Meu Uno parou de repente. O que é isso?
Quando os distribuidores forma substituídos pelas bobinas individuais (cada vela recebe uma centelha de uma ou duas bobinas) foi também acrescentado o sensor de rotação. Sua função básica é captar um sinal eletromagnético de rotação e enviar para a central que o utilizará para vária funções. Entre elas está a sincronização da injeção e da ignição. aí temos uma peça chamada sensor de rotação. Por isso a pergunta do título: Meu Uno parou de repente. O que é isso?
Quais são os problemas causados pelo sensor de rotação?
- Falhas intermitentes
- Perda de potência
- Marcha lenta ruim, falhando
- Perda repentina de aceleração
- Pane total, Simplesmete não liga
Qual a principal função do sensor de rotação?
Então seu Uno, motor antigo, injetado, parou do nada. Você insiste na partida e ele simplesmente gira o motor mas não pega de jeito nenhum. O motor pode apresentar falhas intermitentes. Muitas podem ser a causa da pane, mas vamos falar nesse post sobre a mais comum e fácil de resolver. Depois do advento a ignição eletrônica, tivemos a implantação do sistema de injeção.
Primeiro foi a chamada injeção “burra”, simples, sem muitos atuadores e outras peças que ajudam a melhorar a injeção. A principal função do sensor de rotação é enviar um sinal para a central sobre o posição do eixo e sua rotação. Ou seja informação sobre o ponto do carro, informando quando e o melhor funcionamento da injeção de combustíbel. Sem esta informação seu Uno para de repente.
Sensor de rotação do Uno mais antigo
Fica evidente que se o sensor falhar, o motor não vai funcionar. Haverá uma pane total da ignição. Na minha oficina já consertei muitos defeitos assim. Hoje é mais raro, os Unos estão desparecendo. Mas vale para outros carros também. O sistema é o mesmo com pequenas diferenças.
O que você pode fazer?
Existe um truque que quase sempre funciona e o reboque pode ser evitado. Este sensor fica preso a roda “fônica” que esta junto da polia mais baixa do motor. No uno ela fica do lado esquerdo do motor, abaixo do farol esquerdo. Basta achar o cabo igual ao da foto do sensor e segui-lo até a polia. O cabo passa quase sempre colado na capa da correia dentada.
Localizou a peça? Então, com o motor DESLIGADO, dê umas leves pancadas na ponta do sensor, (lado contrário da tomada da foto). Você pode usar uma ferramenta qualquer que alcance o sensor. Em seguida funcione o carro e veja se ele pega.
Mas lembre-se: não insista no procedimento. Se tiver que funcionar vai ser na primeira tentativa. Se pegar, então basta trocar o sensor, uma peça barata com serviço barato.
Trabalhe sempre em segurança. E na dúvida chame um mecânico e relate a ele sua desconfiança de defeito no sensor de rotação.
e no fiat brava onde fica o sensor de rotaçao? Obrigado!
Olá Márcio. Fica acoplado na roda fônica que vai junto da polia do virabrequim. Muito parecido com o do uno (Brava 16 V e tb o 1.8)
mais uma pergunta, A luz qe mostra a quilometragem digital nao acende até de dia é dificil enxergar! pod ser fuzivel qeimado?
Em alguns modelos já encontramos fusível de iluminação. Mas muito provavelmente será necessário trocar a lâmpada.
Bom dia tivi um embate ontem com o nissan tuda bati com a parte de tras e acendeu o check e o carro perdeu aceleração. Oque devo fazer?
Olá Victor. O carro tem que ser scaneado por um computador em uma oficina de injeção eletrônica. Se for a Luz da injeção que acendeu o motivo e a solução fica registrado na Central do carro.
Quando trocar o sensor de rotação temos que colocar o carro no ponto.
Olá Alexandre. Dependendo do carro (maioria) não. Basta trocar o sensor de rotação. No caso do Uno é um serviço simples onde usamos apenas uma ferramenta. Com 10 minutos se troca o sensor sem mexer em mais nada.
Meu carro fiat uno 95 ,motor A carburador,nao esta passando corrente,troquei a bombina e mesmo assim continua sem funcionar,fiz tdos os testes ,e o problema é só o da corrente que nao passa ,o que pode ser?se alguem souber e poder me dá uma dica agradeço.
Olá Maria da Glória. Pode ser contato de ignição com defeito. Mas também pode ser fio simplesmente interrompido no meio do caminho até a bobina. Tem que seguir o fio medindo a corrente. Verifique se esse carro tem um alarme oculto ou antifurto. Eles cortam essa corrente. Também tem que verificar se chega corrente no módulo da ignição. Isso se for um Uno com só uma bobina.
Acabei resolvendo meu problema chamei um mecanico ,era a ligaçao dos fios que estava errada e o ponto ,foi resolvido rapido e super tranquilo ..
Que bom Maria! Aliás Uno é sempre bom. Também tenho um e 92.
