A luz de freio e seus defeitos. Podemos começar este texto afirmando que a luz de freio é a mais importante do conjunto de iluminação traseira do seu carro. Quando ela é acionada, o motorista que vem atrás é advertido, por meio de uma intensa luz vermelha, que haverá uma redução de velocidade, ou até mesmo uma parada do veículo à sua frente.
Por isso, é importante que todas as lâmpadas de aviso de parada (freio) estejam funcionando. Aliás, essa é uma obrigação prevista no código brasileiro de trânsito. Junta-se a isso a obrigação de manter uma distância de segurança exatamente para perceber a luz de freio de quem vai a sua frente a tempo de frear com segurança.
A intensidade maior da luz de freio também tem a função de chamar a atenção de outros motoristas. Neste post, vou explicar quais os possíveis defeitos em luz de freios, principalmente os que apareceram e que foram solucionados na nossa oficina.
- Veja também: É perigoso andar com a luz da injeção acesa?
- Os defeitos mais comuns em vidros elétricos – parou de funcionar? O que fazer?
- Os defeitos mais comuns nas buzinas e como consertá-los
- A seta do seu carro parou de funcionar? Saiba o que fazer
- Como colocar água no radiador do carro, passo a passo
- Qual é a lâmpada da luz de ré do carro?
- Gás natural veicular: como funciona?
- Code 24 no Onix: o que é e como consertar
- Bateria: quando tempo leva para carregar?
Como funciona a luz de freio do veículo?
O conjunto de luz de freio é o seguinte:
- Um fusível
- Um interruptor de luz de freio (cebolinha), localizado no pedal de freio, parte de cima.
- Duas lâmpadas de 21 watts.
- Terceira luz de freio (opcional).
- Por fim, a fiação que faz as ligações elétricas.
Assim que pisamos no pedal do freio, o interruptor é acionado, energizando determinado circuito e as luzes de freio acendem.
O interessante é que elas acendem antes do carro começar a parar, uma fração de segundos antes, permitindo a quem vem atrás perceber a manobra a frente. Algo bem bolado.
Qual é lâmpada da luz de freio?
Podemos ter dois tipos de lâmpadas dentro do sistema de luz de freios. Mas já percebi outras lâmpadas em carros asiáticos – e que encontrei facilmente no mercado. Veja abaixo:
1 – Lâmpada de dois polos, onde o farolete acende junto, ou uma lâmpada de um polo, como a da seta ou da luz de ré. Ela tem uma potência de 21 Watts, seja com dois polos ou com um, e é a lâmpada mais potente (vermelha) que equipa a traseira do seu carro.
Na imagem acima temos a lâmpada de freio de dois polos. O filamento mais baixo é o mais forte e atende a luz de freio. O de cima é de 5 Watts e acende o farolete.
2 – Mas a lâmpada acima também serve para luz de freio. Ela é conhecida como lâmpada de um polo e é a mais usada nos modelos nacionais. Também tem 21 Watts, mas não possui filamento para acender o farolete.
Neste caso, o farolete terá uma lâmpada independente de 5 Watts. A grande vantagem da luz de freio ter uma lâmpada de dois polos é que na troca, troca-se duas pelo preço de uma, o que não acontece quando freio e faroletes são independentes.
Quanto a durabilidade, ela é boa e idêntica nos dois modelos, quando usei marcas conhecidas e antigas no mercado.
Qual a cor da luz de freio?
A cor desta lâmpada quase sempre é translúcida, sendo a lanterna vermelha. Mas em alguns carros isso muda: a lanterna é fumê e a lâmpada deve ser de cor vermelha. É o que diz a lei de trânsito. Na nossa oficina já peguei carros com lâmpada comum no lugar da vermelha. Não vale a pena.
A luz de freio não acende?
Este é um dos defeitos elétricos mais comuns em carros. Pudera, este é o equipamento mais usado depois do motor – os freios.
Por isso, são as luzes mais trocadas em oficinas. Quando é um defeito parcial, ou seja, apenas uma luz de freio não acende, a solução é simples. Você tem uma lâmpada queimada. Mas e quando o conjunto inteiro não funciona? Como resolver?
Em casos assim, o problema estará ou no fusível ou no interruptor. Faça o seguinte:
- O interruptor fica quase sempre junto ao pedal de freio e ali você encontrará dois fios.
- Vamos explicar sobre esse modelo mais simples, que permite um teste relativamente fácil.
- Se seu carro possui a terceira luz de freio e ela acender, então muito provavelmente as outras lâmpadas estarão queimadas, bastando trocá-las.
- Outra possibilidade é aterramento ruim nas lanternas, o que faz setas, freios e faroletes parecer uma árvore de natal. (Veja mais aqui)
Luz de freio só acende um lado
Mas se apenas uma luz de freio não acende? É muito provável que a lâmpada que não acende esteja com esses possíveis defeitos:
- Lâmpada simplesmente queimada
- Falta de aterramento somente nesta lanterna. Neste caso, outros defeitos vão acontecer, como a seta piscar junto com a luz de freio e outras
- Soquete da luz de freio com defeito
- Tomada da lanterna com fios derretidos
Feito isso, procure pela cebolinha junto ao pedal de freio, um pouco acima dele. Alguns carros possuem painéis que protegem esta região. Então, retire-o (s) com cuidado.
