O Fiat Uno também é um carro que pouco mudou seus fusíveis. Quando ocorreu alguma mudança tudo foi trocado, inclusive a caixa inteira deles.
No novo Uno tudo é novidade. Somente o nome é o mesmo que o bom e velho Uno. Aliás, até o nome parece estar na mira da Fiat para também mudar. Pouco se fala neste modelo como Uno.
Ou é “novo”, ou “Vivace”, com o nome Uno no meio pronto para ser esmagado, desaparecendo sem quase ninguém perceber. O que tem haver um com o outro? Qual é a semelhança entre o modelo Uno lançado no Brasil na década de 80 e o Vivace? Quase nada, senão o nome.
A parte elétrica também entrou nessa mudança total. Obviamente que mudanças acontecem proporcionalmente ao avanço tecnológico, principalmente no setor automotivo.
Perceba na foto acima a posição da caixa de Fusíveis do novo Uno: escondida a direita da bateria do carro em posição inclinada, perto do farol.
Não é uma posição fácil, principalmente para os testes necessários que um técnico precisa fazer. A tampa da caixa de fusíveis ( de cor preta) é difícil de retirar e também de recolocar.
Ela também pode danificar se não houver atenção de quem a manuseia. Se compararmos essa caixa com a caixa de fusíveis do Uno antigo, é evidente que perdeu-se muita da praticidade.
Fica no ar uma suspeita de desejos da montadora de que a simples troca de um fusível seja caso de levar até uma oficina. A grande ironia é que dentro da caixa de fusíveis a fábrica deixou como cortesia a famosa pinça para troca de fusíveis.
Veja no link abaixo a lista dos fusíveis do novo Uno e tente trocar se puder.
Fusíveis do novo Uno
F1 – 20A – Ignição
F4 – 30A – Válvula do ABS
F5 – 40A – Bomba do sistema de ABS
F6 – 30A – Velocidade número 1 da ventoinha do radiador
F7 – 40A – Velocidade número 2 da ventoinha do radiador
F8 – 20A – Desembaçador do vidro traseiro
F9 – 30A Energia do comando do farol baixo e farol alto
F10 – 15A – Buzina
F11 – 15A – Válvula canister
F14 – 10A – Partida a frio
F15 – 20A – Limpador do para-brisa e bomba de água
F16 – 10A – Injeção eletrônica – farol de neblina – desembaçador – painel de instrumentos
F17 – 10A – Sonda lambda ( verificar injeção com sacaner)
F18 – 10A – Corrente da central de controle do motor
F19 – 7.5A – Ar-condicionado (Compressor)
F20 – 20A – Limpador do para-brisa e bomba de água
F21 – 15A – Bomba de combustível
F22 – 20A Bicos injetores – bobina do cilindro
F23 – 20A – Trava elétrica das portas
F24 – 7.5A – ABS
F30 – 15A – Farol de neblina
F83 – 40A – Ventilador da caixa de ar
F84 – 20A – Limpador do vidro traseiro (para-brisa traseiro)
F85 – 20A Tomada 12 volts – acendedor de cigarros
F87 – 10A – Módulo do limpador do vidro traseiro e dianteiro – lavador de vidro dianteiro e traseiro – módulo dos vidros elétricos – compressor do ar-condicionado (relé) – partida a frio – luz de ré
F100 – Sem uso
F101 – Sem uso
F102 – 20A – Vidro elétrico dianteiro lado esquerdo
F103 – 20A – Vidro elétrico dianteiro lado direito
F104 – 15A- Sistema de som (rádio)- tomada de scanner para injeção – alarme – Pisca alerta
F105 – 10A – Painel de instrumentos – desembaçador – luz interna – luz do porta-luvas
F106 – 7.5A – Iluminação dos comandos lado esquerdo – tomada 12 volts – Acionamento da ventilação
F107 – 7.5A – Módulo dos limpadores traseiro e dianteiro – lavador do vidro dianteiro/traseiro – módulo dos
dos vidros elétricos
F108 – 10A – Energia interna para rádio – alarme – velocímetro
F109 – 15A – Relé farol de neblina
F110 – 10A – Luz de freio – Setas
F111 – 15A – Farol alto esquerdo e direito
F112 – 10A – Farol baixo direito
F113 – 5A – Farolete lado direito – farolete traseiro lado esquerdo – luz de placa – iluminação do painel – farol de neblina
F114 – 10A – Farol baixo esquerdo (exceto modelos mais novos)
F115 – 5A – Farolete dianteiro lado esquerdo e traseiro lado direito
F116 – 7.5A – Airbag
ola fernando,
sera que vc poderia me ajudar? meu carro esta dando pane, custa a pegar, isso quando nao me deixa a pe! o mecanico verificou falha na cx de fusivel porem nao resolveu o problema. como resolver?
poderia responder por email? obrigada.
