Defeitos em farol: o que fazer? Esse post explica quais são os principais problemas e soluções com essa importante peça do seu carro.

Existem vários tipos de conjuntos óticos no mercado. Todos eles estão sujeitos a defeitos, que variam de uma simples lâmpada queimada, até um  problema que vai exigir a troca do farol inteiro. Por outro lado, não é somente a luz de farol que pode apresentar um defeito.

Como funciona o farol do carro

Quando chamamos o farol de um conjunto, isso significa que todas as lâmpadas dianteiras estarão dentro dele, cada uma em seu respectivo lado. Ou seja, dentro de um  farol podemos encontrar: uma lâmpada de seta, uma de posição (farolete) e as lâmpadas de farol baixo e alto.

Em alguns modelos a lâmpada de farol é apenas uma, conhecida como H4, de filamento duplo, que vai acender tanto o alto como baixo em uma única peça. Quando temos duas lâmpadas no farol, o que acontece quase sempre nos modelos mais modernos, a fábrica pode usar dois tipos. Ou são duas H7 ou duas H1, ou a mistura das duas. Nesse caso, que é o mais comum, o baixo pode ser uma H7 e o alto uma H1.

Essas lâmpadas quase sempre têm a mesma potência. O que muda, e é bem evidente, é o tamanho. Por isso fica impossível substituir uma pela outra. Onde tem uma H4 somente outra desse tipo vai entrar, e assim por diante.

Defeitos em farol: o que fazer - dicas e soluções

Repare o filamento da lâmpada H7 interrompido. (foto: maosaoauto.com.br)

Defeitos em farol: principais problemas

E se o farol não acende? Ou se um deles fica mais fraco? É normal o farol ficar embaçado por dentro? É normal a luz do farol ficar piscando? Falarei desses – e de outros defeitos – nos tópicos abaixo.

As soluções apontadas aqui são frequentemente colocadas em prática em minha oficina, que fica em Belo Horizonte.

Quando o farol não acende: o que pode ser?

A lâmpada do farol queimou

O principal defeito que acontece em um farol é lâmpada queimada. As que mais queimam são as do farol baixo – que, assim como as do freio, são as mais usadas no dia a dia. Normalmente o filamento se rompe e a forma de conferir isso é mesmo pelo visual, só que muitas vezes isso é quase imperceptível.

Por isso, o correto é procurar a orientação de um profissional. Já vi casos do dono do carro comprar a lâmpada e tentar trocar. Pode até dar certo. Mas a lâmpada pode ser mal instalada e mudar o foco do farol, pode até derreter o espelho dentro do farol e principalmente: provocar queimaduras. Isto acontece quando a lâmpada é acesa e apagada por algum motivo. Aqueles que não tem experiência tocam no vidro dela e se queimam. Garanto que não é muito agradável.

Feito esse alerta, uma maneira de confirmar o filamento interrompido é rodar a lâmpada com os dedos e observar todo o contorno dele (do filamento). Com atenção você verá um pequeno pedaço dele interrompido. 

Quando o filamento está evidentemente queimado, com pedaços dele solto dentro da lâmpada, então você deve conferir a qualidade e evitar usar a partida do carro com os faróis ligados.

O fusível do farol está queimado

Outro defeito pode ser um fusível queimado. Mas nesse caso vale o conselho: antes de trocar, verifique se existe um curto, pois um fusível pode queimar por dois motivos – ou curto-circuito, ou caloria em excesso. Mas quase sempre a lâmpada de farol queima por uso. Descobrimos que ela tem horas de vida útil – é onde entra a qualidade da lâmpada.

Percebeu como é importante um profissional fazer este serviço? 

Defeitos em farol: o que fazer - dicas e soluções

Note a tomada de lâmpada H4 derretido (foto: maosaoauto.com.br)

O que ocorre quando um dos faróis fica fraco?

Não é um defeito muito comum. Acontece mais com carros antigos ou com aqueles que rodam com o farol sempre ligado. Este defeito quase sempre acontece na tomada da lâmpada. Normalmente, ocorre somente no farol baixo, também por causa do uso constante.

Por ali pode aparecer um mau contato, sempre no negativo da tomada. O grande problema é que o defeito só vai ser notado quando a lâmpada não acender mais. Nesse momento se percebe o terminal totalmente derretido.