1 -Desligue os fios da cebolinha (dois)
2 – ligue um ao outro com um pedaço pequeno de fio descascado nas duas pontas.
3 – Ligue a chave do carro apenas para acender o painel
4 – Confira se todas as lâmpadas de freio acenderam. Se isso acontecer, a cebolinha está queimada. Se não acender, confira o fusível, consultando o manual do carro. Faça tudo com paciência. Não é um teste difícil.
5 – Não confie apenas em um teste visual das lâmpadas. Muitas queimam sem interromper o filamento.
Não resolveu? A luz de freio não acende? Então o carro deve ser levado a um especialista, pois pode ser um defeito mais técnico. Isso pode envolver chicote e outras partes do circuito, inclusive um computador de bordo.
É sempre bom lembrar que o conjunto de luzes de freio é equipamento de segurança, sendo obrigatório seu funcionamento por completo.
Luz de freio não apaga
A luz de freio talvez seja o sistema elétrico de lâmpadas mais utilizado em um carro. Por usar muito o pedal, a luz de freio não apaga.
Depois de passar marcha e acelerar, o que mais fazemos? A resposta é simples: pisamos no freio por qualquer motivo relevante e esses momentos são cada vez mais frequentes no louco trânsito da atualidade.
Um dos defeitos mais comuns é a queima de uma ou de todas as lâmpadas do conjunto. Mas outro tipo de avaria tem aumentado em nossa oficina: todo o conjunto de luz de freio fica aceso, mesmo que o motorista não pise no pedal de freio.
Ou seja: Temos a luz de freio acesa direto! A solução, porém, é simples. A peça defeituosa nesse caso é o interruptor de luz de freio que fica no pedal, ou a “famosa” cebolinha de freio.
A foto acima é de uma das mais simples e usada “cebola de luz de freio” do mercado, e fica localizado quase sempre no local da foto abaixo:
Qual os possíveis defeitos desta peça?
1 – Por ali passa muita energia. Basta imaginar que cada luz de freio que acende tem 21 Watts, e que, no mínimo, cada carro tem 2 lâmpadas de freio. Por isso também pode queimar.
2 – Também é uma peça que sofre constante pressão de nosso pé toda vez que usamos o freio.
3 – Por ser fabricada de plástico com metal, fica óbvio que ela estraga com o tempo. Algumas delas até desmancham no pedal!
Por isso sua luz de freio não apaga. Para consertar, basta trocar o interruptor que aciona essa luz, mas dependendo do modelo será necessário ir até uma oficina.
Luz de freio acesa direto – O que fazer?
Você vai ter que desligar a “energia” que circula por ali. Muitos podem dizer: quando desligo a chave a luz apaga, então não preciso desligar a energia do local…”. Sim, muitos carros são assim: com luz de freio energizada somente com a chave ligada.
Mas nem sempre temos tempo para ir em uma oficina de imediato. Pode ser, e quase sempre é assim, que circulamos com carro por um ou dois dias com esse defeito.
Problemas futuros na luz de freio
As consequências? Lembre-se que são duas lâmpadas de 21 watts que foram instaladas para chamar atenção de quem vem atrás, e, embora sejam muito usadas, foram feitas para acender rapidamente e apagar em seguida.
Nada perto da lâmpada foi projetado para suportar a caloria que vai ser produzida. O resultado pode ser danos definitivos nas lanternas (derretem), comprometimento da fiação e fusível de proteção do circuito, entre outros.
Lembrando que rodar com luz de freio acesa é o mesmo que dirigir sem luz de freio. O motorista que vem atrás pode se confundir facilmente e não perceber que estamos freando o carro.
O melhor procedimento é desligar o fusível (mas isso pode desligar outros componentes) ou tentar retirar a tomada que vai diretamente em cima da cebolinha de luz de freio instalada no pedal de freio. Um pouco de paciência e iluminação vai ajudar. Mas não deixe de resolver o problema de vez. É barato e um serviço rápido.
Por que a luz de freio queima fácil?
Muitos motoristas ficam surpresos por a luz de freio queimar facilmente. De fato, é a lâmpada mais trocada na maioria dos veículos brasileiros. E isso também depende do modelo e da sua parte elétrica de fábrica.
É notório que em alguns carros a luz de freio queima bem mais rápido que em outros. O Onix, por exemplo, as Mercedes. Em quase todos os veículos que usam uma lâmpada de um polo para fazer o papel de uma de dois polos, ela tem baixa durabilidade.
Como assim?
No caso de uma lâmpada de dois polos, as funções são bem divididas: temos um filamento de 5 watts para o farolete e um de 21 watts para luz de freio. Nesse caso a durabilidade é maior. Mas quando o carro usa uma lâmpada de um pólo, temos um filamento para duas funções.
O próprio sistema elétrico do carro atua, fazendo o filamento de 21 watts ( normal da lâmpada de um pólo ) gerar 5 watts quando acionado o farolete. Assim que pisamos no freio, são liberados os 21 watts normais.
