Garantia de bateria
Como funciona? Somente quando uma garantia de bateria é solicitada é que percebemos o pouco conhecimento da parte dos donos de automóveis. Talvez seja assim com qualquer outro produto que compramos, como, por exemplo, uma televisão. Dificilmente lemos os requisitos de uma garantia.
Mas, quando a lemos, fazemos em partes, e nem sempre as partes mais importantes. Quanto tempo tem de garantia? O que a garantia cobre ou não cobre? O que seria um defeito de fábrica?
Essas perguntas serão respondidas nesse post do Mãos ao Auto, além de outros já publicados e assinalados como links neste texto.
Tempo de garantia de bateria
A garantia por lei é de apenas três meses. O que é garantido além disso é um contrato que a fábrica assina com o comprador assim que uma bateria é vendida. É conhecida como garantia contratual. A garantia por lei começa a contar depois do fim da garantia contratual. Por exemplo: uma bateria é vendida com um ano de garantia. A garantia final será um ano mais três meses ou 15 meses no total.
Portando, a garantia de bateria tem início a partir da data que o vendedor escrever no documento que vem junto com a bateria. Não se descuide de acompanhar o preenchimento da garantia.
Um bom vendedor escreve apenas o mês e o ano, não colocando o dia. Isso é bom para o consumidor, pois a garantia vai abranger todo o mês assinalado. Quanto ao tempo total, isso depende da fábrica.
Algumas garantem por 12 meses e outras por 15 (baterias de 80 e 90A para automóveis) e 18 meses, e, atualmente temos a garantia contratual de 24 meses. Mas, como escrevemos no início, o tempo e as condições estão descritas no cartão de garantia.
No caso da bateria estragar durante a garantia, a fábrica troca a peça e a garantia também tem que ser nova, tanto a legal como a contratual. A justiça já decidiu sobre este assunto.
A única exceção é quanto a bateria estraga com menos de três meses para terminar a garantia. Nesse caso, por lei, a fábrica tem que dar no mínimo mais 3 meses (o famoso “vício oculto” previsto no CDC) , mesmo que ela tenha estragado no último dia da garantia. Por isso a garantia legal começa depois do dia da contratual, somando-se a ela, como explicado mais acima.
As fábricas entendem que a vida útil da peça é o mesmo da garantia contratual. Fique de olho.
O que a garantia de bateria cobre?
Eis uma resposta difícil, pois a palavra final é sempre da fábrica e seus representantes. Afinal, uma bateria pode descarregar por vários motivos, entre eles uma montagem ruim da indústria, quando se usa materiais de baixa qualidade, e até o o uso de pouco chumbo para economizar.
Mas, nenhum motorista consegue questionar esses defeitos a não ser na justiça que não admite nada em linhas minúsculas, ou, como é o caso, um assunto pouco esclarecido. Então é melhor entender os casos que a fábrica não cobre, o que irá facilitar sua vida em caso de dúvidas.
O que a garantia não cobre?
Muitas coisas.
1 – Bateria com sinais de queda
2 – Pólos (os redondos) derretidos ou faltando pedaço
3 – Vazamento de solução nos pólos
4 – Aplicação errada da bateria (nesse caso vale o que a fábrica de bateria diz em seus catálogos de aplicação)
5 – Bateria simplesmente descarregada por carro parado ou algum acessório ligado e esquecido (nesse caso não há defeito e basta uma carga lenta que, evidentemente, será cobrada).
6 – Sobrecarga. Este item é o que mais estraga baterias de maneira silenciosa. Algumas vezes são percebida a tempo quando o motorista resolve fazer um teste, uma revisão elétrica que deveria ser rotina. ( Veja abaixo o que é sobrecarga)
Ficou claro que vale pena dar uma inspecionada na bateria que vai ser instalada. Aliás, é um direito seu.
O que é sobrecarga?
Pode acontecer de duas maneiras: quando seu alternador carrega em excesso a bateria, danificando toda a estrutura interna dela. Este é o caso que pode ser evitado em uma revisão elétrica. A garantia não cobre porque é um defeito do carro e não do produto.
A segunda situação é quando o motorista usa constantemente os acessórios elétricos do carro, como ar-condicionado, limpador de para-brisa, etc. Mas nesse caso os Táxis e carros de aluguel, além de ambulâncias e veículos policias, são os principais atingidos exatamente por acusa do uso constante, o carro sendo instrumento de trabalho.
Não faz muito tempo e muitas garantias valiam apenas três meses para Táxis e outros veículos de muito uso. Também sugerimos ler com atenção se a garantia cobre o ou não uma sobrecarga. Peça ao vendedor que confirme isso.