A solução é trocar esta tomada (veja a imagem acima). Em nossa oficina, já peguei situações assim, onde até a lâmpada estragou seus terminais que encaixam na tomada. Também tive que trocar a lâmpada de farol. Tem como prevenir? Sim. Mas somente para “salvar” a lâmpada. Eu costumo sempre olhar o estado da tomada e avisar da necessidade da troca. Se isso fizer parte de uma revisão elétrica, provavelmente somente a tomada vai ser trocada. 

É normal farol embaçado por dentro?

Não. Ele pode ficar embaçado por dentro por ser antigo e aí o espelho dele perde o brilho. Também pode estragar por causa de lâmpadas muito fortes. O grande responsável por isso é lâmpada de baixa qualidade, ou as famosas super brancas, que trabalham com o dobro da potência da original. O espelho do farol não foi dimensionado para suportar essa caloria, que pode chegar ao dobro de uma lâmpada original. 

Muitos mecânicos instalam um relé duplo de farol, para proteger o restante da fiação que vai para dentro do carro. Caso contrário, pode derreter o interruptor de farol e até o comado baixo/alto. Mas o espelho do farol vai continuar recebendo alta caloria e vai embaçar o farol. A solução é trocar a peça e substituir a lâmpada por uma original.

Por fim, uma infiltração de água também pode embaçar o farol por dentro. 

Como limpar a parte de dentro do farol?

Neste tipo de defeito quase sempre a troca do farol é mais viável do que desmontar ele ou mandar reformar em loja especializada. Peças internas vão ser trocadas e nem sempre fica como antes. Pode valer a pena em faróis modernos, que têm um custo bem mais alto para a troca.

Por que a luz de farol fica piscando?

Pergunta interessante. Temos duas possibilidades de luz de farol piscar. Uma seria a luz azul de indicação de farol alto, que fica no painel do carro. Neste caso, pode ser defeito no comando ou no painel.

A outra situação seria o próprio farol piscar ou o tempo todo ou de vez em quando. Também pode ser defeito no comando ou chave de farol, principalmente se for aquele comando junto com a seta do carro.

Já vi casos em que o motorista deu uma joelhada nesta chave e o farol começou a dar mau contato e ficar piscando, principalmente com o carro em movimento. A solução é a troca deste comando.

Mas a lâmpada do farol também pode piscar por causa do defeito descrito acima: mau contato na tomada dele. Vale verificar se ela está em condições de uso, Mas, neste caso, somente um farol vai piscar.

No caso de defeito no comando, piscará os dois lados.

Farol não acende de um lado

Na maioria das vezes em que o farol do carro não acende de um lado a razão é lâmpada queimada. Simples. 

O uso constante do farol apressou o fim da vida útil da lâmpada, que é medida por horas dela acesa. Outras possibilidades são as já citadas acima: tomada com mau contato; fusível queimado ou comando de farol com defeito. Mas neste caso pelo menos duas lâmpadas não acendem.

Farol médio não acende

Também conhecido como faroletes ou luz de posição. Se for somente uma – e todo resto das lâmpadas de posição acender, inclusive luz de placa e iluminação do painel – então será apenas a lâmpada queimada ou mau contato.

Mas se mais de uma não acender, então deve-se verificar o fusível e procurar causas para a queima dele.

Farol alto não acende

Embora seja raro, a lâmpada do farol alto também pode queimar. Verifique o estado da lâmpada, como faria com a luz do baixo, descrito mais acima.

Também pode ser um defeito no comando que transforma do farol baixo para o alto, aquele que acende a luzinha azul no painel. Esta alavanca pode quebrar por uso errado.

Já vi situações em que elas chegam a ficar dependuradas pelos fios.

O farol alto e baixo estão queimados.

Depois de ter conferido todas as possibilidades, você descobriu que as duas lâmpadas estão com os filamentos do alto e do baixo “estourados”.

Em casos assim vale a pena medir a tensão do alternador. Em alguns casos ele pode mandar muita carga, o que é um defeito, e queimar as lâmpadas – e muito mais. Esse é um caso muito mais difícil de acontecer.

Também pode ser aterramento ruim. Trata-se de um simples caso de fio bambo ou chamuscado. No máximo exigirá a troca da tomada.