Temos notado que isso sobrecarrega mais a lâmpada, danifica o positivo do soquete e desgasta mais o negativo da tomada da lanterna traseira. A durabilidade de tudo citado acima cai muito. É o famoso código 16 no painel do Onix.
Por que a luz de freio queima – Outros motivos
Uso. São as lâmpadas mais acionadas em um carro. Provavelmente o que mais usamos ao dirigir um carro é o pedal do freio.
Qualidade. Um fator muito importante para uma lâmpada queimar mais é a marca ou qualidade do produto. Ainda existem marcas ruins no mercado, principalmente as mais potentes. Isso inclui a luz de freio. Escolha sempre uma mais conhecida e sempre repare no material da lâmpada. É bem nítida a diferença de qualidade mesmo no visual.
Interruptor de luz de freio com defeito
Nesse caso, a luz de freio pode não acender ou ficar acesa direto, o que é mais comum. Daí a lâmpada ou as duas, queimam com facilidade. Em alguns casos chega a derreter a lanterna. O defeito pode ser na peça ou ela pode estar simplesmente solta do pedal de freios.
Luz de seta e freios – Um defeito muito comum
Muitos leitores do Mãos ao Auto nos encontram no Google pesquisando solução para defeitos em luz de freio e setas. Obviamente o termo “aterramento” pode parecer estranho como sendo um defeito. Mas ele é exatamente a causa de alguns problemas que chamamos de “efeito fantasma”. Isso pode ser perigoso e até gerar multas.
Normalmente eles acontecem nas lanternas traseiras e podem interferir em todas as lâmpadas que estão por ali. Tudo fica confuso, com a luz de freio piscando junto com a seta ou a ré sumindo quando pisamos no freio. Pode acontecer em uma lanterna ou nas duas. Tudo é uma questão de tempo. Alguns modelos são mais atingidos por isso, como os da Fiat e alguns franceses. Mas pode acontecer em qualquer carro moderno.
Setas – aterramento – luz de freio
São eles:
- Quando tudo está ligado, farolete, luz de ré, e pedal do freio acionado, a seta faz o conjunto inteiro piscar.
- Você liga a seta e pisca a luz de freio.
- Você liga a seta e pisa no freio e tudo se apaga.
- A luz de ré também fica confusa.
Por que isso acontece? Simples. Cada lâmpada tem seu positivo, mas todas tem apenas um fio terra. Resultado óbvio: sobrecarrega o fio preto da tomada da lanterna, derrete o local, e ainda “torra” o terminal do fio terra que fica na entrada dos soquetes.
Solução:
A mais simples é tentar limpar toda a região atingida com um pedaço de lixa e um limpa contato. Mas é um conserto temporário, se realmente funcionar. A solução final é a troca da parte onde ficam as lâmpadas (placa de lâmpadas) e também a tomada que vem com fiação nova. É um serviço bem mais demorado, mas definitivo.
Alguns eletricistas fazem a famosa “ponte de safena” no conjunto, que consiste em passar por fora um fio terra soldado diretamente no aterramento da placa das lâmpadas. Mas isso é apenas uma adaptação. Eficiente, diga-se, mas não deixa de ser uma gambiarra. A grande vantagem que observamos é que, dificilmente defeitos em luz de freio e setas – e outros – voltam a acontecer.
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Meu Peugeot 306 1.6 8v ano 97 as setas funcionam normal mas quando ligo as lanternas ou farol a seta pra esquerda para e so funciona se eu desligar o farol o que pode ser?
Zap 21-97432-1734
Olá Flavio. Seria interessante verificar o aterramento antes de pensar em defeito na chave de seta. Pode ser que um dos aterramentos , como o da seta, esteja ruim.
meu uno 94 parou de funcinar o vidro eletrico, porem quando ligo a seta funciona junto com os pulsos da seta e a trava eletrica tbm fica acionando e desacionando juntamente com a seta, o que pode ser?
Minha carreta ficam todas as luzes acesas e a seta não funciona
Pode ser o relé ou a tecla do pisca alerta. Mexa nela e repare se muda
Boa tarde Fernando tenho um vectra 93/94 e não está acendendo os piscas a luz de freio e a luz de ré já testei os relés , fusível e o que percebi é que não está chegando tensão nos fios que saem depois do fusível que fica na bateria ate depois do fusível tem energia no fio mas quando testo no sensor de ré no pisca e na Luz de freio nao esta indo tensao
Olá Carlos. Esse modelo costuma dar problema na caixa de fusíveis (interno). Tem que retirar ela, limpar e refazer soldas frias.
Olá Fernando, o meu carro fica com as luzes do freio ligados assim tive de desligar a bateria para apaga e guardar o carro. O pode estar a acontecer
Olá Francisco. E muito provável que o interruptor de luz freio quebrou ou saiu do lugar. Ele fica no pedal do freio em cima ou ao lado dele. Dependendo do carro é fácil de reparar.
Olá tenho um corsa classic 09 a lanterna traseira do lado esquerdo mostrou falhas, dei um tapa ela acendeu, pode ser sujeira no soquete?