O mais importante é você estar consciente dos seus direitos e isso significa estar por dentro do assunto. Não tenha receio de ler a garantia com atenção. No caso de dúvidas pergunte ao revendedor, ou ligue para o atendimento ao consumidor que toda fábrica de respeito disponibiliza.
“Em tempo: no caso de suspeita de defeito, o lojista deve emprestar uma bateria para o cliente e enviar a outra para fábrica ou distribuidora solicitando um teste e laudo”
Vale também uma dica: algumas marcas vão além da garantia normal e oferecem serviços como reboque em caso de qualquer pane elétrica, inclusive defeito na bateria. Evidentemente que a bateria tem que estar dentro do prazo de garantia e atender os termos especificados no cartão.
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Por quê as baterias que acompanham os veículos na hora da compra duram em torno de 50 mil uns e a mesma marca comprada em lojas duram apenas 10 ou 15 mil uns ?
Olá Arcely. O oposto também acontece. Muitas vezes a de fábrica roda pouco e a de reposição roda anos. Depende muito do carro, dos acessórios e do uso deles. A Marca e o tempo de “prateleira” da bateria na loja também conta bastante.
olá, comprei uma bateria e não precisei usa-lá, quanto tempo posso deixar ela guardada? obrigado desde já
Olá Patrick. Um mês seria um tempo bom, mas depende da marca da bateria. Muitas vezes ela descarrega na prateleira da loja.
Olá boa tarde.
Comprei uma bateria Moura dia 23/01/18.
Passei quinze dias sem ligar o carro, quando fui ligar o carro a bateria está zerada.
Não acende nada no painel.
Então não mechi no carro,
E fui até a loja onde eu comprei a bateria.
E o que o vendedor mim falou é que a loja não pode fazer nada.
E que eu procurasse dar uma carga em terceiros.
Isso é correto???
Nesse caso não vale apena garantia.
Olá Cirineu. Na verdade uma bateria simplesmente descarregada por falta de uso, por exemplo, não é coberto pela garantia. Mas, mesmo assim, tocante a garantia, o logista deveria primeiro aplicar a carga e depois cobrar ou não. Embora a garantia não cubra falta de carga, como o lojista vai saber se não aplicar uma carga? Pode ser defeito na bateria também. Nesse ponto ele errou e você pode exigir assistência argumentando que a bateria pode estar com defeito. Outra sugestão é procurar o endereço da distribuidora no manual e resolver lá. É bem mais rápido.
Arcely, os fabricantes de peças para montadora não preocupa com nós consumidores de balcão, pois não temos orgãos que nos protege, mas com as montadoras eles não sujam, pois dentro das fábricas tem setores que fabricam somente para eles e com fiscais das montadoras recolhendo peças para teste semanlmente….ai…vc sabe pisou na bola com eles,no outro dia suspende o contrato.
Você tem que levar em conta que o carro quando sai de fábrica tudo é novo, a bateria depende de outras peças para funcionar bem, quando você substitui a bateria as outras peças já estão gastas e forçando a mais a bateria, com isso ela pode ter uma duração menor, tem que levar em conta também componentes instalados, uma boa fixação da bateria, a data de fábricação, uma bateria pode ficar no estoque da loja com até três meses. Há muitas lojas com estoque velho. E sempre olhe a amperagem Ideal para seu veículo. Sempre que possível faça uma revisão na auto elétrica para averiguar se seu alternador está gerando energia corretamente, se seu motor de arranque está em bom estado, se há alguma fuga de carga. Eapero ter ajudado
Ola.
Comprei uma bateria a um mês e ja descarregou.
Entrei em contato com vendedor no caso uma auto elétrica e expliquei a ele a situação,ele falou o procedimento a seguir e o protocolo que usam, até ai ok.Porem quando fui olhar a data da bateria me surpreendi era 12/18 e adquiri 01/20.
Nesse caso posso reaver o dinheiro na hr ou pegar outra bateria sem ele seguir os procedimentos atuais.
Olá André. Você pode argumentar em cima dessa data de mais de um ano de fabricação. Mas esse data não diminui a sua garantia. Se ela descarregou sem motivo, ela vai ser trocada.
é legal a assistencia tecnica cobrar uma taxa para executar a garantia?
comprei uma bateria POWER 50ap há 4 meses e deu defeito, levei na assistencia e me cobraram R$ 20,00 para poder deixar a bateria, queria saber se isso é legal por lei?