Outro defeito que pode acontecer, como já dito, é a chave que liga o farol estar danificada. Ela pode interromper apenas o farolete, o baixo, ou ambos. Mas ela também pode interferir no farol alto. Depois de confirmado o defeito, a solução será troca e investigar por que ela estragou. Pode ser por caloria, quebra de componentes internos, e até vida útil no fim. Se o carro possuir relés de farol, vale a pena conferir o estado deles.

Como faço para ajustar a altura do feixe do meu farol

Muitas oficinas não adquirem este alinhador de farol de carro (fotos abaixo) porque é um produto caro e que produzirá um resultado econômico pequeno, mas barato para o consumidor. É com ele que se faz uma regulagem de farol.

Não perca seu tempo com alinhamentos “caseiros”, em que alguns até ensinam a fazer um determinado desenho “técnico” na garagem da sua casa e outros aconselham o motorista a perceber o alinhamento simplesmente se aproximando de um carro, à noite, e em pleno trânsito.

Temos um desses aqui na oficina e sei por experiência própria que ele é uma ferramenta muito útil. Por que trocar isso tudo por um serviço que custa no máximo quarenta reais o par de faróis regulado?

Outra situação interessante é que se uma oficina adquiriu este alinhador de custo alto, é sinal que ela quer oferecer bons serviços ao cliente.

 Quando alinhar um farol?

  • Quando algo danificar o farol e depois do reparo.
  • Toda vez que trocar uma lâmpada do farol.
  • Usar sempre um alinhador e não a parede de garagem.

Nota para o leitor:

Esta matéria não é para ensinar a regular seu farol. Acreditamos que tal serviço é algo muito mais complicado do que dizem por aí. Basta ver os vídeos e explicações de “experts” para desistir facilmente de regular um farol.

Além de cansativo, o resultado não será nem um pouco profissional, o que é perigoso, devido aos sistemas óticos automotivos de hoje. Então, vamos destacar a necessidade de se procurar uma oficina que ofereça o serviço de regulagem de farol.

Regulagem de farol

Profissional regulando de verdade um farol

A Importância de alinhar os faróis

Por que alinhar os faróis é tão importante? Um dos motivos principais é que eles são equipamentos de segurança e desalinha por diversas maneiras. Alguns veículos chegaram até nosso oficina com os faróis “auto regulados” por seu donos, por lâmpadas mal instaladas (fora da posição), e até por consertos errados de lanternagem onde não houve um alinhamento correto do farol em relação a lataria (nesse caso é em razão de acidente com batida).

Um farol muito desalinhado pode até provocar acidentes em estradas, ou em vias mais escuras. Alguns desses cegam o motorista que vem em sentido contrário. Normalmente sabemos do desalinhamento dos nossos faróis quando outros motoristas piscam incessantemente seus faróis em nossa direção. É quase como um grito de alerta!

Regulagem de farol de carro e segurança

Um pequeno detalhe ganha grande importância quando  envolve a segurança de uma viagem na estrada. Lâmpadas novas e de qualidade, além do faróis com a devida manutenção, são essenciais ao planejarmos nossa viagem. Lembrando ao leitor que  no inverno dirigimos mais tempo no escuro, pois a claridade dos dias é mais curta.  

Um sistema ótico – que é a definição dos faróis de hoje – em boas condições permite ao motorista ver e ser visto pelos demais carros na pista. O contrário disso pode iluminar pouco ou ofuscar outros e assim temos acidentes gravíssimos todos os dias nas nossas estradas.

Não hesite em procurar um bom profissional para examinar os faróis de seu carro. É barato e compensa.

Defeitos no farol: perguntas frequentes

  1. Posso dirigir com um farol quebrado? Não é seguro dirigir com um farol quebrado, pois compromete a visibilidade e pode resultar em uma multa de trânsito.
  2. Quanto custa para consertar um farol quebrado? O custo pode variar dependendo do tipo de reparo necessário e do modelo do veículo. É melhor obter uma cotação de um mecânico.
  3. Com que frequência devo verificar meus faróis? É uma boa prática olhar regularmente seus faróis durante as verificações de rotina do veículo ou sempre que notar um problema de iluminação.

Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

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