Fusíveis do Opala

Houve apenas uma mudança nos fusíveis do Opala. Os últimos modelos fabricados saíram com fusíveis bem mais modernos do que os antiquados fusíveis de vidro que equiparam “gerações de Opalas”. Evidentemente que as funções mudaram profundamente.

Muitos acessórios foram acrescentados o que inviabilizou as antigas e limitadas caixas de fusíveis dos anos 60 e 70 da linha Opala Chevrolet. Essa limitação acabou transformando a fiação do Opala em um emaranhado de fios e fusíveis ligados em série. Pelo menos houve tempo e espaço para uma mudança radical, o que não ocorreu, por exemplo, com os fusíveis do Fusca

O Opala

O Opala foi um carro que deveria ter continuado no mercado, pelo menos essa era a tendência que a montadora demonstrava. Essa mudança radical na proteção da parte elétrica foi um indicação disso.

O Omega foi praticamente o seu sucessor, tanto no nome da pedra semipreciosa, como nas mudanças de detalhes que modernizariam o Opala. A partir do Omega, o Opala virou história, e hoje  é uma bela raridade brasileira.

Alistamos abaixo todos  Fusíveis do Opala em suas respectivas caixas segundo o manual de fábrica.

Fusíveis do Opala

Fusíveis Opala 1974

Fusíveis do Opala 1978

Fusíveis do Opala 1992 (imagem abaixo)

Fusíveis do Opala 92

Imagem de http://manualproprietario.blogspot.com.br/

Repare as diferenças dos fusíveis dos modelos dos anos 70 com o Opala 92.

Fusíveis do Caravan

A caixa de Fusíveis do Caravan, modelo mais antigo, fica, ou debaixo do painel ou do lado esquerdo, mais próximo do puxador de abrir o compartimento do motor. Pode ser na lateral ou no fundo, lado esquerdo perto dos pedais. Alguns modelos tem duas caixas de fusíveis desse tipo.

São fusíveis simples e a grande maioria dos modelos usa os famosos fusíveis de vidro, como o da imagem abaixo. Já a última geração da família do Opala, incluindo o Caravan, já usa fusíveis de lâmina. Nesse post temos a lista dos fusíveis do modelo mais antigo.

Fusíveis do Caravan

Caixa de Fusíveis

É simples, pequena devido a pouca quantidade de fusíveis. Possui uma tampa de plástico encaixada e de fácil retirada. No caso de troca de fusíveis, é muito importante trabalhar com o negativo da bateria desligado. Por ser uma caixa de fusível muito perto da partes metálicas, isso vai impedir possíveis curtos.

Esse tipo de Fusíveis da GM e outros antigos são bem frágeis e podem enganar em um exame visual. Em vez de interromper o filamento, o que seria bem evidente, a lâmina interna pode se soltar dos contatos das extremidades. Isso normalmente acontece quando há um superaquecimento do fusível, tempo de uso  ou por qualidade ruim do material.

Por isso o fusível deve ser testado com uma lâmpada própria para teste de fusíveis. Aqui no site explicamos como fazer uma . (Veja aqui).

No caso do fusível voltar a queimar, não insista com outro e jamais aumente a potência dele. Pode ter um curto no circuito desse fusível que deve ser consertado ou pode causar sérios danos eletricos. Mas são consertos na sua maioria fáceis de resolver devido a simplicidade da parte elétrica desses modelos antigos da GM, assim como o Opala também. A lista abaixo é da esquerda para direita na caixa.

Lista de Fusíveis do Caravan

Fusíveis do Caravan

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro? Ou saber mais sobre os fusíveis do seu Opala ou Caravan?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.