Olá fabiana. A primeira pegunta é : vc está usando álcool? O reservatório do flex está com gasolina? O mecânico descobriu fusível queimado e trocando o carro funcionou?
Fabiana, o problema está na hora de dar a partida no veículo.
Não deve segurar a chave ate o final, apenas de um toque e solte.
Você verá que pegará muito mais fácil.
O Novo Uno é uma porcaria. Correia dentada de borracha muito frágil, quando rebenta detona o motor e custa uns R$ 3.000,00 para consertar. Tem uma central eletrônica que controla várias coisas no carro, se der um curto circuito pode queimar e custa R$ 3.000,00. A central de fusíveis fica dentro do compartimento do motor, não é bem vedada, enche de pó e umidade e pode queimar a central eletrônica. É um carro horrivel, manutenção caríssima, tudo para complicar a vida de quem compra o novo Uno.
Concordo com você comprei uma porcaria dessa e já me arrependi faz um barulho Horrível
Perece que tá tudo solto quando liga o motor vibra tudo quando passa de 100 km hs faz um barulho infernal dentro do carro nunca mais eu Compro uma imundice dessa
Tenho um uno vivace 2012, se o motor tá quente ele desliga o painel e funciona o resto… Se eu desligo o carro ele não liga mais só as lanternas.. Já levei num auto electrico e não acharam o defeito.. Já troquei o fusível e nada.. Depois q ele apaga o painel e eu desligo o carro ele só liga quando o motor parece estar resfriado ou até mesmo dia seguinte. As vezes dando uns murros aonde fica a luz de neblina ele volta mas não é sempre.
Olá Rodrigo. Existe um cabo negativo que liga o negativo da bateria até a caixa de marchas. Ele pode estar bambo ou quebrando no parafuso onde é fixado na caixa. Vale conferir.
Olá a luz de ré do meu uno naão esta acendendo ja troquei as lanpadas e ainda naão esta pegando sera que er oque pode me ajudar uno vivace 2012. obrigado
Olá edgleiton. Se a caixa for manual é provável que seja ou o fusível da luz de ré ou interruptor de luz de ré com defeito. Leia o link abaixo para mais informações.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/06/luz-de-re-como-consertar/
Tenho um uno vivace 2015 e coloquei o farol de milha usando o chicote original e ele não focionou já olhei se as lâmpadas estão queimadas. Quréia saber se precisa agente colocar algum relé ou fusível pra poder ativar o farol de milha
Meu amigo bom dia essa nem o nosso caro profissional sabe responder,por favor caso alguem saiba a resposta responda aos comentarios pois o brasil inteiro não sabe
Olá Adriano. Peço desculpas pela demora da resposta. Mas é provável que não tenha o relé instalado. No caso tem que retirar o o`botão que aciona o farol de milha e seguir a fiação. O sistema precisa sim de um relé e de um fusível. Eles podem estar na caixa de fusível, se for uma instalação de fabrica ou em linha com o botão se for uma instalação fora da fábrica. Quase sempre vem apenas o chicote, mas o relé tem que ser instalado. É assim até em autorizada.
Tenho um Fiat Uno Vivace 2011 modelo 2012 motor 1.0 a um mês o carro está com pane elétrica estou andando com o carro o painel acende e paga,depois paga de vez só liga quando quer,já troquei a bateria porque já estava em 5 anos de uso e o problema ainda continua, o que posso fazer.
Olá marco. Se for iluminação do painel pode ser o reostato de claridade (se houver um). Mas se for as luzes indicadoras e o seu carro não tem reostato, então pode ser mau contato na tomada do painel.
o meu Ta assim mesmo e ninguém consegui descobri o que é
Boa tarde!
Tenho um novo uno way 2012. Há mais ou menos um mês, os faróis começaram a não ligar. levei a um eletricista, que tirou e colocou os fusíveis e rele de volta…assim voltou a funcionar. Mas, vem acontecendo a mesma coisa depois de uns dois ou três dias que o eletricista faz o procedimento.
Poderia informar o que pode estar acontecendo?