Olá Emerson. Sim, pode ser mau contato no soquete. Tem que tirar e limpar com tudo desligado. Também pode ser filamento ruim da lâmpada. Observe ele.
Meu Carro é um Siena 2005 motor fire, Flex…A seta do lado esquerdo quando eu piso no freio ela para de funcionar, por acontece isso? E como posso resolver?
Olá Noidia. Obrigado por acessar o blog. É muito provável que seja aterramento torrado da tomada da lanterna em questão. É muito comum d acontecer, principalmente na linha Fiat. Tem que desligar a tomada e verificar o fio preto e seu estado. Pode tentar uma limpeza com tudo desligado e depois ver se normaliza. Se não ficar bom, então tem que retira a lanterna e fazer um aterramento por fora da tomada. O resultado é bom.
Bom dia, tenho um Palio 99,comprado recentemente, e notei q assim q abro as portas, os piscas acionam e a luz interna acende, e o rádio acompanha as setas piscando, quando dou seta pra qualquer lado acontece o mesmo, e quando piso no freio, o rádio apaga e volta em seguida, possui camera de ré ligada no positivo da ré. oq pode ser ?
Olá Rodrigo. As luz interna (teto) acender ao abrir a porta pode ser do carro, normal. Eu sugiro um teste da bateria e do negativo dela, as duas pontas (que vai no negativo e a outra que vai na caixa de marchas). A fiação do rádio deve ser revisada atrás dele e na caixa de fusíveis.
Bom dia. Tenho um Fiat Siena Fire ano 2005 e quando coloco a seta para esquerda a lanterna também fica piscando. O problema estaria na própria lanterna?
Olá Aloisio. Observe a tomada da lanterna. Por ali acontece um mau contato ou até mesmo torra o negativo dela e assim acontece o que você relata.
to com Oh msm Problemaa piskaa d boa quando ta Desligado mais So liga o farol Piskaa i oq e pra Piska Nao Piska Fica Desligado tem dois Fio terra eu ponho No ferro mais Nao Acontece Nadaaa
Porque que quando ligo os farois do fusca fica ligado o pisca direito junto e ai não funciona o indicador de direção lado direito,
desde já obrigado.
Olá Alexandro. Pode ser fio colado no chicote do farol quando passa pelo comando de seta. Também pode ser ligação errada no relé ou na caixa de fusível. No caso de aterramento ruim, pode acontecer também, mas as luzes ficariam fracas. A sugestão é fazer uma revisão no chicote do comando e do farol.
Bom dia tenho um ford focus 2006,quando piso no freio a lanterna traseira do lado direito apaga.oque fazer nesse caso?
Olá Claudinei. Verifique a tomada da lanterna e procure por um fio preto ou marrom. Ele pode estar torrado e acontece o que você narra.
porque quando ligo a seta se aluz de teto estive acesa pisca e dar interferencia no som
Tenho celta 2010, dou partida o carro liga normal, mais se eu ligar o farol ou pisca ou limpador de vidro o desliga, a bateria eh nova. Oq sera??
Olá Dell. O primeiro passo é medir o alternador com estes acessórios ligados. A fiação dele e da bateria também devem ser verificados.
Ola, boa tarde
Tenho um ford ka 2010, a pouco tempo comprei um som, e paguei a instalação a parte(devido a compra ter sido feita na internet) o som funcionou alguns dias de boa, depois começou a falhar sempre que eu pisava no freio, dava seta ou mudava de marchas. Fui ate a loja q instalou e eles me disseram sem um problema no aterramento da lanterna traseira. Estou em duvidas, oque pode ser, tenho camera de re e sensor de estacionamento. Fica caro pra mexer nesse tal aterramento? Pode ser mal instalação do som? Estou muito chateado pq paguei 150r$ para instalar o som, e o mesmo nao funciona. Desde ja grato!
Olá Leonardo. O primeiro passo é verificar o aterramento do som e se possível trocar ele de lugar. Não se faz aterramento em outro fio de aterramento, e sim em local apropriado ou direto no negativo da bateria. No caso das lanternas traseiras, verifique a tomada delas procurando por algum fio torrado. Ali costuma acontecer problema de aterramento que influencia todos os circuitos delas.
oi. tenho uma caravan diplomata ano 88 .o problema é. quando eu ligo o farol e/ou qualquer parte eletrica do carro ele simplesmente morre apaga ..o que poderia ser isso ?
Olá Joel. O primeiro teste é dos cabos da bateria.O alternador também tem que ser medido pois pode estar com problema no regulador de voltagem ou na placa.
Tenho um Citroen C4 VTR 2007 e as luzes traseiras do lado esquerdo não estão funcionando (apenas a lanterna funciona). A seta, freio e ré não funcionam. Já tentaram trocar as lampadas, mas não adiantou.
O que mais poderia ser?
Olá Marcelo. Tem que seguir a fiação até encontrar uma tomada no chicote que pode estar com problema. Esse seria o melhor cenário do problema.Também pode ser tomada com fio torrado. Mas se seu carro tem computador de bordo que indica lâmpada queimada pode ser um problema nele. Também confira se as lampadas trocadas são da mesma potência.
