Lâmpada automotiva de dois polos
Existe muita oferta de venda de lâmpadas para carros na internet. Mas encontramos poucas matérias explicando como funciona ou para que serve determinada lâmpada que queimou no seu carro. Algumas são idênticas no formato, mas tem funções diferentes ou simplesmente são instaladas e não funcionam.
Em alguns carros podem até aumentar o defeito, causando danos que vão encarecer o conserto. Você sabia que existe uma lâmpada de dois polos no seu carro?
Outra situação interessante é que uma única lâmpada pode ter duas funções independentes, como as H4 de farol, que acende alto e baixo, ou as de freios que também funcionam como seta (dois polos). Esta última tendo a primazia sobre a luz de freio.
Mas, nesse caso, é uma situação quase exclusiva de linha Ford e de carros bem mais antigos, como o Opala e Maverick. Neste post iremos explicar a aplicação da lâmpada conhecida como de “dois polos”.
Lâmpada de dois polos
A foto acima deixa claro os dois filamentos dentro da lâmpada e explica o nome. O filamento mais alto é de 5 Watts e acende o farolete. Já o filamento mais baixo é o da luz de freio e tem uma potência de 21 Watts. Tamanha diferença de “Watts” serve para destacar a luz de freio da outras, e chamar a atenção do motorista que vem atrás.
Sua aplicação é para automóveis que acendem na mesma lanterna (sempre vermelha) o freio e o farolete, ou luz de posição, como são chamados os faroletes em algumas partes do Brasil. Como dito no parágrafo anterior, essa lâmpada pode também acender a seta usando o filamento do freio. Neste caso ela vai piscar na mesma cor da luz de freio: vermelha.
Preço? Muito mais barato do que imaginamos.
Como ela funciona?
No desenho acima temos a explicação. No fundo da lâmpada percebemos os positivos para o farolete e a luz de freio. Quando acendemos o farolete energizamos um destes polos com o símbolo de positivo. O mesmo acontece no outro polo quando pisamos no freio.
O negativo é comum e constante para todas as lâmpadas, por isso é usada o corpo dela (repare o sinal de negativo). Apesar dos dois evidente polos, a aparência é a mesma da lâmpada de um polo, o que confunde muitos.
Como saber se meu carro usa esta lâmpada?
Basta você acender o farolete e pedir para alguém pisar no freio. Se um dos faroletes ficar com luz mais intensa, mais forte, então seu carro usa uma lâmpada de dois polos. Este teste também serve para descobrir se existe alguma lâmpada queimada.
Mas a tecnologia atual consegue avisar o motorista que alguma luz está queimada, indicando claramente isso no painel do carro. E lembre-se de sempre substituir qualquer peça do seu carro por um produto de marca, de preferência a usada pelo fabricante do seu carro.
Voce nao informou no soquete qual é o positivo do freio e qual o da lanterna. Pois tem lampadas de led que são trocados.
Olá Eduardo. Nesse caso o mais eficiente é medir a corrente que você menciona com uma lâmpada de teste. Existe um código de cores nos fios da tomada, mas alguns modelos não o seguem. Na maioria a luz de freio tem fio é preto com listras vermelhas e as lanternas usam fios cinzas com listra amarelas. Ms isso não vale para todos os modelos e tem que confirmar com o teste.
Muito bom artigo, parabéns, realmente é muito difícil achar na internet algo tão peculiar como o assunto abordado.
Felicidades para você.
Obrigado Luiz e volte sempre ao site! Abraços!
Amigo no meu caso esta acendendo a Luz de 21w o farolete quando acendo a lanterna (farolete) e a de 5w quando piso no freio, o que devo fazer? existe lado a lâmpada ou é problema da lâmpada? meu carro é um Ford KA 2013
Se for uma lâmpada de dois, sim, tem posição. Inverta a lâmpada no soquete e observe.
Obrigado por está dica o meu carro está com esse mesmo problema e mais qd piso no freio o painel acende todo será que tem haver com isso?
Olá Reinaldo. Sim, pode ser uma lâmpada de um polo no lugar que deveria ser da de dois polos. Neste caso quando pisamos no freio aciona também o farolete que está ligado a iluminação do painel. Basta retirar a lâmpada e comparar o pino dela com os do soquete.
tenho um siena que está dando avaria de luz de posição. olhei a lâmpada e ela tem dois polos. é essa lâmpada mesmo ou teria que ser a de um polo?
Olá Thiago. Basta conferir o soquete e reparar se tem dois polos nele. Mas pode ter outra menor. Ela tem que ser de 5 watts. Se for de 10 dá avaria no painel.
Fernando, uma dúvida, tenho um Opala que a lâmpada da seta é junto com o farolete (dois pólos).
No meu caso a seta funciona mas o farolete não. A lâmpada não está queimada, porque eu já testei.
O que pode ser?
Olá Leandro. Primeiro verifique o fusível e a fiação dele na caixa de fusíveis. Depois olhe o chicote e soquete das lanternas.
ola, na foto mostra que ela é bay15d, meu carro tem a ba15d, qual a diferença das duas? e eu posso usar tanto uma quanto a outra?
Olá Luis Felipe. A diferença aí pode ser somente de referência de fábrica ou da pinagem lateral. Tem ser igual a que você tirou do carro .