Fusíveis do Fusca – Lista e funções

Pode até parecer loucura para alguns proprietários, mas o seu Fusca tem fusíveis de proteção da parte elétrica. Aliás os fusíveis foram um grande avanço tecnológico dos automóveis porque permitiram a introdução de mais equipamentos elétricos e eletrônicos. Neste post falo sobre os Fusíveis do Fusca antigo e dos mais novos.

Com o passar das décadas, pouco mudou em uma caixa de fusíveis assim. A única mudança foi a posição de troca de um fusível qualquer. Nos modelos mais antigos os fusíveis ficavam voltados para dentro do porta malas. Nos modelos mais novos o acesso a essa caixa de fusíveis passou a ser dentro da cabine, bem abaixo do volante.

Modelos diferentes

Alguns modelos de 6 volts tinham menos quantidade de fusível e a caixa era de material diferente. Neste caso estamos falando de raridade, onde tudo foi mantido original de fábrica pelo dono.

Quantos fusíveis vai no Fusca?

Talvez o seu fusca ainda tenha a capa transparente que tampa a caixa de fusível. Nela costuma estar gravado a posição de alguns fusíveis e o desenho dos seus acessórios, como um farol, por exemplo. Nestes modelos podemos ter de 8 a 12 fusíveis chamados de fusíveis de cerâmicas, mas hoje são feitos de plástico.

 

fusíveis-do-fuscao

Continua após a publicidade..

Conforme afirmamos acima, o eterno belo Fusca foi fabricado por décadas e pouco mudou na parte elétrica. Ou seja: muitas vezes um manual de um ano vale para o outro. Se você não encontrou aqui o ano do seu Fusca, tente uma referência próxima ao ano do seu carro. Segue abaixo uma lista dos fusíveis do Fusca em PDF.

 

Fusíveis do Fusca

Fusíveis ano 1965  (Imagem: fuscaclubebg.com.br)

Fusíveis do Fusca 1970

Continua após a publicidade..

Fusíveis ano 1982  (Imagem: http://www.volkspage.net)

 

Veja mais abaixo sobre a buzina do Fusca

Buzina do Fusca


Já explicamos em outro post quais são os possíveis defeitos da buzina do Fusca. Nesse post vamos explicar onde ela pode estar instalada. O Fusca é um carro que foi muito produzido, por décadas. Mas sua parte elétrica e acessórios pouco mudou até o final de sua produção, como fusíveis, faróis, bateria etc. O mesmo acontece com a buzina do Fusquinha.

Acionada no volante, quase sempre a localização dessa buzina é próxima do setor de direção do Fusca, principalmente nos modelos mais antigos, as famosas buzinas Bibi. Conheça duas possibilidades de locais de instalação:

Continua após a publicidade..
  • O primeiro local é embaixo do paralama dianteiro do lado motorista. Ela fica presa por um parafuso no suporte do para-choque, ou um uma rosca própria.
  • Outro local é na frente, no lugar onde fica o sobressalente.

Buzina do fusca

Como trocar a buzina do Fusca

Na imagem acima temos uma típica buzina “Bibi” do da Volks, a paquerinha. Repare a porca presa na haste. Para soltar temos que retirar um parafuso que vai nesse porca. Usamos uma chave de 13 milímetros para isso. É um serviço relativamente fácil, onde quase sempre não há necessidade de usar um macaco. Mas é necessário desligar o negativo da bateria sempre que trocamos um acessório elétrico de um carro.

É muito comum encontrarmos adaptações na instalação dessa buzina. Isso acontece pelo fato do Fusca ser um carro antigo, de muito uso. Então, a porca ou o parafuso e até mesmo o tipo de buzina podem mudar. Nesse último caso seria a buzina fon-fon, que podem ser até duas presas no mesmo lugar. O local também pode ficar  “a gosto” do dono do carro ou do instalador. Nesse caso seria por algum motivo elétrico, como defeito no isolamento do cano ou barra de direção, o que faz a buzina disparar.

Buzina de corneta (fon-fon)