Eu tenho um Fusca 1976 com lanternas Fafa………a questão é a seguinte……Farol ta normal, luz de cidade no farol normal, setas dianteiras normal, seta traseira direita normal…….mas as luzes de ré, seta, lanterna e freio traseira esquerda acende tudo porem muito fraco…….oque pode ser ?
Olá Paulo. É aterramento ruim na base das lâmpada. Existe um aterramento para todas as lâmpadas ali. Muitas vezes o palalama traseiro perde aterramento. Para uma solução final tem que levar o aterramento da placa de lampadas direto no bloco do motor. Mas pode ser apenas um mau contato no fio terra dessa mesma placa.
QUANDO ACIONO A SETA O FAROL SE APAGA, FIESTA 2008
Olá Douglas. Experimente mexer na seta quando der problema e repare se o farol acende ou ameaça acender.
estou com o mesmo problema num ka image 2002
oi tenho um siena fire e quando ligo o carro a luz de oleo acende levemente ai ligo o farol e ele fica mais fraco ai piso no freio e apaga totalmente o mecanico ja troco cebolinha de oleo e nao resolveu oque pode ser? obrigado
Olá Eduardo. Tem que verificar a fiação da cebolinha. Ela pode estar raspando em partes negativas do carro. Por fim temos um possivel problema de aterramento de painel e luzes traseiras.
Olá. Qual poderia ser o problema do caminhão MB 3131 quando ligo o primeiro estágio e as luzes do freio ficam acesas mesmo sem está pisando o pedal de freio e não se apagam??
Olá Gilmar. Ou é fio colado (lanterna com luz de freio) ou lâmpada errada. Ela é pode ser de dois polos e colocaram de um polo.Nesse último caso o contrario também pode acontecer: você pisa no freio e as lanternas e iluminação do painel acendem.
Me chamo John tenho um clio sedan 2006. Quando ligo a mínima do farol do carro acende o pisca fica meio aceso e quando piso no frio acende. O lado direito do pisca junto o que sera amigo
Olá John. Parece ser aterramento ruim na lanterna que o defeito acontece. Tente retirar a tomada dela e procure por algum fio ou local torrado. Basta reparar isso.
bom dia recentemente troquei alguns fusiveis do kadett ,porém quando engato a rè percebo que a luz de bateria acende fraca e depois piso no freio ela acende um pouco mais forte o que poderia ser ??
Olá romario. repare se ela acende também com o farol ligado. Nesse caso pode ser defeito na mesa de diodos do alternador. Tem que fazer uma revisão na fiação do alternador e depois nele mesmo (um eletricista tem que confirmar). Também verifique o aterramento geral do carro.
bom dia Fernando não só mesmo quando engata a ré ai fica bem franca depois que pisa no freio ela fica bem mais forte começou depois que eu troquei as lanternas e um fusível das lanternas o carro e um kadett
Boa Noite tenho um pegout 206 1.4 ano 2000 o lado esquerdo da traseira não estão funcionando nada qual pode ser o problema ?
Olá Michele. Pode ser a tomada da lanterna e até lâmpadas. Tem soltar tudo e verificar.
Boa noite, tenho um Corsa Hatch e quando piso no freio o farol acende, o que pode ser ??
Olá Igor. Primeiro repare se é o farol ou as lanternas (primeiro estágio da chave de farol).
Tenho um Sandero 2015, a seta esquerda parou de funcionar e só funciona o do lado direito, e agora aconteceu que quando eu dou a seta pra direita o farol apaga.
Olá Petterson. Provável que seja comando de seta e farol com defeito, quebrado por dentro. Mas um teste simples tem que ser feito por eletricista para confirmar.
Boa Noite tenho um civic 1998 e quando piso no freio desliga o som , o pode ser ?
Olá samuel. Tem que verificar o aterramento do som e da lanterna traseira, principalmente se tiver módulo no porta mala.
Boa tarde! tenho BMW 320 ano 2010 ela esta com problema quando fecho o porta mala a luz da sinaleira traseira direita a maior apaga, com porta malas aberto ela acende travei a fechadura do porta malas com ele aberto e apaga abre acende, ja viu algo parecido?
Ola tenho um Palio 2007. meu farol, limpador de vidro e ar condicionado so funciona se eu ligar a seta para um dos lados e eles fica funcionando igual a seta ao mesmo tempo… alguem me ajuda por favor ? –‘
Olá Marlon. Tudo indica ser defeito no comando. Tem que fazer uns testes nele. Mas seria caso de troca se não houver um mau contato nas tomadas dele.
Ola Fernando,
Possuo um punto essence 2011, estou com problemas na sinaleira traseira, acendendo apenas o pisca. Ja fiz a troca da tomada e também daquela peça que vai as lampadas, porém o problema continua, se piso no freio as luzes acendem, porem não acendem sozinhas, tbem ja invertido a peça inteira para o lado apresentando problemas, porém funciona, o problema só acontece do lado do motorista, inicialmente achei que fosse a peça que vai as lampadas mas troquei o problema persiste. O que pode ser?
Olá Dionatan. Pode ser fio colado no chicote bem antes da tomada. Também siga o fio preto dela e procure por algum mau contato nele. Outra dica: a luz de posição (faroletes) tem que ser de 5 watts e não de 10. As duas são idênticas no formato, mas podem causar pane e não acender.