Olá Adriano. Grato por perguntar. Depende. Se for bateria simplesmente descarregada, então é costume cobrar uma taxa. Ou seja: se o carro ficou muitos dias parado, se for defeito do alternador do carro, não configura defeito de bateria. Mas se ela descarregou por causa de defeito da fábrica, e a bateria estiver dentro do prazo de garantia, então não pode ser cobrada uma taxa. É costume emprestar uma bateria da loja e mandar a garantia para a fábrica para avaliar. Mas nada deve ser cobrado por isso se constar defeito na bateria e ela for trocada.
Olá FERNANDO IVANENKO!
Comprei uma Bateria da marca AC-DELCO que tem uma garantia de 18 meses! Atualmente essa bateria tem 14 meses em uso. Porém o carro está com a bateria muito fraca! Levei para dar uma carga lenta e coloquei novamente; após 15 dias a bateria estava fraca. retirei a bateria do carro e levei para testar e dar uma nova carga lenta. Foi aí que tive a confirmação de que a bateria não estava segurando carga. Contudo fui até a loja que comprei a bateria! O responsável me deu o endereço da assistência técnica que fica uma distância de 45 KM. da minha casa. Fiquei revoltado com o proprietário da loja que no meu ver tirou o corpo fora! Ou seja não assumiu a responsabilidade e nem me deu um suporte.
Então eu pergunto a você! Essa loja que comprei a Bateria esta correta nas ações?
Olá mauro sérgio. Não está correta. A loja também é responsável pela garantia da bateria, ou de qualquer produto que vende. O correto é a loja te emprestar uma bateria e enviar a outra para a garantia. Pode até demorar a solução, mas é obrigação dele resolver a situação. Uma ideia é ligar para o SAC da fábrica e expor a situação.
Boa noite. Tenho uma bateria Moura ela descarregou tem algum problema por em outro veículo para pegar carga
O correto e aplicar uma carga lenta. Deixar outro carro carregar além de não ser suficiente, pode danificar o alternador dele que vai trabalhar muito forçado.
Arcely, bom dia
!
Comprei a bateria a domicilio, o rapaz veio em minha casa e instalou a mesma.
Antes de completar os tres meses, a bateria parou de funcionar por motivo desconhecido, ele disse que só poderia responder a garantia se a mesma fosse levada a loja. Procede? Uma vez que o serviço foi feito em casa, a garantia tambem não deveria seguir o mesmo critério?
Olá Ademilton. São garantias distintas. A garantia de fábrica da bateria não especifica a entrega e instalação como algo coberto pela garantia. Por outro lado, a mesma garantia diz que uma instalação errada pode danificar a bateria e anular a garantia. Normalmente toda casa de bateria atende a garantia onde foi feito o serviço. Mas é bom ter em mente que se a bateria estiver simplesmente descarregada, ou seja: não foi defeito de fábrica que descarregou ela e sim muito tempo de carro parado ou algo que ficou ligado, a loja pode cobrar pelo serviço. Na minha opinião sim, o vendedor deve pelo menos investigar a situação, atender o cliente,emprestar uma bateria, e por fim apresentar um laudo (a fábrica faz isso) e trocar a bateria, se for o caso.
Eu comprei uma bateria hoje sendo que o vendedor falou que eu só posso usar bateria no carro que eu comprei se eu usar em outro carro eu perco a garantia isso é certo
Olá junior. Sim, algumas garantias exigem isso. Mas o vendedor teria que provar a situação. Um meio é preencher as partes da garantia especificando o carro, placa,etc. Mas é um exagero dele. Normalmente não é usual e acho que é até ilegal. E se o comprador levar a bateria na mão até a loja que comprou? Como recusar a garantia?
A minha bateria originária foi substituída na garantia (1 ano), contudo a substituta tbm se esgotou em prazo inferior a um ano, novamente. Tenho direito a nova substituição? Se eu tivesse comprado teria, mas como foi por substituição decorrente da garantia não terei?
Olá José. É norma das fábricas trocar a bateria com defeito, mas com a garantia da anterior. Mas a nova bateria não pode ter garantia inferior a 3 meses. Porém o entendimento da lei fala sobre o defeito oculto que é decidido por um juiz. Além da negociação com o fabricante ou lojista, sua outra alternativa é uma ação em pequenas causas.
Boa tarde comprei uma bateria em minas gerais e moro no Maranhão minha bateria não está carregando corretamente posso acionar a garantia aqui em outro estado?obrigado
Olá Anderson. Quase sempre, no caso de compra em outro estado, a garantia exige a nota fiscal de compra. A Moura, por exemplo, trabalha assim. Mas o principal é o cartão de garantia. Procure nele o endereço do representante da bateria no Maranhão.
comprei uma bateria e ela deu defeito ainda na garantia. mandei para a loja que comprei e eles disseram que so pode me dar a bateria assim que a fabrica me confirmar que esta com defeito e mandar uma nova pra empresa. é correto eu ficar sem uma bateria reserva ja que eles me informaram que tambem não tem nenhuma para me emprestar?