Olá Cristiano. tem que avaliara as lâmpadas e os relés delas. O local onde os relés são fixados também precisam de um exame visual procurando por algo chamuscado. Outra possibilidade é comando de farol com defeito.
Boa tarde! Fernando,
Acho q deve ser o fusível de 30 que alimenta a corrente dos farois. Dei uma olhada agora é vi que tá fazendo um barilho. Vou trocar amanhã
Obrigado, pela atenção.
Ola fernando boa noite tudo bem ? Gostaria de saber c você pois tirei um fusível tirei e coloquei de volta porque esta procurando um queimado mais depois q coloquei tive esse problemas o velocímetro n funciona a luz da injeção fica acesa direto o air bag fica aceso tambem você pode me explicar oque pode ter acontecido meu veiculo e a fiat uno 2015 atractive
Ola Luciano. Primeiro verifique se colocou o fusível no lugar certo e bem encaixado. Se estiver bom e no lugar tire ele de novo com a chave desliga. Ponha ele no lugar e repare se normaliza. Mas deixe a chave ligada por 10 minutos antes de dar partida. Não feche a porta do carro.
Bom dia sabe me dizer qual é o relé do farol baixo direito ele liga quando quer desliga e fica assim
E um uno attractive 2016 já olhei tudo mais não sei qual relé que é e agora me deu medo de retirar eles kkkkk
Bom dia sabe me dizer qual é o relé do farol baixo direito ele liga quando quer desliga e fica assim
tenho um uno vivace 2014 basico .meu eletro ventilador nao passa ar para os passageiros funciona somente nos pes mesmo a funcao passageiro e nos pes oque pode ser sera que é rele ou fusível se alguem puder me ajudar desde ja agradeço .
Meu carro uno vivace não ta acedendo a luz do painel interno e nem a lanterna trazer a e nem a lanterna da placa
Olá Francisco. Isso é típico de fusível queimado. A não ser que tenha trocado alguma lâmpada da lanterna recentemente.
Meu uno vivace 2011 mod 2012 esta apresentando varios defeitos ventuinha não aciona troquei sensor temperatura e nada funcionar painel instrumento apaga do nada tiro fusivel coloco devolta volta a funcionar o ar quente e frio parou de funcionar gostaria do esquema da caixa fusivel ou melhor posição e para que serve fusivel ou rele para tentar resolver esses defeitos obrigado.
tenho um novo uno vivace 2013..e a um dia ele está com a luz da injeção acesa direto , não contabiliza km , não gira o velocimentro , não funciona o ar frio do ar condicionado , não funciona o farol…
somente lanterna , milha ou farol alto
seria fusivel? ou alguma pane?
Olá rafael. Tente desligar o negativo da bateria por 10 minutos. Religue e veja se normaliza. Mas antes leia no manual o que pode ser afetado por desligar a bateria, como rádio.
Tem algum fusível que faz funcionar so os piscas? O meu parou de funcionar, mas não são as lampadas pq quando ligo o alerta funciona normalmente.
Pode me ajudar?
Olá Everton. Sim, tem um fusível somente para a seta. Mas faça também o teste da tecla do alerta. Ligue a chave do carro e dê seta para um lado qualquer. Mexa na tecla do alerta e repare se a seta pisca ou ameaça piscar. Se acontecer isso, pode ser defeito na tecla.
Bom dia o sr sabe como aproveitar o chicote origina do uno vivace 2015 para instalação de farol de neblina ,tenho procurado em varios sites mais ninguem sabe responder !
Olá Alexandre. Se o chicote do farol de neblina estiver instalado, sim, basta instalar os farois e conectar as lâmpadas na tomada.Caso contrário não tem como aproveitar outros fios do chicote e aí tem que instalar os fios até a cabine. Mas como não é uma instalação de fábrica, então é provável que também não tenha o relé e o botão. Nesse caso tem que instalar um em linha – mais um fusível – com o botão.
Obrigado Fernando mais deixa eexclarecer a situação ja coloquei o farol de neblina ,conectei as tomadas do farol de neblina coloquei o botão interno original que vem junto ao menu e desembaçador e não sei o que fazer para que o farol funcione ,meu amigo por favor me ajude com numero e local de onde vai o rele ou fusivel pois estou a dois anos tentando fazer esse farol de neblina funcinar!
Experimente o fusível F30 (pode ser o 87 tb) e o relé T02. Veja o esquema abaixo do vivace 1.0 e 1.4 2015. (abra a imagem em outra guia)
Olá, Fernando.
Tudo bem?