Eu tenho um punto 2008 quando ligo o carro acende a lanterna traseira esquerda normal mais depois apaga.O que pode ser
Olá Rodrigo. Verifique a potência da lâmpada da lanterna. Se for de 10 Watts, mas com apenas um filamento, troque por uma de 5 Watts. Modelos da Fiat não aceitam potência mais alta que a original.
Olá Fernando. Tenho um Gol Quadrado 94, ele começou de uns tempos pra cá a dar problema na seta esquerda. Quando dou seta pra esquerda, o relé fica estralando de modo estranho, e a velocidade do pisca fica variando, da até medo de usar. Dei uma olhada na luz do pisca da frente, e ta bem feio as conexões. O que pode ser?
Olá Rafael. Pode se aterramento ruim nas lanternas. Ligue a seta em questão e pise no freio. Se alterar o barulho verifique a lanterna traseira esquerda. Também pode ser defeito no comando de seta. Mexa nele e também repare se o barulho muda.
Ok, vou levar em uma auto elétrica de confiança, obrigado!
tenho uma s10 ano 97 .quando piso no freio liga minhas luz traseiras e so com o freio acionado que liga as luz do painel pq ISSO
tenho uma s10 ano 97.quado piso no freio que funciona o painel do carro e as luzes traseiras
Olá Tiago. Primeiro verifique as duas lâmpadas de freio. Podem estar com modelo errado ou encostando corrente do freio com a do farolete. O painel tem a mesma corrente dos faroletes.
Olá Fernando. Meu carro está com um problema que 02 eletricistas já viram (não se dedicaram eu acho), e não resolveram. É o seguinte, quando o carro está desligado, as setas funcionam normalmente, na velocidade certa e relé batendo ok. Quando ele está em funcionamento, as setas batem de forma diversa, e o relé fica estralando demais como se estivesse em curto, as duas setas fazem isso. As vezes o curto é tanto que o som desliga e o segredo que coloquei no carro ”reinicia”, como se o carro estivesse desligado e ligado denovo. Mas o funcionamento do motor é ok, não é afetado. O que pode ser? Já estou desanimado com isso
Olá Rafael. Qual é o seu carro?
Possuo um Renault Clio, e o mesmo apresenta o seguinte defeito:
Quando ligo a seta e o painel estiver desligado as luzes piscam junto da seta e quando piso no freio elas tambem piscam quando a lanterna do carro esta acesa o problema não acontece.
Olá Marcelo. Verifique se as lampadas são as corretas – da seta e do freio – Também verifique as tomadas das lanternas procurando por fio torrado ou encostando em outros.
Olá Boa tarde
Tenho um oniix 2016 a lanterna traseira do lado direito está mais fraco o que devo fazer.
Você pode me ajudar.
Olá Nivaldo. Esta lâmpada do Ônix é problemática. Então, a sugestão é trocar ela. Se persistir o defeito a tomada da lanterna deve ser verificada, procurando algum fio chamuscado ( aterramento).
Boa noite tenho um FORD KA ano 2008/2009, quando dou ceta para a direita ele acende os faróis, porem quando ligo os faróis ele só liga o baixo e não acende o farol mais forte. o que faço?
Olá Samuel. Pela sua narrativa parece que a chave de seta quebrou, se ela for conjugada com o farol. Nese caso tem que tirar ela e confiirmar. Alguns reformam. Mas vale ver o custo de uma nova.
Oi Fernando, meu C4 2007 VTR não aceita a luz de seta e de ré.. ou uma outra..
Estava com a seta traseira esquerda funcionando e a luz de ré queimada.. troquei a lâmpada da ré e logo em seguida pifou a da seta..
O que poderia ser?
Abs
bom dia, tenho uma besta e quando dou seta para um dos lados as setas do outro lado piscam juntas,mas um pouco mais fracas.e no painel nota-se que a luz verde indicativa do lado oposto piscando bem fraquinha.poderia ser problemas na chave de pisca alerta?
Olá Gilmar. Verifique a tomada da lanterna em questão é procure por um fio torrado ou colado em outro. Pode ser simples falta de aterramento.
boa tarde, meu uno 94 eletronic parou de funcionar o vidro eletrico, porem ao ligar a seta ele funciona de acordo com os pulsos da seta, e quando ligo a seta a trava eletrica tbm fica travando e destravando sozinha, o que pode ser?
meu uno 94 parou de funcinar o vidro eletrico, porem quando ligo a seta funciona junto com os pulsos da seta e a trava eletrica tbm fica acionando e desacionando juntamente com a seta, o que pode ser?
Olá Cadu. Tudo indica ser algum aterramento ruim ou fio colado. Comece inspecionando o chicote do vidro eléctrico
Boa tarde Fernando, tenho um Peugeot 207 passion 2011. Eu notei que de uns tempos para ca, toda vez que eu soltava o freio escutava uns estalos vinda direção do pedal até que a luz de freio ficou acesa constantemente. Troquei o interruptor do freio e o problema foi resolvido. Porém os estalos continuaram até que novamente o interruptor queimou. Gostaria de saber se o problema é da fiação que esta em curto ou de outro lugar. Desde já agradeço a ajuda.
