Citroen Picasso clicando no link abaixo 

Fusíveis do Citroen Picasso

Fusíveis do Citroen Picasso

Clique no link abaixo e conheça os fusíveis do picasso.

Fusíveis do Picasso

 

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Como retirar a lanterna do Citroen Picasso?

Quando surgiu, trocar uma lâmpada de freio do Picasso era uma aventura. Também era um trabalho de descobrir o raciocínio do engenheiro quando projetou a lanterna traseira deste modelo da Citroen. Mesmo sendo uma tentativa de inovar, ou até facilitar o serviço do reparador, nem todos tiveram acesso imediato a informação da prática. Basta lembrar onde instalaram a bateria do Picasso. Muitos tiveram que adivinhar ou desmontar outras partes para descobrir o segredo da fábrica.

O que não tem na lanterna

  • Porcas e parafusos. Sim você procurou muito e não encontrou simplesmente porque elas não existem.
  • Pequenos encaixes escondidos no plástico externo da lanterna ou em outro lugar.
  • Grandes porcas em forma de borboleta – como o Fox.
  • Parafusos externos.

De fato a lanterna parece colada na lata do carro como se fosse descartável, colando-se a nova no lugar. Mas ao abrirmos uma pequena lingueta na parte de trás, veremos um pino, como um clipe. Existem dois, um cima e outro em baixo que fixam firmemente a lanterna no carro.

como tirar a lanterna do Picasso

Repare a lanterna do Picasso já fora do carro e seus “clipes” de fixação.

O grande truque é simplesmente aplicar uma pressão no local certo, com a força correta. Clique na imagem abaixo e perceba as instruções da fábrica para retirar a lanterna do Citroen Picasso e trocar lâmpadas queimadas.

lanterna do Picasso

Se depois de recolocar a lanterna lhe parecer que ficou um pouco bamba entenda, que é assim que tem acontecido nesse tipo de serviço (tem-se a impressão que a cada troca de lâmpada a lanterna fica mais móvel). O serviço será bom se ela não der indícios que cairá facilmente. Se for assim, refaça o serviço de instalação da lanterna.

Para maiores informações sobre seu carro click no link abaixo:

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Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro? Ou aprender por que um fusível do Picasso queima?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

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