O Ar-condicionado do carro parou do nada de gelar: o que pode ser? Para responder a essa pergunta, primeiro precisamos entender o que realmente faz parte do ar-condicionado do carro – e depois podemos fazer um check list do ar-condicionado com os defeitos mais comuns. O ventinho frio e bom, em dias de calor extremo, é apenas o resultado de um conjunto bem harmonizado.

Por falar em calor, existem previsões de verões cada vez mais quentes. A Europa e os EUA tiveram temperaturas recordes em 2023. Imagine no Brasil, onde sempre temos um baita calorão todos os anos. Perder o conforto de um ambiente fresco dentro de um carro pode ser bem desagradável. Neste post você aprenderá um pouco mais sobre isso.

Muitos não consideram o vento, ou o ventilador interno, como parte do sistema de ar-condicionado de carro. Por quê? Porque podem ser circuitos separados, cada um com seu fusível, o que também separa os possíveis defeitos.

Ar-condicionado do carro parou do nada

Imagine você indo a uma oficina de reparo de ar-condicionado porque o vento parou.

Muitos casos assim já aconteceram em nossa oficina. Vamos ao passo a passo: se o problema é falta de vento, verifique primeiro os fusíveis. Mas podemos ter em mente alguns defeitos que também são mais comuns. 

O sistema do ar-condicionado automotivo é bem complexo, principalmente nos carros mais modernos. Desde um simples fusível até uma central eletrônica com várias funções. Relés, ventoinhas extras para radiador, condensador, medidor de temperatura interna, entre outros, são facilmente encontrados neste sistema.

Componentes de um ar-condicionado de carro

Ar-condicionado do carro

Foto: http://www.bairrovilaolimpia.com.br

Veja abaixo as peças acima, seus nomes, e o circuito montado na imagem abaixo.

Ar-condicionado de carro

 

Compressor, condensador, evaporador, significam basicamente que eles fazem algo circular, condensar, esfriar e depois ser distribuído dentro do carro. Este algo é o gás.

Ar-condicionado automotivo: 6 defeitos comuns

Veja abaixo os defeitos que mais afetam o ar de um veículo, nacional ou importado.

Defeito na ventoinha do condensador do ar-condicionado

Esta ventoinha é simplesmente um ventilador potente que tem a função de resfriar o condensador, que é uma peça do ar onde o gás que refrigera passa para ser esfriado.

Seria semelhante ao radiador de água, porém para este tipo de gás. Se estiver sujo, não refrigera e o ar-condicionado também não. Outro possível defeito é na própria ventoinha, que pode parar de funcionar.

 Defeito no compressor do ar-condicionado

Com certeza já ouvimos falar do compressor de geladeira. Sua funcão é a do nome: comprimir o gás refrigerante para em seguida enviar a condensadora onde é resfriada, conforme explicado acima. Dali é é ventilado para dentro do carro.

O compressor de geladeira é elétrico. Já o compressor de ar automotivo é mecânico, acionado por uma correia que por sua vez gira com o motor do carro. Possui peças internas como rolamentos, óleo lubrificante, precisando, portanto, de manutenção periódica. Pode parar de funcionar e não gelar mais. Tem uma vida útil de 9 a 13 anos, dependendo do modelo do carro e do uso do ar.

Vazamento de gás refrigerante

É um defeito muito comum, talvez o grande vilão do ar-condicionado. O gás pode vazar desde um grande furo, causado por batida ou acidente ou até por um micro vazamento nas válvulas de reposição de gás. Neste último caso é bem demorado o defeito aparecer e muitos acham que o “gás estragou”, mas na realidade é um vazamento. Existem ferramentas próprias para descobrir este defeito de maneira bem rápida.

Fusível do compressor (do ar-condicionado) queimado

A saturação energética ou o excesso de uso podem até derreter o fusível do ar-condicionado. Se ele apenas queimar o filamento, deve ser trocado. Se queimar de novo, não devemos insistir com outro e jamais devemos aumentar a potência do fusível. É muito provável que exista um curto circuito na fiação. Isso deve ser corrigido.

Correia do compressor com defeito, ou até a falta dela por algum fator externo.

A correia do compressor pode desgastar e até se romper. Neste caso, o compressor não vai funcionar porque para de rodar. O correto é sempre fazer a revisão de todas as correias e substituir por outra original. O aperto dela no compressor é fundamental para o bom funcionamento e durabilidade.

Temos aí uma lista de outras possibilidades de defeitos para o ar-condicionado do carro não funcionar:

  • Canos furados
  • Mangueiras rasgadas
  • Filtro do ar sujo
  • Pequenos acidentes no trânsito também podem provocar vazamentos. Para não ter problemas com seu ar-condicionado faça manutenção periódicas em oficinas especializadas. Assim, ele nunca vai te deixar na mão e seu dia vai ser mais fresco

Ar condicionado automotivo saindo ar quente

É possível acontecer do ar sair quente pela tubulação. Radiador de resfriamento com defeito ou sujeira, filtro do ar muito usado ou também sujo, tubulação quebrada e compressor do ar com defeito podem ser a causa deste ar quente dentro da cabine.

Quanto custa o conserto do ar-condicionado do carro?

O custo de um conserto de ar-condicionado de carro pode variar muito. Depende da peça com defeito. A simples troca de gás não é definitivo, pois o gás não acaba, ele vaza. Recolocando o gás e não reparando o vazamento, o defeito vai repetir. Em Belo Horizonte, onde tenho minha oficina, um conserto de vazamento de gás pode custar, no mínimo, 250 reais. Outros valores:

  • Troca de termostato – 250 a 300 reais
  • Reparo no compressor de ar – 350 a 600 reais
  • Vazamento de água no sistema – por volta de 300 reais.

Estes seriam os defeitos mais comuns. Mas existem situações em que o painel inteiro do carro tem que ser retirado. Neste caso, é caro e vai depender da oficina. Muitas vezes este tipo de conserto não compensa, ainda mais se o carro for antigo. As marcas das peças também influenciam no preço final do reparo.

Por isso é sempre interessante ter mais de dois orçamentos e sempre procurar profissionais bem recomendados no mercado. Lembrando que existem oficinas que trabalham somente com consertos de ar-condicionado de carro, o que também pode ter um orçamento melhor do que uma oficina comum.

Veja AQUI dicas sobre vazamento de gás do ar-condicionado e como descobrir.

Ar-condicionado do carro parou: outras perguntas frequentes 

É seguro dirigir com o ar-condicionado desligado? Sim, é seguro, mas pode ser desconfortável, especialmente em climas quentes.

Posso consertar o ar-condicionado do carro por conta própria? Alguns problemas simples, como trocar o fusível, podem ser feitos por conta própria. No entanto, problemas mais complexos exigem habilidades e ferramentas especiais, sendo melhor deixar para um profissional.

Por que o ar-condicionado do meu carro cheira mal quando está ligado? Isso pode ser causado por acúmulo de mofo e bactérias nos dutos de ar-condicionado. Geralmente é necessário limpar ou substituir o filtro de cabine e realizar uma limpeza no sistema.

Quanto tempo leva para consertar um problema com o ar-condicionado do carro? O tempo de reparo pode variar dependendo da gravidade do problema e da disponibilidade de peças.

Como evitar problemas no ar-condicionado do carro? Faça manutenção regular do sistema, incluindo troca do filtro de cabine, verificação do nível de refrigerante, inspeção visual do compressor e dutos, e use o ar-condicionado regularmente para evitar acúmulos de umidade e mofo.

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