Ola Leonardo. Poderia ser um curto nos fios perto da tomada. Mas nesse caso o fusível queima antes ou está forte demais. Outra possibilidade é problema no suporte onde fica o interruptor. Pode ter quebrado alguma peça que protege ele do retorno do pedal. Nesse caso ele quebra por dentro e para de funcionar. Vale verificar algo por ali, no pedal.
Eu tenho um palio g1 a lampada de seta so funciona a dianteira do lado direito e rapidamente ja a trazeira do mesmo lado fica apagado o q pode ser ?
Olá Flávio. É tipico de lâmpada de seta queimada ou com mau contato. Verifique isso no lado que não acende. No caso da traseira tem tirar do local. Mas é fácil de fazer e tem uma lógica. Um parafuso na frente e duas porcas atrás.
Eu tenho um golf mk3 95 e instalei som nele depois disso os piscas param sempre que piso no freio o que pode ser ? Alguém sabe me dizer ?
Olá Eduardo. O primeiro passo é verificar o terra das tomadas das lanternas.
Tenho um gol g3 2005, e a luz do freio acende junto com as lanternas quando ligo as luzes do carro. Tambem a luz do ré não funciona, oque pode ser?
Olá Murylo. Ou a lâmpada está errada (um polo onde deveria ser dois polos) ou o aterramento da tomada da lanterna está ruim. Nesse caso tem que procurar nela um fio chamuscado. É algo bem evidente.
Boa tarde!
Tenho um ford ka 2001. De um tempo pra cá apresenta um problema que não consigo identificar, as vezes quando dou seta, ou acendo o farol, o carro morre, corta todo o sistema elétrico do veiculo, percebo que acende a luz de temperatura da agua no painel mas ai quando o carro esta em movimento ele acaba pegando no tranco e reacende tudo novamente e volta a funcionar. As vezes esse problema acontece e o carro perde toda a parte elétrica, nem a luz interna do teto, aquela que abre a porta acende, funciona. Você já viu algo assim?
Olá Rodolfo. Procure por algum cabo bambo. Primeiro verifique se os terminais da bateria estão bem presos nela. Depois siga o cabo negativo, com o motor desligado e frio, até a caixa ou motor e verifique se está bem preso. Tudo indica ser um mau contato nos cabos principais.
ok, Obrigado pela ajuda Fernando, vou fazer isto e volto a postar caso ache alguma coisa. Muito legal seu site e sua disposição de ajudar!! abraços.
Disponha amigo!
Tenho um celta 2004 percebi ontem que quando piso no pedal de freio,acende a luz da seta do lado esquerdo frontal do carro…sabe me dizer como resolver?
Olá Michael. Verifique se as lanternas traseiras estão funcionando bem. Pode ser terra ruim na tomada de uma delas ou lâmpada errada.Fio colado também causa isso.Se ele tem reboque ou teve, verifique a fiação dele.
BOA TARDE FERNANDO, MEU NOME E ROSENIL SILVA.TENHO UMA MERIVA 2003. QUANDO LIGO A CHAVE DE IGNICAO A LUZ TRASEIRA DO FREIO FICA PISCANDO COMO SE EU ESTIVESSE TODA HORA PISANDO NO FREIO. O QUE PODE SER ? E COMO RESOLVER. MUITO AGRADECIDO.
Olá Rosenil. Se for de fato a luz de freio então pode ser interruptor de luz de freio. Faça o seguinte teste: com o carro parado, na garagem, ligue a chave do carro e repare se a luz de freio vai piscar. Quando ela piscar volte o pedal do freio com o pé e repare se o defeito acaba. Nesse caso é defeito no interruptor de freio. Outra possibilidade é aterramento ruim na tomada da lanterna traseira.
Boa tarde Fernado, meu nome é Mayk Tornich e possuo um fiat punto ELX 2009/2010 no qual o mesmo esta a presentando o seguinte problema
* Quando estou andando no veiculo com os faróis ligados normalmente os mesmos estão piscando juntos, e é possível ouvir no momento um click e click ( Como se estivesse desarmando e armando novamente ) aparentemente saindo do painel ou volante. Nao sei se isto faz com que outras luzes parem de funcionar só reparei nos faróis dianteiros.
Olá Mayk. São as lâmpadas de farol que piscam junto com a seta? Ou os faróis piscam com o motor ligado?
Olá Fernando, na verdade os faróis piscam com o motor ligado ( Nao de forma constante, más acontece vez ou outra ) independente de estar com as setas ligadas.
Verifique o negativo geral e dos faróis. Também tem que verificar a possibilidade de ser relé de farol com defeito.
Olá,
Tenho um celta 2010 e ele tem um farol mais forte que o outro, parece ser um mais pra cima e outro mais para baixo, é normal?
