Sim. O Fusca também tem um interruptor de luz de freio. E ele também é acionado pelo pedal de freio do carro. Mas se você se abaixou no piso do carro e não viu a tal cebola de luz de freio por ali, não se preocupe. Ela está lá, mas na outra ponta. Sim existe outro lugar pata instalar um interruptor de luz de freio. Isso acontece quando ele aciona a eletricidade envolvida através de uma pressão de óleo. Ou seja: ela é hidráulica. Quando pisamos no feio acionamos todo um sistema hidráulico para que as pastilha se fechem sobre o disco, ou as lonas sejam empurradas contra o tambor de freio. É assim que um carro freia e para.
Mas o óleo usado nesse caso é um fluido azul, conhecido como óleo de freio. O que acontece é que a cebola de freio aproveita da pressão causada quando pisamos no freio e alguns comandos são acionados no seu interior, acendendo a luz de freio através de dois fios que estão ligados nela.
Como trocar a cebolinha de freio do Fusca
Ela fica atrás da roda dianteira lado do motorista. Se você conseguir tirar a roda (como se fosse trocar o pneu) vai ser um serviço mais fácil. Procure pelo cilindro mestre do freio e verá a cebola na ponta ou no lado do cilindro voltado para você. Ela vai estar enroscada. (trabalhe com a chave do carro desligada) Desligue os fios que estão ligados nela. Não é necessário retirar o cilindro mestre do lugar. A foto ao lado é ilustrativa do cilindro que deve ser localizado. Para retirar, basta apenas usar a chave adequada para desenroscar a cebolinha de freio. (de 17 a 22 mm)
Enrosque a cebola nova no local. Haverá um pouco de vazamento de óleo de freio. Mas se a peça for rapidamente enroscada não haverá problemas maiores. Em seguida ligue os fios e pise no pedal verificando se a luz de freio voltou a acender. Lembre-se de sempre trabalhar com segurança.
Muito bom ajuda muito obrigado
Boa noite!! Tenho um fusca 66 de 6volts e é muito difícil encontrar esta peça, será que teria algum problema eu comprar uma de 12v
Olá Angelica. Como a cebolinha de freio é apenas passagem de energia, ou seja vc pisa no freio e a luz acende como se fosse um interruptor, não vejo problema. Mas pode ser que a rosca dela seja diferente devido ao local onde ela é enroscada. Tem tirar uma e comparar com a da loja.
Boa tarde é necessário sangrar o freio apos montar a cebolinha?
Obrigado
Olá Anderson. Apenas se vazar muito óleo e assim o pedal de freio acusar, ficar baixo demais.
Seria possível informar onde são conectados cada fio? Eu peguei um fusca e os fios das cebolinhas estão todos arrebentados.
Olá Robson. Tem que achar o fio que chega a corrente e cruzar ele com os outros até acender a luz do freio. Quando isso acontecer basta ligar esses dois fios na cebola. O cuidado que você deve ter é trabalhar com a chave do carro ligada e não deixar os fios encostar em partes metálicas. Pode queimar o fusível.
Esse post é de 2015, mas vamos tentar mesmo assim tirar uma dúvida.
Fernando, já tive dois fuscas e nos dois a sensibilidade do interruptor do freio era muito baixa, eu precisava pisar com uma força um pouco maior para que as luzes acendessem. Eu troquei os interruptores por novos nos dois e o problema continuou.
Teria algum jeito de ajustar a sensibilidade do interruptor para que somente encostando o pé no freio a luz acendesse?
Olá Felipe. O Fusca (e similares) sempre teve esse problema. O interruptor de luz de freio é acionado pelo óleo de freio ao pisar no pedal. Talvez uma sangria no óleo possa melhorar um pouco se estiver muito lento. Ou seja: o pedal vai subir mais e ficar mias rápido para o óleo acionar o interruptor de luz de freio.
Muito bem explicado.
Muio obrigado.