Prezado Fernando,
Tenho muito que lhe agradecer. Não entendo NADA de mecânica……nunca mexi em motor, elétrica..nada….mas voce me ajudou, MUITO. Estava com meu UNO parado há 3 meses, batia na ignição nao pegava….acabei até com a bateria…E moro em um bairro que não existem mecânicos de boa índole. Por isso o carro esta parado fazem 3 meses….prefiro deixar parado que ser roubado por um mecânico. Hoje, domingo, resolvi colocar no google o problema do meu carro e vim cair no seu site. Sua dica me ajudou muito..o carro ligou……agora sei que devo trocar o sensor de rotação. Inclusive vou tentar eu mesmo fazer. AGRADEÇO MUITO sua disposição em compartilhar este tipo de informação. Para mim foi muito útil, obrigado. Já marquei seu site aqui….vai virar meu mecânico virtual! Mais uma vez, agradeço sua disponibilidade e intenção de ajudar.
Olá Vinícius. Obrigado pelas palavras. Essa é a nossa intenção: ajudar o maximo possível a todos. Mas o Uno é um carro especial, bem projetado visando o dono. Tenho um e sei de cada detalhe desse carro. Bom e barato em tudo. Forte abraço e fique a vontade para perguntar.
Bom dia
Tenho uma Fiat 96
Não está centelhando oq pode ser amigo ??
Olá Welisson. Pode ser esse sensor de o seu carro for injetado. Outras possibilidades seriam: bobinas com defeito ou ignição (chave) não enviando corrente para as bobinas ou a bobina, se for uma.
No uno fire 2007 tem essa peça?
O meu deu esse problema hoje. Mas quando viro a chave, parte elétrica, está dando um zunido. Como se tivesse tentando injetar combustível mas sem combustível.
Não consegui fazer pegar.
Olá Cristiano. Se o motor gira e não pega pode ser o sensor de rotação dele se for o modelo antigo.Mas se não dá nada, fica mudo no momento da partida, então pode ser arranque ou bateria. Mas não dê tranco no carro por causa da correia dentada.
tenho uno 93 troquei velas cabos, antes apagava do nada e não pegava , limpei carburador ,filtro novo,velas novas ,bobinas ,e agora pega , más perde força piso no fundo , parece que está amarrado ,oque fazer ?
Olá Maria. Primeiro tem que reavaliar o carburador. Se o motor acelera alto e o carro fica fraco pode ser embreagem.
Muito obrigado amigo..já limpei o carburador,olhei as velas…nada dava certo…o motor girava mais não ligava…
Uno Mille 93 eletronic
fiz esse procedimento e deu super certo!
Obrigado por compartilhar essa informação conosco!
Que bom que ajudou!
Meu fiat uno parou na quinta feira e o mecanico relatou que era a bomba de combustivel e realizei a troca da bomba ! O carro voltou a funcionar normalmente .. Hoje ao tentar ligar o carro o motor gira mais nao pega !!!
Olá Marcus. Pode ter soltado a mangueira da bomba dentro do tanque. Isso acontece quando a mangueira não é original ou não foi bem apertada. Outra possibilidade é tomada dela bamba, fusível queimado ou outro defeito na injeção. Vai ter que rever o serviço. Trocar de combustível subitamente,se for flex, também pode causar essa pane. O primeiro passo é medir se chega corrente na bomba.
Olá, amigo Fernando Ivanenko. — Ótimo texto! Bem didático. — Necessito de sua ajuda. — Busquei bastante na Net e não encontrei resposta. — Minha necessidade: Necessito saber sobre um sensor que vai acoplado na Caixa de Marcha do Uno (Meu caso: 1995). — O sensor em questão, é exatamente o mesmo do seu texto. — Mas no Uno, são dois sensores (Um na Roda Fônica e outro na Caixa de Marchas). — Qual a função do sensor que fica na Caixa de Marchas? — Agradeço-o antecipadamente.
Tenho uma Fiorino 2008 flex estava andando com ela de repente parou e não liga mais , a bomba aciona normal da partida mais não pega
Primeiro veja se tem gasolina no reservatório flex. Evite o etanol. Por fim mande medir a bomba, pois ela pode fazer barulho, mas não tem pressão.
Tenho um Uno 93 semi carburado… Quando estou na estrada ele funciona beleza, mas se subo morros e uso mais o motor, ele vai ascendendo a luz de temperatura aos poucos, até chegar ao ponto que ele apaga. Dou partida, ele pega, mas poucos segundos depois ele apaga novamente. Enquanto não espero ele esfriar, ele fica apagando. E, quando chego perto do motor, não aparenta estar tão quente… A ventoinha está armando, tudo normal, mas ainda assim acontece isso.
Se a luz da temperatura acende, então o carro está super aquecendo. O primeiro passo é verificar se o radiador está bem mais frio que o motor. Nesse caso pode ser válvula termostática ou bomba de água.
Bom dia! Estava procurando uma solução para o problema com meu Uno Fire 2004 que como os textos a cima, do nada ele parou de funcionar. Gira a chave e não aciona a bomba de combustivel, o eletrecista disse que tinha que trocar a boma de combustivel, troquei e o problema continua. Fiz o teste do sensor que vc orientou e ele só deu um sinal de pegar e ficou nisso. Qual seria sua orientação?
Olá Antônio. Testar a fiação da bomba a partir da caixa de fusíveis. Costuma dar defeito no chicote ou na tomada dele.
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