Olá bruna. Não, não é normal. O dois devem causar uma direção confortável a noite para o motorista. A sugestão é retirar as lâmpadas, verificar o estado delas e recolocar. Daí tem que regular com um equipamento próprio conforme está descrito no link abaixo.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/04/regulagem-de-farol-e-importante/
Boa noite, eu tenho uma Ecosport 2006 QUANDO LIGO O PISCA PRA DIRETA ELE APAGA AS LUZES DO PAINEL, E AS LUZES CIDADE
Olá Antônio. Verifique o aterramento das lanternas traseiras. Repare se o defeito também ocorre quando pisa no freio.
ola tenho um ciena 2003 me chamo johnny moro em uma cidade que ano tem eletricista de automóveis estou com os seguinte problema abro qualquer uma das 4 portas acende bem fraco a luz da temperatura da água (temperatura) verifiquei que assim que na fechadura do carro com a porta aberta coloco a lingueta da trava da porta pra baixo e apaga a luz o que poderia ser ?
Ola Johnny. É retorno de corrente, provavelmente das portas ou de uma delas. Experimente limpar os interruptores da porta.
Olá Fernando tenho um uno mille fire 2001/2002 , quando ligo o pisca alerta so pisca as setas do lado esquerdo. Quando ligo so as setas do lado esquerdo e direito funciona normal, porém quando a seta do lado direito ta ligada a luz da placa pisca também.. o que pode ser?
Olá. Primeiro verifique o aterramento das lanternas traseiras. O pisca alerta pode estar com fio interrompido. Se o carro tem alarme acione ele e repare se as 4 piscam.
BOA TARDE
TENHO UM FORD KA 2009 E SIMPLISMENTE PAROU DE FUNCIONAR AS LANTERNAS TRASEIRAS E A LUZ DO PAINEL, O QUE PODE SER ? FUZIVEIS TODOS OK ! CHAVE DE SETA ????
Olá Paulo. Antes de partir para o comando você deve verificar as lâmpadas e os fusíveis novamente. Retire uma das lâmpadas da lanterna e observe o filamento e a cor do vidro.
ola fernando tenho uma palio 97 quando eu ligo o carro ele funciona normalmente mais quando eu ligo os farol o carro começa a morre ate desligar e tbm se eu ligar o farol e dar a ceta pra esquerda não funciona mais quando eu desligo o farol pega normal a cetas se pode me ajudar
Olá Weder. Primeiro tem que medir o alternador. Mas existe o negativo que sai da bateria e vai para a caixa. É um cabo preto. Pode estar bambo ou quase quebrando.
men’ obg pela ajuda era a lanterna esquerda nao tinha o fio negativo vlw obg
Bom dia Amigo, tenho um corsa hatch 2012 e quando piso no freio os faroletes acendem. (primeiro estágio da chave de farol).
Saberia me indicar um motivo?
desde ja agradeço.
Olá oliver. Pode ser lâmpada de freio errada. Colocaram uma de um polo quando deveria ser de dois polos. Nesse caso a corrente da luz de freio cruza com a do farolete. Dependendo do lado até o painel pode acender. Verifique as duas lãmpadas de freios. Veja o link abaixo:
https://www.maosaoauto.com.br/2016/08/piso-no-freio-e-acende-o-painel/
Obrigado pela dica Fernando, porém eu havia verificado apenas a lâmpada do lado esquerdo (última que troquei), a qual é de dois polos, (irei verificar a do lado direito também) porém, caso não seja problema dos polos. Saberia me informar o que mais poderia ocasionar isso?
não ocorre com frequência as vezes volta ao normal.
obs: lanterna esquerda está perfeita, chicotes e encaixes sem oxidação.
Nesse caso pode se fio colado ou encostando. O fio da lanterna com o fio da luz de freio, por exemplo. Pode acontercer nos soquetes ou na fiação perto da lanterna e conexões no meio do chicote traseiro.
ola Fernando quando os farois estao desligados as setas funcionam perfeitamente ,porem se ligar so funciona a seta do lado direito e bem fraco oque pode ser?meu veiculo e um palio 98.
Olá Wilson. Primeiro verifique as tomadas das lanternas. Pode ser aterramento ruim. Quando é assim a tomada fica torrada exatamente no fio terra dela.
Tenho um gol g2 special 2004 quando piso no freio o farolete acende e a seta para de funcionar oq pode ser?
Olá Luan. É aterramento ruim na lanterna que dá o defeito. Tem que retirar e limpar o negativo. Mas muitas vezes tem que refazer o negativo por fora.
Boa noite! Quando ligo meu carro (corsa hatch frente montana) os leds do brecklight ficam acesos, porém bem fracos, funciona normalmente quando aciono o freio. Retirei o brecklight e verifiquei no multímetro que sem pisar no freio há uma voltagem de 7.5v na fiação dele, o mesmo ocorre no plug das lanternas no pino do freio, o que pode ser? Desde já agradeço quarquer ajuda!
Olá Paulo. Repare se essa corrente some com os faroletes desligados.
Olá Fernando, e quando os 2 polos da lanterna ficam acesa direto? Geralmente acende 1 quando liga e o outro quando pisa no freio mas e se ao ligar já acender os 2 e quando pisar no freio continua do mesmo jeito.?
Olá Leonardo. O primeiro passo é verificar o negativo da tomada desta lanterna. Repare se ele está chamuscado ou derretido.