Tenho um FIAT UNO WAY 2011/ 2012 e há uns meses ele vem apresentando constante queima de fusíveis (luz de iluminação do painel, lanterna e acendedor de cigarro). Eu trocava/ troco o fusível e o mesmo não durava/ dura 1 dia e já queima novamente.
Agora o carro estava apresentando falha para pegar (afogava muito até pegar), com oscilação simultânea das luzes do painel apagar ao mesmo mesmo. Efetuei a segunda troca da bateria (conforme recomendação do autoelétrico) agora (em 12 de setembro de 2017), mas não acredito que seja só isso. Pedi para que ele fizesse uma revisão completa, mas ele não parece apenas ter olhado por cima. Pois o carro já vinha apresentando sinais de queimas de fusível frequentes. Além disso, após trocar a bateria o problema com a lanterna, luz de iluminação do painel (da velocidade) e acendedor permanecem sem funcionar.
Saberia me dar um direção sobre qual ou quais problemas poderia (m) ser?
Agradeço desde já a ajuda.
Olá Viviane. Se você tem o costume de usar carregador de celular ou GPS no acendedor de cigarros, então é possível ser no momento do encaixe ou da retirada que o fusível queima. Isso acontece muito. Troque o fusível e fique um tempo sem usar esses acessórios no seu carro. Se parar de queimar, então é questão de usar com mais cuidado o carregador de celular e GPS. É um defeito muito comum em Taxi e Uber.
boa tarde meu velocimetro velocidade funciona mais as luzes que ficam em volta aos numeros parou de funciona e meu acendor de 12 volts tambem não quer funciona
Olá José. Primeiro procure por fusível queimado, tanto do acendedor como de iluminação de painel. Mas se for apenas parte dele que não ilumina então tem que fazer outros teste talvez até retirando o painel.
Agora pouco lhe fiz algumas perguntas sobre iluminação de velocímetro meu carro e uma uno vivace 2013 poderia me informa onde posso fazer este conserto se for realmente no painel me informaram que poderia ser os LED’S do velocímetro
O serviço deve ser feito em auto-elétrico, de preferência especializado em painel de carro.
Tem como me informa alguma elétrica boa aqui no Rio de janeiro
Olá Jose. Sou de Beagá. Infelizmente não conheço oficina por aí.
Bom dia Fernando.Tenho um uno vivace 2014 e recentemente eu observei a luz do painel tremulando,ligando e apagando.E pra completar os vidros também estão dando pane,vira e mexe não querem fechar. Será que é a caixa de fusível? ?
Olá Maikylene. Pode estar acontecendo defeitos diferentes. O painel pode ser mau contato em algum lugar, como relé de painel, tomada atrás dele, ou no clareador de iluminação. Já nos vidros experimente abrir e fechar a porta, devagar, e ao mesmo tempo acione um dos vidros. Se ficar evidente a relação, então é problema na fiação que fica entre a porta e a coluna. Também mande medir o alternador o carro.
Olá. Durante um dia de chuva, com as janelas abertas, um ônibus jogou água dentro do meu uno vivace. Desde esse dia o desembaçador e o ventilador não funcionam mais, só de vez em quando funcionam com potência quase nenhuma, e o USB que coloco no acendedor de cigarros também não funciona. Será que consigo resolver sozinho?
Olá Leo. Primeiro verifique o fusível do desembaçador e do acendedor de cigarro.Pode ter molhado a tomada do ventilador ou o relé dele. Nesse caso tem que desligara tomada dele que normalmente fica embaixo do painel, lado esquerdo.
Boa tarde Fernando!
Uno economy 1.4 2012/2013.
Depois da terceira tentativa, pegou na partida. Andei uns 4 minutos, parei e não pegou. Pegou no tranco empurrando, parei de novo após 15 minutos e nao ligou.
Bateria está boa. Um amigo falou em alternador ou fusível dele, podendo ser também motor de partida.
O que o senhor acha?
Olá Danilo. Se o motor não girou na partida, ficou mudo, mas pegou no tranco, então é provável que seja problema na partida. Tem que testar a bateria, tentar fazer uma chupeta nela, e aí então verificar o arranque.
Olá Meu Amigo o Uno Evo way Quando tá com o motor quente não da Partida de jeito nenhum só da um estalo quando esfria pega normal levei no mecânico ele trocou tudo do motor de arranque inclusive o automático e induzido só uso do outro a carcaça durante um mês ficou beleza agora voltou o mesmo defeito o que poder ser ? Por favor, me de uma dica.