Ola Saulo. Uma boa casa de Baterias deve ter uma bateria para emprestar nesses casos. É uma questão até de facilitar a vida de todos. Lembrando que a loja de bateria também tem responsabilidade na garantia e suas consequências. Se por um acaso a bateria estiver boa ela também pode cobrar pelos serviços. Mais um motivo para atender bem o cliente. Não acho correto o que aconteceu com você.
NÃO CONCORDO COM ESSE TERMO DE GARANTIA, TIVE QUE TROCAR UMA BATERIA NO ULTIMO MÊS DE GARANTIA, AI ME FALARAM QUE A NOVA BATERIA NÃO TERIA GARANTIA , ACHEI ERRADO MAS NO BRASIL TUDO SE PODE , COUBE A MIM NÃO IR MAIS NESSA LOJA..
Ola Márcio. Obrigado por participar. A garantia de 3 meses tem que ser dada se foi trocada por defeito de fábrica. O que eles não aceitam é repetir a garantia estendida que é os 3 meses da lei mais o contratado e descrito na garantia. Mesmo assim existe a possibilidade de conseguir até a garantia integral, mas seria na justiça.
Boa tarde
Comprei um carro ZERO, honda fit, em janeiro de 2018.Essa semana, carro apagou. Levei na HONDA e identificaram problema na bateria. troca foi realizada. Como saber se a bateria que colocaram é NOVA (nao pegaram de qq carro teste drive) e pela HONDA, a garantia é de 2 anos para bateria, porem, o consultor me falou que essa garantia de bateria, so irá ate janeiro de 2020 , ou seja, se colocaram qq bateria usada/vagabunda la, pode dar problema novamente…está certo esse prazo so ate janeiro de 2020 ou teria que ser 2 anos A PARTIR DE HOJE???
Olá Mário. O costume é a bateria substituta continuar com a garantia da bateria que estragou.
Quase sempre o ano e mês de fabricação fica gravado na bateria. Pode estar em cima, no meio dela. Mas o correto é a bateria ser nova, com até seis meses de fabricação. O assunto também pode ser discutido na justiça, pequenas causas, porque o código do consumidor é bem rígido.
Me venderam uma Moura de 40a, como não entendo do assunto achei normal, porém começou a dar problemas na hora de dar partida no carro, levei na Moura e a bateria está ok, porém me disseram que deveria ser a de 50a para meu carro, pois o veículo é completo e a de 40a é fraca para ele. A loja que me vendeu-nos diz que não venderia sabendo que daria problema é não quer trocar, fiz o teste com a bateria de um amigo que tem oficina, estou a quase uma semana com a bateria de 50a e até agora não deu problema algum quando dou partida no carro. Como proceder?
Olá Louise. A melhor solução é dialogar com a loja. Ligue para a Moura e exponha o problema. Mas é bem capaz desa bateria estar com defeito, pois a diferença iria afetar a durabilidade. Existem carros que usavam bateria de 60 e hoje usam de 40. Mas a especificação da fábrica deve ser respeitada e é um direito seu.
Boa tarde, comprei uma bateira moura tem 4 meses e meu carro foi pra oficina e quando voltou não ta segurando carga, to desconfiando que foi trocada na oficina. Como faço pra saber se o numero da garantia é o mesmo que ta na bateria??? No caso, onde eu localizo o numero da garantia na bateria???
Olá Raphael. Tem que comparar o número gravado na garantia com o gravado na bateria. Tem que ser idênticos. Ele pode ficar em cima da bateria abaixo/ao lado do “relógio” ou visor redondo.
Tenho direito de troca mesmo perdendo a garantia da bateria ?
