Curto-circuito – O que é isso?
Tecnicamente um curto é o menor caminho percorrido por uma corrente em um circuito elétrico qualquer. Por isso também é chamado de “curto-circuito”. Quanto mais perto um do outro, maior a chance de curto entre o positivo e o negativo que alimentam um determinado circuito. Na minha oficina é o defeito mais comum que aparece.
O resultado final vai ser muita fumaça, danos talvez irreparáveis no sistema, e até o risco de incêndio. Isso também vale para a parte elétrica do seu carro (Mito: um curto não descarrega uma bateria).
Curto-circuito em carros – Como acontece?
Mas não fique assustado com a definição acima. Afinal, os nossos carros são projetados para evitar a sequência de um curto, interrompendo-o antes mesmo que uma fumacinha apareça. E com o passar dos anos, muito foi investido na tecnologia de proteção elétrica dos automóveis.
Basta lembrar que antigamente os carros costumavam ter apenas um fusível geral protegendo todos os circuitos elétricos. Lembrar disso, e pensar na grossura dos fios dessa época, isso sim são motivos para assustar!
Podemos dizer que no meio do caminho de uma corrente há uma pedra, ou melhor, um fusível. A diferença é que ele está por ali para ajudar, ser uma proteção sempre em prontidão. É como se ele fosse um ponte feita para suportar apenas o “peso”, ou a caloria normal que uma corrente produz. Mas nesse caso, se a ponte cair, um acidente será evitado.
Como um carro é protegido?
Na imagem acima podemos entender a proteção do fusível em um circuito qualquer (poderia ser o circuito de um farol). Reparem como ele está trabalhando como uma ponte descrita no outro parágrafo. Se retirarmos a lâmpada e encostarmos os fios acontecerá o curto, a corrente seguindo um caminho menor.
Quais são as principais causas de curto-circuito?
- Fusíveis acima da potência original
- Fios decapados
- Muita gambiarra
- Muitos acessórios ligados em um fusível
- Acessório fora de fábrica mal instalado
- Falta de manutenção elétrica no carro
O que ocorre no curto-circuito?
O fusível se partirá instantaneamente, evitando uma caloria extrema e danos do curto-circuito. (Veja mais abaixo) Em outras palavras: um circuito, qualquer que seja, jamais deve ser energizado sem um fusível em linha, (ou no meio do caminho), servindo de “ponte de segurança”. Isso é uma conclusão bem lógica.
É bom lembrar que um curto-circuito pode ser causado propositalmente. Mas na maioria das vezes acontece por uso inadequado ou por acidentes de trânsito, onde o reparo não levou em consideração danos a fiação. Uma revisão periódica dos fusíveis é uma boa ideia.
Ela deve ser feita consultando o manual do carro para conferir se todos os fusíveis estão cumprindo sua missão adequadamente. Ou seja: cada um no seu quadrado, cada um com sua amperagem correta.
Quais os sinais de curto-circuito?
Se o seu carro estiver com os fusíveis corretos o curto cessa imediatamente com a queima do fusível. Mas se for um acessório mal instalado, sem fusível, o curto só para quando algum fio deste acessório se romper. Eu já peguei muita curto assim em carro de clientes. Neste caso eu desligo o negativo da bateria, pois pode subir fumaça e danificar outros componentes elétricos ou eletrônicos do carro. Depois faço o reparo do curto.
1 – Fusível queimado constantemente (nunca insista nesse caso)
2 – Fumaça típica de algo queimando ou cheiro de plastico queimado
3 – Carro falhando e apagando
4 – Bateria descarregando
Quanto tempo dura um curto-circuito?
Se o seu carro estiver com os fusíveis corretos, segundo o manual, então o curto acaba assimq ue o fusível queima. Mas se houverr um acessório mal instalado, sem fusível de proteção, aí pode complicar. Já consertei carros assim na minha oficina. Primeiro desligo o negativo da bateria e daí avalio o curto e conserto.
Como evitar curtos circuito?
Mantendo em dia a manutenção elétrica do seu carro. Sempre use o mesmo fusível na troca. Procure um profissional qundo for instalar um acessório no seu carro. Dica: pergunte ao instalador qual o fusível que protege o acessório que ele instalou.
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