Ola Aragão. Peça pra verificar o aterramento do arranque. Procure saber se o automático é de marca boa ou reformado. Tem uma grande diferença entre eles.
tenho um uno vivace e percebi que a tomada de carga de celular nao apaga, permanece acesa mesmo com o carro desligado.7
Olá Alice. Se for a parte que fica no painel (e não o carregador) então pode ser instalação errada ou problema na fiação. Tem que verificar pois pode descarregar a bateria.
Luz do abs e frei acesa direto no painel não foi encontrado defeito algum através do scanner . Pode ser fusível?
Olá Lauro. Sim, os fusíveis devem ser testados, todos. Mas pode ser defeito em tomadas ou conexões do sistema. Nesse caso tem que usar um computador de injeção que é mais completo. Ele consegue medir diferenças de tensão nas conexões. Também alguma manutenção recente nos freios pode causar isso.
Boa noite.
Estou com problemas no limpador de para-brisas. Nao consegui identificar qual o relé temporizador pra testar. Sabe me dizer onde fica? Tirei o fusível F-15 pois ele estava ligando do nada. Ele tambem para no meio do vidro e quando quer e nao liga mais, liga e desliga quando quer.
O que pode me dizer sobre isso?
Olá Taliele. Esse relé costuma ser dentro do motor do limpador, faz parte dele. Mas pode ser chave de limpador ou um relé inversor. Tem que fazer alguns testes com equipamento.
Olá. Boa tarde. Cara tô desesperado. Meu carro é o Novo Uno way 2013. A bateria aparentemente está ok, mas o carro não liga. Quando eu giro a chave o painel acende fraquinho, tudo apagado, aos poucos vai voltando ao normal. Aí eu giro mais um pouco pra dar a partida e nada. Sem sucesso. Aí empurrei ele e ele pegou. Quando cheguei em casa, deixei ele ligado, com o motor quente parado em marcha lenta. Alguns poucos minutos ele ficou oscilando o giro, os vidros estavam baixando sozinhos, tipo de 1 em 1 centímetro, e o limpador traseiro acionou sozinho tbm. É como se ele tivesse com vírus cara. Me ajuda aí, seria problema na central? Fusíveis? Bateria?
Olá Cleiton. Creio que seja mau contato nos terminais da bateria ou nos cabos de positivo que vai para o alternador, ou o negativo que sai da bateria e vai para caixa de marcha. Outra possibilidade é defeito no alternador o bateria com defeito, mesmo que pareça nova. Mande testar.
Olá boa noite.
Tenho um Uno Vivace 2012, o painel apagou, as lanternas traseiras não acende, farol de milha e farol baixo tbm não acende.
Já olhei quase tudo e não consigo achar o defeito. Poderia me ajudar?
Olá Rodrigo. Verifique os fusíveis de luz de posição e chave de farol. Nesse caso seria bom testar todos ou pode acontecer falso diagnóstico. Defeito em relé e no comando de seta também não está descartado.
Boa tarde !
Tenho um UNO VIVACE 2016. Ontem após eu trocar as lampadas (t5) da central do Ar condicionado que estavam queimadas, as mesmas nao funcionaram e parou de acender a amarela do botão central de ar frio e também as dos botões do computador de bordo localizados no canto inferior esquerdo do painel.
Existem um fusível específico para essa iluminação ? E se existe, pode ser apenas um fusível queimado ? Achei estranho porque despois que troquei as lâmpadas apagou tudo junto.
Olá. Sim, é o fusível de iluminação do painel central. Pode ter queimado na troca por um curto de manipulação. Outra possibilidade é diferença de potência entre as lâmpadas trocadas e as originais.
Boa noite.
Tenho um uno Sporting 2012, problema intermitente, quando o veiculo esta em movimento o painel apaga todas as luzes dos instrumentos ficando somente luzes do farol e setas e a bolinha laranja do hodômetro. O velocímetro, temperatura e rotação também desligam.
Quando o veiculo esta desligado o primeiro giro da chave não aciona nada, já o segundo giro liga o motor de arranque e o motor gira e não pega. Depois de algumas horas tudo volta ao normal.
Ja verifiquei comutador. o que pode ser?
Obrigado.
Olá Nilton. Pode ser defeito dentro do painel em soldas do circuito. Apresenta exatamente este defeito. Tente confirmar dando umas batidinhas em cima do painel. Se piscar as luzes o defeito é neste circuito.