Somente se a bateria tiver com 3 meses e com nota fiscal. A garantia ou cartão de garantia é um contrato de compra e venda com garantia extendida. Sem ela não tem como pedir garantia.
comprei uma bateria Heliar 60 no dia 01/abril de 2019 ela apresentou problema hoje dia 09/setembro de 2019 garantia dela 18 meses tenho todas as notas. levei ate assistência técnica do fabricante ele comprovaram o vassamento de liquido pela lateral porem me deram uma nova fiquei sem bateria estou sendo obrigado a esperar um prazo de 15 dias ate o fabricante resolver se vai me dar uma nova ou nao. resumo fiquei sem bateria nao quiseram me espresta uma estou com carro parado nao posso ir trabalhar aguardando o tempo deles esta correto isso ? me ajudar por favor
Olá Davi. É muito difícil a fábrica cobrir vazamentos em bateria. Quase sempre alegam má instalação ou fixação dela no carro. Quem deveria te emprestar uma bateria é o lojista que te vendeu. Ele também é responsável pela garantia. Emprestar uma é no mínimo cortesia. Se a fábrica negar garantia somente o procon pode ajudar a resolver. Insista com a assistência ou lojista e explique que você precisa do carro para trabalhar.
Comprei uma bateria em 05/02/2018 e hoje 04/10/2019 a bateria arriscou, porém ao chamar o eletricista ele me mostrou que a bateria foi fabricada em 15/10/2015, a loja poderia ter me vendido essa bateria, até quanto tempo depois de,sua fabricação uma bateria pose,ser vendida.
O normal é recolher com seis meses de prateleira. O que vale é a data da venda para relação comprador/lojista. É um risco que o vendedor assumiu, caso ela desse problema dentro da garantia.
Boa tarde Fernando, tenho procurado no CDC e não achei essas especificações que você disse a respeito da garantia das baterias (no caso de defeito, ser feito a troca do produto e a garantia continuar com a data da compra) vc pode me dizer onde encontro isso ? Muito obrigada
Olá Barbara. A garantia por lei é de 3 meses. O restante da garantia da bateria é um contrato entre quem compra, a fábrica e o vendedor. Nesse caso quase sempre a fábrica especifica essa situação. Mas o lojista pode interferir, e o comprador contestar. Não existe isso no CDC. Mas podemos recorrer na justiça até por causa de defeito oculto, o que está no CDC. Nesse caso pode ser até de uma bateria mais antiga, mas o Juiz é quem decide se existe esse defeito oculto. Outra situação: se a bateria apresentar defeito no último dia da garantia, a fábrica tem que dar mais três meses de garantia. Isso é praxe para todo o tempo de garantia prometida.
OLÁ
COMPREI UM CARRO EM UMA LOJA DE USADOS TEM JÁ TEM 2 MESES E MEIO DEPOIS DESSE TEMPO A BATERIA DO CARRO FICOU RUIM .
A GARANTIA DO VEÍCULO DE 3 MESES ESTÁ INCLUSO A BATERIA ?
AGRADEÇO O RETORNO
Olá Márcia. A garantia da bateria é da fábrica. Se ela não está dentro dessa garantia, então vale tentar conversar com a loja que vendeu o carro.Eu entendo que sim,pois a garantia mínima de tudo que compramos é de três meses. Lembrando que é necessário nota fiscal ou uma garantia por escrito.
Boa noite amigo estou passando por um problema comprei uma bateria moura garantia 24 meses apresentou problemas com 12 meses fizeram substituição mas só durou 6 meses e apresentou mesmo problemas não segura carga fui na loja que comprei e disseram que não faziam a troca pois eu perdi o certificado mas tenho nota fiscal fui na autorizada chegando lá disseram que ia fazer a troca mas quando foram trocar a bateria não batia mesma marcação da nota fiscal eu expliquei a ele lá que já era 2 substituição mas eles não aceitaram voltei na loja e eles se renegam a trocar o que devo fazer
Olá Felipe. Se conversar não resolveu, então a solução é procon e pequenas causas. Nesse caso você vai ter que ir com testemunhas contando o que aconteceu.
ola fernando, a 7 meses comprei uma bateria em minas,agora estou em curitiba e deu defeito,liguei pra loja em minas e eles disseram que a garantia tem que ser na loja e me passaram o contato da fabrica pra eu acionar, isso é correto, eles nao tinham que se virar pra resolver meu problema?
Olá Robson. Neste caso pode resolver no representante da bateria mais próximo de você. Mas tem que ter a nota fiscal. Isto é exigência do vendedor e da fábrica, porque a garantia já está em 7 meses. Se fossem tres meses seria diferente. Mesmo assim você teria que recorrer ao Procon ou a justiça. Outra possibilidade seria você ir, de fato, a loja com a bateria.
Sobre a garantia em casos de trocas da bateria por defeitos, você está enganado em dizer que onrpazo da garantia continua contando. Está errado a nova peça começa uma nova garantia do produto.
O CDC é claro nisso.
Olá Jeff. Exato. A lei entende assim. Mas o fabricante não. Vou modificar o texto para ficar bem claro para o leitor. Obrigado pelo feedback.